Programas de Fidelidade Aérea ou Milhagem: Retrospectiva 2007, Parte II

17 de December de 2007 | Por | 5 Comentários More

Cias Internacionais

TAP

Os associados do programa Victoria da TAP, que já tem o benefício de acumular pontos nas parceiras Star Alliance nos diversos e crescentes vôos partindo de diversas capitais brasileiras, agora podem acumular em vôos da TAM. Deve-se lembrar que o acúmulo de milhas em vôos operados pela TAM segue o critério do número de milhas voadas, não segue a regra do fidelidade de 1000 pontos/trecho aplicado pela TAM, e que pode não se acumular milhas em vôos super promocionais. O programa Victoria da TAP ainda tem que melhorar sua tabela de milhas necessárias para a emissão de passagens prêmio para níveis semelhantes aos praticados por suas concorrentes que atuam no Brasil. Para quem tem um cartão Unibanco com programa Passaporte Premium há uma promoção onde transferindo as milhas desse programa para o Victoria, você recebe o mesmo número em bônus até fevereiro .

American Airlines

Os associados Aadavantage perderam a vantagem que tinham de acumular milhas nos vôos da TAM, com o fim da parceria em 13 de novembro. Além disso, a validade das milhas foi reduzida para 18 meses, sujeita a renovação no caso de movimentação da conta (uso, compra ou acúmulo de milhas). Quem acumulou milhas até junho de 2006 e não movimentou mais a conta desde então está sob risco de perder suas milhas em dezembro de 2007. Mas nem tudo é tristeza para os associados Aadavantage, que contam ainda com a vasta malha da American e dos parceiros Oneworld, sendo que essa última recentemente foi reforçada pela associação da JAL, Royal Jordanian, Malev e Dragonair. Os associados desse programa estão sendo contemplados com promoções intermitentes, que permitem a emissão de passagens prêmio com número reduzido de milhas. Mais especificamente os associados brasileiros que possuem o cartão de crédito Aadvantage Citibank podem emitir passagens do Rio ou São Paulo para a Am do Norte e Caribe (incluindo Havaí e Alasca) usando apenas 30.000 milhas em vôos até o final de novembro ou de 12 de fevereiro a 31 de maio de 2008. Ir para o Havaí com apenas 30.000 milhas é uma ótima pedida. Outra facilidade é a emissão de prêmios em vôos AA usando o site, já nele é possível visualizar com clareza as datas onde assentos estão disponíveis para emissão de passagens prêmio.

United

Os clientes do Mileage Plus podem comemorar o início da nova rota ligando diretamente o Rio de Janeiro a Washington, que no momento é sazonal, mas há uma grande torcida para se tornar fixo, já que aumenta em 30% a disponibilidade de assentos em vôos United partindo do Brasil e as chances de emitir uma passagem prêmio na rota Brasil/EUA. Deve ser comemorada ainda a parceria entre a TAM e a United que vai permitir acúmulo de milhas voadas TAM no Mileage Plus. Quer mais motivos para comemorar? Em um futuro próximo, a Star Alliance (aliança da qual fazem parte a TAP, United, Swiss e Lufthansa) recebeu novos membros, a Air China, a Shangai Airlines e no futuro estão na fila a Turkish, Air Índia, EgyptAir e Air Union. Especula-se que a TAM também possa entrar nessa lista.

Lufthansa

Os associados do Miles&More, do qual é também associada a SWISS entre outras, podem comemorar o aumento do número de assentos nos vôos partindo do Brasil em direção a Frankfurt e Munique, já que com o fim da extensão do vôo até Buenos Aires e a troca de algumas aeronaves houve um aumento considerável dos assentos. Por outro lado, os associados do Miles & More e dos outros programas de cias Star Alliance perderam a chance de usar e acumular milhas nos extintos vôos que ligavam de São Paulo para Buenos Aires operados pela Lufthansa. Comemoram, pelas mesma razões que os integrantes dos programas da United e TAP, a chegada de novos membros Star Alliance. Outro motivo para comemorar são as recentes promoções de passagens realizadas pela Lufthansa, que não costuma brigar pelo menor preço com suas concorrentes. A parceria com a TAM deve ser implantada at´r o final do primeiro semestre de 2008, sendo que o acúmulo de milhas em vôos TAM poderá acontecer já em fevereiro. Continua a promoção que permite a emissão de uma passagem prêmio em alguns vôos operados pelos integrantes do Miles e More com um número reduzido de milhas, quando essa emissão é feita no site.

