Mais uma Forma de Gastar seus Pontos do Fidelidade Tam: Star Alliance Upgrade Awards – SAUA

10 de February de 2011 | Por | 43 Comentários More

Como a Tam é participante da Star Alliance, agora é possível que os associados do Fidelidade Tam (ou seria melhor associados  Multiplus???) possam usar seus pontos para fazer um upgrade de classe em vôos de outras cias Star Alliance por meio de um Star Alliance Upgrade Award.

Antes de tentar explicar como o processo funciona, devo lembrar aos leitores que é uma operação complexa, já que envolve a compra de uma tarifa mais cara sem uma garantia de que vai se conseguir um upgrade. Um processo a ser realizado por quem tem um pouco mais de experiência.

Vale lembrar ainda que a Tam sempre coloca no seu site que as regras estão sujeitas a alterações  e solicita que se entre sempre em contato com a central de atendimento para confirmá-las… Quem sabe um dia eles mudam essa política.

 

Pré -requisitos para solicitar um Star Alliance Upgrade Award

a) Passagem emitida em uma das classes de reservas (não confundir com classe de serviço) que permitem upgrade em um vôo de uma cia aérea Star Alliance que não seja a Tam (as regras são outras em vôos na Tam). É importante que o vôo seja operado pela cia aérea dona da aeronave (não comprar vôo em code share, ou seja, vendido por uma cia como se fosse dela mas operado com avião e tripulação de outra cia aérea, mesmo que ambas sejam Star Alliance).

As classes de reserva que permitem upgrade de acordo com as cias aéreas listadas no site da Tam são:

b) Se a reserva (localizador) incluir mais de um passageiro e o upgrade for ser solicitado para apenas um deles, a reserva do passageiro que irá submeter-se ao upgrade deve ser desmembrada e ter um localizador próprio.

c) Pontos no Multiplus disponíveis em número suficiente para realizar o upgrade e senha de resgate desses pontos.

 

Quantos Pontos São Necessários?

Aqui começa um fator de confusão. Os pontos necessários são baseados em segmentos e não em trecho de ida e volta. Um vôo São Paulo/Barcelona na Lufthansa por exemplo, envolverá pelo menos 2 segmentos em cada sentido, já que será no mínimo um São Paulo/Frankfurt ou Munique e um Frankfurt ou Munique/Barcelona. Portanto atenção!

A quantidade de pontos dependerá do número de segmentos e também das regiões onde estão os  pontos de partida e chegada dos segmentos (a descrição das regiões pode ser vista aqui). Os pontos necessários por segmento de acordo com a localização dos mesmos pode ser vista abaixo:

 

Como Proceder para Solicitar o Upgrade?

De posse da passagem, então você vai fazer a solicitação via site da Tam em um sistema que na verdade é da Star Alliance.

Tendo disponibilidade, você receberá um email de confirmação do upgrade.

Disponibilidade, essa é  palavra chave. Não adianta ter comprado aquela tarifa mais cara que permite upgrade e depois descobrir que não existe disponibilidade de upgrade na rota que quer se fazer.

A disponibilidade para upgrade é a mesma para emissão de passagens prêmio (emitidas com milhas/pontos) na Executiva. O inventário é o mesmo e pode ser usado para as duas modalidade de prêmios. Se não tem disponibilidade para emitir uma passagem prêmio na Executiva, não há disponibilidade de vagas para upgrade. Não confundir com disponibilidade de assentos para venda, já que o número de assentos disponíveis para emissão de passagens prêmio são limitados!

Assim, só recomendo comprar uma passagem nessas classes mais caras visando um upgrade se confirmar a disponibilidade de assentos no vôo que se quer fazer. Compra e solicita o upgrade de imediato!

Como então confirmar a disponibilidade? Ai é uma outra história e merece um post próprio. Mas  há um tutorial (em inglês) muito bom no Flyertalk de como usar o site da ANA para isso. Serve inclusive para buscas de disponibilidade de assentos para emissão de passagens em cias Star Alliance em geral.

 

Outras informações Importantes

No momento do check in, deve-se informar ao atendente que você tem um SAUA associado a sua reserva.

O acúmulo de milhas será feito de acordo com a classe original da passagem e não a do upgrade.

Em caso de necessidade de cancelar o upgrade ou alterá-lo, esse processo deve ser feito diretamente com a cia que opera o vôo e não mais com a Tam.

 

Vale a Pena Usar Esses Pontos Para Emissão de um Star Alliance Upgrade Award?

Essa é uma resposta difícil e vai depender muito do trecho que se quer utilizar esses pontos. Acho que pode ser uma opção sim em segmentos longos (Europa/Ásia, EUA/Ásia ou Oceania) ou em segmentos onde o preço da tarifa executiva é alta devido a demanda intensa do turismo de negócios.

Se for usar, vale a pena pesquisar qual cia aérea oferece o melhor serviço na classe que se quer voar para poder fazer valer mais ainda esse upgrade.

Como o uso dos pontos do Fidelidade para voar para fora da América do Sul anda complicado, o uso desse tipo de prêmio que não depende tanto da Tam pode ser uma opção e de quebra você ainda pode experimentar outras cias Star Alliance e comparar os serviços.

Mas antes de pensar em comprar uma passagem nas classes que permitem upgrade, faça uma busca pelas tarifas promocionais na Executiva da rota que você quer voar. Algumas vezes, pagando um pouco mais, consegue-se voar na Executiva em todos os seguimentos e ainda ganhar mais pontos ao invés de gastá-los.

 

Eu tenho zero experiência na emissão desses prêmios. E você leitor, já teve alguma experiência? Como foi? Para você valeu a pena? Deixe seu relato na caixa de comentários. Nós agradecemos!

 

Tags: , ,

Category: Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (43)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Roberto Ellery says:

    gostaria se saber se podem me ajudar com uma dica:

    Estou planejando viajar aos USA e gostaria de saber se com milhas acumuladas de cartão de crédio é possivel fazer upgrade de classe em alguma companhia que faz voos do brasil para os USA.

    Grato.

    Roberto Ellery

    Responder

    Gabriel Dias respondeu:

    Não é possível.

    Responder

    Gabriel Dias respondeu:

    Aliás, se estiverem no cartão de crédito não é possível. Se estiverem na conta, PODE ser possível, mas depende a companhia aérea e da classe tarifária. Em outras palavras: Não conte muito com isso.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.