Pague Contas: Pagar Taxas Para Acumular Mais Milhas No Cartão de Crédito Vale a Pena?

| 3 de Março de 2010 | 159 Comments More

Esse texto faz uma reflexão sobre o serviço de pague contas no cartão de crédito, que em algums bancos permite o acúmulo de milhas (ou pontos) no programa de fidelidade.

Muitos leitores aqui do blog descobriram a arte de acumular milhas no cartão de crédito pagando contas na fatura do cartão. Uma das melhores opções era o pague contas do Itaucard que cobrava uma taxa pró-rata (proporcional ao número de dias usado). Cobrava, já que depois de muita discussão e desinformação por parte dos atendentes e de comunicados não claros  ou contundentes do Itaucard (pessoalmente fiquei muito decepcionado com essa atitude do Itaú), o serviço passou a ter uma taxa de 1,99% fixo. Assim iguala-se ao Ourocard (que de vez em quando faz uma promoção isentando de taxas), Santander e HSBC. Este último possui múltiplos muito baixos de acumulação, o que torna desinteressante seu uso.

Agora vem a pergunta: Para mim que usava esse serviço do Itaucard pagando pró-rata, vale a pena continuar usando pagando esse 1,99% a título de acumular milhas? A mesma resposta serve para os usuários do Ourocard.

Antes de tudo gostaria de repetir um conselho que agora adapto para os cartões de crédito: “Milha boa é milha gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare suas milhas como um depósito de longo prazo em uma conta poupança, já que a operadora do cartão pode mudar as regras do programa, mudar as parcerias, alterar a tabela de troca ou alterar a validade das milhas. Lembre-se que algumas cias aéreas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem usando-se milhas ou pontos e as regras das passagens emitidas com milhas/pontos costumam ser as mais restritivas possíveis ”

Quando pago uma taxa fixa de 1,99% por mês, quer dizer que a cada 1.000 reais pago em contas, vou pagar 19,90 reais extras em taxas para poder acumular milhas sobre esses 1.o00 reais.

Olhe as duas tabelas abaixo que na verdade confirmam que acumular milhas pagando uma taxa para isso não deixa de ser um tipo de poupança ou compra a prazo:

Aqui os valores gastos em dólares para acumular milhas/pontos pagando 1,99% de taxa:

Tabela de valores gastos para acumular milhas usando pagamento de contas no cartão de crédito

Aqui os valores gastos em Reais ajustados por cotação do dólar para acumular milhas/pontos pagando 1,99% de taxa:

Valores gasots em Reais para acumular milhas pagando contas no cartão de crédito

Assim, se você tem um cartão que forneça 1 milha por dólar gasto, você vai pagar cerca de 0,02 USD por milha acumulada (pagando-se 1,99% de taxa fixa sobre o valor da conta). Nesse caso, por exemplo, para emitir uma passagem acumulando 50 mil milhas apenas usando esse serviço como fonte de acumulação, você terá gasto 995 dólares para acumular essas 50 mil milhas. 40 mil sairiam por 796 dólares.

Mas se o seu cartão fornece 1,5 milhas por dólar gasto, você paga cerca de 0,013 USD por milha acumulada pagando-se (1,99% de taxa fixa sobre o valor da conta). Já 50 mil milhas acumuladas usando apenas esse serviço consumiriam cerca de 663 dólares em taxas. 40 mil sairiam por 531 dólares.

Costumava-se dizer que qualquer milha acumulada pagando-se um valor igual ou inferior a 0,02 USD por milha era um bom negócio. Nos dois casos você terá pago um valor igual ou inferior a esse pelas milhas acumuladas. Então posso dizer que vale a pena?

Esse valor era calculado tendo em vista os valores das passagens aéreas que poderiam ser emitidas usando blocos de milhas. Mas o que vimos nos últimos anos foi uma queda do preço das passagens e manutenção ou aumento do número de milhas necessárias para emitir passagens para um determinado destino. Por outro lado, tivemos algumas boas promoções envolvendo emissão com milhas reduzidas ou transferência bonificada para os os programas de fidelidade aqui no Brasil em 2009, mas não temos nenhuma garantia de que voltarão.

