LAN e TAM: Anunciam Intenção de Fundir-se ou Foi Compra Mesmo? Saiu a Lan Brasil!
A consolidação das grandes cias aéreas corre pelo mundo, inclusive na América Latina. British + Iberia com parceria da American, Delta + Northwest com acordo Air France/KLM que por sua vez tem participação na Alitalia, Lufthansa assumindo a Swiss e Austrian, United + Continental, Singapore e participações na Virgin e cias chinesas.
O exemplo mais perto de nós é a união entre a Avianca, Taca e Avianca Brasil (OceanAir), que ainda caminha a passos lentos pelo menos pelo lado de cá do Brasil. Talvez essa fusão tenha sido um dos maiores motivadores da reação da Lan/Tam.
O atual presidente do Chile, Sr Piñera era um dos acionistas majoritários da Lan e teve que se desfazer de suas ações. Prometeu isso antes de assumir o Governo do Chile. No momento da venda das ações de Piñera, a Tam foi frequentemente lembrada como compradora dessas ações em razão da boa relação entre a família Amaro e as duas famílias que controlam a Lan. Porém, o negócio acabou não se concretizando e uma parte das ações de Piñera foram vendidas em bolsa. A maior parte foi vendida a outra família, os Cueto, que controla agora a Lan com dinheiro de empréstimos para aquisição da parte dos Piñera.
O comunicado de ambas as cias aéreas ao mercado, obrigatório em casos como as das duas cias aéreas que são listadas em bolsa, fala que a Tam, controladora da Tan Linhas Aéreas, deixa de existir com empresa e passa a fazer parte da Holding LAN que passará a ser chamada de LATAM. As ações da Tam saem da BOVESPA e da Bolsa de Nova Iorque e seus acionistas receberão 0,9 papeis (BDR) da LATAM por cada ação da Tam. As ações das nova LATAM continuam sendo negociadas na bolsa de Santiago e de nova Iorque.
O CEO da Lan, Enrique Cueto, será o CEO da LATAM.
79% das ações ON (com direito a voto) da Latam estarão na mão da antiga Lan e 20,4% dessas ações ficarão na mão da Tam, segundo a Exame.
Tudo leva a crer que na verdade a Lan comprou a Tam e a coisa só não pode ser exposta assim, por limitações governamentais brasileiras e até por uma questão de marketing (a Tam ainda luta para substituir a Varig no coração dos brasileiros). Para poder superar a limitação legal brasileira que impede que uma cia nacional seja controlada por mais de 20% de capital externo (está no Congresso ainda o aumento da participação para 49%), a Tam vai repassar todas suas ações PN para a Latam e apenas 20% das ON para a nova empresa.
O certo é que todos os detalhes dessa fusão ou compra da Tam pela Lan não foram explicitados. Mas a Lan tem sido muito mais competente ($$$) que a Tam em operar um modelo híbrido a la low cost dentro da Amércia do Sul e de cia tradicional em vôos para o exterior e a Tam mostra não conseguir acertar seus ponteiros.
Como sempre acontece nessas fusões, e principalmente por uma questão nacionalista, as cias devem inicialmente continuar operando com seus respectivos nomes e programas de fidelidade.
Mas o futuro pode trazer mudanças. O certo é que a Avianca/TACA já anunciou que milhas dos programas de fidelidade de ambas as cias podem ser transferidos entre os programas.
O Multiplus pode até ser uma ferramenta de troca de KM por Pontos e vice-versa no futuro que permitirá, pelo menos que em um momento intermediário, que o Lan Pass e o Fidelidade Tam continuem independentes sem ser tão independentes assim. Se isso acontecer, emitir uma passagem usando Pontos ou KM para Papetee voando Lan vai ser a coisa mais difícil do mundo e voar para os EUA partindo do Brasil pela Lan deve consumir mais milhas ou KM…
Outra questão a ser esclarecida é como duas cias aéreas do mesmo grupo farão parte de duas alianças aéreas diferentes. Isso seria inédito em se tratando de duas grandes cias áerea (a Continental recentemente deixou a Skyteam para se juntar a Star Alliance com a United). Será que a Tam vai jogar fora todo investimento para se tornar Star Alliance (o processo é caro) ou a Lan vai aproveitar para sair da Aliança Oneword dominada pela American/Iberia/British abrindo caminho para a Gol devido ao vácuo criado?
O certo é que o Brasil entrou definitivamente no mundo das fusões aéreas e não se engane, a Gol não deve conseguir escapar do interesse externo no futuro. Só falta a legislação brasileira cooperar mais um pouco para que vejamos uma consolidação maior no Brasil.
A Tap é que deve estar muito preocupada ou agora deve fazer planos de unir-se a Latam.
Muitas dúvidas e especulações ainda permanecem…
Related posts:
- LAN Brasil: Ainda não Foi Descartada
- TAM: Podendo Comprar Fatia da LAN
- TAM: Anúncio Oficial da Parceria com a LAN
- TAM e LAN: Finalmente a Parceria Chega os Programas de Fidelidade
- Parceria TAM e LAN: Ainda Não Inclui os Programas de Fidelidade!!
Category: Aliança Aérea, Cias Aéreas











Agora nos restar torcer para que a fusão traga uma mudança para melhor.
Porque de boa intenção o inferno está cheio…
Responder
Espero que não demitam ninguem e o governo fique atento a isso.
Responder
Eu devo viajar numa cia totalmente diferente dessa TAM descrita aqui.
Jah voei em todas a cias americanas e prefiro a TAM a todas elas. Se não faço mais uso dela em vôos para os USA eh porque geralmente o preço de sua passagem eh mais elevado que a das americanas.
Em Março deste ano perdi meu vôo de retorno de San Diego , cujo trecho interno seria voado pela Delta , e consequentemente minha conexão no JFK. Culpa minha que acordei tarde. A TAM me prestou toda assistência possìvel , me realocando para um vôo no dia seguinte pagando uma multa que achei ìnfima , uns 50 dolares.
Em 2007 , em pleno caos aèreo , perdi , por motivo de atraso da saìda do meu vôo do GIG para GRU minha conexão para Londres. A TAM prestou toda assistência necessària , atendendo todas as minhas exigências.
Para quem jah foi deixado ao relento no CDG pela Air France , jah foi tratado como gado pela Delta e passou fome na American , soh tenho elogios para a TAM
Responder
Paulo Gottardi respondeu:
Agosto 15th, 2010 as 17:24
É Fabio, mas comparar serviço com as cias americanas e a Air France não dá parametro para qualificar a Tam como boa, já que todas as empresas que vc citou são um lixo!
