O Excesso de Bagagem Pode Fazer o Barato Sair Caro: Cias Africanas, do Oriente Médio, Asiáticas e da Oceania/Pacífico

1 de October de 2007 | Por | 11 Comentários More

Atenção: Os dados contidos nas tabelas, que foram coletados em julho e agosto de 2007, estão sujeitos a modificações sem aviso prévio. Portanto, sempre confirme esses dados antes de efetuar uma compra na qual essas informações sejam essenciais para você. Se por acaso você notar algum erro ou deseje acrescentar alguma informação não hesite em fazê-lo na caixa de comentários. O blog e os visitantes agradecem.

Aqui serão apresentados os dados das cias aéreas com sede em países africanos, asiáticos, da Oceania e de ilhas do pacífico. Mas não deixe de ler as tendências gerais contidas neste post.

Optei por selecionar as principais cias, dando preferência às que operam no Brasil e as mundialmente conhecidas pela qualidade e/ou preço, incluindo as cias tradicionais e as cias de baixo custo (low cost).

Foram levantados os dados referentes as seguintes cias aéreas (clique nos links para ser levado diretamente a página com as regras para o transporte de bagagens):

AirAsia Air China Air NewZeland Air Tahiti Nui ANA Asiana

Bangkok Airways Cathay Emirates

JAL Jetstar/ Jetsar Asia e Valuair

Kenya Korean Malaysia

Qatar Quantas

Singapore South African

TAAG THAI Tiger

Para ampliar a tabela clique aqui.


Curiosidades:

As cias low cost/baixo custo Tiger e Air Asia possuem a menor franquia de bagagem, de apenas 15 quilos, sendo que na Tiger essa franquia pode ser aumentada pagando uma taxa extra até 72 horas antes do vôo. Air Asia deixa claro que a aceitação do transporte de excesso de bagagem ficará a critério da cia aérea. Por outro lado, a Asiana permite duas peças de até 10kg cada como bagagem de mão pelos passageiros da executiva.

Os vôos transpacíficos e vôos partindo do Brasil, quando as cias operam essas rotas, geralmente possuem franquias sob o “conceito peça”. Aqui também vemos a tendência de redução do peso de cada peça de 32 para 23kg. Atenção, pois algumas cias já aplicam essas franquias para vôos partindo do Brasil.

A TAAG aplica uma franquia de 30 quilos para a Executiva e 20 quilos para a Econômica nos vôos partindo do Brasil. A TAAG tem uma promoção nos vôos das terças feiras ligando o Rio de Janeiro a Luanda, onde dá um bônus de 15 kg nesse trecho.

A Cathay Pacific deixa bem claro que os produtos comprados no duty free shop devem ser incluídos dentro da franquia de peso da bagagem de mão.

O site da Kenya Airways não informa de forma clara os dados referentes à bagagem.

Apesar de abordar cias de continentes diferentes, a maioria das cias tradicionais pesquisadas não apresenta informações claras sobre tarifas de excesso de bagagem no site.

O site das cias japonesas deixam transparecer que os valores de excesso de bagagem variam de acordo com o local de partida, já que alertam que os valores descritos nos sites são referentes aos vôos partindo de um determinado destino.

Foto: Mag3737
Sob licensa Creative Commons

Tags: , , , , ,

Category: Bagagem, Comparativo, Planejar e Comprar

Comentários (11)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anonymous says:

    O pior quanto à bagagem é que a Receita Federal está exigindo, desde 15/08, o documento de legalização de entrada ou a NF de compra dos itens eletrônicos no Brasil.

    Responder

  2. Anonymous says:

    A Receita Federal está exigindo, em algumas situações, as notas fiscais dos aparelhos transportados pelos viajantes no aeroporto de Guarulhos. Essa exigência ocorre no retorno das viagens internacionais.

    Esse novo procedimento não foi divulgado no Diário Oficial, contudo é considerado uma “Normativa” e pode ser aplicado sem nenhum problema pelos fiscais da receita alocados no aeroporto.

    Os equipamentos com maior possibilidade da exigência de notas fiscais são: laptops, câmeras fotográficas profissionais e demais equipamentos de última geração.

    Em posse dessas notas fiscais, ainda no trecho de saída do Brasil, o viajante deverá encaminhar-se ao posto da Receita Federal, próximo a Tam Linhas Aéreas, Terminal 1, Asa B, para que preencha o formulário de Declaração de Bagagem Acompanhada

    Para mais informações, acessar o link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/Ant2001/1998/in11798.htm

    Responder

  3. Anonymous says:

    Para o registro de saída de equipamentos eletrônicos, a Receita está exigindo o documento de legalização de entrada ou a NF de compra do respectivo item no Brasil. Mais um problema com a proximidade do final de ano…

    Responder

  4. Carola says:

    Rodrigo, me ajuda!!!!
    Estou em Milao e vou para Paris amanha de Easyjet e estou com excesso de peso, uns 10 kg a mais, 20kg sao o permitido!!
    Ja revirei o site deles para tentar pagar pela internet que fica mais em conta!! Mas nao achei nada!! Vc sabe como posso fazer isso???
    Agradeço muitissimo desde ja pela atençao!!!

    Responder

  5. Rodrigo Purisch says:

    Carola,

    As regras mudaram desde o dia 01 de outubro:
    Cada mala despachada paga 3 euros pela Internet (ou 5 no aeroporto) mesmo aquela dentro dos 20kg da franquia.

    Excesso: Máximo de 32 kg por mala, todo kg acima de 20kg (somando todas as malas) paga 9 Euros por KG pot trecho! Não há mais desconto para pagamento antecipado de excesso.

    Dica: Bagagem de mão uma peça com tamanho máximo de 55X40X20 cm e sem peso definido: o passageiro deve ser capaz de colocá-la no compartimento sem ajuda. Pega tudo o que pesa e coloca na bagagem de mão (lembre-se da limitação dos líquidos, se tiver um vidro muito grande pense se não vale comprar outro no seu destino). Não esqueça que sua bolsa feminina, notebook etc devem estar dentro dessa única peça de mão.

    http://www.easyjet.com/en/Book/regulations.html#baggage

    http://aquelapassagem.blogspot.com/2007/09/o-excesso-de-bagagem-pode-fazer-o.html

    Sobre Guarulhos:
    http://aquelapassagem.blogspot.com/2007/08/ateno-novos-procedimentos-para-declarao.html

    Mas vou colocar um link na página principal.

    Caixeiro

    Valeu pela nota!

    Responder

  6. Carola says:

    Rodrigo,
    Muito obrigada pela informaçao!!!
    Vou colocar o peso na mala de mao!!!
    Aviso: Peguei um voo da Vueling semana passada em Barcelona que me fizeram pesar a mala de mao, que nao pode ultrapassar 10kg!
    Att
    Carola

    Responder

  7. vanessa says:

    Rodrigo amado… ajuda me… Estou indo ao Barsil e moro em paris,minhas malas estao mais pesadas… penso que tenho em todas as malas 22 kilos a mais… voo pela TAM… vc sabe quanto pagarei por esse excesso???
    Agradeço desde ja==
    Fica com Deus!!

    Responder

  8. SANDRA DE AGUIAR says:

    VOU DI RIO DE JANEIRO A MILANO PELA IBERIA FAçO ESCALA EM MADRI,,MEU BILEITE FOI FEITO PELA INTERNET.GOSTARIA DE UMA AJUDA SABER QUANTOS QUILOS POSSO LEVAR?E UM POUCO URGENTE…OBRIGADA

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Sandra

    Você vai encontrar sua informação aqui

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.