Guarulhos: Nosso Maior Aeroporto é Apenas o de Número 121 em Ranking Global, Mas o Transporte Custa Mais que em Muito Aeroporto de Primeiro Mundo

9 de April de 2010 | Por | 37 Comentários More

Falar mal de Guarulhos é chover no molhado, principalmente pensando nos compromissos internacionais que o Brasil tem no futuro próximo.

Em ranking montado pela Skytrax, o Changi de Cingapura (meu aeroporto preferido dentre os que conheço) encabeça a lista. Guarulhos esta ocupa o número 121 do ranking…

Mas nem em tudo ficamos para trás. O taxi saindo do aeroporto de Guarulhos subiu 19%! Cerca de R$ 104 para chegar a avenida Paulista. Mas você ainda pode pagar R$ 31  pelo ônibus executivo (Airport Bus Service). Como ganhamos em Dólar ou Euro e viagem é sempre supérfluo não podemos reclamar…

A opção mais em conta fica com o ônibus comum que sai de Guarulhos e vai até o Terminal Tatuapé do Metrô que sai por cerca de R$3,80 (o ônibus tem até ar condicionado, mas o espaço para bagagens é muito restrito).

Não pode um taxi custar mais que a passagem aérea ou um ônibus que cumpre um trajeto de cerca de 1 hora custar 1/3 do preço de outro que roda 10 horas. Isso não é normal. Pelo menos, eu me recuso a achar que isso é normal.

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Category: Aeroportos, Dicas de Viagem, Planejar e Comprar

Comentários (37)

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  1. jorge moraes says:

    A concentração dos voos nacionais e internacionais em Guarulhos se dá por força de mercado e não por decreto. O maior centro emissor e receptor de passageiros do Brasil é São Paulo, portanto é normal seu aeroporto ser o principal do país.

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    Armando T respondeu:

    Embora SP concentre 41 milhoes de pessoas (21,5%)e seja o principal centro financeiro e industrial (40%), por consequencia economico (33%) do Brasil, nao acredito que a sua demanda real equivale a dois tercos (65%) da demanda internacional.

    E por incrivel que pareca no Brasil e mesmo por decreto que sao negociadas as slots internacionais, basta ver que a ANAC comecou a liberalizar um pouco mais e concedeu a American Airlines 1 slot diaria no Nordeste e esta companhia esta muito contente com a sua rota MIA/SSA/REC (85% load factor em Marco), que so existe a 1 ano e meio.

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    jorge moraes respondeu:

    Segundo os dados a demanda internacional para SP é de mais de 70%. E as cias aéreas voam para onde o pax quer. Conseguir uma rota do nordeste para os EUA é fácil, pois sobram slots em aeroportos do nordeste.

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    Mac Peri respondeu:

    Concentração de voos em um só aeroporto não quer dizer que todos os passageiros fiquem no destino,na verdade São Paulo é um HUB e não poderia ser diferente.Um exemplo é o aeroporto do Panama que tem como empresa aerea a Copa Airlines que saindo do Brasil via São Paulo transfere para lá um hub remoto onde a maioria dos passageiros que viajam este destino menos que 5% ficam neste destino por consequencia partem de lá para destinos que poderiam sair de aeroportos do nordeste com capacidade ociosa. É uma pena que não haja um planejamento por parte da infraero.

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  2. jorge moraes says:

    Concordo, procurem conhecer estes estacionamentos no entorno de Gru, se não me engano há 5 ou 6. Jamais uso o serviço de taxi ou o ônibus executivo que cobram preços abusivos.

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  3. Celso says:

    O preço do serviço de taxi está acima da média, o onibus executivo muito fora do padrão, porém o maior problema a meu ver é a falta de shuttle service.

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  4. Tony says:

    Uma vez mais, está sendo reavaliada a liberação do taxi comum em Guarulhos. Mas tudo leva a pensar que essa avaliação vai dar em nada e o monopólio vai continuar.

