Mexicana: Situação se Agrava. Suspensa Rota São Paulo/ Cidade do México

9 de August de 2010 | Por | 26 Comentários More

A Mexicana que já tinha reduzido uma série de vôos internos e de vôos de cidades secundárias mexicanas para aos EUA, anuciou a interrupção de várias rotas internacionais a partir de hoje. Dentre essas rotas, inclue-se a rota São Paulo/Cidade do México.

O certo é que o anúncio da solicitação de recuperação judicial sempre leva uma cia aérea a sofrer com efeitos colateriais dessa medida: estrago enorme na imagem e fuga de novos clientes, saída das câmaras de compensação como a da IATA, redução de crédito e por ai vai.

A Mexicana anda relocando seus passageiros em vôos de parceiras Oneworld. Mas ficam algumas dúvidas sobre até quando as parceiras vão aceitar os passageiros da Mexicana e até quando a cia terá caixa para pagar por esses assentos nos parceiros. Pelo andar da carruagem, as operações próprias devem se reduzir ao mínimo nos próximos dias.

A esperança vem do fato de que a controladora da Mexicana, controlar ainda as cias Link e Click, que poderiam ajudar a fazer algum caixa para manter o pagamento dos compromissos assumidos com seus consumidores.

O que fazer? Quem comprou passagens diretamente da Mexicana deve tentar um contato com a cia a fim de ser relocado em um vôo de outra cia aérea. Mesmo assim, vale a pena fazer uma reserva em uma outra cia aérea. Se for necessário, você emite a passagem plano B.

Se comprou junto a uma agência, ela também é responsável pela emissão e deverá te oferecer alternativas. Lembrando que uma boa parte delas só se moverá assim que a situção da Mexicana mostrar-se irreversível. Aqui também vale a dica do plano B.

Como ela é uma cia que tem escritório no Brasil, poderá ser ajuizada uma ação contra a mesma, mas dependendo do andar da carruagem no México o resultado pode ser insatisfatório. Quem comprou com cartão de crédito, pode solicitar ao cartão a suspensão do pagamento, mas isso após esgotadas, e de forma documentada, as demais opções.

Tags: , ,

Category: Caos, Cias Aéreas, Por Sua Conta e Risco

Comentários (26)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Idevan says:

    Moro no Canadà (desculpem a acentuaçao) e minha mae veio pra cà pela Mexicana descendo em Montreal. A volta dela estava marcada para o dia 22/08 via Cidade do México, porém o trecho MEX-GRU nao està sendo operado por eles. Entrei em contato e a funcionària Natali Siqueira (natali.siqueira@mexicana.com) alterou a volta para o dia 18 fazendo o trecho Cidade do México – Buenos Aires e da capital argentina pra Sao Paulo via British Airways.

    Insistam para nao ficarem a ver navios.

    Responder

  2. Renato says:

    Atualizando informações:

    Liguei hoje para a Mexicana e confirmaram os voos a partir de setembro. Segundo a atendente, todos os voos até 31 de agosto estão suspensos. Mas a operação volta ao normal em 1 de setembro aqui no Brasil.

    Vamos aguardar para ver se a informação se concretiza, mas à primeira vista é boa.

    Responder

  3. Pablo says:

    Renato,

    Tomara, só podemos é esperar.

    Responder

  4. Marcio says:

    Boa noite a todos!!

    Anteontem liguei em São Paulo e depois de algumas tenattivas consegui falar no call center da Mexicana. A atendente (muito solicita) me deixou bastante tranquilo sobre meu voo para NYC em 01 de outubro. Disse que a reserva esta ativa e que “PROVAVELMENTE” nao terei problemas para embarcar. Ainda me disse que em caso de impossibilidade de embarque, a AA estaria fazendo os voos pela aliença One World.. … Vamos ver né. Quando comprei esta passagem R$ 1200,00 achei, como se diz aqui em Minas “Muita banana prum tostão…” Agora vejo a Copa fazendo promoçoes Belo Horizonte / Los Angeles poro este preço, fico pensando … será outra “Roubada” ..???

    Abraços

    Márcio
    Poços de Caldas

    Responder

  5. Allan says:

    Muito cuidado! Estou neste momento no aeroporto de Miami voltando pra Guarulhos. Na ida descobri no aeroporto que minha reserva que a Mexicana tinha feito na American foi cancelada pela propria American! Isso pq de acordo com uma resolucao da IATA esses casos de cancelamentos de voo os passageiros so podem ser realocados em outra compania parceira no maximo com 24horas de antecedencia. Por isso que minha reserva tinha sido cancelada pela American alem te ter ouvido que mais 5 estiveram lah pelo mesmo motivo. Tive que rodar igual um louco pelo aeroporto de Guarulhos procurando o stand ou escritorio da Mexicana, incrivelmente ninguem sabia onde ficava!!! Finalmente encontrei (fica numa entrada atras do balcao da Gol pegando o elevador pro andar de cima e andando pelo corredor.
    Bom, depois disso tudo o pessoal da Mexicana que fica nesse escritorio escondido me atendeu e emitiu o bilhete pela American, fiz o checkin e tudo OK.
    Detalhe que cheguei em Miami sem ter a certeza (reserva) do voo de volta, mas tudo bem. Dei sorte de ter lugar no voo pela American de novo. Nem sei o que aconteceria se nao tivesse lugar! Acho que eu ficaria aqui preso no aeroporto, ou realocado pra algum hotel…sei lah.
    Bom, acho que eh isso. Muito cuidado com suas reservas lah pra frente. Tah tudo muito complicado.

    Responder

  6. Marcio says:

    Obrigado pela dica Allan.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.