Por exemplo, com 50 mil milhas transferidas para o Smiles posso emitir uma passagem do Brasil para os EUA. Se tivesse acumulado essas 50 mil milhas apenas usando o pague contas, teria gasto 995 USD ou 663 USD dependendo do múltiplo por dólar oferecido pelo cartão escolhido. Com 40 mil milhas posso emitir (vou ter que me esforçar um pouco) uma passagem na mesma rota mas no Fidelidade Tam (só que na baixa estação). 40 mil milhas dariam 796 USD ou 531 USD gastos em taxas dependendo do cartão.

A pergunta agora é: Quanto eu gastaria para comprar uma passagem Brasil/EUA? Se o valor for igual ou inferior ao que seria gasto em taxas acumulando milhas, definitivamente não vale a pena usar esse serviço como fonte principal de acúmulo de milhas! Se o valor for um pouco superior a esse que seria gasto em taxas, arrisco a dizer que também não valeria a pena, já que é muito mais fácil emitir uma passagem nas datas desejadas e com menos restrições (além de poder escolher com qual cia quero viajar e ainda poder acumular mais milhas) pagando por ela do que tentando emitir uma passagem prêmio via programas de fidelidade .

Assim, na minha opinião mais moderada e visando um público mais amplo (temos leitores experientes  em milhas que usam outros critérios apoiados em estratégias pessoais), pagar taxas para gerar milhas debitando contas na fatura do cartão de crédito valeria a pena quando:

Você precisa completar um número de milhas para emitir uma passagem prêmio e seu programa de milhagem não vende ou vende milhas com um valor superior ao que você pagaria em taxas. Lembrando que a vantagem de comprar milhas diretamente no programa de fidelidade em relação ao cartão de crédito é que as milhas são imediatamente disponibilizadas na sua conta.

Quando o preço da passagem que você deseja emitir ou o valor pago para um upgrade superar o preço que você pagaria em taxas para acumular o mesmo número de milhas necessárias para sua emissão ou upgrade.

E vale mais a pena quanto maior for os múltiplos em milhas/pontos fornecidos por dólar gasto.

Pode valer a pena:

Quando o seu programa de fidelidade do cartão de crédito promover alguma promoção do tipo transferência bonificada de pontos/milhas para o programa de fidelidade de alguma cia aérea. Dessa forma o custo de aquisição das milhas/pontos é diluído.

No caso de você ser muito, mas muito organizado mesmo e metódico com suas contas, além de bom gestor de investimentos, de forma que possa usar o dias que o cartão te para pagar a fatura, para investir em algo que dê alguma boa remuneração ao valor que você teria gasto a vista no pagamento das contas, reduzido o custo de aquisição dessas milhas. Mas são muito poucos os que se encaixam nessa situação.

Eu gosto de acumular milhas pelo menor valor possível, principalmente em retribuição a uma compra de produto ou serviço pelo qual não paguei nada a mais para ter o direito a acumular as milhas/pontos.  Pessoalmente (isso pode perfeitamente não se encaixar no seu perfil) não gosto da idéia de ter uma série de compromissos financeiros para me preocupar apenas para acumular milhas e não encaro minhas milhas como um investimento comparável a uma poupança ou a um fundo de investimento, mas como algo que pode facilitar uma próxima viagem. Mas nós temos uma série de leitores que podem ser considerados profissas em acumular milhas e estão mais que satisfeitos com suas estratégias. Portanto, a decisão depende muito do seu perfil e do seu nível de conhecimento sobre o tema (riscos e vantagens das milhas).

De qualquer forma, é importante o consumidor conhecer o valor gasto para acumular suas milhas a fim de poder decidir quando e onde é melhor usar as mesmas a seu favor.

Se interessou pelo tema? Quer mais informações? O Fernando Rosa fez um ótimo post até mais claro que este sobre o serviço de pague contas em vários bancos. Tem até planilha de controle de gastos!

Em breve (assim que sobrar um tempo…) vou fazer um outro post baseado numa boa discussão sobre milhas (acumular ou não acumular e até onde) que rolou numa caixa de comentários.