Tenho a mesma posição q vc, só viajo com as cias americanas pelo valor.
Saudades da Varig Brasil!!!
Responder
JackFloripa respondeu:
Agosto 19th, 2010 as 10:19
Olá Fabio e Paulo Gottardi!
Quando acaba, as CIAS aéreas são todas iguais!!
Dependendo o dia em que vc viaja, se o pessoal de check in, tripulação, controladores de voo, o tempo, o pessoal do catering “estiverem bem”, seu voo será ótimo… do contrário será uma porcaria!!! hehe
Mas o ideal é que tivessemos um serviço padrão, claro!
Responder
Fabio, ninguem esta dizendo que outras companhias aereas não tenham seus problemas, mas eu sinceramente acho os problemas da Tam, mas do que apenas erros e sim má fé da empresa. Assim como em 50% das vezes eles “esquecem” de colocar suas milhas voadas em sua conta fidelidade ou cobram no seu cartão de crédito compras não efetivadas pelo site, quando indagados eles tratam como mera formalidade, ou seja, cotidiano.
Todos sabemos que empresas americanas estão longe das ideais, se vamos comparar empresas boas vamos comparar com Singapore, Emirates, Qatar…. Mas não sou tão exigente, comparo apenas com as que temos aqui na America do Sul, recentemente voei pela Avianca e minha esposa foi de Tam para o mesmo destino. Fui em um ótimo avião com excelente entretenimento e comida, ela foi em uma espelunca de um 767 todo velho e sem tv de Manaus para Miami.
Ano passado fui para Santiago pela Pluna, avião pequeno mas extremamente novo, confortavel e silencioso, e um atendimento muito melhor que o da Tam.
Agora se vc comparar com a falida Aerolineas Argentinas, aí vou concordar que a Latão deva ser melhor. Apesar que ha pouco tempo comprei uma passagem da Aerolineas e fui informado que caso não usasse devolveriam integralmente o valor, acabei dando no-show e sem a menor burocraciame devolveram tudo sem nenhuma multa. Veja a diferença, aqui já colocariam milhões de letras minusculas no contrato para justificar a não devolução.
A LAN, realmente não posso falar pois nunca utilizei, me limito a dizer que tinham filas bem grandes nos Check-in, mas normalmente as empresas chilenas costumam ser bem mais organizadas que a bagunça brasileira.
Responder
Fabio respondeu:
Agosto 15th, 2010 as 15:06
Mas não dah para voar do GIG para o JFK ou CDG de Singapore ou Qatar. Não de maneira pràtica. Quando me refiro ao melhor desempemho da TAM , comparo às opções disponìveis.
Nunca voei de LAN e não posso opnar. Ateh eh possìvel ir nela para os USA e Europa , mas nunca achei uma boa tarifa e acho a volta muito grande.
Concordo que a atualização de pontuação do fidelidade deles eh a pior que existe , mas tambèm não eh nada que um telefonema não tenha resolvido ateh hoje.
Responder
Felipe respondeu:
Agosto 15th, 2010 as 18:00
O serviço aereo da Lan é semelhante ao da tam: razoável. Mas o de terra, incrivelmente, consegue ser pior.
Não entendo como tem gente que fala maravilhas da lan por aqui.
Responder
Mari respondeu:
Agosto 21st, 2010 as 22:23
Concordo com você Felipe, o problema, é que o povo brasileiro só sabe criticar as companhias brasileiras e valorizar as estrangeiras,agora quando nós estamos em outros paises, alguns se o seu embarque está ssendo finalizado, nem te chamam pelo nome,se não conhecemos o aeroporto temos que nos virar, ninguém nos acompanha para nos ajudar,já no Brasil, tanto a Gol ‘que já viajei várias vezez e sempre fui bem atendida e quando necessitei de ajuda, sempre tinha alguém para me auxíliar” quanto a tam, ‘mimam’ muito os passageiros as vezes parecendo verdadeiras babas, quando as companhias aéreas brasileiras pararem de fazer isso, quem sabe elas não se tornem ” melhores”. Pois já cada coisa em aeroporto que sinceramante, não sei como as pessoas que lá trabalham aguentam, eu sei que tem pessoas que são muito mal educadas, mas há uns passageiros que só por Deus para aguentar os chiliques.
Rodrigo respondeu:
Agosto 15th, 2010 as 20:56
Fabio, experimenta um dia GIG-JFK com a Avianca, tenho certeza que verá diferença, comissários e aeromoças mais velhos e extremamente atenciosos, excelente comida e ótimo entretenimento. O que fica a desejar é o aeroporto de Bogotá que é uma espelunca, mas tem um bom free shopping com ótimas lojinhas, rs. Mas isso não é culpa da empesa aérea.
Responder
Fabio respondeu:
Agosto 16th, 2010 as 11:32
Tah anotado. Experimentarei assim que possìvel. Obrigado pela indicação.
Glaucio respondeu:
Agosto 16th, 2010 as 19:15
“Concordo que a atualização de pontuação do fidelidade deles eh a pior que existe , mas tambèm não eh nada que um telefonema não tenha resolvido ateh hoje.”
Vejo muita gente reclamando que tem que telefonar para a TAM para pedir o crédito dos pontos. Realmente é uma coisa horrível.
Mas sabem como é com a LAN?
Se telefonar para o CallCenter pedindo o crédito de kilômetros eles cobram uma “taxa de serviço” de mil quilômetros.
Difícil de acreditar não é? Pois é assim que a LAN trata os seus clientes frequentes.
Responder
Rodrigo,
A TAM retirou do site a promoção – 4.000 milhas por trecho – milhas reduzidas. Quando lançou, a TAM informou que a promoção iria até final de setembro. Vai ver que a TAM está apostando alto com a fusão e começa a bater forte em quem está inscrito em seu programa de milhagem.
Responder
Realmente o mercado da aviação comercial está passando por um momento ímpar. Inúmeras fusões, acordos, intenções de compra, etc. Mas se o consumidor observar atentamente poucas cias. realmente pretendem atender com excelência, a maioria quer otimizar custos e oferecer o básico sem muito esforço.
Responder
Fabio, a Copa faz GIG-JFK com tarifas muito melhores que a Tam, nunca andei de Copa (Empresa do Panamá), mas se for serviço ruim por ruim pelo menos experimenta, vai que é melhor.
