México: Correndo Atrás do Prejuízo. EUA: Sem Visto, Será?

26 de May de 2009 | Por | 7 Comentários More

Assolado por uma perda importante de fluxo de turistas por causa inicialmente pelo aumento da violência no país (fato pouco difundido na nossa mídia que foca somente nos EUA e Europa) e principalmente pela Gripe Suína (N1H1), o Governo Mexicano resolveu fazer propaganda e facilitar a vida dos que desejam visto para visitar o país.

Pressionados pelos EUA a fim de coibir a imigração ilegal por suas fronteiras, o México passou a exigir visto de turistas de brasileiros, dificultando e encarecendo a viagem de quem não vive próximo a um consulado mexicano. Será que não era o momento de rever a política de vistos? Será que a imposição de visto a cidadão mexicanos por alguns países (Japão por exemplo) para coibir a entrada de mexicanos, como se esses fossem os únicos a portar o vírus da gripe Suína, não ensinou nada ao México?

Eu já deixei de voar em cias mexicanas ou fazer um stopover no México por conta da necessidade de visto, já que a emissão do meu visto americano (EUA era meu destino final) já tinha sido custosa.

O Viaje na Viagem do Ricardo Freire postou recentemente que o Governo Americano avalia a possibilidade de incluir o Brasil no programa Visa Waiver que isenta alguns países de necessidade de visto prévio a chegada aos EUA. Eles têm que preencher formulários eletrônicos e são avaliados pela imigração na chegada ao país. Essa possibilidade é advinda da baixa recusa de vistos por parte do consulados instalados no Brasil.

Vamos esperar para ver o que acontece já que não foi mencionado prazo para a medida (a já anunciada ampliação da validade  do visto americano de 5 para 10 anos não foi para frente pois espera votação no congresso brasileiro…). Mesmo tendo que pagar um bom montante para conseguir o visto americano, fico na dúvida se a isenção vai ser benéfica para quem viaja a turismo, já que muitos de nossos conterrâneos não sabem usar a liberdade que lhes é dada, podendo gerar no futuro essa sensação de insegurança que hoje rodeia quem vai para a Europa.

Mas no final das contas, a justificativa para todas essas questões é meramente comercial.

Tags: ,

Category: Aeroportos, Vistos

Comentários (7)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Maceu says:

    Realmente precisar de visto mexicano desestimula a visita daquele país, eu tinha a pretensão de passar alguns dias na Cidade do México no meu voo de volta dos EUA, que ocorreu semana passada, porém desisti. Minha volta foi por Lima, cidade que eu visitei no voo de ida, que a propósito tem um aeroporto bastante moderno. O que decepciona é o fato de ter que pagar taxa de embarque mesmo que você fique menos de 24 horas no país. Inclusive se você tiver que pegar suas malas despachadas, teria de passar pela imigração e consequentemente pagar os 30,00 USD de taxa para embarcar novamente. Felizmente consegui com que a companhia que me levou até o Peru (Spirit air) transferisse a mala para a cia. que me levaria para o Brasil (LAN), sem ter que passar pela imigração.

    Responder

  2. De onde é essa spirt air? nao achei o aeroporto de Lima moderno.mas a comida peruana é maravilhosa e andar de taxi no Peru é quase gratis.
    O Mexico perde muitos milhoes de dolares a cada ano pro exigir visto a alguns paises da America do Sul como o Brail e o Peru.
    quem for ao Rio ou Sao Paulo , nao deixe de tirar o visto mexicano, vale a pena, custa R$89,00 e o visto sai no mesmo dia.
    Mexico é um pais maravilhoso e a aeromexico é uma empresa otima.Entre as empresas aeras das America acho a LAn Chile a numero 1 e a aeromexico a numero 2 em qualidade e serviço.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Breno,
    Spirit é low cost americana. Voa de Lima para Fort Lauderdale (próximo a Miami)!

    Um abraço

    Responder

    Umberto M. respondeu:

    Olá Breno,

    Viajei pela Spirit Air de Bogotá para Ft. Lauderdale, paguei US$280,00, é muito barato e vale a pena, pelo preço que se paga.

    Responder

  3. DANIEL says:

    BOM DIA,PESQUISANDO SOBRE OS PREÇOS DE PASSAGENS DE SÃO PAULO PARA OS EST.UNIDOS,VÍ QUE A MENOR TARIFA É DA EMPRESA AVIANCA.GOSTARIA DE SABER:DA ONDE É ESTA EMPRESA E SE É DE BOA QUALIDADE OU SEJA DE CONFIANÇA JÁ QUE ELA NÃO É CONHECIDA,PELO MENOS PARA MIM.OBRIGADO.

    Responder

  4. Marco Túlio says:

    Vou viajar aos EUA via Cidade do México. Vôo da Aeromexico com conexão de 4 horas na cidade do México. O site do consulado mexicano em SP fala que passageiros em trânsito técnico, isto é, menos de 24 horas, não precisam de visto Mexicano. Alguém já passou por situação semelhante? Obrigado.

    Responder

    solange respondeu:

    oi, eu tambem queria saber, como vou voltar pelo mexico, mas não quero visitar o pais deles, se preciso de visto mexicano.agurado

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.