Related posts:

  1. Pagar Contas no Cartão De Crédito Vale ou Não a Pena?
  2. ITAUCARD: Pague Contas com Juros Pro Rata Até Quando?
  3. Vale ou Não Vale Emitir uma Passagem com Milhas/Pontos?
  4. Banco do Brasil: Cartão de Crédito Smiles Mastercard
  5. Cartão de Crédito: Ourocard Platinum, Banco do Brasil

Tags:

Category: Cartões de Crédito, Notícias, Programas de Fidelidade Aérea

Comments (159)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. Sidney says:

    Só para costar. Tenho o UNICARD Visa Platinum (1,5 x 1)com várias contas de consumo cadastradas em débito automático no cartão, não é cobrado taxa nenhuma, porém não é pontuado.

    Agora o Bradesco visa Prime Infinite é tudo de bom, (2,2 x 1) acumulei 15 mil milhas em poucos meses, pago todos meus gastos com ele.

    Temos que ficar ligados para utilizar bem as milhas pois muitas vezes compensa deixar as milhas guardadas e aproveitar alguma promoção como essa GRU – Los Angeles – GRU por US 679,00 + tx

    http://www.lan.com/platinum

    Abraços, parabéns pelo post.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Sidney,
    Eu recebi essa promoção no Personnlite também, mas ainda não consegui identificar onde entra o desconto, já que nas minhas simulações no site ainda não encontrei a tarifa.

    Responder

  2. Thyago says:

    Alguem que possua um TAM Itaucard Internacional, asbe informar se pagamento de boletos tá gerando milhas?

    Responder

    carol respondeu:

    sim, gera milhas. pode usar!

    Responder

  3. Breno Campina Grande says:

    Algum cartao do banco real serve para o pague contas ganhando milhas?

    Responder

  4. Marcello Marinho says:

    Preciso de auxilio, uso em torno mensal de R$ 6.500,00 / mes, tenho o Unicard, Bradesco, Itaucard , ourocard e Itau tam fidelidae, alguem pode me orientar a respeito do funcionamneto do programa de milhas.Aguardo retorno,Marcello

    Responder

  5. Claude says:

    Otimos comentarios.

    Responder

  6. Daniel Carvalho says:

    Preciso dizer que depois de ler a reportagem e todos os comentarios ja estou apto a acumular milhas muito rapidamente, depois de sofrer por anos e anos sem dar atenção e com cartão de apenas 1,5 sendo que hj estou com BRADESCO PRIME VISA INFINITE E BRADESCO PRIME MASTERCARD BLACK que o fator de conversão é de 2,2, e minha esposa ja chegou o Ourocard Visa Infinite e Mastercard Black para pagarmos as faturas do Bradesco, só tenho um receio enorme com a fiscalização de pagar valores muito alto com cartão de crédito.
    Alguém teve algum problema com a receita (malha fina)??? Ou tem alguma noticia como funciona???
    Um grande abraço a todos e parabéns pelo blog com muitas noticias e post inteligentes.
    Daniel

    Responder

    Claude respondeu:

    O certo é que a fiscalização tem acesso aos valores e os compara com a renda declarada. Deve haver um limite para a hipótese de as compras ultrapassarem a renda, mas não sei qual é.

    Responder

    milon respondeu:

    A malha fina não tem cruzamento quando a divida pula de um cartão para outro pode boptar fé

    Responder

  7. Carlos says:

    Pagando cartão com cartão !

    Minha mulher foi hoje (21/9) numa agência do Itaú para tentar pagar a fatura do Diners usando o cartão Itaú dela.

    O caixa recusou. Disse que não se pode pagar cartão com outro cartão.

    Ela vai ligar para o Itaú mais tarde, porém queria reconfirmar com alguns de vocês que isso é realmente possível, já que tenho lido inúmeros posts sobre o tema.

    O caixa desconhece o assunto ?
    .

    Responder

    milon respondeu:

    Eu faço corriqueiramente, mas acho que voce só paga pela internet ou pelo bankline, pelo caixa eletronico tentei recentemente e foi impossivel, pois estava em floripa em visita a familia, tive que comprar um moden da tim para poder fazer minhas transações financeiras necessárias pois minha mãe estava sem internet.

