Priceline e Hotwire: Opções Interessantes Para Quem Quer Economizar em Hotéis e Tem Tempo para Planejar

18 de April de 2011 | Por | 54 Comentários More

Eu nunca tinha usado os serviços dos sites de compra as cegas. Como sempre, aprendo  muito aqui no Aquela Passagem também e nos comentários deste post encontrei uma dica do Ernesto que relatava que a compra nesses sites não era tão às cegas assim e citava um fórum de discussão. Fiquei com aquilo na cabeça e finalmente no final do ano passado tive uma oportunidade de testar o serviço.

Esses sites são chamados de compras às cegas porque você não sabe de antemão de qual empresa você está adquirindo o serviço. Você escolhe o serviço a partir de características fornecidas pelo site , que no caso de hotéis seria uma localização aproximada (em qual sub-região da cidade ele fica), padrão de conforto e alguns serviços disponíveis nele. Se você aceitar pagar o preço oferecido pelo Hotwire ou se o Priceline aceitar sua proposta de pagamento e depois deles fazerem o débito do valor total no seu cartão, você fica sabendo em qual hotel realmente você vai se hospedar.

Primeiro vou falar um pouco dos dois sites e relatar a diferença principais deles no quesito hotéis.

Hotwire

O site é de propriedade da Hoteis.com e do Expedia, duas empresas bem conhecidas e respeitadas no mercado. Quando de faz uma busca por um hotel, ele informa localização aproximada, classificação de conforto e serviços principais oferecidos pelo hotel. As melhores barbadas vem em vermelho.

O preço da diária a ser pago é fixo (você já sabe de antemão quanto vai pagar) e é possível fazer busca por tarifas em quartos com ocupação maior que duas pessoas, isto é, dois adultos e uma criança ou três adultos por exemplo. Como a compra é um pouco mais direta que no Priceline, espere pagar um pouco mais pelas diárias no Hotwire que no Priceline.

Consultando os fóruns como o BetterBidding e Biddingfortravel entre outros,  você começa a descobrir dicas (as pessoas dão dicas de como o hotel que eles compraram era descrito,  por quanto e quando conseguiram aquele hotel) que podem facilitar a identificação de qual hotel aquela oferta se refere.

Além do Hotwire tender a trabalhar mais com algumas grandes cadeias de hotéis, o que facilita a identificação em cidades com menos opções, a escala de avaliação dos usuários daquele hotel no Hotwire guarda certa semelhança com a escala de avaliação no Hoteis.com. Em locais onde a oferta de hotéis é muito grande, nem sempre é fácil identificar o hotel envolvido na promoção, mas consegue-se pelo menos cercar as principais opções.

Priceline

O site é do mesmo grupo do Booking.com, uma empresa também bem conhecida no mercado. A busca é algo mais genérica que no Hotwire, sendo que o site oferece uma breve descrição do hotel, seu nível de conforto, localização aproximada e um preço caso você queira fazer uma reserva imedita.

Aqui é que o site se diferencia do Hotwire. Ele oferece a opção para que você faça uma proposta de quanto quer pagar pela diária naquele hotel (sem taxas inclusas). Se eles aceitarem a sua proposta, confirmam a reserva de imediato, debitam no seu cartão de crédito e te informam o nome do hotel. Se não aceitarem, eles fazem uma contra proposta e você tenta fazer uma preço entre a sua proposta original e a contra proposta deles. Como você tem uma restrição em número de propostas por intervalo de tempo, não dá para ficar fazendo propostas a torto e direito para ver qual cola.

O maior problema do site é que ele só faz cotação de quartos com ocupação dupla e caso você queira hospedar uma terceira pessoa ou uma criança, o hotel poderá cobrar um extra (o que nem sempre ocorre principalmente em hotéis de cadeias americanas que permitem até 4 no quarto) ou não permitir esse terceiro (pelo que vi, nos EUA isso ocorre mais em alguns hotéis em Nova Iorque). Assim se optar por colocar mais de dois no quarto, assuma o risco e depois entre em contato diretamente com o hotel.

Outra limitação, contornável, é que o site solicita um endereço nos EUA no seu registro. Parece que ele deve ter um acordo que só poderia ofertar esses preços para quem mora nos EUA. Como toda a comunicação é feita por email e o endereço não precisa ser o mesmo para onde é enviada a fatura do cartão de crédito, eu coloquei o endereço de um parente que mora nos EUA.