Responder
Fabio respondeu:
Agosto 16th, 2010 as 11:44
Eu utilizo regularmente a Copa para LAX. Eh uma cia bastante razoàvel. Eu a considero acima das americanas (inclusive da Continental na qual parece se inspirar)porèm abaixo da ‘minha’ TAM ( que eh bem diferente da ‘TAM de vocês’ ). A favor dela , os aviões que fazem PTY-LAX costumam ir mais ou menos vazios e não eh difìcil conseguir um assento na saìda de emergência sem nenhum custo adicional ou mesmo um up grade e o serviço de mèdio para bom. Contra , o fato de fazer trechos longos a bordo de um apertado 737. Se você não conseguir up grade para executiva e o avião estiver cheio , vai ser desconfotàvel.
Vocês tambèm falam tão mal da Air France , mas ela è classificada com 4 estrelas pelo Skytrax . Não que a esteja defendendo , ela jah foi bem melhor , mas apenas ilustra como estão praticamente todas niveladas por baixo.
Responder
Quem quiser pontuar na TAM,agora deve OBRIGATORIAMENTE informar o numero de seu fidelidade no embarque. A contagem NÂO e mais automática, como costumava ser, conforme me foi informado pelas atendentes em São Paulo, e Curitiba.
Responder
O termo fusão foi utilizado para evitar especulações mas o que aconteceu foi uma incorporação, a TAM está quebrada e foi vendida a LAN porém, como a legislação brasileira não permite que uma empresa estrangeira detenha mais de 20% do capital votante (ON) foi feita uma troca de ações.
Quando for concluída a fusão/incorporação, os atuais acionistas da LAN – incluindo a família Cueto e os minoritários – terão 70,67% do capital total da Latam. Já os acionistas da TAM – incluindo os Amaro e os minoritários – terão 29,33% do capital total da Latam.
Tomara que a gestão LAN se sobreponha a gestão TAM!
Responder
Sergio S. respondeu:
Agosto 16th, 2010 as 13:28
GDC, falar que a Tam está quebrada é muito fora da realidade. A companhia está capitalizada.
Ela pode não ser tão rentável quanto a Lan, por exemplo, mas está cumprindo com seus compromissos e não está em situação financeira delicada.
Se assim fosse, as ações dela pouco valeriam, e o prêmio pago pela Lan não se justificaria (por conta desse prêmio, as ações da Tam na Bovespa subiram mais de 25% na sexta-feira – o que ocorreu foi um ajuste no preço, para refletir a condição ofertada pela Lan).
Abs
Responder
edson respondeu:
Agosto 16th, 2010 as 14:29
É mesmo de rir um comentário desses, ainda argumentado! Vc tem de ler mais, meu caro.
Antes de vijar, eu sempre ouvia pessoas falarem de BOCA CHEIA sobre os EUA E A EUROPA, e parecia um mundo perfeito, mas…
Em tantas viagens que já fiz, aprendi e observei muitas coisas legais do nosso Brasil em relação à EUA E EUROPA, por isso, não deixaria de morar aqui por isso ou por aquilo, apesar dos graves problmas sociais que temos: talvez a corrupção e a desigualdade como os maiores.
O fato é que amo minha terra (ainda mais agora que conheci outras 16 e realmente não trocaria o Brasi), entretanue to começo a crer que no BRASIL temos, um defeito q parece ser cultural, pois nunca vi isso em lugar nenhum:
todo mundo entende de tudo, mesmo sem saber nada: todo mundo é médico, professor, cientisa político, economista,etc.
Basta ler o comentário acima do CDG!
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Agosto 16th, 2010 as 22:12
O que mais me afasta do Brasil é segurança. Gostaria de poder aproveitar mais o que temos sem ter tanto medo…
Responder
edson respondeu:
Agosto 16th, 2010 as 23:24
Verdade, caro Rodrigo, concordo nisso com vc!
Rodrigo Purisch respondeu:
Agosto 16th, 2010 as 22:10
GDC
Quebrada é meio pesado… Como disse no post, a Tam tem sido menso competente em reverter em lucro suas operações.
O que aprece é que o pessoal da Tam viu que seria melhor se unir a quem parece ter mais domínio do mercado e evitar perdas maiores no futuro. Perde-se os anéis mas mantém-se os dedos intactos.
Responder
Sergio S. respondeu:
Agosto 16th, 2010 as 23:23
Rodrigo,
nem é tanto uma questão de perder os anéis e manter os dedos. Eu diria que eles toparam ter uma fatia menor de um bolo com mais chances de crescer a ter a maioria de um bolo que não está tão bom quanto desejavam.
Agora eu quero ver como vai ficar a situação do controle, para respeitar o limite de participação estrangeira (ridículo, diga-se). Ou então, se vai acontecer alguma coisa para mexer com ele…
Só é certo que elas, ao menos por um tempo, manterão as operações razoavelmente separadas, e continuarão com suas alianças. No entanto, para que as sinergias do processo sejam plenamente aproveitadas (é daí que vêm os ganhos), alguma convergência mais pesada vai precisar acontecer. Acompanhemos.
Abs,
Sérgio
Responder
GDC respondeu:
Agosto 16th, 2010 as 23:55
Sergio S., Edson e Rodrigo, trabalho com captação de sinergias em processos de fusões e aquisições (M & A) e apesar de não ser um analista do mercado de empresas aéreas tenho algum conhecimento sobre avaliações de empresa e aproveito para dizer ao Edson que eu leio muito sobre o assunto e acho que antes de rir, vc poderia visitar a página de RI da TAM e interpretar do seu modo o balanço financeiro da empresa, seja em BRGAAP, IFRS ou qualquer outro padrão contábil que vc seja mais familiarizado.
Alguns dados sobre os resultados do 2o trimestre de 2010 divulgados no dia 12/08/10 deveriam ser levados em consideração:
O prejuízo líquido de R$154 milhões no trimestre não é nenhum problema porém, o EBITDA foi de apenas R$168 milhões e a dívida total da empresa no momento é de R$7,69 Bilhões (isto mesmo, bilhões) e se considerado o arrendamento de aeronaves a dívida sobe para R$9,05 Bilhões sendo 84% da dívida em moeda estrangeira enquanto grande parte da receita é em moeda local, o que a deixa bastante exposta a oscilação cambial.
Gostaria de ressaltar que tudo isso já leva em consideração o fato da TAM já ter feito o IPO do Multiplus este ano arrecadando R$660 milhões e ainda emitido debêntures no valor de R$1 biilhão. Outro fato importante, a empresa negociou com o Banco do Brasil a postergação em 4 anos do prazo de pagamento destas debêntures e no mês passado negociou a postergação em 18 meses do prazo de pagamento da primeira parcela destes debêntures que veceram no dia 24/07/2010.