    Responder

    Cinthia Rangel respondeu:

    Carlos,
    Tb faço isso sp. O problema é que no Itaú vc só consegue fazer isso pela internet. No BB e no Santander vc consegue direto no caixa.
    Ab,
    Cinthia.

    Responder

  8. Alex says:

    Muito bom o blog, mas gostaria de uma mãozinha nas contas, pois penso em fazer o seguinte:
    Concentro todas as minhas compras no Unicard Visa, pagando-o com um American Express à taxa de 2,99% e pontuando a 1,33 (levando-se em consideração que eles utilizam o dólar turismo).
    Pago a fatura do American com o Ourocard a 1,99%, pontuando três vezes com as mesmas compras.

    Para vocês que já tem toda a manha, isso é vantajoso?

    Responder

  9. Ricardo says:

    sugiro trocar pro platinum que converte a 1,5

    Responder

  10. Edneia says:

    bom percebi que possivelmente estes porgramas de milhas etc são para cartões especiais, mais ai vai minha dúvida tenho conta simples e no cartão de banco tenho visa e master, e pago contas de supermercado etc com débito. Não tenho direito a programas de milhas etc???
    meus visa é aquele merreca( rsrsrs) Visa electron só para debito e o master tambem.
    tenho visa bradesco, visa caixa e master caixa

    Responder

    Márcio respondeu:

    Edneia, se vc quer começar de verdade a ganhar milhas, pare de usar seu cartão de débito e comece a usar somente CARTÃO DE CRÉDITO em qualquer compra.
    Feito isso, as outras informações que desejar você encontrará nos diversos tópicos deste site, só reservar um tempinho e procurá-las. Olhe no alto da tela e verá tópicos como “MILHAS”, “CARTÃO DE CRÉDITO” etc.
    Só não ter preguiça e começar a ler.
    Um abraço.

    Responder

  11. Márcio says:

    Acho sim vantajoso o serviço Pague Contas nos cartões de crédito, serviço pela qual se paga em torno de 2%. Porém, deixo claro que APENAS considero tal serviço recomendável em um cenário que reúna TODAS as seguintes características:

    1 – A pessoa não tem pressa do voo e pode emitir agora um bilhete com uma data exata pra viajar no mínimo uns 6 ou 8 meses depois;

    2 – Para trocar por bilhetes em voos longos (América do Norte, Europa ou mais longe);

    3 – A conversão do cartão de crédito deve ser de 1,5 milha ou mais por dólar gasto;

    4 – Enquanto a cotação do dólar estiver abaixo de R$1,70 ou R$ 1,80, ok. Passou disso, é preciso cautela, refazer contas… e talvez parar de usar o serviço Pague Contas!

    5 – Trocar milhas adquiridas pelo pagamento de contas por bilhetes em classe executiva ou primeira classe significa usufruir o melhor de todo o plano – a economia é enorme!

    Observações

    Se faltam poucas milhas para completar a quantidade necessária para conseguir emitir um bilhete de voo LONGO e o prazo de validade delas está quase acabando, é claro que vale a pena pagar algumas contas a fim de completar a quantidade e emitir logo a passagem. Melhor usar um pouco de dinheiro do bolso do que ver suas milhas expiradas.
    Outro fator importante: é preciso tomar cuidado com o preço das anuidades dos cartões. Esse cartão Credicard Exclusive, que foi dito aqui que possui anuidade de 3 x R$ 65,00, na verdade possui esse preço só no primeiro ano. A partir do segundo ano são 3 parcelas de R$ 130,00 = R$ 390,00! Anuidade caríssima!!!

    Em resumo: anuidades muito caras, aliada às outras situações que fogem dos 5 itens listados acima, tornam o serviço Pague Contas totalmente NÃO recomendável.

    Pessoalmente falando agora, tem sido EXTREMAMENTE RECOMPENSADOR para mim tal serviço, pois tenho permanecido atento sobre seus riscos/benefícios. Para quem também dá atenção a isso, RECOMENDO!

