GOL e SMILES: Mudanças Agora e Possíveis Mudanças no Futuro

28 de April de 2012 | Por | 24 Comentários More

O Smiles como a própria Gol estão passando por uma série de reformulações a fim de torná-los mais lucrativos. Nessa fase é importante ficar de olho e atento às mudanças.

A Gol eliminou o serviço de bordo gratuito (só vai ter água mesmo) em grande parte de seus vôos, apenas as rotas mais lucrativas vão continuar com ele (por exemplo, a Ponte Aérea e vôos internacionais).  A cia que um dia foi conhecida pela barrinha de cereais vai ser conhecida pelo copo d’água no futuro. Para efeito de comparação, as principais low costs americanas servem pelo menos um suco ou refrigerante gratuito, além de oferecer, como a Gol já oferece, um menu no qual o consumidor pode optar por comprar uma das opções de lanche. Vale lembrar que nos EUA, as praças de alimentação dentro da área restrita do aeroportos geralmente oferece uma boa opção de restaurantes e fast foods, nos quais parte dos passageiros compram seus lanches para serem comidos dentro das aeronaves. coisa que não temos aqui. Em determinado horário do vôo, o ambiente das aeronaves americanas é invadido por aromas mil vindos das diversas opções de alimento adquiridos pelos passageiros.

Dentro dessa idéia de reformulação, a Gol parece que está negociando mais 17% de suas ações com a Delta (que já possui cerca de 3% delas). Eles não vendem mais porque a legislação não permite. Com essa venda, a Delta vai ter voz ainda mais forte nas decisões internas da Gol.

A Gol, segundo a revista Exame, ainda planeja fazer do Smiles uma empresa em separado como a Tam fez criando o Multiplus. Segundo a mesma revista, hoje o Multiplus tem um preço de mercado semelhante ao da cia área, mas o Multiplus deu lucro no ano passado e a cia aérea não. E ainda tem gente que acredita que milhas não dão um lucro danado para as cias aéreas e para quem vive do comércio delas. Olha que essa relação entre Multiplus e Fidelidade Tam não está clara em uma grande parte dos consumidores.

Muitos associados Smiles como eu, receberam um email do Smiles alertando que o não comparecimento acarretará a perda das milhas daquele vôo. Se você por acaso não puder viajar naquela data ou aconteceu algo errado, ligue imediatamente para o Smiles cancelando sua passagem pedido reembolso das milhas ou marcando nova data (paga-se uma taxa por isso) para que não ocorra o No Show (ou falta de comparecimento ao embarque) e a perda das milhas. Pessoalmente, não vejo problemas com isso, desde que a cia ofereça uma canal rápido para que se comunique algum problema e faça o cancelamento da passagem. O no show é coibido por várias cias pelo mundo afora em suas passagens promocionais, já que o assento fica reservado para o passageiro e a cia não pode vendê-lo para outro consumidor. Mais ou menos como marcar uma consulta médica e não avisar que não vai comparecer. O médico não recebe pelo horário em que ele reservou para ficar a sua disposição e não pode atender outro paciente. Nada mais justo que cobrar por isso. A diferença é que dá para ligar para a secretária do  médico com facilidade, não sendo  necessário mofar 20 a 30 minutos no telefone para ser atendido, muitas vezes ligando de fora da sua cidade.

Levando em conta o aumento da participação da Delta na Gol, acredito que o Smiles venha sofrer mais mudanças no futuro. Assim, vale a pena ficar de olho.

Se um dia a Tam queria ser igual a Gol, hoje a Gol quer ser uma Webjet. Tomara que não façam a lambança que a Tam fez na cabeça dos consumidores ao criar o Multiplus.

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Category: Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (24)

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  1. Junior says:

    A Gol realmente passa por um momento delicado, vem tendo prejuizos operacionais e semelhante ao que aconteceu no passado com a TAM está completamente perdida e não sabe mais qual é o seu perfil. A empresa quer ser “low coast” mas não é “low fare” e a cada dia tem oferecido um serviço pior por um preço pouco competitivo.

    Em relação a cobrança pelo serviço de bordo no mundo todo isto é algo normal mas a Gol não tem lidado bem com isto, a empresa parece ter “vergonha” de cobrar pelo serviço, demorou para reconhecer o cancelamento do serviço tradicional, não avisa no site no momento da compra da passagem que terá um serviço de bordo pago (o que é feito por empresas americanas e européias) e dentro das aeronaves os comissários são tímidos ao oferecer o serviço. Para piorar há poucas opções, os preços são absurdos, o pagamento é somente em dinheiro e não há troco suficiente, ou seja, o serviço de bordo pago da Gol é algo totalmente amador.

    Cancelar o serviço de bordo tradicional foi uma estratégia arriscada e corajosa da Gol na tentativa de diminuir custos e aumentar receita, entretanto, sem preços atraentes ela poderá afastar clientes que por preços menores ou semelhantes podem escolher outras empresas com serviço de melhor qualidade como Azul, Avianca e Tam. O grande trunfo da Gol ainda é o Smiles que é um programa de milhagem bastante prático e normalmente mais vantajoso e interessante que o seu concorrente direto, o Multiplus (TAM), grandes alterações no Smiles neste momento pode ser arriscado e afastar ainda mais clientes.

    A Gol precisa urgentemente definir qual será o seu perfil. Ao comprar a Webjet a Gol pensava em absorver as operações da “verdinha” e sumir com sua marca mas identificaram um modelo operacional eficiente com custos e tarifas bastante competitíos e resolveram fortalecer a Webjet, agora parece que a filosfida da Webjet está impregnando a Gol e pelo andar da carroagem o desejo dos Constantinos hoje é transformar a Gol em uma Webjet ou se livrar da Gol vendendo a empresa a quem possa interessar e ficar somente com a Webjet.

    Vamos ver quais serão os próximos lances deste jogo, mas certamente alterações importantes devem ocorrer nas operações da Gol na tentativa de reverter seus prejuízos.

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  2. Sim, só falo por mim que tenho 1,86m. Mas é possível sim! A Copa faz com maestria o uso de seu hub PTY.

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  3. andre gustavo says:

    Rodrigo,o Multiplus está bonificando em 10% as tranferências do cartão de crédito,a partir de 4000 pontos.Vale até 20/07:

    http://www.multiplusfidelidade.com.br/home/resources/promocao-pontos-extras-multiplus/index.html

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    Paulo respondeu:

    André, você queria dizer a partir de 40.000 pontos 🙂

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