O Aquela Passagem Mudou!

13 de March de 2011 | Por | 50 Comentários More

 

O Aquela Passagem mudou de forma, mas não de conteúdo!

Faz um certo tempo que eu queria modificar um pouco a disposição da informação neste site/blog. O formato blog segue a linha do tempo e muitas vezes um bom post some lá embaixo e fica até ofuscado por posts menos interessantes, apenas porque ele foi postado primeiro (os posts mais recentes ficam no alto da página). Outra razão é que tenho conteúdo muito muito interessante já postado nesses mais de 4 anos de blog/site e que ficam sem espaço, mesmo sendo temas atuais e ainda importantes.

Assim optei por uma página principal no formato magazine, onde os posts podem ser dividido por temas e posso chamar atenção para os que mais interessam.

O que mudou? E como usar o novo formato do Aquela Passagem?

Publicidade

A primeira coisa que chama atenção do leitor fiel é a publicidade. Sim ela aumentou e está disposta em locais específicos. Por quê? Para poder dedicar mais tempo ao Aquela Passagem preciso fazer com que eu seja remunerado pelo tempo gasto. Unicamente porque não posso hoje deixar uma atividade profissional minha para cuidar do blog a todo momento e não  vou (além de não ser justo) retirar tempo da minha família para cuidar desse meu espaço que tanto gosto. Assim, só gerando renda posso abdicar de alguma fonte de renda atual para substituí-la por este blog/site e poder evoluir junto com ele.

Quem é leitor fiel, rapidamente acaba ignorando os espaços publicitários como dizem os estudos publicados na Internet. Assim, o que pode vir a te incomodar agora, deixa de ser problema em pouco tempo.

Destaques

Você encontra agora uma chamada para os posts mais interessantes  disponíveis no momento no  Aquela Passagem.  Podem ser posts recentes ou  mesmo escritos faz algum tempo, mas relacionados a interesses atuais.

Twitter

Em destaque também, temos as últimas postagens no Twitter. Acostume-se a passar o olho nelas. Muitas vezes não consigo atualizar este site/blog no momento que as coisas acontecem ou mesmo algumas notas não merecem um post só para elas, apesar de merecerem ser lidas, mas consigo atualizar o Twitter com mais frequência.

Assim, as coisas aparecem primeiro no Twitter ou mesmo podem ser postadas apenas lá. Funciona como um clipping do que está acontecendo e que pode interessar ao consumidor de passagens. Não necessariamente concordo com todas as matérias, mas mesmo assim postamos para que você possa formar sua opinião.

Textos

Nada muda nos textos ou na nossa filosofia. O que muda é que na página principal eles vão aparecer resumidos (chamadas). Para continuar a ler, você vai ter que clicar nos links de cada texto.

Isso agrada a alguns que estavam cansados de ficar rolando a página para ler algo mais à frente e desagrada a outros que gostam de ler tudo em uma página só. Não consigo agradar a todos, mas como preciso expor mais conteúdo na página principal, optei pelos textos resumidos.

Agora os textos são classificados em 7 grupos principais (classificação não excludente):

Passagens Aéreas: Promoções, Dicas de Tarifas ou Alertas relacionados a passagens em si.

Milhas e Pontos: Tudo relacionado a Programas de Fidelidade ou Milhagem das cias aéreas

Cartões de Crédito: Tudo que for postado que tiver relação com cartões de crédito

Notícias e Avaliações: Notícias relacionadas às cias aéreas e ao mundo da aviação, resumo das notícias postadas no nosso Twitter e Trip Reports.

Planejar e Comprar Sua Viagem: Tutoriais e  Dicas de sites que facilitam a compra e a montagem da sua viagem pela Internet. Além disso comentamos serviços e/ou produtos que podem facilitar sua viagem.

Aeroportos e Serviços Associados: Dicas de transporte de/para aeroportos, dicas de hospedagens perto de aeroportos,  dicas de serviços em aeroportos, avaliações de salas vips e tudo que tem relação com aeroportos que possa interessar ao consumidor de passagens.

O que não se encaixa nos rótulos acima, vai parecer como Outros Artigos Recentes.

Assim quem tiver interesse maior em um determinado tema vai de cara ver quais últimos textos tratam dele

Dica do Leitor

Eu tentei viabilizar um pedido antigo dos leitores do Aquela Passagem: um local para postar dicas de tarifas.

Como não estou sempre disponível para ficar sempre postando as últimas promoções (mesmo porque eu nem sempre vou ficar sabendo de todas) e como as dicas ficavam espalhadas em diversos posts, resolvi concentrá-las em um único lugar.

Para ficar sabendo das últimas dicas e para poder postar as suas (independente de onde você teve contato com ela, mas dando sempre crédito à fonte), vá à página Dica do Leitor. Em cima temos um formulário para postar dicas (só as dicas, não é para discutir tarifas lá) e mais embaixo um planilha onde as mesmas vão aparecer. De tempos em tempos publico as melhores dicas (principalmente analisando as tarifas) e apago as mais antigas. Não ficou perfeito, mas foi a forma como consegui implantar essa reivindicação.