Lembrando que desde Maio deste ano a empresa teve seu rating rebaixado:
http://www2.standardandpoors.com/portal/site/sp/ps/la/page.article/2,1,3,0,1204856426970.html
Não quis ser polêmico com meu comentário mas quero deixar claro que expressa a minha opinião pessoal a qual foi formulada baseada em fatos, como cliente/passageiro espero que a fusão com a LAN fortaleça ambas as empresas pois sozinha a TAM teria dificuldades no médio e longo prazo caso não houvesse uma mudança significativa no seu nível de endividamento.
Responder
Ernesto respondeu:
Agosto 17th, 2010 as 0:14
Se a TAM está tão endividada é porque deve ser mal administrada, pois a mistura de preços caros ( meu ticket curitiba – sp custou R$ 468,00) e serviços ruins (assentos desconfortáveis, serviram uma sopa de pacotinho, avião 1:20 atrasado) , mostram isto.
Eu não compraria jamais uma ação da TAM.
Marcelo respondeu:
Agosto 17th, 2010 as 4:10
GDC,
Apesar de não ser um especialista em fusões, concordo com você.
Lá em cima (4o comentário desse tópico), eu já havia escrito sobre a compra da TAM pela LAN. E cheguei a afirmar que a TAM caminhava para ser a Varig do futuro se nada fosse feito. A TAM de hoje me lembra a Varig de ontem. Num mercado concentrado e com pouca concorrência, ela vai sobrevivendo mesmo sendo muito ineficiente. Porém, se amanhã aumentasse a concorrência ou se a demanda caísse fortemente por alguma razão, a TAM era a primeira candidata a ir pro brejo. Pelo jeito, não era só eu que pensava assim, os controladores da TAM também.
Quando uma empresa menor como a Lan (menor em faturamente, quantidade de passagens, aviões etc) compra uma empresa maior como a TAM, manda o bom senso abrir o olho. Algo está errado. Quando a empresa menor fica com quase 70% da nova companhia e a empresa maior com 30%, não precisa ser especialista em nada para entender quem está com problemas.
Concordo com os comentários que a Tam não estava ainda quebrada tecnicamente. Porém, poderia ficar facilmente nessa situação se o mercado mudasse no futuro. Talvez até por isso, não vimos ninguém no governo se manifestar contra a COMPRA (ops! fusão) da Tam. E olha que esse é o governo que gosta de estimular a criação de grandes empresas nacionais.
Sergio S. respondeu:
Agosto 18th, 2010 as 10:29
GDC, não questionei seu conhecimento, e devo dizer que sua argumentação agora foi bem embasada.
Como disse, hoje a Tam não está quebrada, mas se não conseguir ser mais eficiente (vulgo gerar mais caixa, ou guardar mais dinheiro para os leigos) não vai conseguir repagar as dívidas que fez recentemente para comprar mais aviões (e, teoricamente, ganhar mais dinheiro).
A verdade é que esse é um setor complicado, e que vive muitos ciclos, com altos e baixos. Não é à toa que grande parte das companhias acabaram realizando rodadas de capitalização (dinheiro novo de novos acionistas) de tempos em tempos. E os acionistas antigos via de regra foram diluídos (passaram a ter um percentual de uma companhia novamente capitalizada).
Não dá, se não for eficiente os altos investimentos, gastos com combustível e pessoal acabam sugando tudo…
Abs
GDC respondeu:
Agosto 17th, 2010 as 0:38
Rodrigo, talvez o termo “quebrada” não seja o mais adequado, lembrando que o comentário foi apenas a minha visão e como vc sempre diz cabe a cada um interpretar e fazer uso das informações e opiniões postadas em seu blog, não quero induzir ninguém a comprar ou deixar de comprar os papéis da empresa.
O fato de ser líder de mercado por vezes nos leva a duvidar ou questionar fatos e números vide os casos de Encol, Mesbla, Parmalat, Sadia e Perdigão, GM, Ford e Citi nos EUA, etc. alguns conseguiram reverter a situação delicada em que estavam (com ou sem ajuda do governo) enquanto outras empresas além de não existirem mais deixaram pra trás vários sonhos, dívidas e problemas.
Parabéns pelo post, quanto mais polêmico mais rica fica a discussão.
Grande abraço
Responder
Lucas respondeu:
Agosto 17th, 2010 as 12:05
Li uma vez na exame um mega investidor dizer que o único setor que ele não comprava ações era o de aviação. Porque ou a empresa está quebrada, ou vai quebrar.
As companias áreas citadas como referência de serviço (Emirates, Qatar,etc…)todas tem participação governamental. O que parece claro é que nenhuma empresa área consegue ser competitiva ou prestar um bom serviço sem ajuda estatal.
Só lembrar da AA após o 11 de setembro, o governo teve que socorrer se não quebrava. Na europa todas as grandes companias áereas tem participação governamental e estão se juntando para diminuir perdas.
Na minha opinião a verdade é que aviação é algo muito caro, com margem muito baixa e variação muito grande de custos. Porém fundamental para a economia, por isso o governo investe tanto.
Acredito sim que a TAM tenha aceito esse acordo com a LAN para evitar algo pior.
Celso respondeu:
Agosto 18th, 2010 as 0:32
A HISTORIA DA TAM
Falece Rolim Amaro, um genio em administração. Segundo boatos, Maria Claudia Amaro a herdeira é pessoa de dificil trato e instável.
Bologna, homem de confiança, vai sendo fritado aos poucos após o ultimo acidente com o A320.
Buscam um novo CEO, Barioni assume. Segundo boatos, teria uma visão low cost e não full fare. Inicia sua gestão com resultados de planejamento de Bologna, onde a TAM inicia intensa expansão.
Na gestão Barioni, hedge com combustível teve consequencia financeira desastrosa, TERRÍVEL no caixa da empresa. Renegociações de leasing de aeronaves num primeiro momento resultaram em economia para a empresa , porém no ano seguinte intensa perda. Segundo boatos, Maria Claudia entendia que Barioni não reverenciava os postulados de Rolim Amaro e publicamente não o venerava o suficiente. Se verdade ou não desconheço, entretanto essa conjunção de fatores derrubou Barioni.
Libano assume.
Fato inegável é a intensa e rapida mudança de CEOS na TAM. Isto é ruim para a empresa. Cada novo CEO tem menos autonomia? Sera?!
Porém , GDC,ao menos em boa parte do que postou voce tem absoluta razao!
Concordemos que a expressão quebrada foi inadequada e há alguns reparos na sua observação.