Da mesma forma que no Hotwire, os fóruns que citei acima ajudam a identificar quais os hotéis estão sendo ofertados e quais os valores de lances foram aceitos pelo Priciline recentemente. O calendário de lances aceitos é muito útil.

Aqui no Aprendiz de Viajante, você encontra um pequeno tutorial em português de como fazer os lances no Priceline. De qualquer forma, recomendo que você leia com atenção como funciona o site antes de ir fazendo seus lances.

Mas atenção, já que os hotéis podem cobrar alguns extras no momento do check out pelo uso de estacionamento, berços e etc. Normalmente, o café da manha não está incluído nas tarifas.

Minha experiência

Usei o Priceline para reservar um hotel em Curaçao. Eram poucas as opções lá. Estudei um pouco e vi que o Priceline tinha um forte ligação com a Marriot (o Hotwire tinha com o Hilton) e pela descrição achei que se tratava do Renaissance Curaçao (o Riq fez uma resenha dele aqui). Fiz um busca de descobri que eles tinha aceito um lance recente de uns 78 USD. Fiz um lance de 75USD e foi aceito de imediato. Reserva feita e paga, descobri que realmente era o Renaissance mesmo cuja diária no site da Marriot ultrapassava 160 USD.

O interessante é que o número de reserva enviado pelo Priceline podia ser usado no site do Marriot para confirmar a reserva em meu nome (só não podia modificá-la), o que dava uma boa tranquilidade.

Gostei da experiência, mas não acho que seja para todo mundo (você gasta um bom tempo nessa operação de detetive) e para ser usada sempre (você não pode cancelar ou alterar a reserva). Gosto muito de poder escolher e mudar minha reserva segundo minhas necessidades.

Tags: ,

Category: Dicas de Viagem, Planejar e Comprar

Comentários (54)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Antonio says:

    HOTWIRE – ALERTA – O problema básico não é do HOTWIRE NEM DA EXPEDIA, MAS ELES ESTÃO ME ENROLANDO, OU SEJA CUIDADO COM HOTWIRE/EXPEDIA, PARECE QUE ELES SÃO PARCEIROS.
    Eu estou tendo problemas com o uso do meu cartão BB Ourocard Amex Platinum. São 3 tipos de problemas diferentes.
    1 – Nas compras pela internet no exterior, ele não funciona, mas a cobrança é feita, mesmo quando o site nos informa que não foi possível concluir a compra (foi no Hotwire/Expedia, e o site até agora não cancelou a cobrança duplicada); já dancei uma vez e paguei por isso 2 vezes, pois concluí a compra com o BB Ourocard Visa platinum. Ou seja: SE PERDE UM TEMPÃO DANADO, PAGA-SE PELO QUE NÃO SE COMPROU E DEPOIS AINDA É ENROLADO PELO HOTWIRE/EXPEDIA.
    2 – Nas compras pela internet no Brasil, ele geralmente não funciona, por exemplo no site do walmart Brasil. O PROBLEMA NESSE CASO, É QUE SE PERDE UM TEMPÃO DANADO.
    3 – Nas compras em lojas físicas, geralmente não passa no chip, só pela tarja magnética e com assinatura,
    isso é o menor problema pois só diminui a segurança e aumenta o tempo despendido na loja ao pagar.
    CUIDADO.

    Responder

  2. Antonio says:

    Bom dia a todos,
    Consegui o estorno / reembolço de quase tudo que adquiri pelo Hotwire, menos mal, mas deu dor de cabeça e prejuizo de tempo (muito tempo em e-mails) e de dinheiro (telefonenas internacionais).
    Agora, não sei se na minha próxima viagem eu arriscarei usar o Hotwire ou o expedia ou o Amex Platinum BB, acho que não.
    Um abraço a todos (as).

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Realmnte, parece que essa combinação Amex BB e Hotwire e Pricelin não funciona bem. usei meu Itaucard visa e nunca tive problemas semelhantes.

    Responder

    Igor respondeu:

    Não funcionou comigo uma reserva no hoteis.com e bb visa.
    A reserva de 1707 reais veio como 1707 dolares e nenhum dos dois aceitava o erro. asolucao foi cancelar a reserva e estornar o pagamento.

