Pluna: Problemas de Caixa

14 de October de 2008 | Por | 3 Comentários More

A Pluna mais uma vez parece passar por uma crise.

Uma pena, já que sou um dos entusiastas da sua política de expansão de vôos para capitais fora do eixo Rio/São Paulo e da criação de rotas para destinos muito procurados pelos brasileiros via o hub de Montevidéu.

Recentemente, a cia uruguaia cancelou a rota Montevidéu/Madri devido ao baixo desempenho econômico da mesma, mas essas atitude levou a cia a ter problemas políticos com o governo local que queria a manutenção da rota a qualquer custo.  Ela ainda anunciou uma parceria com code share com a Tam.

Apesar das atitudes tomadas pela Pluna frente a alta dos preços do petróleo (ela ainda enfrentou uma greve de controladores no Uruguai), o caixa da Pluna parece não estar dando conta do aumento dos custos.

Segundo o AeroLatinNews, a Pluna corre o risco de ficar no chão devido a falta de pagamentos das dívidas com a ANCAP (estatal petrolífera uruguaia). Hoje a dívida é de 13 milhões e a ANCAP solicita o pagamento de pelo menos 5 milhões para manter o fornecimento de combustível para a Pluna. Ela ameaça começar a fazer compras na Petrobrás….

Acredito que eles devem chegar a um acordo, mas não deixa de manchar a imagem que a Pluna tenta reconstruir e gerar uma certa insegurança no consumidor.

Pessoalmente vou torcer para que a Pluna resolva seus problemas financeiros e políticos e que retome sua política agressiva de preços. Somente essa política pode apresentar a Pluna como uma das poucas cias de baixo custo e baixas tarifas (low cost/Low fare) a atuar na América do Sul e como uma senhora opção para uma parcela dos consumidores. Brigar contra Tam, Gol, Lan, entre outras, pelo mesmo consumidor pode tornar a situação da cia mais complicada do que já se encontra.

Tags: , , ,

Category: Por Sua Conta e Risco

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fabio Caruso says:

    Rodrigo
    sou agt de viagens e tenho cliente voando no próximo dia 27 (GRU/MVD/PDP/AEP/MVD/GRU) até que ponto devo me preocupar com isso. Não tinha lido notícia dessa gravidade sobre a Pluna antes.

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    Fábio,
    Difícil falar. Parece uma briga política entre os controladores da Pluna e o governo.

    Eles anunciaram a chegada de novas aeronaves e ao mesmo tempo tem essas dívidas.

    Segunda parece que termos mais notícias…

    Leia essa matéria:

    http://www.elpais.com.uy/081018/pecono-376357/economia/pluna-incorpora-nuevos-aviones

    Um abraço

    Responder

    Fabio Caruso respondeu:

    oi Rodrigo
    obrigado. Agora é pedir a Deus pra que pelo menos até início de novembro a PU continue a operar normalmente. Que coisa…
    abçs
    Fabio

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.