Vejamos,
Consultorias internacionais rebaixaram a orientação de compra de ações da TAM para Negativo ou abaixo da média.
Segundo estes analistas, a TAM tinha divida de dificil pagamento. Os gestores percebendo possível situação de inadimplencia alongaram o perfil da dívida, postergando seu pagamento, ou seja , os 8 bilhoes agora serão pagos em muito maior prazo. Mas isto só não era suficiente, pois o hedge com petroleo foi nefasto para o caixa da empresa. Necessitaram capitalizá-la. Foi lançada IPO com sucesso, porém muito abaixo do esperado inicialmente. Logo neste momento a empresa está capitalizada e tem dívida com perfil mais longo para pagamento.
Porém, os “ratings” continuam NÃO RECOMENDANDO investimento nas ações da compania segundo o mercado internacional . PQ? Ai é que está o problema!
Segundo analise destas consultorias a dívida da TAM , na atual conjuntura, vou repetir, na atual conjuntura é de dificil pagamento.
Há uma conjunção de fatores que contribuem para o pessimismo destes analistas.
1-) Os níveis de ocupação das aeronaves são altos, porém não geram resultado financeiro = LUCRO proporcional.
2-) A empresa não consegue melhorar sua margem operacional, em função também de concorrencia, elevando o valor pago por milha voada.
3-) Neste momento o Real está sobrevalorizado e grande parte da receita está em moeda nacional mas a dívida em US. Invertendo-se este cenário a situação tende a complicar.
4-) A capacidade de gerar recursos para o pagamento da dívida parece muito pequena frente ao montante da dívida.
5-) A aviação comercial globalmente está com margens baixas e somente excepcionais administrações tem resultado MODESTO.
6-) Analistas preveem que em 40 anos existam no mundo não mais que 15 companhias aéreas. Segundo eles somente LOW COST e FULL FARE de excelencia sobrevivem. TAM seria extinta, persistindo este modelo de gestão.
7-)A FUSÃO LATAM em parte ameniza o problema, criando uma mega empresa, com menor carga tributária pois sua sede será no Chile, gera sinergias de até 3 bilhoes, segundo Cueto, e terá administração testada e aprovada com alto resultado = CUETO.
Líbano , logo , logo, pegará o paleto.
Se CUETO conseguir impor a cultura LAN os acionistas TAM sairão beneficiados.
E para finalizar , a divisão das ações onde a LAN fica com 70% e a TAM com 30% , apesar da TAM ter todos os números maiores decorre unicamente do valor de mercado, ou seja, a LAN vale mais que o dobro da TAM apesar de faturar 1/3, pois GERA LUCROS muito maiores. Note que a LAN pagou um ágio de 42% sobre a TAM.
sds
Rodrigo Purisch respondeu:
Agosto 18th, 2010 as 22:37
Sabe o que eu acho que vai ser mais complicado na Latam: passar a mandar em quem só soube mandar… Tirar majestade de quem nasceu em palácio é muito difícil. A não ser que um raio de realidade tiver mostrado que o Reino estava indo embora e poderia não restar nada para ser governado… Fizeram então um casamento combinado visando salvar um pouco de majestade…
JackFloripa respondeu:
Agosto 19th, 2010 as 9:55
Então pessoal, boa jornada a todos!
Sou contador e um nato “PESQUISADOR” em aviação.
De fato, quebrada não seria a melhor palavra para descrever a situação da TAM.
Sempre que eu quero parametrizar uma CIA aérea, eu comparo com a IB, que possui – quase sempre – as melhores tarifas aéreas para a Europa (resguardadas as caracteristicas da qualidade do voo), voos sempre lotados, assumiu o patrimonio da BA (que depois da construção daquele terminal no heathrow não deu conta e jogou o custo pesado para os passageiros (as taxas de embarque são altissimas))e apesar do prejuizo aparecer “contabilmente”, não é a situação que reflete “gerencialmente”. A CIA não para de ampliar sua malha aérea…
Já a TAM, com suas tarifas altíssimas, transportava demais seus passageiros com pontos… Aliás, quem viaja de TAM paga “um pouco mais” pela qualidade…
Será que a IB não está no caminho certo: quantidade e não qualidade? Se a idéia é o mercado da aviação tornar-se low cost pq não utilizar as caracteristicas da IB?
A expressão “Less is more” emprega-se aqui como menos custos = mais passageiros!
Hum… cabe-se pensar hein!!!
Responder
Celso respondeu:
Agosto 19th, 2010 as 13:27
Ainda nesta semana consultoria especializada em aviação divulgou que por volta de 2030/40 não teremos mais que 15 companhias aéreas no mundo.
Fusões, falencias e incorporações ditarão mudanças significativas neste mercado, segundo tal consultoria.
Em administração já é consenso que no mundo sobreviverão dois tipos de empresa , as predadoras que focam em preço e as que buscam excelencia na prestação de serviço. Na aviação teríamos a AZUL e a Qatar por exemplo.
Segundo esta teoria no longo prazo a IB seria fadada ao desaparecimento a menos que venha focar-se como predadora – mais provável, ou como excelencia na prestação de serviço , absorvendo a cultura da BA – menos provável.
Parece-me equivocado que a IB tenha assumido o patrimônio da BA e sim foi exatamente ao contrário, a BA assumiu a IB.
Ao se falar nas altíssimas taxas britânicas devemos ponderar a sobrevalorização da Libra esterlina e a legislação britanica no setor. Ainda assim esses valores estão em custos de taxa muito abaixo de NARITA, entre outros. A ampliação da malha está também relacionada a visão do CEO. A TAM so faz o mesmo do mesmo, copia letargicamente e com a mais irrestrita prudencia as rotas da antiga VARIG.
Muitos falam das altíssimas tarifas da TAM. Isto não procede! A remuneração está baixíssima. O valor médio pago pelo passageiro em 2009 foi US$ 0,19 por milha voada e em 2010 estima-se que atinja 0,21 quando no passado já foi de 0,31. Logo, as tarifas médias estão em patamar muito proximo dos mínimos.
“Quem viaja de TAM paga “um pouco a mais” pela qualidade” – tenho muitas dúvidas sobre esta afirmação. Entretanto, há situações que ela parece ser verdadeira. A AZUL vem vertiginosamente engolindo o duopólio.
Se a IB está no caminho certo, segundo o atual modelo, conforme o parecer das consultorias com certeza não está. A IB não é LOW COST , é FULL FARE com serviço ruim e tarifa inferior, ou seja, estaria num nicho que segundo as consultorias não sobreviveria.