    Responder

    Daniel respondeu:

    Marcio (e demais):
    Vale observar que as tarifas para pagamento de contas no CC não são mais os 1,99% aos quais estávamos acostumados. No SATANder, por exemplo, a tarifa agora é de R$15,00 POR CONTA. Pelo que verifiquei no site da Febraban, a maioria dos bancos está cometendo esse roubo também. Estou espantado pelo fato de nenhum blog de economia e/ou viagem ter tocado nesse assunto até agora.

    Sugiro que cada um informe-se com seu banco e confirme se a tarifa continua sendo 1,99% ou se já mudaram. Ouvi que alguns bancos iriam adotar a nova tarifa a partir de agosto.

    E tem mais: agora parece que o IOF será cobrado em todos os bancos para essa operação. Alguém poderia confirmar essa informação?

    Responder

  12. Carlos says:

    Eu já usei o serviço do Itau para pagar contas do Citibank e foi compensador.

    Para poder viajar em paz, tive que colocar as contas do cartão no débito automático de novo, mas agora vou voltar ao pagamento de contas, para juntar milhas com mais velocidade.

    Dá mais trabalho, mas compensa.

    Responder

  13. Marcelo says:

    Rodrigo,

    Sou cliente ( ?? ) Itaucard Infinite ( saudades do Unibanco!)e só queria deixar registrado aqui que o Itaú, sempre desrespeitando os clientes e criando dificuldades para eles, MUDOU as regras do “pague contas”. Não é mais cobrado somente o juro de 1,99% mas sim IOF, fazendo com que o CET fique em torno de 2,54% e isso variando de acordo com a data de pagamento pois a incidência de IOF é pelo período de utilização( 32,33,34, 40 dias…) e não por 30 dias. Mais uma vez mostra que o banco pensa nele e nunca nos clientes, aumentando a taxa de um serviço que é propagandeado com uma taxa e cobrando outra. Mais ainda nem o cliente nem o gerente exclusivo dos cartões Infinite foram avisados da mudança! É, no mínimo, vergonhoso e desprespeitoso!! Definitivamente, o cartão vai inviabilizando o acúmulo de milhas através do programa de pagamento de contas.

    Marcelo

    Responder

    Cristiano respondeu:

    Respondendo como no outro post…

    Marcelo, a informação que eles estão dando é errada. Por enquanto, eles estão cobrando pró-rata como antigamente. Todas as vantagens voltaram. Recapitulando: o custo total é IOF 0,38% mais 0,0082% ao dia, além da tarifa de 1,99% ao mês, também pró-rata (que equivale a 0,0663333…% por dia). Exemplificando, se você pagar uma conta no dia D e fazer um pagamento avulso do cartão, no valor da conta paga, em D+3, pagará 0,38 + (0,0082 + 0,063333…) * 3 = 0,6036%. Extremamente vantajoso!

    Responder

    Bob respondeu:

    A tarifa do Ourocard também é pro-rata?

    Responder

    Fernando Roberto respondeu:

    Não. Para os clientes antigos do Ourocard permaneceram as regras que já valiam. Para os novos passou a ser uma taxa fixa assim como no Santander.

    Fábio Póvoa respondeu:

    Cristiano,
    Vc já constatou isso de fato pagando uma conta, creditando em D+3 e verificando a cobrança pró-rata ?

    Eu rechequei, a informaçõa no site continua sendo de 1,99% integral (independente de pagto avulso em D+3, ou seja, NÃO é pro-rata). Liguei tb. na Central de Atendimento, e as atendentes não confirmam cobrança pró-rata de IOF.

    Obviamente, muitas vezes os sites não são atualizados rapidamente e as atendentes são as últimas a saber, mas seria interessante alguém confirmar – NA PRÁTICA – para que a comunidade possa saber e então voltar a usar pagando pró-rata.

    Aguardo seu retorno, e obrigado de antemão.

    Abs,
    Fábio

    Responder

    Bob respondeu:

    Os bancos que cobram pro-rata o fazem para as suas tarifas. Já o IOF é receita do Governo e é sempre fixa.

