Mexicana: Solicita Recuperação Judicial, Reduz Rotas e Culpa Custos Trabalhistas

3 de August de 2010 | Por | 76 Comentários More

A cia aérea Mexicana teria entrado com pedido de recuperação judicial nos EUA e México a fim de evitar a falência.

Em comunicado, a cia aérea culpa os custos com folha de pagamento como causa do agravamento de suas finanças. Ela alega que a re-estruturação conseguiu reduzir os demais custos, porém não conseguiu apoio dos sindicatos na renegociação de acordos trabalhistas.

Ela optou por reduzir algumas rotas internas e para os EUA (as de/para Brasil não sofreram reduções) e continua avaliando opções para o seu futuro.

Há muito tempo especulava-se que o México não comportaria duas cias aéreas grandes (Aeromexico e Mexicana) diante da proximidade com os EUA. Especulações sobre a fusão de ambas as cias aéreas pipocaram várias vezes na imprensa.

Apesar da cia aérea continuar operando normalmente, apesar de sofrer com greves, é importante que o consumidor tenha em mente essas informações ao fazer sua decisão de compra.

É inegável que nos últimos anos a Mexicana tinha se transformado em uma cia aérea mais moderna, ativa,  atuante e que recentemente entrou para a aliança Oneworld. Torcemos para que a cia consiga superar essas dificuldades até porque mantém uma atitude concorrêncial agressiva.

Category: Cias Aéreas, Por Sua Conta e Risco

Comentários (76)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. GDC says:

    Já tive problemas com a Mexicana este ano e com muita dificuldade consegui os telefones e e-mails de contatos já que a loja de passagens em GRU só funciona dos dias e horários em que tem embarque no voo GRU/MEX e mesmo assim eles muitas vezes nem atendem ao telefone devido a demanda de atendimento no balcão.
    Telefones da Mexicana em Guarulhos: (11) 2445-4748 / 2445-4747
    E-mails: gru.supervisor@mexicana.com / hugo.lopez@mexicana.com / monica.serrano@mexicana.com.mx
    Este último e-mail é da gerente de atendimento a clientes que fica baseada em Ciudad de Mexico e o telefone dela é: +52 (55) 5786-6212

    Responder

    Thiago respondeu:

    Entrei em contato nos telefones acima informado e fui prontamente atentido pela Mexicana, a informação é que os voos do mes de Agosto estao sendo remanejados para outras Cias Aereas e que ate o momento Setembro/Outubro/Novembro não sofrerao qualquer alteração! É pagar p ver!

    Reforçando o exposto, a Decolar efetuou inumeras propagandas quanto a tarifa promocional Mexicana, entendo que a mesma é responsavel solidariamente.

    Responder

    Flávia respondeu:

    Tenha cuidado. OS VOOS ESTÃO SENDO MUDADO E EM ALGUNS CASO VOCÊ TEM QUE PAGAR A PASSAGEM PARA CHEGAR ATÉ SÃO PAULO. ACONTECEU HOJE A TAM COBROU A DIFERENÇA DA PASSAGEM DE SALVADOR X SÃO PAULO. ALEGOU QUE A MEXICANA SÓ REPASSAM PRA ELE 91 DOLARES POR ESSE TRECHO. TIVEMOS QUE DESEMBOLSAR 681,00. MINHA CUNHADA ESTAVA NA LISTA DE ESPERA E NOS LIGOU DIZENDO QUE CONSEGUIU VAGA NO VOO AGORA A NOITE PRO MEXICO E DE LÁ SEGUE PRO CANADA. POSTAREI AQUI ALGUMAS INFORMAÇÕES.

    Responder

  2. Lycurgo Tostes says:

    Todo mundo preocupado com vôos da Mexicana para os meses de agosto a novembro… e eu que comprei para dezembro ?!?!?! Rir ou chorar ? O homem planeja, os poderosos riem .

    Responder

  3. Gerson esperto says:

    Mexicana entra em falência
    Nessa semana, após uma crise de confiança e, em especial, após o fechamento do cerco de seus credores, que incluiu o arrestamento de dois aviões no Canadá, a Mexicana de Aviación, a primeira companhia aérea estabelecida no México (a “Pioneira” deles) e uma das mais antigas do mundo, entrou em falência.

