Itaucard/Sempre Presente: Transfira Ainda Neste Mês Seus Pontos ou Perca 20% Deles na Transferência para Smiles, Multiplus, Lanpass e Victoria

8 de February de 2013 | Por | 74 Comentários More

Até o que já é ruim pode ser piorado e o Itaucard é a prova viva disso. Nos últimos tempos, ele tem brindado seus usuários com mudanças desagradáveis de frequência quase trimestral.

Dessa vez ele eu deu a razão final para que seus usuários encostem ou cancelem seus cartões, se ainda não fizeram… Por meio de um encarte nas faturas de alguns clientes (na minha que venceu no início deste mês não veio nada), ele informa que a partir de março de 2013 (ou seja, em menos de um mês e sem dar tempo para avisar a todos os clientes), ele vai reduzir a taxa de conversão de pontos para milhas dos programas Smiles da Gol, Multiplus da Tam, Lanpass da Lan e Victoria da Tap.

Se agora um ponto do seu programa de fidelidade no Sempre Presente vale 1 milha ou 1 ponto nos citados programas das cias aéreas, vai passar a valer apenas 0,75 ponto ou milha. De uma hora para a outra, você perde 20% do seu poder de compra (informação corrigida, anteriormente tinha escrito 25%).

Realmente, depois dessa agora é para pensar em mudar de banco também, não apenas de cartão!

Vale lembrar que o Diners já fez isso, mas apenas para os programas das cias internacionais.

Agora você entende porque desde que eu abri esse site tenho repetido um mantra e alertado para que você não se iluda pelas falsas promessas das milhas vistas por ai? Vamos repetir:

“Milha boa é milha gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare suas milhas como um depósito de longo prazo em uma conta poupança, já que a cia pode mudar as regras do programa, passar por dificuldades financeiras ou deixar de voar um destino desejado. Sem contar que algumas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem prêmio”.

Obrigado ao Mario Lúcio pela dica que vai me salvar morrer em 20% das minhas suadas milhas que ainda tenho nesse cartão, agora ordinário, do qual quero distância. Obrigado ao Felipe pela correção da informação.

Atualização dia 21/02/13

Para os incrédulos, vai uma cópia do comunicado enviado pelo Itaú a um cliente com cartão Personnalité:

Vale lembrar que a minha próxima fatura vence depois do dia 01/03/13 e eu não recebi esse comunicado na minha fatura anterior. Dessa forma, se eu não tivesse acesso de outras formas a essa informação, eu não seria comunicado pelo gentil Itaú…

No verso desse comunicado vem também uma outra informação:

Razão para ficar animado? Realmente não sei.

Até acredito que, em um primeiro momento, o Itaú possa permitir bons negócios, até para reduzir o impacto negativo dessa mudança de fator de conversão, mas duvido que isso se mantenha no longo prazo.

Normalmente, o que esses sites que aceitam milhas como pagamento fazem é transformar o seu crédito em milhas em um equivalente financeiro e depois usar ele como desconto no preço de mercado da passagem aérea.

Mais ou menos como funciona hoje a transferência de pontos do Sempre Presente para o programa Tudo Azul da Azul. Cada bloco de 2500 pontos do Sempre Presente vale 50 reais de crédito no Tudo Azul. Assim, 50 mil pontos (valor necessário hoje para comprar uma ida e volta do Brasil aos EUA no Smiles,) daria um crédito de  1000 reais na Azul (A Azul não voa par aos EUA e estou usando ela apenas como exemplo de cálculo de valoração de milhas). Se pensarmos nos 40 mil pontos Multiplus para a mesma rota na baixa estação (coisa cada vez vai difícil de conseguir), teríamos um crédito de  800 reais.

Se usarmos uma cotação de 2 reais por dólar, isso daria 500 USD para 50 mil pontos ou 400 USD para 40 mil pontos. Com 500 USD você compra uma passagem de ida e volta para os EUA no dia de hoje? Em algumas promoções especiais pode até comprar, mas na maioria das vezes vai ter que inteirar algo em dinheiro. Por 400 USD, a coisa ficam muito mais difícil.

Para algumas pessoas, esse procedimento pode até ser interessante, pois não limita a escolha da cia aérea e nem as datas para voar e ainda pode permitir acumular mais milhas no vôo comprado (se a classe de reserva permitir isso). Para elas não interessa o quanto essas milhas podem render, mas sim a possibilidade de usar os créditos quando e como quiserem, mesmo com algum grau de perda de valor deles.

Mas para as pessoas que gostam de usar o máximo que as milhas podem oferecer (e tem tempo, flexibilidade e paciência para garimpar aquela passagem), normalmente esse tipo de procedimento não compensa.

