Itaucard e Banco Itaú: Mudanças na Cotação do Dólar Utilizado para Conversão de Compras e Saques Internacionais ?

14 de September de 2011 | Por | 147 Comentários More

Uma série de leitores tem deixado comentários acerta de mudanças na cotação do dólar utilizado pelo Banco Itaú e Itaucard para a conversão das compras feitas em moedas estrangeiras.

Até o passado recente, a cotação usada pelo banco Itau foi sempre próxima a cotação do dólar comercial, o que sempre conquistou muitos clientes para os cartões e agradava seus correntistas. Essa cotação se mostrava inferior às cotações usadas por outros cartões, tais como Diners, Citi, Credicard e American Express.

No meio de uma disparada da cotação do dólar, vários leitores preocupados com seus gastos em moeda estrangeira levaram um susto ao ver as cotações do USD nas faturas parciais de seus cartões. Não há nada ainda confirmado sobre uma possível mudança na forma de cálculo do dólar base usado nessas operações, mesmo porque o Itaú não alertou isso aos seus consumidores formalmente. Se tivesse comunicado e confirmado as mudanças, muitos poderiam avaliar melhor qual cartão usariam em suas operações com moeda estrangeira, já que a relação custo benefício pode ter se alterado para muitos consumidores.

Vamos aguardar o fechamento das faturas para confirmar a informação ou mesmo algum pronunciamento do Itaú. Lembre-se para avaliar a cotação do USD usada pelo cartão, você deve compará-la com a cotação do dólar comercial no dia do fechamento da fatura e não do dia do vencimento da fatura.

Vale ressaltar que os bancos não obrigados a usar a mesma cotação e que a cotação do Banco Central serve apenas de referência.

Enquanto isso, cautela seria uma boa atitude.

Quer saber mais sobre o tema? Então leia:

Um post antigo perguntando qual a cotação do dólar usado pelo seu cartão de crédito, tema que nunca chamou muito a atenção dos consumidores que acreditaram existir uma única cotação em todos os bancos.

Dicas de textos produzidos pelo Bankreview do Fernando Rosa e Valores Reais do Guilherme (Hotmar) sobre esse mesmo tema.

Tags: ,

Category: Cartões de Crédito

Comentários (147)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Lucas says:

    De fato o Itaú tem usado uma cotação abusiva. Chega ao cúmulo de usar uma cotação maior que o dólar turismo para venda! Vou pensar duas vezes antes de usar meu cartão Itaucard Platinum para compras em moeda estrangeira.

    Responder

  2. Marco says:

    Fiz uam compra pelo paypal e o valor ja esta em real, eles transformam para dolar usando o COMERCIAL e transformam novamente para real usando o TURISMO!!!!!Absurdo!!

    Responder

  3. Angelo Siqueira da Cunha says:

    O que os bancos e operadoras fazem no Brasil, se fosse feito por pessoas físicas ou outras empresas, seria classificado como agiotagem e estelionato. mas como são bancos tudo bem. Dá para entender porque alguns bancos internacionais abrem mais agencias aqui do que em qualquer outro lugar do mundo. É só ver as taxas de juros cobradas aqui e práticas de conversão de dólar levianas que eles praticam com aval do governo. Essa de cobrar do cliente turismo e pagar para o logista em comercial é ROUBO descarado. Ainda tem o governo mamando mais 60% em impostos e ainda por cima tem o IOF para depois de ser roubado em todos os níveis ainda sermos punidos por comprar produtos que o Brasil não fabrica. Era melhor no tempo que eramos colonia de Portugal pois pagávamos somente um quinto da produção em impostos. Esse país precisava é de uma guerra civil para mudar e com fuzilamento de banqueiros em praça pública.

    Responder

  4. Alexandre says:

    Realmente o Itau Visa esta praticando até 0,08 acima do comercial sem nenhuma informação previa, ja que isso é absurdamente considerado um assalto legal, nos cabe é não utilizar esse cartão, as opções são cartões pre-pagos, travell cheques e Dolar em espécie os quais todo cidadão tem direito a adquirir em casas de cambio/agencias de turismo

    Responder

  5. Rogério says:

    O problema é que os cartões Pré pagos Travell Money, utiliza a conversão do dolar turismo! =( Ou seja somos refens desses bandidos não temos pra onde correr. qualquer lado que vc vai é um assalto.

    Responder

  6. daniel says:

    ok então me explique pq hoje 10/10/2013 o dolar turismo fechou em 2,2400 a venda, e simulei uma compra e o itau cobrava 2,33 que raios de cotação ele esta considerando sendo que não tem tarifa(diz isento) e não é o IOF que esta separado.

    se alguem souber e explicar agradeço.

    Responder

  7. Karla says:

    Cotação do dólar pelo Itaucard é o dólar paralelo. Não se engane. Está mais caro que comprar na casa de câmbio. Ou seja, paguei mais caro no cartão do que na casa de câmbio (considerando pré pago tá com IOFde 6,38%)

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.