ITAUCARD: Sala Vip em Confins, CNF. Vítima do Seu Próprio Sucesso?

30 de June de 2011 | Por | 60 Comentários More

Atualização 04/10/2011: Serviço suspenso pelo Itaucard.

Já fizemos um post com auxílio do leitor Pedro Calixto abordando essa sala e agora vamos fazer uma atualização do mesmo.

O Itaucard vem progressivamente abrindo salas vips nos maiores aeroportos brasileiros. No momento, elas estão disponíveis no seguintes aeroportos:

Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, primeiro pavimento do terminal de embarque

Aeroporto de Confins ou Tancredo Neves que serve a Belo Horizonte, no segundo piso dentro da área restrita (vôos nacionais)

Aeroporto Afonso Pena que serve a Curitiba, no segundo piso

Aeroporto Dep. Luís Eduardo Magalhães em Salvador, no segundo piso.

Sala Vip Itaucard de Confins

Localização

A Sala Vip Itaucard no Aeroporto Internacional Tancredo Neves ou Confins (CNF) que serve a Belo Horizonte está localizada na área de embarque nacional. Passando a área de segurança (Raio X) vire a direita.

Assim, o acesso a essa sala é restrito aos passageiros que realizam vôos domésticos a partir de Confins. Quem vai voar em vôo internacional e que é obrigado a usar outra sala de embarque acaba não podendo usufruir o serviço. Obs: Tive uma informação extra oficial de que apenas os passageiros do vôo Tam Belo Horizonte/Miami teriam acesso à essa sala vip, sendo necessário que os mesmos fossem escoltados por funcionários Tam.

Como há uma tendência de aumento de vôos internacionais em Confins, como não existe outra sala vip naquele aeroporto (seja de cartão de crédito ou de cia aérea) e como o check in de vôos internacionais deve ser feito com maior antecedência, essa limitação pode desagradar a muitos.

Essa é a maior diferença da sala Itaucard de Confins. As demais salas estão localizadas em áreas públicas, atendendo assim todos os passageiros independentemente do destino do seu vôo. O lado negativo é que você terá que deixá-la com mais antecedência para poder passar pela fiscalização de segurança e, se for o caso, pelo processo migratório.

Acesso

O acesso às salas é aberto aos portadores dos seguintes cartões:

Como se pode notar, as salas vips Itaucard, além dos cartões Personnalité, Black, Infinte e Platinum, também permitem acesso aos portadores de cartões Fidelidade Tam Vermelho. Como o número de associados aos cartões Itaucard listados acima já não é pequeno, o acesso franqueado aos inúmeros associados Fidelidade Vermelho aumenta ainda mais o número de pessoas que podem usar o serviço.

Além de ser portador de algum dos cartões listados acima, é necessário que se apresente cartão de embarque de um vôo do dia, coisa que em Confins é dispensável por estar a sala vip localizada em local restrito apenas aos passageiros.

Essa obrigatoriedade, talvez criada para reduzir a demanda, acaba diferenciando negativamente essas salas das salas oferecidas pelo Diners e pelo HSBC. Nas salas dessas últimas instituições, o acesso é permitido independente de estar voando ou não (salas de apoio aos portadores do cartão e não de passageiros). Assim, mesmo que você esteja só levando ou buscando alguém no aeroporto, você poderá fazer uso das salas, da internet Wi-Fi ou dos serviços de escritório disponíveis em algumas delas. Isso não é possível nas salas Itaucard.

O Espaço

A sala de Confins, que tem um formato retangular, é pequena para a demanda, mas bem iluminada, com decoração moderna e muito agradável.

Possui uma pequena área com poltronas, sofás e televisão de LCD.Possui inclusive uma tela dedicada a mostrar a situação dos vôos.

No lado oposto ao dos sofás, está uma área com dois notebooks conectados a Internet e uma impressora. Está disponível também Internet Wi-Fi.

Possui um buffet aonde se pode servir à vontade de café expresso, sucos, refrigerantes, frutas, biscoitos e alguns pequenos salgados, sanduíches e doces. Cumpre bem a proposta de ponto de apoio. Para quem frequenta as salas do Diners aonde a variedade de opções é muito baixa e a coisa parece ser racionada e dependente do humor das copeiras, esse buffet se destaca.

