Férias na Europa

23 de June de 2007 | Por | 15 Comentários More
O Diogo do blog de gastronomia internacional Destemperados fez uma pergunta em uma caixa de comentários abaixo sobre tarifas para Europa.

Fui dar uma pesquisada nos GDS. Resultado da pesquisa: As tarifas mais baixas para Europa via EUA , na teoria, têm valor igual ou levemente superior (até 30 USD) às tarifas diretas. Elas acabam saindo mais caras pelas taxas de aeroporto e adicionais de combustível que variam muito de cia para cia. Mesmo assim, com as taxas elas acabam ficando na média 60 a 100 USD mais caras.

Por que na teoria? Porque as tarifas mais baixas das cias americanas são vendidas mais rapidamente, principalmente as da subrota EUA/Europa, já que os americanos tiveram a mesma idéia de ir para a Europa nas férias. Após agosto, fica mais fácil encontrar tarifas via EUA com bons preços. Mas se você tivesse comprado sua passagem em maio para voar em junho, a dica via EUA tinha funcionado.

Outros achados importantes (tendo em mente uma viagem de 7 noites partindo de São Paulo):

Após dia 15 de julho e quanto mais próximo de agosto você procura, maiores são suas chances de encontrar melhores tarifas. Reforçando a teoria de que é importante programar-se com antecedência. Tarifas de última hora existem, mas como achar um bom hotel???

Nem TAP, nem Air Europa, na média as tarifas da KLM estão se destacando nas rotas para Londres, Amsterdan (em agosto a Delta tem boas tarifas também) e Paris.

Para Madri, a competição muda um pouco entrando Air Europa, TAP e Aerolineas, mas a Air China ainda tem o melhor preço, se não, o melhor preço de um vôo Brasil/Europa nos dias em que ela opera (Air China não tem vôo diário).

Para Milão, compare a KLM com a TAM.

Nada do que foi posto acima pode ser considerado uma regra ou algo imutável (as tarifas são muito dinâmicas), mas podem ajudar na sua busca.

Tags:

Category: Planejar e Comprar

Comentários (15)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anonymous says:

    Rodrigo,
    yo empecé a mirar precios de varias compañias -sobre todo de la TAP- en el mes de marzo/abril. Las tarifas subían día a día. A finales de abril sólo quedaban tarifas preferente y no muchas.
    Finales de julio y todo agosto es temporada hiperaltíssima para ir a Ámerica.
    Así que no sé que pasa, pero no se encuentra avión para poder programar el viaje a tu aire.
    Ate logo.
    Carmen

    Responder

  2. Mari Campos says:

    Rodrigo, mesmo pesquisando preços de passagens para europa para janeiro do ano que vem, os preços da KLM estão se destacando sobremaneira, independente de ser via EUA ou Europa. Estou querendo ir pro Egito e o preço da KLM está mais de 250 dólares mais barato que qq uma.

    Responder

  3. Paula Brito says:

    Rodrigo, vc falou de ir pra Europa via EUA… Mas e fazer o retorno pro Brasil via EUA? Tinha vontade de dar um pulo em NYC após uns dias na Europa, vc acha impraticável?

    Responder

  4. Diogo says:

    Aqui é assim: pá e bola!!!

    Grande Rodrigão, sempre esclarecendo as nossas dúvidas…

    Show de bola meu. Há horas que eu vinha pensando nessas diferenças, e até que ponto uma era melhor ou pior que a outra.

    Grande abraço mestre, e muito obrigado pela referência e pela explicação também.

    Responder

  5. Anonymous says:

    Quem for pela LKM, que fique avisado : é barato, mas as poltronas da classe economica são apertadésimas….

    Ernesto

    Responder

  6. Lea says:

    Ótimo comparativo, Rodrigo!
    Falando em comparativo, descobri aqui no seu blog a dica do Booking Buddy e ADOREI, estou usando direto! Aproveito para te sugerir um post: quais sites de pesquisa (Kayak, Expedia, Orbitz, etc – seriam os tais agregadores?) servem para o Brasil, quais servem só para EUA ou EUA e Europa ou Ásia?
    Valeu!