    Antes do pedido de concordata, a empresa cancelou inúmeras rotas para os Estados Unidos e remanejou horários de vários voos. Além disso, o rebaixamento da classificação de segurança do México, pela FAA, atingiu fortemente a empresa.

    A Mexicana, em comunicação oficial, afirmou que a decisão de falência servirá para “negociar uma reestruturação da dívida com seus credores”. Além disso, a empresa informou que está intensificando as negociações com os empregados sobre a diminuição do seu quadro de pilotos em aproximadamente 40% e em mais de 50% o número de tripulantes.

    Responder

  4. Lilian says:

    Meu voo é hoje a noite e até agora não tive uma posição da Decolar e não consigo contato com a Mexicana.

    Responder

  5. Decolar.com says:

    Pessoal, vimos alguns comentários de pessoas que compraram passagens da Mexicana através do Decolar.com e gostaríamos de esclarecer nossa posição:

    “O Decolar.com está auxiliando os clientes que compraram passagens pela Mexicana, seguindo a política da cia. aérea: solicitando reembolso integral das passagens compradas, ou reacomodando com outras cias. aéreas para os embarques que acontecerão ainda em agosto. Não há orientação sobre reacomodação para viagens a partir de setembro, porém estamos entrando em contato com todos os clientes (por ordem de data de embarque), para passar as propostas apresentadas pela cia. aérea.”

    Qualquer dúvida, entrem em contato através do e-mail: meupedido@decolar.com

    Obrigado a todos!

    Responder

    Pablo respondeu:

    Mas eu falei com a Decolar ontem e sexta e os atendentes não informam nada, só que aguarde até novembro.

    Responder

  6. MARIA ALICE says:

    Comprei tres passagens ida e volta para Montreal(São Paulo=Montreal=São Paulo). Não temos visto para os USA. Como ficamos.

    Responder

    Flávia respondeu:

    Minha cunhada está indo pra Vancouver com parada no Mexico e de lá Toronto porque ela não tem o visto USA.

    Responder

  7. Pablo says:

    Mexicana foi comprada por um grupo de investidores! Agora estou mais tranquilo.

    http://www.cnnexpansion.com/negocios/2010/08/21/mexicana-tenedora-k-aspa-cnnexpansion
    http://www.cnnexpansion.com/negocios/2010/08/21/mexicana
    http://www.bloomberg.com/news/2010-08-21/mexican-investors-group-pilots-buy-airline-mexicana-labor-leader-says.html

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Pablo,
    Vamos torcer para que ela se reerga. Quero conhecer melhor esse acordo e o grupo que comprou primeiro. Hoje deve sair mais alguma informação.

    Responder

  8. Flávia says:

    Ufa Pessoal.
    Depois de muito sufoco e de espera minha cunhada conseguiu embarcar rumo ao Mexico pela Mexicana vamos orar pra ela chegar em Toronto. Ela tem bilhete Salvador x Vancouver CAnada. De cara hoje tomou um prejuizo de r$ 681,00 para sair de salvador pela Tam ( diferença da passagem que a Mexicana mudou a data e não assumiu com a Tam a ida dela pra saõ paulo. Não sei se isso vai acontecer com outras pessoais

    Responder

  9. Flávia says:

    Maria Alice.

    Você terá que fazer conecção no Mexico se você não tem o visto USA.

    Responder

  10. DEBORA says:

    POR FAVOR, ME INFORME SOBRE O QUE OCORRERÁ COM SUA PASSAGEM, AS MINHAS ESTÃO MARCADAS PARA OUTUBRO…E TB PREVEJO UM OUTUBRO NEGRO.

    Responder

  11. Sabrina says:

    Danilo,

    tbm tenho ticket para Miami na proxima semana e a Decolar esta se recusando a nos reacomodar… eles querem nos reembolsar, mas isso leva 120 dias!! nao temos $$ ´pra comprar 2 novas passagens…que vc acha que eu faço?..

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.