Entendo que Less is more vale para Azul, Air Berlin, Jet Blue, Virgin America, Pacific Blue, Jet star……..
Tres fatos estão interferindo decisivamente neste mercado, o primeiro é que voar deixou de ser um privilegio de alguns e todos tem acesso a esse mercado. O segundo, o capital percebeu que as classes D e E podem dar lucro e não exigem tanto e por último as classes A e B notaram que alguns custos eram demasiados, desnecessários e em determinadas situações estão optando por outras custos de transporte.
Por outro lado, as empresas com excelencia em serviço impoe suas tarifas e seus resultados operacionais são cada vez menos consistentes.
Menos custo mais passageiros pouco importa! Como já dizia Rolim: ” Nada, absolutamente nada, subistitui o lucro. ” – pode doer mais é uma verdade cristalina.
sds
JackFloripa respondeu:
Agosto 19th, 2010 as 14:34
Olá Celso, boa tarde!
Cabe salientar alguns pontos em suas colocações:
Considerando as inúmeras negociações de compras e fusões entre CIAS aéreas, não precisava nem ser especialista para saber disso, não?
Você já parou para listar quantas CIAS aéreas possuem capital social de apenas 1 sócio?
É uma pena que “a administração” já esteja definindo o mercado desta forma. Nós “da contabilidade”, buscamos sempre aperfeiçoamento no correta mensuração do preço de custo, para evitar prejuizos no momento da venda ou prestação de serviços. Não definimos o mercado, apenas levamos nossas empresas a adaptarem-se a eles de forma saudável.
No que tange a compra da BI pela IB, pesquise na internet sobre as greves da British… sobre o número de funcionários que foram mandados embora e após isto pesquise sobre a IB e tire as suas conclusões. Mas sem problemas se vc tem conceitos que o levem a acreditar ao contrário.
Sempre escuto, de meus amigos que voar IB é uma porcaria… claro que é uma porcaria. Certamente vale o que você paga para voar!
Quer voar “melhor” paga TAM; quer voar “pior”, paga IB.
Um dos fatores que conduziram a negociação da BA fora sem dúvida, a construção do terminal que havia citado anteriormente. Você já voou de BA? Pagou quanto de taxa de embarque? Já fez o mesmo trecho de TAM(GRU – LHR)?
As taxas são aproximandamente assim: JJ US$ 125,00 E BA US$ 450,00… NÃO DÁ NENHUMA DIFERENÇA? Explica para mim como a LIBRA valorizou tanto? Faça uma cotação de passagem no site das CIAs e confirma essa informação, se você quiser.
Não tem como querer igualar TAM a VARIG antiga. Gente, era uma outra época da economia… onde a utilização de aviões não era tão banalizada quanto hoje.
Eu entendo que você tenha um carinho imenso pela TAM e que você esteja triste pela noticia, do nada, que tivemos dela.
Ah… Eu concordo com você que nada substitui o lucro… mas você sabe de que lucro ele tratava-se nesta afirmativa que você diz ser dele?
Enfim… vamos nos comunicando!
Minhas saudações!
Celso respondeu:
Agosto 19th, 2010 as 21:32
Jack,
Voce disse:”Eu entendo que você tenha um carinho imenso pela TAM e que você esteja triste pela noticia, do nada, que tivemos dela.”. Não sei donde tirou isso ou se está brincando. Eu não nutro nenhum carinho pela TAM , inclusive não aceito viajar via TAM enquanto persistir este tipo de tratamento com os passageiros. Ao viajar,não aceito TAM, ainda que por R$ 1,00!
As taxas da BA são superiores, porém voce está colocando nos US$ 450 da BA, 141 de combustível e 4 de seguro, os quais a JJ não cobra e não estão relacionados ao embarque. O comparativo real seria 125 da TAM contra 151 da BA. A valorização da Libra persistiu após a criação da zona do Euro. Na implantação e inicio da paridade 1:1 eles optaram por manter a relação & versus US como estava, com a Libra sobrevalorizada.
Mais adinate voce diz: “Eu concordo com você que nada substitui o lucro… mas você sabe de que lucro ele tratava-se nesta afirmativa que você diz ser dele? – Eu não disse que nada substitui o lucro , inclusive acho que existem exceções e não sou eu que digo que Rolim afirmou isso, então
http://www.newton.freitas.nom.br/artigos.asp?cod=20
OS SETE MANDAMENTOS DE ROLIM AMARO
Rolim Amaro, fundador da TAM, resumiu sua filosofia de negócios em 7 mandamentos:
1º) É preciso, de forma permanente e incansável, buscar o lucro, é algo a ser perseguido com todas as forças. Produto do trabalho, o lucro é legítimo. Permite distribuir resultados e praticar a cidadania, uma forma de retribuir o prestígio recebido da sociedade.
2º) Em busca do ótimo não se faz o bom. Nenhum manual ensina a lidar com o público. Ensina dizer bom dia, boa tarde, mas não ensina o algo mais. As pessoas não se dão conta do alcance e do sentido de tratar o cliente bem.
3º) A empresa lucrativa presta serviços com mais segurança. As pessoas escolhem a companhia aérea mais lucrativa com base no seguinte pressuposto: essa empresa não precisa economizar na manutenção do avião, revela pesquisa nos EUA.
4º) Estabelecer vínculos indestrutíveis com o cliente. A certeza de um tratamento especial, base de uma relação emocional. Transformar um problema negativo em alguma coisa positiva (convidar o cliente para tomar um café).
5º) Todos têm de agir como o chefe, o diretor ou o presidente. Nós temos de estimular a capacidade de iniciativa ao funcionário e dar prêmio quando ele age dessa maneira. Na TAM, uma telefonista fretou um jatinho para entregar a encomenda de um cliente. Ela justificou: “Se o senhor estivesse aqui, o que o senhor faria ? Claro que mandaria o jatinho.”
6º) Tudo pode ser feito ainda melhor. É preciso ter humildade para aprender com clientes. Quanto mais atendemos às pessoas, mais recebemos ajuda através de sugestões.
7º) É preciso concentrar-se no nosso negócio. Zele pelo seu negócio, até porque pode aparecer um concorrente com preço melhor. “Pessoas e empresas vivem de exemplo, e um exemplo vale mais que 1 milhão palavras. Quando abaixo para pegar um papel no tapete, quando levo a mala do cliente, o que vocês acham que acontece na minha equipe?”, concluiu o comandante Rolim, o qual falou sobre estes mandamentos em palestra realizada em dezembro de 1995, em São Paulo (SP).