Vítimas do Próprio Sucesso?

Quando cheguei à sala Itaucard de Confins por volta das 11 horas, ela ainda estava vazia. Meia hora depois, a sala estava entupida.

Mesmo entupida, ela ainda era um oásis dentro do aeroporto, cujas instalações deixam muito a desejar em termos de conforto e aonde os preços cobrados superam em muito os preços praticados em Belo Horizonte (uma constante nos aeroportos brasileiros).

As salas Itaucard tem que lidar com um grande número de associados que preenchem os requisitos para admissão e ao mesmo tempo estão instaladas em aeroportos carentes de serviços e conforto. A associação desses dois fatores gera uma pressão de demanda sobre esses espaços. Resta saber como elas vão se comportar diante do aumento de vôos previsto para os próximos anos e consequente maior demanda…

Tags: , , ,

Category: Aeroportos, Cartões de Crédito, Sala Vip

Comentários (60)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fernando Roberto says:

    Marcelo, essa “alteração” já foi amplamente debatida aqui no AP. Com concordo plenamente com você com relação ao desrespeito em não comunicar as alterações, contudo, no que diz respeito ao acúmulo de milhas pelo serviço de pague contas, creio que eu e a maioria dos colegas aqui gostaram das alterações, pois, permitem um acúmulo maior de milhas como um valor menor de taxas.

    Abraço,

    Responder

    Marcelo respondeu:

    Prezado Fernando,

    Até o mês de julho, eles cobravam 1,99%. Desde julho, passaram a cobrar 1,99% + IOF. Pelo que li por aqui, o debate se deu em torno da cobrança feita antigamente, que era pró-rata e com IOF e depois foi fixada em 1,99% qualquer período ( 1 dia ou 40 dias)sem IOF.
    Não foi isso? Afinal agora, é cobrado 2,54%.

    Marcelo

    Responder

    Cristiano respondeu:

    Marcelo, a informação que eles estão dando é errada. Por enquanto, eles estão cobrando pró-rata como antigamente. Todas as vantagens voltaram. Recapitulando: o custo total é IOF 0,38% mais 0,0082% ao dia, além da tarifa de 1,99% ao mês, também pró-rata (que equivale a 0,0663333…% por dia). Exemplificando, se você pagar uma conta no dia D e fazer um pagamento avulso do cartão, no valor da conta paga, em D+3, pagará 0,38 + (0,0082 + 0,063333…) * 3 = 0,6036%. Extremamente vantajoso!

    Responder

    Fernando Roberto respondeu:

    Oi Marcelo,

    Fiz diversos pagamentos desde o dia 1º de julho e eles estão cobrando pró-rata conforme postou o Cristiano. Para mim, pelo menos, está sendo vantajoso.

    Abraço,

    Responder

    Marcelo respondeu:

    Bom, de qualquer maneira, nosso governo também ajuda a nos fazer pagar impostos, como o publicado hoje na Folha Online.

    O “Diário Oficial” da União publica em sua edição desta terça-feira (2) um ato que dispõe sobre a incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre operações de crédito.

    Com isso, quem utilizar o cartão de crédito para quitar contas terá de pagar o IOF.

    A alíquota do imposto para pessoas físicas é de 3% ao ano. Para pessoa jurídica é de 1,5%.

    Abs,

    Marcelo

    Responder

  2. Felipe V. says:

    Ainda existe Sala Vip TAM/Itaucard no Aeroporto de SSA? Última vez que fui lá, a sala estava desativada. Ficava ao lado do raio-x.

    Responder

    Vitor respondeu:

    Eu acho que foi desativada.

    Responder

    Jamile respondeu:

    A sala Vip do Itaucard existe e continua funcionando normalmente no aeroporto de Salvador; porém, ela possui um horário de funcionamento. Se não me engano inicia-se às 6h da manhã e não sei que horas fecha.

    Responder

  3. Rogério says:

    Voltando ao assunto do embarque internacional em Confins que não tem acesso à sala Vip. Me informei que para ter acesso é necessário uma pessoa da empresa aérea acompanhar você até a sala, qualquer empresa, não apenas a TAM.
    Me falaram que o processo é simples e sem burocracia.
    [] Rogério.