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  5. Rodrigo Purisch says:

    Camillo,
    Como não ando vendo punição no Brasil (só há aos desprovidos de meios para se defender ou impetrar recursos sem fim) e minhas últimas experiências com judiciário não foram positivas (3 anos em processo no pequenas causas…) não ando me animando a provocar o Judiciário a fazer cumprir a lei. Tento usar meu voto como forma de modificar a situação, mas também não ando sendo bem sucedido…

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  6. PêEsse says:

    A culpa não é só da ausência de concorrência nos táxis em GRU, não. No sentido oposto, SP-GRU, normalmente a corrida fica por R$ 70 em horários sem trânsito ou em R$ 80 em horários com trânsito, em valor fechado com o taxista. Se for no taxímetro, os valores podem até ser maiores. E R$ 80 não está muito distante dos R$ 100 cobrados pelo monopólio dos táxis em GRU. Já os R$ 31 do preço do ônibus representam um absurdo. No sentido SP-GRU, Se duas pessoas se reunirem já começa a compensar pegar um táxi, mesmo sendo caro. A solução é transporte público metroviário ou ferroviário, com horários previstos e sem trânsito. Mas isso só virá na terceira geração do Aquela Passagem, quando o grande Rodrigo estiver aposentado e seu neto à frente do blog…

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  7. Luiz says:

    O preço do ônibus para Guarulhos é realmente um abuso! Imagino quantas pessoas acabam optando por usar o carro, congestionando ainda mais as já entupidas ruas de SP, porque o serviço de ônibus simplesmente não vale a pena. Uma família de 4 pessoas, que precise ir e voltar do aeroporto, gastaria 240 reais com o ônibus!!! Não me admira que eles estejam sempre vazios. Outra coisa: por que não existe um ônibus executivo (de preferência micro-ônibus, como os utilizados em Curitiba) que ligue Congonhas a uma estação de metrô?

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    Ernesto respondeu:

    Possivelmente devido ao lobby dos taxistas que tem ponto lá, pois esta é uma ideia muito simples, fácil de ser executada, e que não requer grandes investimentos.

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  8. Gratuidade says:

    Mais uma empresa operando em Guarulhos… Puma Air já tá com voos diários para Belém.

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  9. Armando T says:

    Pelo menos no Brasil o Guarulhos ficou em segundo:

    http://www.infraero.com.br/noticia_detalhe.php?cod_noticia=3799

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    Rodrigo Purisch respondeu:

    Armando,
    Parece que tiveram votação pela internet de 6500 internautas em 3 meses. Acho que um dia desses lanço o Prêmio Aquela Passagem.
    O Aeroporto de Recife é bem bonito e tem bons serviços, mas é pequeno…

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    Armando T respondeu:

    Oi Rodrigo,
    Logico que o de Recife e menor, ano passado teve 5,25 milhoes (8) enquanto Guarulhos teve mais de 21 (1). Acho uma bela ideia se vc lancar o premio Aquela Passagem tanto para aeroportos como para companhias aereas, existem muitos leitores deste blog com conhecimentos para tal. No caso dos aeroportos, sugiro que divida por categorias tais como ate 1 milhao pax, entre 1 a 6, e maiores de 6 milhoes.
    Um Abraco

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    jorge moraes respondeu:

    Creio que o Rodrigo se referiu ao tamanho físico do terminal e não do número de passageiros.

  10. Mac Peri says:

    Caro amigo tudo tem que ter um inicio e não seria diferente para uma empresa aérea, no caso a NOAR LINHAS AEREAS. Achei interessante voçê dizer” Vamos esperar para ver no que dá ” O Nordeste é tambem Brasil e voçê vai ter que aceitar! Para quem é do Nordeste, como voçê afirmou, a única diferença para mim é a letra “s” de Sudeste. Acho um argumento descriminatório voçê falar desta maneira de uma região tão importante para o nosso Pais.

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