    Fábio Póvoa respondeu:

    Em tempo, após ver esta thread de comentários, continuei lendo e vi que o Fernando Rosa, no post http://www.bankreview.com.br/pague-contas-pro-rata-no-itau-voltou/, já validou que a cobrança tem sido pró-rata, com pontuação integral.

    Solicitei o cartão de códigos para o Itaucard (tenho cartão, mas não sou cliente Itaú, e portanto preciso deste cartão de códigos para pagar contas no site). Vou fazer um pagto de teste, creditar no dia seguinte, e validar por minha conta também.

    Posto meus resultados aqui no mês que vem, assim que a fatura virar / creditarem (ou não :-) .

    Abs,
    Fábio

    Cristiano respondeu:

    Fábio, constatei sim. A cobrança veio com a rubrica “IOF Pague Contas”, no valor exato da soma dos percentuais pró-rata mais a parcela fixa relativos ao somatório das contas. Agora li em outro lugar que tem gente pagando a conta num dia e fazendo o pagamento avulso no mesmo dia, fugindo assim das alíquotas variáveis, e pagando somente os 0,38% fixos. Testei isso hoje. Mês que vem vou conferir o resultado…

    []s
    Cristiano

    Val respondeu:

    Não posso deixar de comentar que na verdade a cobrança do IOF é exigência do governo da Faxineira… que está faxinando nossas contas como nunca. Elas estão ficando “limpinhas, limpinhas”. Assim, não só o Itaú, mas todos os outros bancos deverão começar a cobrar IOF pelo serviço de pagamento de contas… que no nosso desgoverno acha que é empréstimo e portanto está sujeito ao IOF. Tem agiota que é mais honesto que o desgoverno que aí está.

    Responder

  14. Carlos says:

    Fiz um estudo para discussão, segundo a nova informação do custo do Banco Itaú.

    Será que é isso mesmo ?

    http://twitpic.com/5zumck

    Para se obter 10.000 milhas o custo adicional do Itaú torna a compra de milhagem praticamente igual ao custo da compra da American Airlines. Não sei o custo das demais airlines.

    Alguém opina ?
    .

    Responder

    Fernando Roberto respondeu:

    O custo não é de 2.54%.

    Responder

    Marcelo Q. respondeu:

    Se antecipar o pagamento da fatura para o dia seguinte apos o pagamento da conta pelo pague contas, o custo do bloco de 10k milhas ficara aproximadamente 6 vezes menor do que a compra de milhas diretamente na AA; vale analisar sua estratégia, entretanto, personnalite nao tranfere milhas para AA, portanto, caso queira emitir especificamente por eles, devera fazer atraves do Smiles.

    Abraço.

    Responder

    Carlos respondeu:

    Grato pelas informações.

    Vou rever a planilha de cálculo e reduzir o valor da taxa cobrada.
    .

    Responder

    Edu respondeu:

    Vejam a materiua recente
    IOF incidirá no pagamento de conta com cartão de crédito

    Quem utilizar o cartão de crédito para quitar qualquer tipo de conta, como condomínio, luz e água, terá de pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre operações de crédito. A alíquota do IOF para pessoas físicas é de 3% ao ano ou o equivalente a 0,0082% ao dia. Para a Receita Federal, que publicou nesta terça-feira Ato Declaratório Interpretativo (ADI), no Diário Oficial da União (DOU), esse tipo de operação com cartão de crédito consiste na prática em empréstimo e, portanto, o imposto deve ser cobrado.

    A Receita identificou que alguns bancos estavam recolhendo IOF nessas operações e outros não vinham fazendo o recolhimento. O governo aumentou em abril a alíquota do IOF para pessoa física de 1,5% para 3% ao ano para frear o crescimento do crédito na economia. Foi uma medida para auxiliar no combate às pressões inflacionárias.

    Responder

  15. Sidney Pellegrini says:

    Agora, a partir de Outubro de 2011 a nossa presidenta ordenou taxar com IOF o pagamento de contas em cartão de crédito. Pra mim não vale mais a pena pagar contar no cartão pra acumular milhas. E olha que já cheguei ao ponto de pagar um cartão no outro pra acumular MUITAS milhas. Nunca fiquei pobre ou endividado por causa disso, pois ao contrário de muitos gestores públicos sei muito bem controlar as minhas finanças.

