Mais uma do Itaucard: Programa Sempre Presente Suspende Transferências para o Victoria da TAP

30 de April de 2012 | Por | 57 Comentários More

Atualização 05/05/2012: A leitora Lu deixou uma mensagem na qual confirma que conseguiu transferir seus pontos do Sempre Presente para o Victoria (checou na sua conta no Victoria o depósito). Assim, parece que a suspensão do mesmo jeito que chegou, se foi, sem nenhum comunicado do Itaucard.

O Itaucard nos últimos meses virou uma caixinha de surpresas. A novidade agora é  a suspensão das transferência dos pontos do Sempre Presente para o programa de fidelidade da Tap, o Victoria.

A leitora Alix me chamou a atenção com uma mensagem no Twitter. Ela tinha conseguido essa informação no Call Center do Victoria da Tap. Depois achou uma confirmação da história em uma página no Facebook aonde a Tap responde o mesmo a um consumidor. Eu liguei para o Call Center do cartão Personnalité do Itaú e a resposta foi que ela está suspensa e ponto.

Não se sabe se a transferência está suspensa definitivamente ou temporariamente, já que ela ocorreu sem nenhuma divulgação por parte do Itaucard/Sempre Presente ou do Victoria da Tap. Em ambos os sites, a informação de parceria continua no ar e não há nenhum aviso de suspensão.

Se o fim da parceria se confirmar, vai ser uma perda irreparável para muitos proprietários de cartões Itaucard que viram no Victoria a opção de voar em cias Star Alliance sem ter que sofrer na mão do Fidelidade Tam e suas regras restritivas para emitir uma passagem. Isso sem contar as promoções de transferência 2X1 que já pintaram no passado e que depois sumiram no Itaucard.

Mais uma mudança, nem que seja temporária, e mais uma vez sem aviso. Eu estou ficando cansado (já sou cliente há vários anos) e está na hora de começar a avaliar mais seriamente a mudança deste cartão para outro. Mudanças na cotação do dólar, mudança na validade dos pontos do Sempre Presente, fim das salas vips Itaucard e agora essa misteriosa suspensão de transferência. Tudo tem um limite e a assessoria de comunicação do banco não faz nada para esclarecer as situações. Na visão deles, é o consumidor que tem que descobrir as coisas depois que elas acontecem! No final das contas o Itaucard está perdendo todos seus atrativos (só falta perder o pague contas) e parece não ter medo de perder consumidores, mesmo com a queda nos seus lucros.

Tags: , , ,

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (57)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Lu says:

    Acabei de ver q as minhas ja foram transferidas do Itau p/a TAP. Deu tudo certo e rapidinho, em 3dias!!

    Responder

    PauloBR respondeu:

    Hum, será que esta notícia do Aquela Passagem não foi precipitada? Como foi comentado, parece que o Itaú estava em negociações com a TAP, provavelmente porque a TAP queria aumentar o preço da milha prêmio. A TAP andou blefando forte na última semana, inclusive ameaçando a operação em POA, uma das mais rentáveis da TAP nos últimos tempos, com ocupação sempre superior a 80%. A TAP blefou e levou algumas vantagens, aparentemente. Se o Itaí fez a transferência da milhas da Lu, é porque tudo foi resolvido, certamente com um aumento no preço da milha…

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Paulo,
    A transferência foi suspensa por pelo menos 10 dias como pode ser comprovado pela resposta da Tap no Facebook. Eu tive a minha informação direto do call center do Itaucard (tenho horário e nome da atendente).
    Como o próprio texto fala, não há como afirmar se é definitivo ou temporário (como parece ter sido) a suspensão. O mais importate é não ter avisado. O itaucard tem como fazer isso, até porque manda quantos pontos eu tenho no Sempre Presente todo mês par ao meu telefone por SMS.

    Cero é que uma suspensão mesmo que temporária, pode deixar muita gente na mão, como foi o caso da usuária no Facebook. Vai que suas milhas estão vencendo e você quer transferir…

    Estou é canso de surpresas e falta de transparência do Itaucard. Se ele está em negociação coma Tap, que venha e divulgue o caso ou negocie antes do final do contrato. Nào é o consumidor que tem que ficar descobrindo as coisas que ela não acha interessante divulgar.

    Responder

    PauloBR respondeu:

    Rodrigo,

    Desculpe se pareci ofensivo, não foi a minha intenção. Sou fã do Aquela Passagem, que eu acompanho diariamente pelo Google Reader.

    Paulo respondeu:

    PauloBR,

    Uma informação exata nunca é precipitada.

    Parecem-me precipitado suas ilações sobre o que ocorre nos bastidores entre a TAP e o Itau; Você acredita que a TAP pediu aumento no valor das milhas, mas o inverso, o ITAU ter pedido desconto à TAP também é plausível. Contratos existem para reger os acordos entre as partes e ambas partes têm o direito de pleitear o que julgam mais interessante para elas.

    O fato é que o ITAU decidiu unilateralmente e sem aviso bloquear as transferências; Posteriormente se descobriu que a suspensão durou menos de 15 dias.

    Fica a pergunta para você: A partir de quanto tempo fica configurado o desrespeito à livre transferência de milhas, que de acordo com o anunciado pelo ITAU pode ser feito a qualquer momento ? Na sua opinião ao fim de dois dias, duas semanas, dois meses, dois anos ?

    Para mim, se informam que posso transferir a qualquer momento e, sem aviso prévio, passa a haver um bloqueio, o fato é gravíssimo.

    Agradeço ao Rodrigo e à Lu pela informação exata veiculada.