    Responder

  7. Alexandre says:

    Olá Rodrigo, trabalho em uma agência de publicidade e gostaria de entrar em contato contigo para lhe fazer uma proposta. Você poderia mandar um e-mail para alexandre@riot.com.br? Obrigado e um abraço!

    Responder

  8. Zé Maria says:

    Não seria o caso de colocar os valores das passagens nesse post?
    A pergunta não era:tarifas?

    Responder

  9. residente says:

    Veja os problemas de um metrô de superficie em Almada Portugal.
    Um abraço

    Responder

  10. Rodrigo Purisch says:

    Zé Maria,
    Normalmente, quando cito uma única tarifa, geralmente dou exemplos ou posto um print screen.

    Neste caso optei por não postar os valores por diversas razões, entre elas:

    As tarifas são dinâmicas e esgotam-se muito rapidamente principalmente em alta estação. Dependendo dos dias escolhidos(um dia de diferença) a tarifa pode mudar muito.

    Se fosse postar todas as tarifas com o códigos, o post ficaria enorme.

    E a razão mais importante, é que o Aquela Passagem tem a intenção de ensinar a pescar e não simplesmente dar o peixe. Se começo da dar o peixe sempre, vou acabar com um monte de pedidos de cotação de passagens na caixa de comentários, aos quais não tenho estrutura para responder.

    Um abraço

    Ernesto,
    Nesse mundo da aviação, um bom preço sempre vem acompanhado de algum porém….Não conheço a KLM.

    Um abraço

    Responder

  11. Rodrigo Purisch says:

    Paula,

    EUA via Europa não funciona da mesma forma.

    Acho que as cias Européias preferem fazer conexão de seus passageiros em direção à Ásia e Africa. Talvez quando a política de ceus abertos entre EUA e Europa iniciar, isso possa mudar.

    As rotas para os EUA sofrem concorrência das Americanas e Sul Americanas. As americanas tem seus custos em dólares e as européias não conseguem lutar com essa diferença de quase 30% em relação ao Euro.

    Somar uma tarifa para a Europa e outra da Europa para os EUA pode ser uma solução, mas vai sair mais caro que Europa via EUA.

    Responder

  12. Dayara says:

    Queria saber qual é a antecedência pra comprar uma passagem pra dezembro pra europa? Porque reparei que os preços oscilam muito. E se a KLM é a melhor mesmo?
    Obrigada

    Responder

  13. Rodrigo Purisch says:

    Dayara,

    As promoções acontecem cerca de 2 a 3 meses antes da data da viagem. Se você tem interesse em alguma cia em particular, vale a pena assinar a newsletter no sir=te da cia para receber as promoções. Outra opção é usar o Kayak para te enviar emails assim que a tarifa apresentar redução(necessita de cadastro no site).

    A melhor cia é aquela que oferece um serviço compatível às suas necessidades e um preço dentro das sua possibilidades. Nessa pesquisa as tarifas da KLM, na média, estão mais baixas, mas isso não quer dizer que no futuro serão as mais baixas também. Tudo depende da época e seu destino.

    Um abraço

    Responder

  14. sylvia says:

    hotel não é problema,
    basta reservar com antecedencia
    no http://www.venere.com e cancelar
    ( se for o caso) sem custo,
    mas lembre de olhar detalhadamente
    os prazos de cancelamento que variam para cada hotel.
    ps- é possivel fazer multiplas reservas

    Responder

  15. Rodrigo Purisch says:

    Sylvia,
    Concordo e uso essa sua estratégia de reservas com antecedência em diversas opções e cancelá-lasq quando definido o vôo. Mas para isso, necessita-se planejar com antecedência.

    O que eu quis dizer é que se não se fez isso antes, às vezes, pode-se conseguir uma boa tarifa aérea de última hora, mas conseguir um bom hotel de última hora na alta estação é bem difícil.

    Como isso gera muito estresse, vale a pena programar-se com antecedência

    Um abraço

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.