JAL: Vai Abandonar o Brasil
A japonesa Jal, imersa em uma crise financeira sem precedentes, resolveu perder os anéis para não perder os dedos. Vai cortar uma série de rotas onde sua presença é menor dentro e fora do Japão.
A rota São Paulo/Nova Iorque/Tóquio que era operada 3 vezes por semana e passou recentmente a ser operada 2 vezes por semana vai ser suspensa a partir de 30 de setembro de 2010.
Ela ainda deve aposentar todos os seus 747 até o final de 2011.
Esperamos que ela possa renascer mais forte no futuro.
Related posts:
- Air China Vai Suspender Vôos para o Brasil
- JAL: Entra com Pedido de Recuperação Judicial
- JAL, Avianca e Mexicana: Boas Tarifas para Nova Iorque
- JAL: Redução de Rotas e Situação Financeira Difícil
- JAL : Promoção Sorteando Passagens de Volta ao Mundo
Category: Cias Aéreas










Realmente uma pena. Neste nosso mercado nem tão competitivo, quanto menos mais caro fica. Espero que se recuprem e consigam reiniciar os voos para cá.
Responder
Celso respondeu:
Abril 29th, 2010 as 21:57
NRT-GRU via USA , ou seja , com visto americano obrigatório , esqueça. Rota fadada a extinção=!
Responder
É menos 1 opção para voar direto a NYC.
Responder
O comunicado distribuído para o mercado pode ser visto em :
http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/jal-deixara-de-operar-para-o-brasil-em-setembro_57433.html
Responder
Olá amigos e fanáticos pelas cias aéreas.
QUE PENA que a JAL vai deixar o Brasil.
FICO com raiva da aliança ONEWORLD que NN faz nada com isso que vem ocorrendo com as companhias de sua aliança.
DEPOIS não sabem por quê as cias aereas da aliança saem e mudam para Star Alliance. A TACA, South African, TAP, LOT, SWISS, Aerolineas, Brussels Airlines, Canadian, Turkish Airlines ERAM parceiras da American Airlines e POR MÁ GESTÃO da American Airlines com exceção da TACA e da Aerolineas TODAS estão ENGORDANDO a lista da Star Alliance. MINANDO a OneWorld. LOGO, LOGO a LAN se cansa de trabalhar sozinha e DEIXA A OneWorld, para se juntar a Star Alliance para trabalhar em conjunto com a Lufthansa, United, Air Canada, SWISS, Thai e Singapore Air Lines, Turkish Air Lines.
Sem mais.
Atenciosamente.
Luiz Henrique M B Cardim
Responder
Empresa confiavel, mas com pessimo espaço interno na economica.
Responder
André Cri-Cri respondeu:
Abril 29th, 2010 as 23:41
Concordo com o colega. Viajar pela Jal em econômica me fez sentir saudades da Gol.
Responder
Rodrigo, tudo bem?
Parabéns pelo blog, um dos melhores do Brasil.
Irei para Bangkok em outubro, porém tenho dúvidas de qual a melhor forma e preço de chegar até lá, vc pode me ajudar? Tenho milhas da TAM, vc acha que vale a pena?
abs e obrigado.
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Abril 29th, 2010 as 22:59
Paulo,
Se você tiver visto americano, faça cotações flexíveis no ITA saindo de Lax (los Angeles) e SFO, além de Nova Iorque. Essa última é sempre mais cara…
Na Europa tente saindo de Paris, Londres, Frankfurt e Amsterdã. Não esqueça de dar uma busca no Site da Singaporeair.com e ver TODAS as promoções regionais (de pais por país).
Você está a parte dos problemas políticos vividos lá nos últimos meses. O píor é que as passagens não caíram de preço….
Responder
Celso respondeu:
Abril 29th, 2010 as 23:31
Eu não sou o Rodrigo, mas se me permite iria sugerir ir com a TURKISH que é uma empresa Skytrax 4* e tem excelente preço. Nas rotas citadas pelo Rodrigo, AIR FRANCE/KLM tem melhores preços. Na Singapore rotas de MXP, FCO podem ter preço melhor. Nas demais nem perca tempo, tem preço superior , mas o serviço também é superior. MILHAS TAM são a partir de 13 de maio validas na STAR ALLIANCE. Se as tiver nem perca tempo vá de SINGAPORE.