A TAM ganhou inúmeros prêmios por satisfação do cliente, “marketing” e outros assemelhados. De 10 pessoas entrevistadas, todas as 10 viajariam pela TAM outra vez, revelou pesquisa realizada em 178 países, conferidora do prêmio da “Air Transport World” à TAM, na qualidade de melhor empresa de aviação comercial do mundo.
sds
Não, pelo amor de Deus, virem essas bocas para lá. Chega de companhias aeréas brasileiras falidas, já não bastou perdemos a VARIG. Agora a TAM infelizmente mesmo que pertencendo parcialmente a estrangeiros ainda é nossa flag carrier. Se a TAM falir, podem se preparar crise aeréa + apagão na certa!
Responder
JackFloripa respondeu:
Agosto 19th, 2010 as 10:02
Acalme-se Felipe!
A TAM agrega tanto assim para o mercado Brasileiro? Será mesmo?
Crie um post peguntando a todos com quais CIA AÉREAS fizeram seus ultimos voos para a Europa ou EUA e te surpreenderás!
Porque você acredita no apagão e crise aérea?
Responder
Gosto muito desse site porque nele vejo diversas pessoas inteligentes comentando, infelizmente algo dificil hoje em dia em outro lugares. Parabens a todos.
Responder
Estou admirado de “os pais da Patria” ainda não estarem comentando, principalmente defendendo este” Patrimonio Nacional”.
“Ainda tem muito mais carne debaixo desse angu”
Aguardem os proximos capitulos
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Agosto 18th, 2010 as 11:43
Jose,
O interessante é que a Tam não conseguiu ocupar o espaço no coração que a antiga Varig conquistou.
Acho que o elo emocional não foi criado. Além disso, os pessoal agora anda querendo é ter serviços melhores independente de ser verde amarelo.
Responder
Rodrigo respondeu:
Agosto 18th, 2010 as 18:32
Não é só isso não Jose, quem lembra da TAM na era Rolim, lembra que era uma outra TAM, uma TAM que valorizava seus clientes e funcionários.
Pena que o comandante Rolim nos deixou, mas com certeza ele agora se revira no túmulo ao ver no que se tornou a sua TAM.
Responder
TAM cria nova classe tarifária: “Bilhete com Problema
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/08/16/tam-inventa-novo-tipo-de-bilhete-aquele-com-problema-316429.asp
Gastei, nesta madrugada, quase 30 minutos para remarcar por telefone uma passagem Brasília-SP-Brasília que comprei anteontem à TAM – também por telefone.
Paguei R$ 42,00 para remarcar – e seguramente R$ 100,00 ou mais de telefonema interurbano. Explico.
Ao pedir para remarcar, um atendente de nome Ivan me disse que eu deveria ligar depois das 6h porque meu bilhete estava com problema.
- Que problema?
- De pagamento – respondeu.
- Como de pagamento?
- O senhor telefona depois das 6h para saber.
- O senhor não pode me dizer do que se trata?
- Só depois das 6h.
- Quer dizer que se eu chegasse hoje à tarde, como estava previsto, para embarcar com o bilhete que vocês emitiram e que recebi por e-mail, não embarcaria? É isso?
- O bilhete está com problema – ele repetiu.
- Eu sei, o senhor já disse. Permita-me continuar. Então de posse de um bilhete com problema, se eu fosse embarcar nesta segunda-feira como pretendia não embarcaria, é isso?
- O senhor tem de telefonar depois das 6h.
- O senhor não respondeu ao que lhe perguntei. Então a TAM me emite um bilhete, me passa por e-mail, não me fala que ele tem problema de pagamento, e agora quando telefono para remarcá-lo é que fico sabendo, é isso?
(Silêncio do outro lado da linha.)
- Se o bilhete está com problema de pagamento apesar de ter sido emitido pela TAM, posso concluir que a compra não foi efetuada. Posso, assim, simplesmente jogar fora o bilhete que vocês me mandaram por e-mail e comprar outro por telefone sem precisar pagar nada a mais para remarcar.
- Não, o bilhete do senhor está pronto para que o senhor embarque.
- Como está pronto se o senhor me diz que ele está com problema de pagamento?
- Bem, lá no balcão alguém lhe diria isso.
- Se está com problema de pagamento por que foi emitido?
- Bem, senhor, eu não sei.
- Vejamos por outro ângulo: com problema de pagamento eu não poderia embarcar. Logo, o bilhete que tenho, emitido por vocês, não é válido. Como ele não vale nada, não preciso pagar para remarcá-lo. Ele simplesmente não existe, não vale. Posso comprar um bilhete agora ou daqui a pouco sem pagar taxa de remarcação. É isso?
- Bem…
- Bem o quê? O senhor é incapaz de raciocionar? Sei que foi treinado para dar respostas-padrão. E que esse não é um caso rotineiro. O senhor há de convir que não é. Porque tenho um bilhete emitido pela TAM e descubro que ele foi emitido “com problema de pagamento”. Deve ser uma nova modalidade de bilhete, suponho.
(Silêncio do outro lado da linha.)
- Tem algum supervisor aí com quem eu possa falar? Alguém capaz de responder a perguntas que fogem do padrão diante de uma situação que fugiu totalmente do padrão?
O pobre do Ivan pede um tempo. Consulta alguém. E diz que meu bilhete será remarcado.
- Mas remarcado como se ele está com problema de pagamento? -
- Ele será remarcado.
- Não, o senhor terá de me explicar isso direito. Nos últimos 15 ou 20 minutos, o bilhete não podia ser remarcado por que estava com problema de pagamento. De repente, quando falei em comprar outro já que esse não vale mais, o bilhete deixou de ter problema.
- O bilhete pode ser remarcado – informou o atendente.
Fui obrigado a dar todos os meus dados outra vez – nome, CPF, endereço, data de nascimento, número do cartão, etc e tal. E a pagar a taxa de remarcação – é claro.
Por fim, Ivan disse que a TAM agradecia e que está sempre pronta para servir bem aos seus clientes.
Ivan não me pareceu uma pessoa dada a ironias.
Deve ser algum tipo de saudação decorada.
Responder
Rodrigo respondeu:
Agosto 17th, 2010 as 12:27
HAHAHA, só rindo né. Essa são as empresas deste país e seus Call Center maravilhosos.
Responder
Sergio S. respondeu:
Agosto 18th, 2010 as 10:24
Inacreditável.
E eu, que comprei 2 passagens e tive a cobrança feita incorretamente. Como era parcelado, após discutir com a Tam e com a administradora do cartão, consegui cancelar o pagamento já na segunda parcela, para que a diferença fosse cobrada. Fiz até planilha e mandei por email e pelo correio (!) junto de uma carta.