Espaço do Leitor Frequente

Apesar de estar na parte inferior da homepage, é um espaço muito importante e feito com carinho.

Aproveitei a parte inferior da página e criei um local onde o leitor frequente pode ver quais os últimos posts, os últimos comentários, os posts mais visitados nos últimos 30 dias, além de uma série de links para sites que podem te ajudar no processo de pesquisa da passagem e montagem da viagem como um todo.

Menus

Além disso, não podemos esquecer dos dois menus superiores. No primeiro (azul claro) você encontra as páginas que consolidam tutoriais relacionados alguns temas com os quais trabalhamos. Além disso temos uma página dando dicas para quem visita o Aquela Passagem pela primeira vez e ainda outra com nossa história.

No segundo menu (em azul escuro), você consegue filtrar os posts por temas mais específicos. Clicando em Promoção, por exemplo, você poderá navegar no menu e filtrar os posts por promoções de passagens ou ainda promoções por destinos específicos (tente sempre fazer buscas do mais abrangente para o mais restritivo) para aumentar as chances de encontrar o que você deseja.

Nas próximas semana vão ser feitos alguns ajustes com o carro andando, mas espero que as mudanças possam fazer deste espaço um local mais interessante para que vem sempre (obrigado!) ou para quem vem a primeira vez.

Tags:

Category: O Blog e Amigos

Comentários (50)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Pode lançar tranquilamente na LAN ou AA, certifique-se de que o atendente na hora do check-in digite corretamente o número do programa de fidelidade.

    Responder

    Cintia respondeu:

    Obrigada pela informação!

    Responder

  2. Marcos says:

    Olá!

    Tenho 110.000 ptos em um cartão e 18.000ptos em outro cartão. Pretendo fazer uma viagem à Florida em 1 ano. Até lá esses pontos ainda estarão válidos e acumularei um pouco mais.

    Sou associado do programa Smiles e do Multiplus Fidelidade. Gostaria de sua opinião sobre para qual programa devo baixar os pontos de meu cartão pensando em uma viagem para a Florida em um ano.

    Obrigado!

    Responder

  3. Rafael Furtado says:

    Bom dia!

    Acompanho seu blog a um bom tempo e já aprendi bastante neste tempo!
    Estou com uma dúvida mais espefica, a respeido de qual programa de fidelidade deveria transferir os 91.000 pontos que tenho no meu programa sempre presente (itaú personnalité). Estou transferindo o mais rápido possível, pois começaram me cobrar uma anuidade fora da realidade e irei cancelar o cartão e passar para o van gogh mesmo! Não tenho intenção de viajar este ano, mas predendo transferir meus pontos ainda este mês para um programa que possibilite uma viajem para europa provávelmente no ano que vem e que tenha mais vantagens e melhor atendimento.
    Estou entre o VICTÓRIATAP, SMILES E MULTIPLUS FIDELIDADE TAM.
    Gostaria de saber sua opnião a respeito, se for possível me ajudar.

    Desde já agradeço e fica o parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!

    Responder

  4. Alexandre CARPI says:

    Bom dia!

    Gostei muito de suas dicas para estudar o crédito de milhas antes de comprar aquela passagem, levando em conta as regras dos programas de fidelidade, principalmente o da TAM quando nos aconselha a usar http://matrix.itasoftware.com.

    No entanto, gostaria de saber como fazer para efetuar a compra, visto que na referida página, nada é comercializado.

    Obrigado!

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Você pode enviar a tarifa para um agente no Brasil parta ele pescar as datas e a tarifa. Tentar no site da cia aérea ou comprar no exterior na Orbitz ou cheaptickets que são duas agências que usam o ITA como base. Se tem no Ita, tem nelas. Mas como é compra internacional, vais ter que pagar IOF no cartão se morar no Brasil

    Responder

  5. Oi rodrigo, tudo bom? Estou escrevendo uma matéria para a Viagem e Turismo e gostaria de conversar com você. Você poderia, por favor, me passar seu email? Obrigada

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Juliana,
    O meu email é conhecido na V&T. Mês passado e neste mês foram publicadas matérias na qual dei um toque. Ajudo quando posso, mas atualmente não tenho muita disponibilidade….

    Responder

  6. Adriana says:

    Rodrigo parabéns pelo profissionalismo e qualidade em tudo que você faz, torço por você, sei que seu trabalho vai cada vez mais longe. Deus lhe abençoe.

    Responder

  7. Ester Arlindo says:

    Quero sugestão para aderir um cartão de crédito que me forneça diversas vantagens, principalmente milhas. Também devo considerar o valor da anuidade.O que vc sugere? O que vc acha do smiles?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.