Porque? Vou dar um exemplo de algo que já fiz no passado: A tabela da Tap de emissão de milhas na Star Alliance cobrava o mesmo tanto por uma passagem do Brasil para Miami que uma passagem do Brasil para o Havaí. Mas na hora de comprar em dinheiro, uma passagem para o Havaí custa muito mais que uma passagem para Miami. Assim, como tinha o desejo de conhecer o Havaí, optei por usar essas milhas da melhor forma possível (voar para um destino distante e mais caro sem desembolsar mais do que voar para Miami). Usei ainda a possibilidade que me foi dada de fazer um stopover na volta em outra cidade americana. Infelizmente, o Victoria da Tap parece ter sofrido algumas mudanças e vem cobrando muito mais taxas junto a passagem do que cobrava no passado.

Destinos aonde a concorrência entre cias aérea é menor ou destinos tidos como premium acabam sendo mais vantajosos de serem emitidos com milhas. O uso de milhas é também vantajoso para emitir passagens na alta temporada (quando as passagens sobem), mas para isso você tem que planejar com antecedência e escolher uma programa que permita a emissão com a maior antecedência possível.

Recentemente, emiti uma passagem one way na executiva da Singapore indo de Cingapura a Hong Kong e usei para isso 17 mil milhas Mileage Plus da United. Se tivesse que comprar a passagem com dinheiro, ela sairia por mais de 1000 USD para voar no dia que comprei com milhas. Emissão de passagens one way (só de ida), muitas vezes usada para compor itinerários complexos, também é muito vantajosa com milhas.

O uso de milhas como crédito em reais costuma valer mesmo para todos apenas quando o dólar está desvalorizado frente ao real, já que seu crédito em reais passa a valer mais diante do valor das passagens que tendem a cair um pouco por causa da desvalorização (nunca caem proporcionalmente a desvalorização…). Vale também quando as passagens nacionais ficam mais baratas, mas quando isso ocorre, eu pessoalmente compro ao invés de usar milhas (poupo as milhas para os momentos de passagens com preços mais altos).

Assim, não tenho muitas esperanças que essa modalidade a ser usada pelo Itaú seja útil para mim, mesmo acreditando que em um primeiro momento ele deva praticar condições melhores.

Mas será que essa mudança do Sempre Presente Itaú será vantajosa para você?

Pode ser, dependo de suas necessidades, exigências e perfil de consumo. Certo é que não anda tão fácil emitir passagens nas parceiras Smiles, Multiplus e LanPass por exemplo, usando o mínimo de milhas/pontos/Km (não disse impossível! Eu mesmo emiti uma passagem no Smiles para voar Delta nos próximos meses 9baixa temporada), vou dar uma segunda chance a ela).

Independente de ser vantajoso ou não, o grande problema dessa mudança do Itaú continua sendo a falta de comunicação prévia. Sou eu que devo decidir o que é mais vantajoso para mim ou não e tomar essa decisão consciente. Para fazer isso, eu tenho que ser comunicado com antecedência!

A sorte para mim é que as milhas Sempre Presente enviadas para o Smiles caíram na minha conta Smiles em menos de 3 horas (já tinha conta Smiles associada ao meu perfil do Sempre Presente por ter feito transferência anterior) e já deu para emitir as passagens na Delta que estavam disponíveis no Smiles…

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Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (74)

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  1. ana says:

    prezados, eu recebi a correspondência avisando da alteração de regras exatamente no dia 01 de maio, ou seja, não daria tempo de pedir o resgate… chequei e a postagem foi feita em 26/fev, mês com 28 dias, o correio não entregaria a tempo, obviamente! Decidi não me stressar e deixar passar batido, apesar de ter aproximadamente 200.000 pontos, ou seja o preju de ~50.000! Semana passada me surpreendi com alguns amigos que me disseram ter recebido a mesma correspondência 15 dias antes de mim, tiveram tempo de planejar e tal, fiquei irritadíssima, resolvi reclamar, liguei para o sac personnalite (0800), abriram um protocolo, me ligaram no mesmo dia (2x) e efetuaram a transferência das milhas para gol e tam em 1 dia útil! Esperava uma batalha, mas foi bem fácil… disseram ser exceção, mas quando a tratativa é tão rápida com certeza foi porque já houve muito cliente reclamando e abriram uma orientação para os atendentes e analistas do SAC. Ou seja, se você ainda não resgatou suas milhas, vale a pena tentar. Para o Fidelidade Tam acho que so vale a pena se for usar rápido, pois com a alteração a partir de junho/2013 o programa vai ficar péssimo para quem tem cartão inferior ao vermelho (meu caso, pois só voo TAM usando milhas, raramente compro), e nas regras TAM so muda de categoria quem compra bilhete lá, transferência de pontos não conta… Já para o Smiles, fiquei surpresa, com a migração dos pontos me deram upgrade de categoria e bônus de pontos a mais, adorei!!! Já com relação a agencia de viagens para resgate direto de passagens pelo Sempre Presente do Itaucard, gente aquilo é uma piada ne? Simulei alguns trechos de mes que vem ate dezembro, dias de semana e final de semana, diversos destinos… e qse cai de costas… absurdo o tanto de pontos que estão cobrando! O jeito é voltar a usar meus cartões do HSBC…

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    ana respondeu:

    ops, recebi a correspondência em 01 de marco, não maio!

