Como Se Inscrever

Bê-á-bá dos Programas de Fidelidade: Inscrevendo-se em um Programa de Fidelidade Aérea para Acumular Créditos

Como me inscrevo no programa Smiles da Gol/Varig, Fidelidade TAM, programa Amigo da OceanAir, Tudo Azul da Azul? Já sou inscrito em um desses programas, como faço para acumular milhas/pontos? Esqueci de apresentar meu cartão no check in, como faço para conseguir creditar essas milhas na minha conta?

Já conhecendo alguns conceitos básico que explicamos neste post, vamos tentar auxiliar você a se inscrever-se nos principais programas de Fidelidade Aérea.

Normalmente não há cobrança de taxa de inscrição ou mensalidade ao se inscrever nos programas de fidelidade das cias aéreas, mas ao fazer sua adesão, você concorda com as regras do programa. Sugiro que você imprima essas regras para ter conhecimento dos seus deveres e direitos e que fique atento às mudanças das regras (que em poucas vezes vêm para beneficiar o associado).

Como regra geral, a maioria dos programas de fidelidade aérea permite fazer a sua associação pela Internet (gaste um tempinho antes lendo as regras do programa) ou através de um formulário de papel que pode ser encontrado nos balcões de check in, lojas da cia aérea ou até nos próprios aviões (ele pode ser solicitado ao comissário ou estar anexado dentro da revista de bordo). Não importa qual seja a forma escolhida, você deve ter completado a sua inscrição antes de sair do vôo no qual você deseja acumular milhas/pontos! Como já falamos, você pode até entregar o formulário preenchido ao comissário antes de sair do avião como sua última opção, já que, usualmente, só são creditadas milhas/pontos de vôos ou serviços utilizados após a inscrição no programa. Das grandes cias, só a British permite acúmulo de milhas voadas em um prazo curto anterior a associação ao seu programa de fidelidade Executive Club.

Ao se inscrever, você habitualmente recebe um cartão feito de papel com o número de sua inscrição já grafado nele ou é orientado a imprimir um no caso de optar pela Internet. Em ambos os casos ele é provisório. Guarde bem o número dele, já que para acumular milhas é necessário apresentar o número da sua conta no momento do check in (sabendo o número, o cartão é dispensável para que se acumule milhas). Sugiro confirmar com o atendente a inclusão do número no sistema no check in, já que a solicitação de créditos em um momento posterior pode ser associada a um burocracia e as milhas/pontos podem demorar a serem creditados.

O cartão mesmo deve chegar depois (normalmente após acumular algo na sua conta), junto com a senha de resgate dos créditos. Algumas cias só emitem o cartão após você conseguir um status elite, como no caso do Lan Pass da Lan. Alguns programas, como o Fidelidade Tam, trabalham com duas senhas, uma que você cadastra no site para acompanhar seus pontos/milhas, verificar disponibilidade de vôos e o número de pontos necessários para uma emissão de uma passagem e uma segunda senha que serve para confirmar o resgate. Mas o mais comum é uma senha única como no Smiles, portanto cuide bem dela(s). Pedir uma segunda via de senha é algo burocrático e pode demorar até você recebê-la o que inviabiliza uma emissão de passagem usando esses créditos por um bom tempo até a chegada da nova senha. Se for viajar com uma passagem emitida com milhas, não esqueça de levar essas senhas consigo, bem guardadas, já que em caso de remarcação ou cancelamento pode ser necessário o uso delas.

Se você já se inscreveu anteriormente no programa da cia em que você vai voar ou está voando e se esqueceu de apresentar o número da sua conta no check in ou ainda esqueceu/perdeu essas informações não se desespere! Você tem um prazo para poder solicitar milhas/pontos de vôos realizados e cujas milhas/pontos não foram creditados, que é em média de 6 meses após o evento gerador desses créditos. Guarde os canhotos das passagens e chegando em casa entre em contato com o programa de fidelidade para recuperar os dados que você perdeu como número do cartão ou senha. Esse processo pode ser burocrático (pode envolver envio de comprovantes via correio e/ou preenchimento de solicitações via Internet), mas normalmente você não conseguirá realizar uma nova inscrição no programa já tendo seu nome ou CPF cadastrado no sistema deles.

A quantidade de milhas/pontos acumulada em um vôo depende das regras de cada programa, da classe de serviço em se voa (Primeira, Executiva ou Econômica) e da tarifa comprada (algumas cias não permitem acúmulo de milhas em determinadas tarifas ou permitem o acúmulo de uma fração delas). Não se esqueça que você pode ainda acumular milhas consumindo produtos ou serviços de empresas que têm acordos com o seu programa de fidelidade. Mas falaremos disso em outro post.

Vamos aos links das páginas onde se pode fazer sua inscrição (alguns programas gostam de muitos dados, então deixe sua carteira de documentos por perto). Em qual deles você deve se associar? Esse é o assunto do nosso próximo post!

Smiles da Gol/Varig

Fidelidade da Tam

Amigo da OceanAir

Tudo Azul da Azul

Lan Pass da Lan

Distancia da Taca

Flying Blue da Air France, KLM e Air Europa

Miles&More da Lufthansa, Swiss, Lot, Austrian

Victoria da TAP

Mileage Plus da United

Aadvantage da American

OnePass da Continental e Copa

SkyMiles da Delta

Skywards da Emirates

Skypass da Korean

Matmid Club da EL AL