THAI de Paris, cote também.
SWISS é excelente opçao via ZURIQUE.
Responder
Eduardo Galvão respondeu:
Maio 2nd, 2010 as 10:12
Dependendo de quantas milhas vc tem, vc pode ir para os EUA, e de lá pegar um vôo pela Cathay ou várias outras. Entre SF e Bangkok vc consegue até por 700 dólares.
Responder
Calma pessoal, se a Jal sair mesmo, com certeza a outra grande aérea japonesa ANA (All Nippon Airways) assumirá a rota.
Responder
Celso respondeu:
Abril 30th, 2010 as 16:03
A ANA não tem nenhuma interesse na rota, ao menos por hora, porém fara code share com a TAM via CDG e LHR pois a partir de 13 de maio ambas serão STAR.
Responder
jorge moraes respondeu:
Abril 30th, 2010 as 23:44
Não sei onde vc conseguiu esta informação , mas não procede. São Paulo, é a maior cidade japonesa fora do Japão. Só isto já gabarita uma empresa daqui ou de lá a voar nesta rota. A Tam é incompetente e miope demais para ver isto, porém a ANA só não operou aqui ainda por causa da JAL. Agora o caminho está livre.
Responder
David respondeu:
Maio 1st, 2010 as 9:02
Mas vale lembrar que a ANA já teve code-share por aqui… enquanto as japonesas não pousam aqui, Emirates e Qatar já tem voôs na rota Brasil-Japão em aeronaves modernas e oferecendo benefícios ao passageiros em conexão, como city-tour no Oriente Médio, por exemplo. Agora a força virá também com a Lufthansa, que colocará seus tres primeiros A380 nas rotas Alemanha-Ásia.
Celso respondeu:
Maio 2nd, 2010 as 14:48
O desinteresse da ANA, ao menos por hora já foi declarado várias vezes, veja no AIRLINES ou ATW daily news. Engana-se ao afirmar que somente por ser a maior cidade japonesa fora do Japão já gabarita uma empresa na rota. Tanto não gabarita que a VARIG abandonou NAGOIA E NARITA e agora sozinha a JAL reduziu primeiramente as frequencias e agora extinguiu a rota. A efetividade de uma rota passa por vários fatores e voar GRU-NRT , via USA , com o cenário atual É PREJUIZO na certa. A ANA voa NRT-JFK com rentabilidade e estabelece um code share com a TAM JFK-GRU, não correndo nenhum risco na operação. Via outro destino ( EUROPA ) a ANA não tem 5@ liberdade para voar ao BRASIL. Logo, apesar do caminho livre o CEO da ANA não vislumbra a rota , ao menos por hora. E cá entre nós, VIA USA não teremos nem ANA , nem TAM para NRT, e mesmo CO, UA, AA , DL que fazem a mesma rota com 1 stop, devem levar um número irrisório de passageiros. NRT será via ORIENTE MÉDIO ( DXB ou DOH ), e logo , logo via ETIHAD. Aguardemos!
jorge moraes respondeu:
Maio 3rd, 2010 as 15:08
Concordo em parte, pois a rota via USA com exigência de visto só dificulta as coisas, mas não é tudo. Mas, quero lembra-lo que nos anos 90 a JAL já ligou SP a Tóquio 3 vezes por semana via LA, sendo que em uma delas era apenas uma escala técnica , ou seja era para abastecimento e não permitia embarque/desembarque de pax. A ANA pode fazer o mesmo, voar para SP com escala técnica na Europa, até que consiga liberdade/acordo para voar ao Brasil . Outra coisa, a Varig abandou a rota para o Japão, devido a sua crise, que mais tarde acabou no abandono de todas as outras rotas intercontinentais.
Celso respondeu:
Maio 5th, 2010 as 20:20
O visto é um aspecto importante e contribue em muito para a diminuição do tráfego na rota. Nos anos 90 simultaneamente a JAL chegou a ter operação para o Japao via LAX e via JFK. A ANA não poderá voar via Europa nem fazendo escala técnica, pois o acordo bilateral entre Brasil e Japão não permite. Lá nos idos de 1990 a VARIG requisitou voar para NARITA via FRA. Governo Japones não aceitou. A VARIG abandonou a rota pela sua crise? Sinceramente, não me lembro, mas acredito que tenha sido por baixa demanda, não tenho certeza.
jorge moraes respondeu:
Maio 12th, 2010 as 0:46
Celso
foi sim pela sua crise que a Varig abandonou o Japão. Pois ela abandonou tbém Fra, NYC,Londres, Milão, Miami e outros. Estes últimos destinos não tinham baixa demanda, e a Varig os deixou. A explicação sua crise de financeira.
