Novas Regras Para Bagagem de Mão em Vôos Internacionais Saindo do Brasil

6 de March de 2007 | Por | 3 Comentários More
A Noticia não é nova, mas só agora consegui no site da ANAC a resolução que modifica o tema.

Depois dos acontecimentos em Londres, em que possíveis ataques terroristas estariam sendo planejados com uso de explosivos em forma de gel ou líquido, o mundo iniciou com novas regras para bagagens de mão. Primeiro os EUA e Inglaterra baniram totalmente os líquidos e gels dos vôos. Posteriormente, passado o choque, novas regras começaram a se tornar padrão no mundo.

Primeiro os EUA e Inglaterra, depois a União Européia, Hong Kong e finalmente as regras chegaram ao Brasil, mas no nosso caso apenas para vôos internacionais.

A ANAC publicou a resolução número 7 normatizando o tema.

A partir de 01 de Abril, todos os passageiros que embarcarem em um vôo internacional, mesmo que voando apenas a etapa doméstica, ou que venham a ter de usar as salas de embarque de vôos internacionais passarão a ser sujeitos a seguinte regulamentação relacionada ao transporte de líquidos, géis, aerosois, pasta de dente e similares nas malas de mão:

Cada produto somente poderá ser transportado em embalagens de no máximo 100 ml. Todas as embalagens devem ser colocadas em um saco transparente de no máximo 20X20 cm ou 1 litro e com vedamento (tipo Zip Lock ). As embalagens devem ser colocadas com folga dentro do saco e é permitida apenas uma embalagem por passageiro.

Esses sacos devem ser apresentados para inspeção visual nos pontos de checagem de bagagem de mão.

As dietas especiais ou para crianças e medicamentos ficam fora desses limites, porém devem ter quantidade limitada ao consumo durante o vôo e no caso de diets especiais e medicamentos serem acompanhadas de receita médica.

Líquidos adquiridos em Free Shops dos aeroportos ou de aviões ficam fora desse limite, desde que sejam transportados em embalagens lacradas acompanhadas da nota de compra e da data do vôo. Regra válida tanto para quem embarca ou realiza conexão no aeroporto. Verifique se o país ao qual você se destina tem regras para o transporte desses bens adquiridos em Free Shops.

A norma ainda determina que jaquetas, paletós e notebooks devem ser retirados e colocados separadamente para escaneamento nas maquinas de raio X.

Links
TSA, agência que cuida da segurança nos aeroportos dos EUA.
AENA, site da cia que administra os aeroportos espanhóis com as regras para a Europa.

Tags:

Category: Aeroportos, Bagagem

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Clara says:

    Ei Rodrigo! Aproveito o seu interesse por viagens para te convidar para dar uma passada no Portal 180° (www.portal180.com.br) e conferir nossas dicas de viagem, reportagens especiais, nossa webradio e, ainda, enviar suas melhores fotos para concorrer a prêmios na seção Olho Mágico! Abraço!

    Responder

  2. Rodrigo says:

    Clara, muito interessante e dinâmico esse site com suporte do STB. Vale a pena uma visita.

    Deviam criar uma seção com dicas para passagens especiais para estudantes.É um tema pouco explorado por aqui.

    Um abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.