Pagar Contas no Cartão De Crédito Vale ou Não a Pena?

13 de July de 2009 | Por More

Uma polêmica vem tomando conta de algumas caixas de comentários associadas a posts sobre cartões de crédito: Vale a pena pagar contas no cartão de crédito?

A princípio devido as taxas cobradas pelos cartões de crédito, essa atitude não seria muito recomendada e deveria ser usada em último caso.

Mas os leitores e experts em cartões de crédito do Aquela Passagem se empolgaram com as possibilidades  de sair lucrando em milhas ao usar essa estratégia nos cartões Itaucard. Ao contrário de outros bancos, como o Banco do Brasil, que cobram uma taxa fixa por conta paga e não permite acúmulo de milhas nessa operação, alguns cartões Itaucard permitem que o valor pago gere milhas na conta do programa de fidelidade e cobram uma taxa pró-rata (proporcional ao tempo usado). Então o negócio era pagar as contas e dois dias após (era necessário esperar esse prazo segundo as regras do Personnalité ao qual tenho acesso) fazer um depósito avulso igual ao valor exato pago no cartão de crédito. Os custos financeiros da operação seriam cobrados na próxima fatura (1,99% ao mês pró-rata + IOF).

Mas como temos alertado aqui no Aquela Passagem, as regras dos cartões de crédito mudam muito rápido. O que era permitido para para vários portadores de cartões Itaucard, agora limita-se aqueles que são correntistas e têm acesso ao Bankline Itau ou a clientes antigos que já usavam essa função.

O leitor Adriano recentemente postou um comentário relatando que houveram mudanças nas regras de cobrança das taxas e que não seria mais possível pagar antecipadamente para reduzir os valores pagos pela operação. Estaria prevalecendo a  regra de que os juros seriam cobrados proporcionalmente em relação ao período entre o pagamento da conta e o vencimento da fatura como consta nas regras do serviço.

As regras do pagamento de contas do Personnalité estão contidas neste texto. Alguém mais foi informado sobre ou sentiu na pele as mudanças das regras?

Tags:

Category: Cartões de Crédito

Comentários (221)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rodrigo Purisch says:

    Em breve vou fazer um novo post sobre o tema! Assim vou fechar os comentários dessa página! Obrigado pelos 220 comentários!