Importante: Antes de iniciar sua busca, tenha sempre em mente

30 de August de 2006 | Por | Comente More
As tarifas promocionais são sempre recheadas de limitações. Restrições ou multas por mudanças de data ou de rota e ainda pesadas multas no caso de reembolso (cancelamento da passagem) ou mesmo a impossibilidade deste último. Às vezes, ocorrem restrições quanto ao acúmulo de milhas nos programas de fidelidade das companhias aéreas. Tarifas econômicas sem restrições têm valores semelhantes às da classe executiva com restrições! Portanto, quase sempre haverá alguma restrição associada a uma boa tarifa aérea.

Você deve sempre ler as regras das tarifas encontradas e pesar se suas restrições e multas são aceitáveis ou toleráveis em caso de imprevistos. No exterior, é muito comum a compra de um seguro que cobre os prejuízos causados por algum imprevisto. No Brasil, não tenho notícia da existência do mesmo. Alguns cartões de crédito e alguns seguros de saúde asseguram alguns imprevistos de viagem, limitados a uma determinada quantia variável, embutidos na aquisição da passagem com o cartão ou do seguro saúde. Cartões de crédito é um tema a ser abordado posteriormente.

As melhores tarifas geralmente têm saída entre domingo e quinta feira. Saídas as sextas e sábados geralmente possuem tarifas mais elevadas.

Alguns pacotes possuem tarifas aéreas mais baixas que as disponíveis para aquisição isolada. Da mesma forma deve-se ter conhecimentos das regras da tarifa. A desvantagem é que as datas são limitadas às oferecidas pela operadora (que negociou com a cia aérea) e não permitem aquelas paradas (stopover) no meio do caminho. Cuidado com os famosos pacotes hiper-baratos onde as taxas aéreas não estão incluídas no preço anunciado, além de algumas vezes serem incluídas acomodações em quartos com duas camas e ocupados por quatro pagantes (pouco útil se você não tem filhos).

Compare sempre as tarifas finais, isto é, a tarifa anunciada mais as taxas de embarque, segurança, imigração e adicional de combustível. Estes extras podem variar muito de cia. para cia. e de destino para destino. O Brasil é um dos campeões na cobrança desses adicionais. Veja as taxas para um simples vôo para Buenos Aires comparado com o preço da passagem em si: saída 10/10/06 e volta 10/10/06 Lufhtansa, passagem 593,33 reais, taxas 146,32 reais, total 739,65 reais. Portanto quase 20% do valor total pago corresponde às taxas……

Achando a tarifa desejada, sempre que possível, anote o código da mesma para facilitar a vida do seu agente de viagem, caso você venha tentar adquiri-la via agência. Com esse código na mão, pode ser que o agente encontre a tarifa disponível para venda e possa ainda ficar surpreso com sua descoberta, já que à primeira vista ele não a encontrara!

Muitas tarifas podem ser restritas a determinados mercados/países e dessa forma podem não estar disponíveis para venda no Brasil, via agente de turismo. Porém algumas cias internacionais permitem sua venda em seus sites na Internet independentemente do local de residência do passageiro.

Normalmente, o agente de turismo não pode vender uma perna isolada no exterior caso você não possua uma passagem com origem no Brasil. Isto geralmente não ocorre nos consolidadores (agências virtuais que lidam com várias cias. aéreas ao mesmo tempo) e sites próprios das cias na Internet.

Para facilitar sua pesquisa, anote o código de 3 letras das cidades ou do aeroporto de origem e destino. Se você não souber os códigos, aos poucos eles irão aparecendo durante suas pesquisas ao sites ou estes sites abaixo podem te ajudar nessa procura:

Ao invés de escrever todo o nome da cidade nas máquinas virtuais de pesquisa escreva apenas o código, o que acelera o processo, principalmente no início quando se procura várias possibilidades de rotas.

Category: Planejar e Comprar

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.