Gol/Varig e Air France/KLM: Firmam Parceria Envolvendo Smiles e Flying Blue

3 de April de 2009 | Por | 19 Comentários More

Finalmente algo novo vindo do Smiles, que agora alaranjou de vez, em temos de parceria! Após longos meses limitado apenas aos vôos da Varig e mais recentemente também aos vôos da Gol (um suplício para quem viajava para o exterior na época em que o Smiles fazia parte da Star Alliance), a Varigol firmou uma parceria com a Air France/KLM.

A partir de 1 de maio  será possível acumular milhas no Smiles em vôos da Air France/KLM  e milhas no Flying Blue nos vôos Varig e Gol. No período de 01 de maio a 31 de junho as milhas creditadas provenientes de vôos Air France/KLM valem o dobro e vice-versa! Já em 01 de julho, os participantes do programa Smiles e  Flying Blue (também adotado pela Air Europa, além da KLM e Air France) também poderão gastar e acumular em vôos das novas parceiras. Será o início do caminho da Varigol para dentro da Skyteam como é especulado há algum tempo?

Serão ainda realizados vôos em code share entre as cias aéreas. Há a possibilidade de que a Alitalia possa entrar na parceria no futuro.

Vamos esperar para ver as tabelas de conversão de prêmios e as novas regras de emissão, mas a princípio, abre-se um novo mundo para os associados Smiles. O único problema será conseguir vagas nesses vôos Air France/KLM, já que uma grande parcela dos associados Smiles vai cobiçar uma dessas vagas. Tanto no Fidelidade Tam como no antigo Smiles/Star Alliance sempre foi mais fácil emitir uma passagem Tam ou Varig respectivamente do que em um parceiro dos programas. Antes de finalizar as parcerias, o Smiles proibiu a associação de vôos Varig com os da Air Canada (último grande parceiro dele) e hoje não se pode associar vôos Tam a vôos das parcerias na emissão de um prêmio único do Fidelidade (você tem que emitir dois prêmios…). Essa política penaliza os associados que vivem fora do eixo Rio/São Paulo, já  que  suas cidades, apesar de servidas regularmente pelas cias nacionais, não recebem  vôos dessas parceiras.

Obrigado ao Ernesto, Nick, Marcelo e Jack que mais que rápido enviaram as dicas ao Aquela Passagem!

Tags: , , , , ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (19)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. rafael says:

    Parabéns! Teu blog é incrível!

    Responder

  2. marcio says:

    Sensacional Rodrigo, agora vou aproveitar!!!

    Abração!

    Responder

  3. felipe says:

    rodrigo,

    há tempos acompanho seu blog mas nunca deixei um comentário.

    eu tenho uma dúvida: quem já tinha milhas acumuladas no Flying Blue poderá gastá-las com passagens da Gol? Eu digo isso porque tenho 30 mil milhas que peguei na KLM mas são insuficientes para qualquer trecho Brasil – Europa, mas se for possivel trocar por passagens domesticas da Gol seria um bom negocio pra mim.

    abraço e parabéns pelo blog.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Felipe,

    Se suas milhas estiverem válidas no Flyingblue, elas poderão sim ser usadas na emissão de passagens da Varig/Gol. O negócio vai ser saber quanto o Flying Blue vai cobrar por um trecho interno. 20, 25,30 mil pontos?

    Um abraço

    Responder

    felipe respondeu:

    putz, é verdade…

    valeu pela informação… vou precisar ver isso logo que a parceria começar a valer, pois minha milhas flying blue vencem no final de julho.

    abraço!

    Responder

  4. Cristina says:

    Rodrigo, agora que passou a valer surgiu uma dúvida – tenho o Smiles e tenho o Flying Blue – viajo Gol na quinta e me disseram que é para eu mostrar o Blue para pontuar Air France. Na dúvida, qual é mais vantajoso mostrar?

    Responder

  5. Adilson Faria de Carvalho says:

    Boa noite,

    Tenho 29.000 milhas acumuladas da Airfrance e gostaría de saber se posso utilizá-las para vôos aqui no Brasil e a partir de quando? Fiquei sabendo que a KLM fez parceria com a GOL.

    Obrigado

    Adilson

    Responder

  6. Gabriel says:

    Olá Rodrigo!
    Uma dúvida: os que já têm milhas Smiles Varig/Gol vão poder trocar por vôos Air France? Ou somente será considerado, para Air France, os vôos que eu realizar pela Gol a partir de agora?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Gabriel,
    Sim, as milhas anteriores a parceria valem para emissão.

    Emissão só a partir de 01 de julho.

    um abraço

    Responder

  7. eduardo says:

    Gostaria de saber quantas milhas sao acumuladas em um voo sao paulo – franca via airfrance ?

    Abs

    Responder

  8. Midori Rosa Nakaoka says:

    Tenho milhas Smiles Varig. Estou no Japão e gostaria de saber se posso usar as milhas para adquirir passagem de ida para o Brasil e quantas milhas sao necessarias qual cia posso utilizar.
    Agradeço seu retorno. Pretendo viajar em 19 de dezembro de 2009 de Narita para Guarulhos (SP)

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Midori,

    Sua única saida é emitir passagens para voar Air France ou American (emissões a partir de novembro). Acho melhor você usar o Skype e tentar uma ligação para o call center do Smiles.: http://www.smiles.com.br/smiles/content/faleconosco/centralsmiles.htm

    Responder

  9. Chris Martins says:

    Olá Rodrigo td bem?

    Já li esta pergunta acima e vc ainda não respondeu, não sei se vc tem esta informação, mas gostaria de saber com quantas milhas posso comprar uma passagem ida e volta Rio/Paris? Já sei que os bilhetes poderão ser emitidos, a partir de 1º de julho, mas preciso saber quantas milhas tenho que ter. Desde já agradeço a atenção. Chris

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Sua informação esta aqui: http://www.smiles.com.br/smiles/content/acumule/premios/bilheteciaaereas.htm

    Atenção os valores estão por trecho (ida ou volta) Para ida e e volta considerar o dobro.

    Responder

  10. Terezinha Oliveira says:

    Tenho milhas acumuladas na FLYINGBLUE e gostaria de saber como transferi-las para o SMILE. Não consegui essa informação nos sites! Muito obrigada. Terezinha

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Você não pode transferir. Pode apenas usar as milhas para emitir vôos da Gol usando as regras e tabela do Flyingblue.

    Responder

  11. ana maria says:

    Olá Rodrigo… tenho uma dúvida…Moro em Pequim(China), e tenho uma passagem de volta para o Brasil para o dia 29 de outubro de 2010(Air France), mas nao vou usá-la pelo motivo de estar morando aqui na China… será que consigo trocar essa passagem para a Europa.. Grata
    Ana Maria

    Responder

  12. Marcos Aurelio Falleiro says:

    Ganhei viagem classe Executiva para a Europa pela KLM na Ida e Volta pela Air France. Peço opiniao em qual club me associar ou lançar os pontos. Obrigado

    Responder

  13. Flavio says:

    Estou tentando emitir um bilhete na GOL (interno no Brasil) com minhas milhas do Flying Blue, porém não consigo fazer (já tentei pelo site da airfrance)! Alguém sabe como fazê-lo?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.