Mexicana: Novos Donos Fazem Renascer a Esperança, Mas é Cedo para Comemorar

23 de August de 2010 | Por | 5 Comentários More

O principal acionista da NGA (que engloba as cias aéreas Mexicana, Link e  Click), o Grupo Posadas, vendeu por um preço simbólico os 95% de sua participação na NGA para um novo investidor, o Tenedora K. Esse grupo por sua vez é formado por empresários mexicanos, mas sem experiência direta em aviação. Os 5% restantes já eram de propriedade da Associação Sindical de Pilotos da Mexicana.

Agora com novos donos, a esperança de um futuro melhor para a Mexicana renasce.

Mas porque não sou tão otimista a ponto se soltar rojões?  Quem conhece aviação e acompanha o mercado sabe que a maioria das cias áeras que viveram situações como essa da Mexicana no passado recente ainda são frações do que já foram um dia (vide Alitalia, Olympic, Varig pós leilão, etc). Na maioria das vezes quem compra uma cia aérea assim faz cortes duros na malha e no quadro de funcionários tentando estancar os prejuízos e voltar a crescer em bases mais sólidas no futuro. É uma aposta de risco. Muitos compram cias assim para depois revendê-las em melhores condições no futuro.

Muitos são os questionamento de onde viria os investimentos para colocar a Mexicana para voar tranquilamente, já que seu patrimônio hoje é inferior as dívidas. O secretário mexicano de transportes deixou transparecer que o momento é crítico e que falta ainda definir a fonte de investimentos para manter a cia no ar. Só os oriundos da Tenedora K seriam insuficientes.

A Mexicana é dona de apenas 3 aviões e assim terá que renegociar todos os contratos com os donos das demais aeronaves, o que inevitavelmente levará a uma redução importante de sua frota e de destinos atingidos. Tem problemas trabalhistas graves a serem resolvidos e parece que vai perder na Suprema Corte mexicana para o sindicatos. Vai ter que lidar ainda com uma imagem desgastada que afasta consumidores mais conservadores. Olha que a Mexicana utilizou de uma forma exemplar seus canais de comunicação (site próprio e Twitter) a fim de manter informado seus consumidores e vem honrando as passagens emitidas.

Espero que ela se reorganize e volte a fazer frente a Aeromexico no mercado interno e internacional, fato que traria efeitos benéficos para a concorrência na rota Brasil/México e Brasil/EUA.

Para quem tem passagem na mão da Mexicana, a notícia é boa, já que pelo menos a cia aérea deve manter-se voando por enquanto e honrando os compromissos assumidos no passado. Mas não dá para soltar fogos de artifício ainda. Continue de olho no noticiário e nos anúncios da cia aerea.

Tags: , ,

Category: Caos, Cias Aéreas, Por Sua Conta e Risco

Comentários (5)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Allan says:

    Muito cuidado! Estou neste momento no aeroporto de Miami voltando pra Guarulhos. Na ida descobri no aeroporto que minha reserva que a Mexicana tinha feito na American foi cancelada pela propria American! Isso pq de acordo com uma resolucao da IATA esses casos de cancelamentos de voo os passageiros so podem ser realocados em outra compania parceira no maximo com 24horas de antecedencia. Por isso que minha reserva tinha sido cancelada pela American alem te ter ouvido que mais 5 estiveram lah pelo mesmo motivo. Tive que rodar igual um louco pelo aeroporto de Guarulhos procurando o stand ou escritorio da Mexicana, incrivelmente ninguem sabia onde ficava!!! Finalmente encontrei (fica numa entrada atras do balcao da Gol pegando o elevador pro andar de cima e andando pelo corredor.
    Bom, depois disso tudo o pessoal da Mexicana que fica nesse escritorio escondido me atendeu e emitiu o bilhete pela American, fiz o checkin e tudo OK.
    Detalhe que cheguei em Miami sem ter a certeza (reserva) do voo de volta, mas tudo bem. Dei sorte de ter lugar no voo pela American de novo. Nem sei o que aconteceria se nao tivesse lugar! Acho que eu ficaria aqui preso no aeroporto, ou realocado pra algum hotel…sei lah.
    Bom, acho que eh isso. Muito cuidado com suas reservas lah pra frente. Tah tudo muito complicado.

    Responder

  2. Zolete says:

    Para quem comprou passagem para Miami,com Mexicana,em setembro.Liguei na Decolar,pedindo reembolso,pois não posso correr o risco de chegar na data,e não viajar.Pediram para mandar um emai.Foi o que fiz.A resposta,que para cancelar a reserva,teria que pagar multa de 250 dolares + 50 dolares para Decolar.Fiquem atentos!!!

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Você tentou entrar em contato com a Mexicana no Brasil?

    Responder

  3. Viajante says:

    Mexicana cancelou indefinidamente todos os vôos a partir de sabado ao meio-dia…

    http://mexicanainforma.com/

    Estou com passagem ida 25-09 volta 11-10…e agora, o que aconselham????

    Responder

    Paulo respondeu:

    Espero que tenha efetuado a cobrança via cartão de crédito e, porque era uma companhia em problemas, o ciclo de cobrança ainda não tenha gerado desembolso.

    No caso acima simplesmente avise a Administradora e não efetue o pagamento desas compra.

    De outra forma seus recursos já fazem parte da massa falida do Grupo Mexicana.

    Boa Sorte.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.