Playa Del Carmen: Hotel Riu Tequila em Playacar

23 de July de 2011 | Por | 2 Comentários More

Como montei uma viagem em direção a Riviera Maya de última hora e voltada ao mais puro ócio, dei um pulo do Tripadvisor para ver as opções de hotéis na região. Como viajava com crianças, achei melhor apostar em um resort para ter mais estrutura a poucos passos de distância do quarto.

O topo da lista de resorts da região é dominado em sua maioria por hotéis que não aceitam crianças. Dos que aceitam, o Riu Tequila se destacava em comentários positivos e preço.

Fiz uma busca no Hotels Combined e encontrei uma tarifa promocional no americano Travelocity. Paguei então 690 USD por 5 noites (cerca de 138 USD/noite)  para 2 adultos e uma criança em um quarto básico no regime all inclusive. Pelo preço pago, fui de espírito aberto.

Localização

O hotel fica dentro de Playacar que é um condomínio de casas de praia e de resorts all inclusive localizado há cerca de 35-40 minutos de caminhada do centro turístico de Playa Del Carmen. No calor local, vale um táxi até lá…

A rede Riu possui 6 hotéis dentro de Playacar: dois mais sofisticados a beira-mar (o Palace Riviera Maya e o Palace Mexico),  dois mais “básicos” à beira-mar (Yucatan e Playacar) e dois localizados mais no interior do condomínio (o Tequila e o Lupita).

Portanto, o Riu Tequila não fica à beira-mar. Ele está localizado quase à frente do Riu Yucatan e tem acesso à praia por meio de uma pequena rua localizada entre o Riu Yucatan e o Riu Palace Mexico. São cerca de 5 a 10 minutos (dependendo do passo) de caminhada do lobby do Tequila até a praia. Há a opção de um carrinho elétrico, mas o mesmo sofre com uma certa fila nos horários de pico e para, inacreditavelmente, de funcionar no horário do almoço, quando o sol está mais forte… Esse serviço necessita de ser reformulado, mas sofre com o fato de que a rua que dá acesso a praia não comporta dois carros elétricos percorrendo o trajeto em sentidos contrários…

Caminho de acesso a praia

O que me pareceu no momento da reserva algo bem negativo, não influiu muito no meu dia a dia. Já andei mais da praia para o meu quarto em um hotel em Punta Cana do que andei do Riu Tequila até a praia a frente do Riu Yucatan.

Estrutura

O Riu Tequila é compacto e talvez seja o mais novo dos hotéis Riu em Playacar.   Basicamente é composto por:

Uma construção, que abriga o lobby, o restaurante Jalisco (buffet principal de café da manha e jantar), o restaurante Bamboo (asiático), um teatro aberto (que todo dia tem algum tipo de programação inicialmente infantil e depois voltada para toda a família), um sports bar aberto 24hs bem fraquinho, uma discoteca e um pátio com um bar central. Anexo ao lobby, existem chuveiros com toalhas para quem teve que fazer o check out mais cedo e só vai pegar o vôo mais tarde. Assim, dá para aproveitar o resto do dia, se refrescar e trocar de roupa antes de ir para o aeroporto.  Possui Internet Wi-Fi grátis disponível no lobby.

Uma piscina dividida ao meio por um restaurante de apoio, o Lupita, que se “transforma” em uma steak house à noite e serve almoço e um café da manhã mais simples em horário estendido.

Quartos localizados em pequenas construções de dois andares que estão dispostas ao redor da piscina.

Um kids club, chamado de Riuland, em anexo a piscina principal.

Vale lembrar que os hóspedes do Tequila podem usar a estrutura, bares e alguns restaurantes localizados no Riu Yucatan e no Riu Playacar.

Um fato que chama atenção é que a todo momento se vê quatis (alguns do tamanho de um cachorro pequeno), pássaros e cotias andando pelos jardins e região da piscina em busca do lixo dos hóspedes…

Os Quartos

O quarto em que fiquei era básico e composto de uma cama de casal, uma cômoda que abriga um gaveteiro e a tv de tubo com canais a cabo (com sinal de baixa qualidade), uma pequena mesa e duas cadeiras.

Há a opção de se usar o ar condicionado ou o ventilador de teto.

O banheiro é separado do quarto por uma cortina e abriga um chuveiro, uma bancada com pia e vaso sanitário separado do ambiente por uma porta.

No banheiro, ainda está instalado um minibar de destilados (rum, gin e vodka genéricos e uma tequila Jose Cuervo Oro) e um frigobar abastecido com cervejas Dos Equis, água mineral, água tônica, club soda e refrigerantes em garrafas pet de 500 ml. Ele é reposto todo os dias.