    Responder

    Wandem respondeu:

    Como assim a partir de outubro? Alguém sabe o que mudou na prática (cobrança do iof, pagamentos pro rata)?

    Responder

    JL respondeu:

    Caros colegas o problema é maior ainda.
    O ato da Receita Federal é tido como ato INTERPRETATIVO, ou seja, os Bancos que nao cobravam terao cobrar os VALORES RETROATIVOS.

    Resta saber se, comercialmente, algum Banco vai fazer a cobrança e perder o cliente.

    Abs.
    JL

    Responder

    Fernando H Rosa respondeu:

    Mas se for realmente essa a questão eles não terão muita escolha.

    Não entendo muito dessa parte de direito tributário JL. Nesse caso, sendo retroativo, eles teriam que cobrar os últimos 5 anos, não?

  16. Victor says:

    Olha que beleza… institui-se o IOF no cartão de crédito para CONTER o consumo (ou seria gerar imposto para o governo?), e Dilma em entrevista diz para que não tenhamos medo de consumir, e que continuemos consumindo… (http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/08/assim-como-lula-em-2008-dilma-defende-consumo-apos-turbulencia.html), que paradóxo, não?

    Responder

    Carlos respondeu:

    O objetivo claro sempre foi gerar mais imposto para o governo !

    Observe se esse imposto deixará de existir se o consumo cair.

    Nem esse, nem nenuum outro.
    .

    Responder

  17. Ed Carlos Eloy da Silva says:

    Tenho 5.600KM no ipiranga quero resgatar em milhas como devo proceder???

    Responder

    Reginaldo Medeiros respondeu:

    Vai num posto Ipiranga que um funcionário do posto fará isso prá vc. Paga R$ 50,00 e transfere prá TAM (Multiplus).

    Responder

  18. Eduardo says:

    Boa noite,
    Tenho um amigo que possui dois cartões de credito: itaucard e BB. Todas as suas compras são pagas com o cartão do Itaú, e posteriormente, a fatura deste cartão paga com o cartão do BB. Segundo ele para acumular pontos em dobro, o que de fato acontece.
    Minha duvida: Realmente e vantajoso fazer este processo para acumular mais pontos e mais tarde utilizá-los para uma viagem, levando em consideração as taxas e o imposto IOF cobrado? E se realmente compensar, seria mais rentável pagar uma conta do mercado utilizando o cartão de debito à vista com 10% de desconto ou utilizando seu cartão de credito do ITAU sem o desconto?

    Responder

  19. Marcelo V Silva says:

    Amigos,

    O Banco do Brasil mudou novamente as regras e a partir deste dia 16 de Fevereiro de 2012 nao permitirá o pagamento de contas com valor fixo (era 2,5% para o cartao Smiles). Agora será Pró-Rata com valor de 1,69% ao mes. Fiz uns testes para pagar uma conta de R$ 2.595,55 em varios dias e
    descobri que se eu pagar até dia 15/3 uma conta em meu cartão que vence dia 25/3 eu pagarei apenas 1,08%. Se eu pagar no dia seguinte, 16/3, a cobrança vai pra fatura de 25/4, e os juros pulam pra mais de 3%… Temos que tomar cuidado, e quando temos faturas próximas da data de vencimento do cartão valerá a pena bastante pagar nos cartões do BB !

    Dt Pgto Vlr pg Vlr cobrado Juros pagos Dt Venc Cartão Dias
    27/02/2012 2.654,61 2.595,55 2,28% 25/03/2012 27
    01/03/2012 2.649,09 2.595,55 2,06% 25/03/2012 24
    05/03/2012 2.641,77 2.595,55 1,78% 25/03/2012 20
    09/03/2012 2.634,47 2.595,55 1,50% 25/03/2012 16
    12/03/2012 2.628,99 2.595,55 1,29% 25/03/2012 13
    13/03/2012 2.627,17 2.595,55 1,22% 25/03/2012 12
    14/03/2012 2.625,36 2.595,55 1,15% 25/03/2012 11
    15/03/2012 2.623,54 2.595,55 1,08% 25/03/2012 10
    16/03/2012 2.676,76 2.595,55 3,13% 25/04/2012 40