    Responder

  4. Marcelo Santos says:

    Srs a sala vip Itaucard fechou. Acabo de chegar ao salão de embarque e dei de cara c/ as portas fechadas. Uma pena!!!

    Responder

    Emilio respondeu:

    Eu também tive essa sensação aqui no Santos Dumont-RJ. Fui atrás de alguém que pudesse me informar algo, mas ninguém (central de informações do aeroporto, atendentes dos quiosques, central do cartão personnalite) sabe de nada. Presumo que talvez seja devido a greve dos bancários.

    Responder

  5. Margarida says:

    Passei na sala de Confins ontem e fui surpreendida com a notícia de que ela foi desativada. Será que as salas dos outros aeroportos também o serão? Foi só por um periodo para incentivar a aquisição dos cartões Platinum (cujas anuidades são mais caras que dos demais tipos de cartões)?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Tomara que seja para ser instalada em uma aérea fora da área restrita para dar suporte também aos vôos internacionais… Se não for isso, será uma grande decepção.

    Vamos aguardar alguma comunicação oficial.

    Responder

    Cliverson respondeu:

    A sala vip do Aeroporto Afonso Pena em Curitiba também foi fechada. Viajei este fim de semana para São Paulo, e para minha surpresa, não pude tomar um café da manhã no sábado, dia 01/10, pois me deparei com um aviso dizendo que essa “promoção” havia sido encerrada.
    É hora de repensar este cartão platinum que tanto penei pra conseguir, e que custa tão caro. 🙁

    Responder

  6. Vitor says:

    A do aeroporto de Salvador também foi fechada.

    Responder

  7. Leandro says:

    A sala do aeroporto Santos Dumont também foi desativada. Pelos comentários está claro que todas foram desativadas. É mesmo uma pena, pois o serviço era muito diferenciado, embora reconheço que abrangia muita gente, o que causava lotação em vários momentos do dia. Aguardemos para ver se a desativação é apenas temporária. Vale lembrar que outros bancos/cartões mantêm salas VIP nos principais aeroportos há anos e nunca tiveram problema.

    Responder

  8. ana says:

    Que pena que fechou, alguem sabe qual sala vip de congonhas aceita entrada com o Bradesco Platinum Prime? obrigada

    Responder

  9. Igor says:

    Bom dia.

    Alguem sabe se há outras salas em Confins? Procurei em vários lugares mas não achei nada.
    Tem um lugar falando que tem em Goiania, onde trabalho, mas nunca vi:

    http://www.aviacaobrasil.com.br/wp/noticias/noticias_online/TAM_e_Diners_fecham_parceria_para_12_salas_Vip

    Eu acho que todos os bancos vão acabar reformulando as políticas pros cartoes Platinum, migrando os serviços para os Black/Infinite.
    Mas e quem é cliente personalité? E pensar que migrei do Santander para o Itau pelos diferencias…
    Me parece que o mercado em geral ainda não assimilou muito bem esse aumento de renda dos brasileiros, ficam todos meio perdidos. Vamo bver onde vai dar!

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Igor,

    Não tem outra sala VIP de verdade em Confins.

    Essa noticia é velha e desatualizada! O Aviação Brasil não tem a data de pastagem da notícia e as pessoas acabam confundindo. O cartão de crédito citado não existe mais.

    Responder

  10. Ana Maria says:

    Realmente uma pema o fechamento das salas VIP do Itaucard! Para quem voa com grande frequencia era um local de conforto, tranquilidade e relaxamento. A Sala estava sempre repleta, mas mesmo assim valia muito a pena. Banheiros limpos, acesso a internet, acesso a noticias atraves da Globo News, realmente era um diferencial.
    Nos clientes, poderiamos no minimo ter recebido
    algum tipo de satisfação, Ou será que eram especiais antes e de repente deixamos de ser. Eles possuem todos os nossos dados, que além dos cartões, conseguiram pela confecção da etiqueta de bagagem que fizeram em ” cortesia” ou mesmo como um excelente banco de dados pra Itaucard.

    Infelizmente em Confins não há outra, e a TAM bem que poderia abrir a exemplo da Sala que possui no Santos Dumont.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.