    Responder

    Lu respondeu:

    Só p/informação, no meu caso, ñ houve nenhuma mudança no n° de ptos, foram transferidos 80000 pontos do Itaú q se transformaram em 80000 milhas.

    PauloBR respondeu:

    Paulo,

    O que eu disse não foram ilações (“aquilo que se deduz de certos fatos. = CONCLUSÃO, DEDUÇÃO, INFERÊNCIA”); foram apenas suposições baseadas em fatos conhecidos. Suposições e não afirmações!

    Veja bem, numa única semana surgem três notícias envolvendo a TAP:

    1) A TAP ameaça e confirma o abandono da operação em Viracopos, sob a alegação de que “o aeroporto não tem condições para voos internacionais”. O fato é que a TAP conhecia muito bem a situação do aeroporto quando iniciou esta rota faz alguns anos.

    2) A TAP reclama do aeroporto de Porto Alegre e afirmou que “que não fará futuros investimentos sem a modernização do terminal. O principal problema apontado é o bloqueio das operações em função da neblina.” (http://goo.gl/UvFoU). Um blefe e uma mentira. Blefe porque a operação de Porto Alegre é uma das mais rentáveis da TAP, com ocupação superior a 80% em todos os voos. A TAP só não aumenta a frequência em POA porque não tem mais aviões. Uma mentira porque a neblina em POA ocorre sempre no início das manhãs de outono e inverno. Os A330 da TAP pousam em POA no final da tarde e decolam no início da noite rumo a Lisboa. Nunca, jamais houve e nem haverá neblina em Porto Alegre neste horário.

    3) As transferências do Sempre Presente para o Victoria TAP são suspensas por cerca de uma semana. Na Internet correm informações de que o Itaú estaria em negociação com a TAP durante este período.

    As duas primeiras notícias são parecidas e sugerem um blefe da TAP para obter melhores condições, vantagens, sei lá. O fato é em ambos os casos as queixas da TAP são infundadas, uma vez que a empresa já conhecia muito bem os dois aeroportos quando iniciou as operações. Consequentemente, só posso desconfiar da TAP no que se refere à suspensão temporária de transferências do Sempre Presente. Por quê apenas o Sempre Presente então? Pode ser porque talvez ele concentre a maioria das transferências; outros cartões podem ter volumes menores. Pode ser simplesmente porque nesta semana em que o Itaú cancelou o Victoria TAP, não apareceu ninguém aqui afirmando que conseguiu transferir milhas de outros cartões para o Victoria TAP; em outras palavras, será que outros bancos também não suspenderam temporariamente as transferências de pontos para o Victoria TAP? Pode ser, enfim… novamente apenas suposições.

    Eu sou cliente do Personnalité desde 2007, quando o Sempre Presente tinha contratos apenas com Smiles, Fidelidade TAM e LAN Pass. O Victoria TAP veio em 2009. Portanto, não posso alegar que optei pelos cartões Personnalité por causa do Victoria TAP.

    RABUGENTO respondeu:

    O problema da TAP é que está a venda e quem titubear e distraidamente bater o martelo, leva.

    Estão tentando enrolar por todos os lados e acabam envolvendo outras entidades…

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Lu, Obrigado pela informação!

    Responder

  2. Alix says:

    Oi, Já eu, quando passei a informação para o Rodrigo pelo twitter, tinha obtido a informação diretamente da TAP via call center. Vou tentar fazer a transferência e dou um feedback.

    Responder

  3. Alix says:

    Um outro ponto é que, mesmo temporária a transferência, a suspensão por alguns dias poder ser a diferença entre o usuário conseguir ou não vaga no voo que estava pretendendo.

    Responder

  4. PauloBR says:

    Olá,

    Semana passada eu questionei a minha gerente de conta Personnalité sobre este assunto do Sempre Presente e do Victoria TAP. A informação inicial que ela me deu então, foi a que todos sabemos: a transferência do Sempre Presente para o Victoria TAP estava suspensa (mas não cancelada).

    Hoje, a minha gerente informou que a suspensão foi devido ao um problema da TAP, aparentemente operacional, que não permitia a transferência. Além disto, a gerente informou que a TAP estava com problema de transferência também de outros programas de fidelidade, não apenas do Sempre Presente e que não era a primeira vez que isto acontecia. Mesmo assim, a gerente informou que se eu necessitasse fazer uma transferência do Sempre Presente para o Victoria TAP e o sistema não permitisse, que eu entrasse em contato que ela poderia encaminhar a transferência por outros caminhos.

    Pode ser um caso de “jogo de empurra”, mas o fato é que ninguém confirmou aqui que conseguiu fazer transferência de pontos de outros cartões, além do Sempre Presente. Ou seja, pode ser que de fato houve um período no qual a TAP estava com um problema operacional no Victoria. Não estou defendendo banco “A” ou “B”, vejam bem, estou apenas apresentando as informações que tenho.

    Responder

  5. Felipe V. says:

    O Serviço Pague Contas do Santander Cartões mudou, pra pior, obviamente. Agora o limite máximo diário de pagamento de contas no cartão é de R$ 1.000,00. Antes era de R$ 3.000,00. A tarifa de R$ 15,00 por conta continua a mesma, claro! Cada dia piorando mais pro consumidor!

    Responder

    Roberto respondeu:

    No site do banco consta os R$3.000,00 ainda.

    Responder

    Felipe V. respondeu:

    Normal dos bancos…primeiro tomam a atitude pra depois divulgar e atualizar suas normas nos meios de informação.

    Responder

    RABUGENTO respondeu:

    Clientes são apenas números…

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.