Pois bem, depois de um tempo liguei falando que queria pagar o restante da passagem, mas não consegui (!!!!!) pq ninguém me cobrou, e nem se manifestou. Nem por email, telefone…
Muito bem, então… pena que eu não tenho essa “sorte” com a mega-sena acumulada… XD
Abs
Responder
A titulo de informacao e para esquentar ainda mais o topico: materia publicada no portal da revista exame relata que passageiros da TAM poderao usar milhas na LAN e vice-versa. Link abaixo.
http://portalexame.abril.com.br/negocios/noticias/passageiros-tam-poderao-usar-milhas-chilena-lan-588509.html
Responder
LATAM já está com um site no ar:
http://www.latamairlines.com/
Responder
Rodrigo,gostaria se possivel de uma orientação em relação a milhagem.Eu e meu marido temos o “fidelidade TAM ” e queremos resgatar passagem para Europa ou EUA ou America do Sul e não conseguimos nada.Temos amigos que vivem dizendo que só viajam de milhagem e não conseguimos entender como isso acontece.Para resgatar passagem por milhagem tem que ser sempre para 1 ano depois ,a pessoa tem que ficar acordada de madrugada esperando a data limite para comprar
Você tem alguma dica
Obs: Acima tem 3 perguntas mas estou sem o ponto de interrogação.
Agradeço,se puder me esclarecer algo nesse sentido.Lilian
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Agosto 18th, 2010 as 11:31
Liliam,
O Fidelidade não é o melhor plano para se conseguir emitir passagens para fora da Am. do Sul. Nesse casos o número de passagens é limitada, o número de vôos próprios da Tam é baixo e nas parceiras a disponibilidade é menor ainda. Tudo isso diante de um programa que cresceu muito depois da murchada da Varig.
A emissão de desses trechos (EUA/Europa) só é possível com 6 meses de antecedência da data. recomendo ligar já no inicio desse prazo. Ligar várias vezes em dias consecutivos e ter datas flexíveis. Na Alta temporada a coisa piora muito. Precisa-se ter paciencia, persistência e um pouco de sorte para conseguir essas vagas.
Infelizmente nossas cias não disponibilizam as datas em que esse tipo de passagem está disponível para emissão com milhas/pontos.
http://www.aquelapassagem.com.br/smiles-e-fidelidade-tam-verificando-a-disponibilidade-de-assentos-nas-parceiras/
Responder
JackFloripa respondeu:
Agosto 19th, 2010 as 9:42
Liliam. Sou “pesquisador” da área e endosso as palavras do Dr. Rodrigo!
Aliás, sempre lanço uma pergunta para meus amigos e a lançarei para você:
Voar na classe executiva, só mesmo com pontuação, milhagem ou Km rodados. Já parou para pensar em pagar a passagem normalmente e utilizar estes pontos que seriam para emitir a passagem economica para fazer um up grade ou step up?
Vale lembrar que o preço que você pagou pela passagem ainda lhe renderá pontos, milhas ou km rodados…
Vale a pena pensar hein!! Hoje em dia encontra-se tarifas maravilhosas!!!
Abraço a todos!
Responder
Então, fica difícil entender o motivo da TAM ter se rendido às tentações da venda para o capital estrangeiro. Só acredito que a negociação já tenha sido de anos… não deve ter sido uma coisa do dia para a noite.
Indiferentemente, para nós brasileiros, a TAM não faz muita diferença pois o seu preço nunca é o mais baixo praticado nos voos… volta e meia rola uma promoção, mas é rarissimo.
Acredito que a LAN vá fazer um excelente trabalho sim. Deixem-na apresentar-se ao nosso mercado e se surpreenderão!
A Copa Airlines não tem um bom voo… as aeronovaes são desconfortáveis e muito pequenas para o voo (737-700 ou 737-800).
Para a Europa, as melhores alternativas são as próprias CIAS európéias mesmo.
Com relação a um post que li, sobre a classificação no site da SKYTRAX, digo que a Aerolineas está bem cotada lá e quem já voou sabe que é um voo de padrão a ruim…
Pois bem… sempre lendo os posts por aqui!
Responder
Ah… citar tempo todo a VARIG como antigo exemplo e padrão de atendimento é furada e utopia!
Não podemos esquecer do plano de falência da PANAIR e entrada da VARIG no mercado… alguem sabe o que aconteceu? A VARIG não é só mocinha não hein!!
Não adianta querer voar em five star pagando por coach class galera!!
Responder
Das CIAS aéreas que fiz voos internacionais:
CIA AÉREA Atend Entreten Refeições
South African 9 0 9
GOL 8 0 6
VARIG 9 0 9
TAM 8 0 8,5
Copa 8 0 7
Alitalia 7 7 8
Airfrance 7 0 6
Aerol Argent 6,5 0 6
KLM 10 10 10
Egipt Air 10 0 10
TAP 8 2 7
Responder
Gustavo T respondeu:
Agosto 22nd, 2010 as 23:49
Sugiro experimentar LAN Chile.
Responder
Não sei se aqui é o local correto para essa postagem, mas verifiquei o meu extrato TAM e vi algumas coisas “erradas”.
1. A TAM migrou os pontos de voo para o Multiplus, porém “comeu” uma quantidade grande deles. Eu tinha em torno de 60.000 disponíveis e agora tenho somente 23.000 no Multiplus. Liguei para a central e eles admitiram que houve um problema na migração. Recomendo a todos que façam uma conferência no seu extrato.
2. Apareceu uma quantidade de pontos faltantes para upgrade de categoria imenso. Perguntei se havia uma categoria nova e eles me informaram foi criada a categoria black desde a semana passada. São necessários 150.000 pontos de voo para chegar a essa categoria. Sinceramente não sei se vai valer a pena, pois a TAM como dona do mercado não costuma oferecer nenhum diferencial para os clientes frequentes.
Responder
Marcelo respondeu:
Agosto 19th, 2010 as 15:49
Gustavo,
Depois da migração eu também notei o desaparecimento de parte das minhas milhas. Depois de uma semana a situação foi regularizada sem que eu tivesse pedido. Algo similar ocorreu com as milhas da minha esposa.
Responder
Ernesto respondeu:
Agosto 19th, 2010 as 22:47
E, agora para transferir os pontos da TAM no bradesco mastercard, so via atendente, e a surpresa: cada 1,0 ponto, vira 0,8!!! Vou desisitir do cartão, que não era la grande coisa.
Responder