Melhor viajar para Narita pela Aeromexico. a unica empresa da america Latina com voo direto para Narita. O voo é Tijuana-Narita.
Assim seria o voo, GRU-MEX-TIJ-Narita.
O serviço da aeromexico é muito bom .
Responder
Realmente o fator visto para passar em NYC atrapalhou a rota, e como a JAL esta desesperada fazendo uma super reducao de custos, tera mesmo que reduzir rotas menos rentaveis alem dos 15700 funcionarios (um terco) do seu total.
Talvez desse certo se a escala fosse no Dubai (DBX).
Responder
Nem por acaso agora ha pouco vi no panrotas um post com o top 10 dos gastadores no turismo, a conclusao do autor do post e que o Brasil nao tem ou tera voos para 3 do top10 (Japao (7), China (4) e Russia (9)) embora eu ache que ele esqueceu-se dos voos pra China via ,Madrid:
1 – Alemanha – US$ 89,2 bilhões
2 – Estados Unidos – US$ 80,8 bilhões
3 – Reino Unido – US$ 73,1 bilhões
4 – China – US$ 48,5 bilhões
5 – França – US$ 43,7 bilhões
6 – Itália – US$ 27,8 bilhões
7 – Japão – US$ 25,1 bilhões
8 – Canadá – US$ 24,3 bilhões
9 – Rússia – US$ 20,8 bilhões
10 – Holanda – US$ 20,7 bilhões
Comentários: Do Top 10 de maiores gastadores com viagens, temos voos diretos para quase todos eles, menos para a China (a não ser um sazonal, que vai e volta) e Rússia. Acabamos de perder o do Japão (Jal cancela em setembro). Três em dez é grave.
O Brasil, como sabemos, recebe entre US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões, e gasta entre US$ 10 bilhões e US$ 12 bilhões. Estamos mais perto do Top 10 de gastadores do que de receptores.
Responder
Celso respondeu:
Abril 30th, 2010 as 16:33
O autor cometeu vários equivocos. Os voos da AIR CHINA são voos regulares que foram suspensos e retornaram year round. Nunca foram sazonais. Atualmente voam GRU-NRT com 1 stop, Continental via EWR, Air Canada via YYZ, Emirates via DXB, Qatar via Doha – 24-06 start, Lufthansa via FRA, Air France via CDG, etc., etc. , etc. Moscou com TAP, LH, etc. etc………..
Responder
Armando T respondeu:
Maio 1st, 2010 as 14:35
Concordo Celso, embora pense que o autor (Artur Andrade) talvez se referisse a voos feitos pelas companhias de bandeira do Pais, o que normalmente e vantajoso. Neste caso, Japao (JAL ou ANA) e Russia (Aeroflot) estao fora.
Responder
NRT pela Aeromexico sem visto mexicano é pedir pra sofrer! A não ser que ficar preso dezoito horas numa sala de espera de aeroporto não seja considerado sofrimento pelo viajante… Por melhor que seja o serviço de bordo.
É realmente uma pena a JAL cancelar a rota, mas mesmo outras rotas como Tokyo-Bali e Osaka-Bali serão canceladas também, o que convenhamos é uma rota com muito mais rentabilidade para eles do que São Paulo, que dependia, na maioria, dos dekassegis pra sobreviver.
Responder
Celso respondeu:
Maio 2nd, 2010 as 14:34
A rota GRU-NRT, via USA, sofreu com a legislação americana, com a economia japonesa, no passado recente com o fluxo ao e do Japão, com a entrada de novos e superiores players aéreos, etc..
Narita pela AEROMEXICO, tem 2 stops, não tem o melhor preço, não tem o melhor serviço na rota, em tempo de voo não é o mais curto e exceto na obrigatoriedade de um eventual STOP no México não é a melhor rota para o destino. Perder a JAL em nada, absolutamente nada afetará a rota.
Responder