Possui ainda uma pequena varanda com cadeiras e uma mesa.

O quarto é simples e funcional, com mobiliário novo e mantido impecavelmente limpo. Pelo preço pago, estava de bom tamanho e fiquei satisfeito.

Gastronomia

Esse definitivamente e não é o forte desse resort.

O café da manha é servido no restaurante principal, o Jalisco, na forma de buffet. Apesar de oferecer muitas opções carece de gosto e as opções se repetem dia após dia. Se você acorda mais tarde (após as 10:30h), a opção é tomar um café mais restrito no restaurante à beira da piscina.

O almoço é servido nos restaurantes à beira da piscina dos hotéis do complexo. São poucas as opções de pratos e são iguais dia após dia.

Jantar temático oriental

Já o jantar é servido na forma de buffet temático no restaurante principal e em 3 outros restaurantes: um asiático (o Bamboo, tipo buffet), um mexicano e uma steak house.

Não comi no mexicano, já que tive a oportunidade de comer no buffet no dia temático mexicano (a comida nos dias temáticos são idênticas aos dos restaurantes de especialidade). A steak house (fotos acima), como o mexicano, que na verdade é um dos restaurante da beira da piscina que ganha toalhas nas mesas e passar a receber serviço a francesa foi uma decepção.

O asiático (fotos acima) é de longe o melhor, o que não quer dizer que seja memorável

Para poder frequentar algum restaurante de especialidade é necessário que se faça a reserva no mesmo dia pela manhã junto ao atendente que fica à frente do restaurante principal durante o horário em que é servido o café da manha.

Não deixaria de ir lá por causa da comida, já que você sempre acha algum prato que mais ou menos te agrada e o serviço dos garçons é bom e atencioso. Além do mais vale lembrar que na vizinha Playa Del Carmen é possível encontrar restaurantes bons e charmosos. Soma-se a isso o fato de que o valor que paguei pela diária permitia que se fizesse essas incursões na cidade sem a sensação de que se estava jogando dinheiro fora ao pagar pelo sistema all inclusive.

A Praia

A faixa de areia branca e fina à frente do Riu Yucatan (porção mais próxima do Riu Tequila) é bem larga e possui boas áreas com cobertura, principalmente nas proximidades do hotel.

O mar, em um belo azul claro, ofereceu algumas ondas no meu primeiro dia lá e depois permaneceu mais calmo e convidativo às crianças pequenas. Posso dizer que vi dois “mares” diferentes nessa viagem.

Para conseguir comes e bebes na praia é necessário deslocar-se até um bar que dá apoio à piscina, que normalmente estão próximos as rampas e escadas que dão acesso a praia.

Típico restaurante de apoio à piscina e a praia

Apesar dos hóspedes do Tequila poderem usar as instalações do Yucatan e do Playacar, as suas toalhas de praia e piscina só podem ser trocadas em uma cabine a beira da piscina do Tequila…

As Piscinas

Tanto a piscina do Yucatan como do Tequila possuem uma área infantil e serviço de bar molhado. Nas imediações delas existe um restaurante de apoio que serve almoço e lanches durante todo o dia.

Na área de ambas, encontrei pequenas cabines onde era possível trocar de roupa com um certo conforto e privacidade.

Conclusão

Hotel bem cuidado e limpo que apesar de não estar à beira-mar oferece um conjunto que agrada. A caminhada até a praia não é um empecilho para quem não tem problemas de locomoção e a praia compensa muito esse pequeno deslocamento.

Ele bem que poderia melhorar as opções gastronômicas e otimizar o transporte até a praia em veículos elétricos para quem viaja com crianças ou tem problemas de locomoção.

Ofereceu-me uma ótima relação custo/benefício e está muito bem localizado de forma a permitir um acesso rápido a Playa Del Carmen e passeios a Akumal e Tulum.

Tags: ,

Category: Dicas de Viagem

Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Carmen says:

    Oí,
    Um saludo pra vocês!

    Rodrigo,
    Gostei das dicas do hotel Riu Tequila sobre todo pelo custo/benefício. Mas acho que é importante o tema da comida, sobre todo em México que é um pais que a comida é muito boa e está bem do preço.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Carmen,
    Eu consegui uma tarifa muito em conta lá. Assim, dava para gastar em um restaurante em Playa sem ficar com a sensação de que está jogando dinheiro fora em um all inclusive.

    Um abraço

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.