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  2. Marcelo says:

    Gente,

    Recebi um e mail do Itaucard Infinite, o qual confirmei ligando para o call center deles. O e mail diz que , em carater de excecao, ate o dia 23 de maio de 2013, as transferencias de milhas para os programas conveniados, Smiles, Tam…, respeitarao a regra antiga de 1 ponto por 1 milha. Desta forma, e a chance para o resgate para aqueles que , como eu, foram avisados da regra nova apos ela entrar em vigor.

    Abs,

    Marcelo

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    Rodrigo Purisch respondeu:

    Mais uma vez sem comunicar a todos…

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    Pamella respondeu:

    Isso não deve valer para todos pois não recebi nenhum aviso e no site do Sempre Presente também não fala nada.
    Fiz uma reclamação no Reclame Aqui sobre a mudança sem aviso prévio e a resposta do Itau foi da nova regra e em momento algum consideraram fazer a transferencia conforme a regra antiga, já que não haviam avisando antes a alteração na regra.

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    Marcelo respondeu:

    Liga para a central de relacionamento Pamella. No site realmente nao diz nada. Eles nao gostam muito de informar os usuarios.

    Abs,

    Marcelo

    GENY respondeu:

    Marcelo,

    Eu solicitei resgate no dia 20.05.2013 e só agora fiquei sabendo da alteração da transferência. Pergunto? Será que eu ainda tenho direito a regra antigo?

    obrigada

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  3. Marcelo says:

    Pois e Rodrigo, mas pelo menos e a chance de resgatarmos sem perdas. Depois disso, Itaucard nunca mais! Por favor, vamos divulgar isso aqui para os amigos leitores do site!

    Abs e obrigado,

    Marcelo

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  4. Mônica says:

    Fiz uma reclamação na central personnalite platinum e consegui que a transferência fosse realizada com a relação 1/1. Eu recebi a correspondência do Itau informando a alteração somente em 03/03/2013 sem qualquer chance de realizar a transferência (notem que a data do envio era de 28/02 – último dia para realizar a tranferência com a relação 1/1). Fiz a reclamação e fui atendida. Sugiro que façam o mesmo. Abs.

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  5. Juliana says:

    Pessoal, esses bancos fazem isso porque sabem que os brasileiros costumam ficar calados e nao irem atras dos seus direitos. Entrei com um processo contra o banco itau pois tenho + de 1.500mil e nao tenho como utilizar em 36 meses como é o novo prazo e também perder os 20% que eles estao “roubando”, pois já pagamos por isso.
    Por que nao entrar pelo menos no PROCON por alteracao unilateral dos contratos?

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  6. Elizabeth Alves says:

    Um absurdo também o ITAUCARD não avisar quando as milhas estão expirando…… Poxa vida, não custa nada enviar uma msg….. Mas a atendente disse que o extrato é apenas na conta mensal…..

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  7. PAULO COUTINHO says:

    POSSUO 2 CARTOES PLATINUM DO ITAU E DESDE MARÇO MEUS PONTOS NÃO FORAM MAIS CALCULADOS! LIGAMOS NA CENTRAL PARECEM QUE AS ATENDENTES SABEM MENOS QUE A GENTE! AGORA PARACE QUE PAGAMENTOS DE CONTAS, BOLETOS NÃO SÃO MAIS PONTUADOS!!! SÓ COMPRA!!!
    CONFERI DE FATO???!!!ALÉM DE TODAS ESTAS ALTERAÇÕES JÁ COMENTADAS…NÃO TA VALENDO MAIS NADA ESTE PROGRAMA SEMPRE PRESENTE DO ITAU, INFELIZMENTE!

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  8. MARCIA VIEIRA DE CARVALHO says:

    HÁ UM ANO QUE TENTO TRANSFERIR MEUS PONTOS PARA MILHAS E NÃO CONSIGO ,SEGUI TODOS OS PASSOS E ELES SÓ VÃO EXPIRANDO.DIFÍCIL.

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    Rodrigo Purisch respondeu:

    Use o telefone da central

    Responder

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