Onde é Melhor se Inscrever?

São tantos os programas de fidelidade aérea disponíveis que duas perguntas vivem se repetindo nos comentários dos posts sobre esse tema: Em qual deles devo me associar? Qual é o melhor?

Sinteticamente, a resposta a primeira pergunta é: Você deve associar-ser ao programa de uma cia aérea que faz parte de uma aliança aérea que contenha as cias aéreas nas quais você deseja concentrar suas compras ou viagens. Um programa que possui acordos com outras cias que você gosta e também faz uso pode ser uma segunda opção. Mas se a idéia é ficar restrito a única cia aérea e aos destinos atendidos por ela, é só escolher o programa da cia que você elegeu como a melhor dentro das suas necessidades. Mas o ideal mesmo é associar-se ao programa da cia aérea que você mais usa ou que decidiu dar preferência no futuro. Isso porque as milhas acumuladas em vôos das donas do programa sempre valem para progressão de status no programa de fidelidade ao contrário de milhas ganhas em  vôos de parceiros de aliança ou de cias com as quais o programa tem acordos.  Mas tudo isso depende das regras de cada programa.

A vantagem das alianças (como a Star Alliance da qual a Tam vai passar a fazer parte no ano que vem, Skyteam e Oneworld) reside no fato de que seu status elite é reconhecido em todas as cias associadas ao contrário das parcerias (como é hoje no Fidelidade Tam e Smiles). Lembre-se que a idéia de associar-se a um programa de fidelidade e ser fiel ao mesmo não é apenas para acumular milhas, mas sim de evoluir progredindo de status no seu programa, o que pode gerar benefícios extras como maior franquia de bagagem, acesso a Salas Vip, acesso a assentos melhores e milhas bônus que reduzem significativamente o tempo e o número de vôos necessários para atingir o número de milhas necessárias para a emissão de uma passagem prêmio.

A resposta da segunda pergunta é: Não existe o melhor programa de fidelidade de uma forma geral, existe o melhor para você dentro dos seus objetivos e do seu padrão de viagem. Mais para frente e em um outro momento,  vou fazer uma análise dos principais programas do mercado.

Como já falamos várias vezes, a idéia por traz dos programas dos programas de milhagem é a fidelidade. A não ser que você tenha um volume de acúmulo de milhas/pontos tão alto que permita acumular em vários programas e ao mesmo tempo evoluir de status (subir de nível) em todos eles, ser infiel ao seu programa de fidelidade ou acumular créditos em vários deles ao mesmo tempo acaba resultando em um pequeno número de pontos em vários programas que não te levam a lugar algum. O pior é que chegar a conclusão em um segundo momento de que se fosse possível juntar todos os créditos disponíveis nos seus vários programas seria possível emitir aquela sonhada passagem (olha isso é muito comum nos comentários aqui no blog)…Portanto, se a idéia é levar a sério a acumulação de milhas/pontos concentre seus esforços em poucos programas, sugiro mesmo é concentrar tudo em um único programa.

Mas nem sempre a cia aérea do seu programa de fidelidade tem o melhor preço, nesse caso você vai ter que parar e gastar um pouco de tempo refletindo sobre qual a melhor estratégia no seu caso. Sobre esse tema em breve vou reciclar um post antigo e mais aprofundado que foge a idéia dessa série bê-a-bá.

No próximo texto falaremos de uma formas mais geral  sobre os programas dos cartões de crédito.