Iberia: Vale a Pena Voar Nela?

4 de March de 2010 | Por | 670 Comentários More

A leitora Neide, em uma caixa de comentários, pergunta sobre os serviços da Iberia e de outra cia.

Apesar de ser hoje uma das maiores cias aéreas da Europa (mesmo tendo no ano passado um dos maiores prejuízos de sua história), estar em processo de fusão com a British, fazer parte da Oneworld, praticar preços convidativos e ter vôos partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, a Iberia continua sendo uma das cias aéreas mais polêmicas aqui no Aquela Passagem.

Você vôou recentemente na Iberia na classe econômica (vamos fazer uma enquete depois da classe executiva)? Conte sua experiênica na caixa de comentários (atendimento, serviço de bordo, sistema de entretenimento, assento…), assim você pode ajudar a outros leitores no processo de decisão de compra! Só lembramos que comentários contendo problemas muito específicos e pessoais com a cia aérea podem ser moderados (infelizmente sou forçado a isso) pelas razões expostas aqui. Se você quiser relatar essas dificudades mais pessoais em um blog próprio seu, pode colocar o link no seu comentário.

Tags: , ,

Category: Cias Aéreas, Opinião do Leitor, Planejar e Comprar

Comentários (670)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites que indicaram este post

  1. Nunca voem pela IBÉRIA AIRLINES ! « Blog da Lu Russa | 9 de February de 2013
  1. Isabel Dauer says:

    Que bom que achei esse espaço pois, no site da Ibéria não consigo fazer uma reclamação.
    Minha viagem deu-se no período de 06 a 13 de setembro agora, com destino a Paris com escalas em Barcelona (na ida) e Madri (na volta). Em ambas as oportunidades viagei Iberia. Que decepção, inclusive poreu parentes espanhóis e trazer, da minha avó materna, alguma porção desse sangue!
    Atendimento nota ZERO! Durante toda a viajem de ida e volta o atendimento foi franco, quando não malcriado. Malcriado mesmo! de se fazer uma pergunta para tirar uma dúvida e a aeromoça dizer “leia o que está escrito aí”!!!!
    Todos que perguntarem minha opinião e se eu recomendaria, direi NÃO! Viagem por qualquer outra cia, mas nunca pela Iberia. Lá eles não gostam de clientes. Na verdade, pelo “papo” entre as aeromoças que grassou durante todo o voo da volta, deu a impressão que nós, os clientes que pagaram as passagens, estavamos lá incomodando. Inclusive por uma passageira que passou mal e acabou vomitando, as expressões de nojo era visíveis e os comentários foram ofensivos mesmo.
    Ña primeira e única solicitação feita através do botão de chamada da aeromoço para trazer um pouco de água para um remédio, ficamos aguardando em vão sendo necessário levantar e ir até o compartimento pedir pessoalmente, ao que fomos “gentimente” avisadas “dá próxima vez chame pelo botão” !!!!!
    Nunca vi tamanha estupidez!
    Ibéria…nunca mais!!!

    Responder

  2. Cristina says:

    Voo frequentemente Iberia, tanto a trabalho como de ferias. Como acumulo milhas e moro na Europa, tiro passagens para voar para Ilhas Canarias, Barcelona, Palma de Mallorca. Noto que o servico em voos domesticos europeus é diferente do servido de longa distancia SP ou RIo. AS atendentes nos voos Brasil- Espanha, parecem ter pressa em atender para depois sentarem e ficarem sem fazer nada. Tocar campanhia e pedir, é certo que vai vir cara feia. Ir lá e pedir, tb. Meu marido, como alemao, já aprendeu que pedir alguma coisa para atendente Iberia durante o voo e fora da hora de servico, é ter q ir pronto para resposta mau educada ou ser ignorado.

    Coisa que nao acontece em voo europeu….prefiro pensar que nao é preconceito mas sim falta de vontade e interesse em ser educado em voos longa distancia…

    Mas, é a passagem mais barata do mercado. No inicio do ano retornando para Alemanha, devido a greve da Iberia, fui remanejada para voar British. Entrei no aviao, e como meu assento de economica era no meio, perguntei a atendente se havia a possiblidade de troca.

    Ela respondeu: “A nao ser que vc queira voar sentada na asa, lá fora”….E quem disse que britanico é educado????

    Sou da opniao que voar é temporario e pode ser bom ou ruim, mas nao podemos deixar isso influenciar nossa viagem, seja de ferias ou a trabalho.

    Responder

    maria respondeu:

    Pois eu acho que é preconceito sim. Eles, além de serem grosseiros por natureza,(tenho parentes espanhóis)não gostam de brasileiros e sabem que por conta do preço, todo mundo vai ficar quietinho. Se fosse normal da empresa, eles agiriam assim nos voos dentro da Europa.

    Responder

  3. Luciano says:

    Nunca tive problemas com a Iberia. Os aviões são meio caidinhos, e não há lá muito luxo, mas os preços são imbatíveis. Os comissários não são mal-educados, mas são secos. Como também não gosto de muita firula, nunca me importei. A comida, normal.
    Como tudo o que eu quero é entrar no avião no horário correto e chegar ao destino correto, alguns detalhes não são importantes. O único problema são as poltronas. Sempre apertadas demais. Mas isso não é exclusividade da Iberia para classe econômica. Já viajei em aviões mais apertados de outras companhias (ex: United).

    Responder

  4. Claudia says:

    Pessoal,
    Voei agora em outubro de Iberia GIG-MAD e espero que seja a última vez: comida péssima, comissários lendo jornal ao invés de atender aos passageiros durante o vôo, falta de tv individual, poltrona desconfortável e atrasos na ida (1h e 30 min)e na volta (30 min).Não recomendo, utilizem apenas quando a diferença de preço for significativa.

    Responder

  5. Margarete Farias says:

    Viajei agora em Novembro dia 28 e achei o vôo tranquilo, os comissários de bordo atenciosos e profissionais e a comida boa. O divertimento, entretanto é limitado em termos de programação, mas não horrível. O importante é que me senti segura, pois percebi tanto no vôo de volta como no do ida a segurança dos profissionais a bordo. O avião, modelo A360-600 muito bom e estava limpo e logo que entramos nos ofereceram jornais, revistas,fone de ouvido e um kit com travesseiro e cobertor. A noite nos ofereceram um jantar. Toda hora nos ofereciam chá, café e podiamos pegar água, vinho à vontade. Pela manhã café, suco, sanduiche, bolo, chocolate entre outras coisas. Para a classe turista eu compreendo ser boa e em relação as cadeiras tinha a possibilidade de inclinação e apoio para a cabeça. Não houve atraso e as minhas malas chegaram e não estavam estragadas. Viajaria pela Iberia novamente.

    Responder

  6. LuRussa says:

    Conto minha experiencia em meu blog aqui :

    Ibéria nunca mais !!!!!!

    http://www.lurussa.com

    Responder

  7. Marisol says:

    Viajei há 1 ano para nunca mais.
    Aeromoças grossas,
    banheiros interditados e vazando a viagem inteira
    poltrona ruim
    tv sem funcionar
    A IBÉRIA DEVERIA PARAR DE VEZ…

    Responder

  8. Filipe Degani says:

    Minha namorada vai viajar à Europa via Iberia (ida) e British (volta).
    O que seria mais vantajoso com as milhas?
    Acumulá-las no Iberia Plus, no Executive Club ou já acumulá-las no Lanpass que é teoricamente onde haverá maior oportunidade para aproveitá-las)??

    O que vcs recomendam?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.