    Responder

    Juliano respondeu:

    Antonio,
    Fiz uma compra hoje no Hotwire com o BB Amex Platinum e a cobrança foi duplicada e mesmo assim nenhuma reserva confirmada, deu erro nas duas vezes.
    Liguei várias vezes para o Hotwire e eles somente informam que não realizaram nenhuma cobrança no meu cartão…
    O débito está no nome do Expedia.
    Por favor, poderia informar como conseguiu o estorno

    obrigado!

    Responder

    Nilson respondeu:

    Você deve ter apenas recebido a mensagem SMS enviada pelo BB para o seu celular. O sistema do BB envia essa mensagem sempre que é tentada uma pré-autorização, não quando a cobrança foi efetivamente realizada.

    Provavelmente, não foi feita nenhuma cobrança, apenas tentaram a pré-autorização e não deu certo. Como usuário do BB Amex, já passei por isso diversas vezes. Espere alguns dias e verá que na sua fatura não aparecerá a cobrança.

    Responder

    LUIZ LISKA respondeu:

    Oi Juliano, tudo bom, já aconteceu isso comigo na europcar, simplesmente eu liguei para o cartão de credito dizendo que não reconhecia a compra, eles pediram para imprimir o formulario no
    site preencher e mandar por email, a compra foi estornada, um abraço
    do FOFOOOOOOOOOOOOO

    Responder

    Antonio respondeu:

    Juliano, me perdoe pela demora, mas só hoje vi a sua mensagem, fiquei tão chateado com o Amex, Hotwire e Expedia, que me ausentei longamente do assunto viagem.
    Eu consegui o estorno, com muitos telefonemas para o BB (Banco do Brasil), para o Hotwire e para o Expedia e com muitos e-mails para o Hotwire e Expedia; sempre com muita educação e paciência de monge tibetano.
    Espero que a essa altura você já tenha tido sucesso em seu reembolso, e se não teve ainda, continue tentando pelo menos uma reserva em aberto, para desfrutar no futuro.
    Um abraço, boa sorte,
    Antonio

    Responder

    Juliano respondeu:

    Nilson, Luiz e Antonio
    Obrigado pelas respostas. Realmente, recebi apenas os dois SMS informando que a compra havia sido aprovada. Liguei na central e os atendentes disseram que tinham sido aprovadas, que não eram só autorização… Ligando para o Hotwire, diziam ser somente autorização…
    Mas o Hotwire está certo, como o Nilson falou, foi somente autorização, mas o BB mesmo assim envia o SMS… O valor não entrou na fatura.

  3. Rosana Fernandes says:

    Ola! Boa Noite a todos!
    Sem saber como o Priceline funcionava, dei um lance e ele foi aceito.
    Até ai tudo perfeito, porém precisarei ir um dia antes. Como faço para reservar mais uma diária?
    E como farei para reservar outro quarto para uma pessoa e uma criança de 5 anos? Terei que correr o risco de dar outro lance e ser aceito em outro hotel, ou eles aceitam esta alteração?
    Abraço a todos.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Algumas vezes eles te mandam um link para ver se você quer comprar mais diárias naquele preço.
    Entre no site no seu perfil e veja se tem algo lá. Se não tiver, vai ter que fazer outro lance por um dia e tem risco de ser outro hotel sim (não ;e comum se a descrição for a mesma).

    Responder

  4. Juliano says:

    Será que contestar a compra com o BB seria o caminho, porque não tenho nenhuma reserva mas dois débitos de valores idênticos…

    Responder

  5. Fernanda says:

    Alguém sabe me dizer se posso efetuar o pagamento no hotwire com o cartão de crédito de terceiros? Tenho medo de, assim como nas passagens de trem eles exigem o cartão para retirada dos bilhetes, eles exigirem o cartão no momento do check-in…

    Responder

  6. Daniel says:

    Olá,
    Tenho uma pergunta: Quem é que faz o faturamento da compra no cartão no caso das compras pelo priceline ou hotwire? Qual o nome que sai na fatura do cartão? É o nome desses sites ou é o Hotel? Considero que ser for os sites a transação seria mais segura. No caso do Booking, por exemplo eles repassam a informação dos dados do cartão para o Hotel fazer a compra. (Pelo menos acho que é assim, pois uma vez fiz a reserva pelo booking, mas foi no nome do Hotel que saiu na fatura do cartão.) Você poderia me tirar essa dúvida?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.