Início do Fim das Bandas Adiado Pela Justiça

30 de December de 2008 | Por | 7 Comentários More

O SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) procurou o Poder Judiciário e conseguiu uma liminar que impede a primeira fase do fim das bandas tarifárias nos vôos para fora da América do Sul. Essa fase iniciaria-se  no dia 01 de janeiro, permitindo descontos de 20% sobre os preços mínimos atualmente permitidos.

Na verdade, a coisa iria ou irá melhora mesmo é em abril, quando os descontos poderiam ou poderão chegar a 50%. Até lá muita coisa vai rolar.

A grande interessada é a TAM que tem o monopólio das rotas internacionais de longo curso. Lembrando que ela muitas vezes já cobra mais que seus concorrentes e algumas vezes fornece um serviço inferior aos delas, principalmente na executiva (grande fonte de renda nesses vôos).

Cingapura tem a Singapore, a Austrália a Qantas, a Tailândia a Thai, entre outros países, e nem por isso são mercados fechados ou onde a justiça impede a competição comercial. Para se ter uma idéia, a Singapore transportava mais passageiros que a Varig nos seus tempos de monopólio transportava apesar da diferença territorial e populacional entre o Brasil e a Ilha país…

Depois dessa atitude do SNEA alguém ainda tem dúvida que o fim das bandas nos vôos intercontinentais pode gerar benefícios aos consumidores?  No mercado Sul Americano que é carente de concorrência e cheio de acordos operacionais, as cias dominantes (duas das mais fortes são brasileiras) foi fácil controlar a competição. Mas no mercado de vôos transcontinentais, essas condições não se repetem e deve-se ter competência ou preço para estabelecer-se.

Sou a favor da competição, contanto que todas tenham os mesmos direitos e deveres.

Obrigado ao Rogério, Tatiana e ao Caixeiro pela dica da nota. Pena que o blog ficou algumas horas fora do ar por causa do servidor…

Category: Notícias

Comentários (7)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Natalie says:

    Rodrigo,

    Acompanho diariamente o seu blog, mas numca postei um comentário. Obrigada pelas dicas sempre importantes publicadas por vc. Quanto os fim das bandas tarifárias, vc acha que com essa liminar ainda vamos enfrentes esses preços altos praticados pela TAM? Sera que em 2009 a concorrencia dos voos pra os EUA pode melhoras?

    Obrigada e feliz ano novo!

    Responder

  2. Meilin says:

    Querido Rodrigo, desejo um maravilhoso ano novo (bem novinho mesmo, bem pequenininho, mas muito esperto) cheio de alegrias e ótimas surpresas pra você!

    Responder

  3. Passo aqui para deixar ao amigo meu abraço virtual e meus votos sinceros de que a famnília, agora de três, tenha uma passagem de ano espetacular, que seu ano seja cheio de boas novas, só boas novas, que o tripulante mais jovem da casa tenha saúde e só lhes dê felicidades.

    GRANDE abraço ao amigo

    Responder

  4. Rodrigo Purisch says:

    Natalie,

    Torço para que tenhamos concorrência no Brasil! Vamos ver se o Lobby das cias aéreas vai ser mais forte que a ANAC…

    Meilin e Arnaldo,

    Muito Obrigado pelo votos e pela amizade de vocês!

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.