    Abraços,
    Marcelo V Silva
    Ah, isto só vale a partir do mes que vem ! Este mes nao consigo pagar nesta semana pra creditar na fatura de 25/2… Acho que o sistema ainda nao foi corrigido para Fevereiro…

    Responder

    milon respondeu:

    Onde voce ve no internet banking a data certa do fechamento da fatura, este mes eu dei bobeira e perdi a data do meu cartão que vence dia 16 dia 02 a fatura já tava fechada

    Responder

    Wandem respondeu:

    Não dá pra ver a data de fechamento. Mas quando se simula o pagamento ele fala pra qual data de vencimento da fatura virá. Se no próximo ou no outro.

    Responder

    Anderson respondeu:

    Marcelo, não é bem assim não… O BB tem, sistematicamente, fechado a fatura entre 13 e 15 dias antes do vencimento. Acredito que essa seja uma forma encontrada para incrementar o valor dos juros cobrados.

    A fatura do meu BB Amex, por exempo, vence dia 10. Ao simular o pagamento de um boleto em 25/02, o sistema já indica que a fatura de março estará fechada e joga o boleto para a fatura de 10/04. Portanto, a fatura fechará 15 dias antes do vencimento.

    No cartão visa, que vence dia 25, consegui, no máximo, agendar um pagamento para o dia 12/03, para que o vencimento ainda ficasse em 25/03. Ao simular o pagamento para 13/03, o boleto já vai para a fatura de 25/04.

    Concordo que, sem bem utilizada, essa opção sai mais em conta que a tarifa fixa, mas acredito que pagar apenas 10 dias de juros será bem difícil, senão impossível.

    Vale também lembrar que até certo tempo atrás o BB informava que o serviço de pagamento de boletos com juros pro-rata estaria sujeito a tarifação, mas que a cobrança da mesma estaria suspensa até o mês de março. Entretanto, no quadro “informações importantes”, que é apresentado ao selecionar pagamento de boleto com débito no cartão de crédito, não consta mais qualquer aviso sobre cobrança de tarifa por esse serviço. Talvez tenha revisto sua política e desistido de cobrar tarifa + juros na mesma operação.

    Abraço

    Responder

    milon respondeu:

    Essa de programar o pagamento eu não tinha pensado, é uma boa sacada.
    A viada ta ficando complicada antigamente eu girava rápido no itau e santander e deixava a conta dormindo no bb agora vou ter usar o santander como dormitório na tarifa fixa.

    Responder

    Marcelo V Silva respondeu:

    O que sei é que fiz várias simulações e obtive os resultados impressos acima. Para mim, em Março eu usarei este cartão até o dia 15. Estou até pensando em mudar a data de pagamento de outros cartões pra aproveitar bem estes juros. Observem que este valor é o valor total cobrado pelo BB. O Milon e o Wandem falam em data de fechamento. Falei com uma funcionaria do BB e ela me disse que a conta fecha mesmo 10 dias antes. Nao sei como fica se houver fim de semana neste cálculo. Na tabela que enviei a fatura será paga dia 25/3 e dia 15 e 16 de Março são dias uteis (quinta e sexta).
    Tentei usar datas posteriores mas o sistema proibe pagamentos em Abril. Tambem nao sei como ficam as tais taxas extras que o BB disse que estava liberando agora.

    Responder

  20. Carlos Magalhães says:

    Finalmente consegui – após inúmeros desencontros, pois a minha gerente de conta Itaú na sabia (nem sabe) do serviço – fazer alguns pagamentos COM O CARTÃO.

    Como eu já tinha o dinheiro para liquidar as faturas em pauta, fiz o pagamento e, também no site do Itau, entrei na seção de PAGAR O CARTÃO e fiz a transferência do valor da conta-corrente para a conta do cartão zerando o débito da conta paga.

    Chegou a fatura e vierem pontos creditados e mais um IOF. Não paguei mais nada.

    Meu objetivo era somente de ganhar os pontos.

    Responder

Leave a Reply

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.