Nova Regra Para Embarque de Menores ao Exterior

12 de May de 2009 | Por | 3 Comentários More

Até o dia 7 de maio, data da publicação da nova decisão do conselho nacional de justiça, para o embarque de menores e adolescentes em viagem ao exterior era necessário autorização emitida pelo juizado da infância e da juventude. Agora essa autorização pode ser substituida por documento escrito com foto do menor e firma reconhecida de ambos os genitores ou responsáveis.

Parece uma desburocratização do processo, mas se tratando do Brasil e da dificuldade de controlar nossas fronteiras, tenho minhas dúvidas sobre a segurança da nova medida.

Category: Aeroportos, Viajando com Crianças, Vistos

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. ligia says:

    Boa tarde.

    Tenho uma filha com Sindrome de Down com 20 anos e que deverá realizar uma viagem para os Estados Unidos comigo. è necessário autorização do pai para esta viagem?

    Responder

  2. Gustavo says:

    Boa Noite Ligia,
    Precisa sim, se ela for embarcar com você o pai precisa autorizar (se vivo). Devido a grande demanda de viagens internacionais de menores com/sem seus responsáveis, A polícia Federal por meio do seu departamento de viagens ao exterior, lançou uma CARTILHA que traz de forma bem clara todas as informações que você precisa saber, inclusive o MODELO que você precisa usar para reconhecer as firmas nos cartório.
    Utilize esse modelo fornecido pela própria Polícia Federal, não os encontrados na internet, é certeza de uma ótima e segura viagem!
    http://www.dpf.gov.br/servicos/viagens-ao-exterior/3_edicao_manual_menores.pdf/
    Gustavo

    Responder

  3. Italo says:

    Oi, tenho 17 anos e estarei indo para buenos aires em outubro com uma tia, ela tem 27 anos, queria saber se para minha viagem preciso apenas da autorização com firma reconhecida em cartorio dos meus pais ou se alem disso preciso de autorização judicial da vara de infancia ??

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.