Air France/KLM

Os associados do Flying Blue podem comemorar a política agressiva de preços praticada pelo grupo, principalmente pela KLM e o grande número de opções de vôos partindo do Brasil para a Europa. São 35 vôos por semana só da Air France. Podem comemorar que a Skyteam, aliança aérea da qual faz parte a Air France/KLM, passou a contar com 3 novos membros associados, a Copa, Air Europa e Kenya Airwyas, aumentando assim as opções para se acumular milhas e emitir passagens prêmio. Essas duas últimas cias, sendo que a Air Europa voa para o Brasil, passaram a fazer parte também como membros do Flying Blue. Os associados ainda contam com as promoções chamadas de Webawards, que envolvem um número reduzido de milhas, às vezes reduzidos em 50%, para a emissão de passagens prêmio durante um determinado período de tempo. Existem promoções muito boas para os associados.

LAN

Os associados LAN Pass podem comemorar o início da parceria da LAN com a TAM que vai permitir o acúmulo de Kms, unidade de medida do LAN Pass, e emissão de passagens prêmios em vôos da TAM . Ainda não está disponível a tabela de emissão de prêmios. Atualização (22/12/07): a parceria ainda não incluiu os programas de fidelidade e até o momento não há previsão para que isso ocorra. Da mesma forma como a American, os associados o LAN Pass tem que comemorar a chegada dos noivos associados a aliança Oneworld da qual a LAN faz parte. O LAN Pass pode se tornar uma boa opção de programa de fidelidade aéreas aos passageiros que viajam muito dentro da América do Sul e pelo mundo afora devido a essa parceria coma TAM, sua malha aérea própria, qualidade dos serviços e por fazer parte da Oneworld.

TACA

O programa Distancia tem realizado boas promoções envolvendo comprar de milhas. Mas segundo leitores do blog, como o Rafael, a disponibilidade de datas para a emissão de passagens prêmio é bem reduzida.

Por fim gosto e acho obrigatório alertar para que:

Não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (5)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rafael says:

    legal o post, Rodrigo. Aqui vai uma dica pra quem tá pensando em aproveitar essa super promoção da TACA: como só eh possível consultar a disponibilidade dos vôos depois de ter alguma milha na conta, sugiro que não façam como eu e comprem todas as necessárias de uma vez. Comprem o mínimo possivel ( mil? ). Assim, o máximo que vc perde é 12 dólares.
    Depois do baque inicial de ver que o meu voo pro Mexico nao tinha disponibilidade alguma pra 2008, isso já depois de ter comprado as milhas, vi que a promocao pode ser muito boa pra alguns destinos, por exemplo, Havana e Toronto, além das capitais sulamericanas, que apresentam uma disponibilidade razoável. Ir pra Havana pagando 375 dolares ou pra Toronto por 440 eh uma tentação, não é?

    Responder

  2. Mô Gribel says:

    Rodrigo, ajuda a sua amiga aqui? rs
    Eu comprei uma passagem TAP para Portugal dia 26/12.
    Eu fiz o cartão Victoria e tenho o TAM. O que faço no check in? Qual dos dois eu jogo as milhas? O TAM eu uso direto no BR, então jogo as milhas no Victoria e depois emito passagens TAM? Ou o contrário? rs
    Eu tô mega confusa…
    Para piorar eu tenho 5 mil milhas Smiles que é Star Aliance, mas Varig. Isso não serve pra nada nesse caso da TAP, né?

    Responder

  3. Rodrigo Purisch says:

    Rafael,

    Uma senhora tentação… So podia não haver necessidade de visto para o Canadá…

    Mô,

    Posso responder amanhã? Estava esperando apublcação da tabela da parceria LAN/TAM para esse comparativo (TAM, United, Tap e Lan), mas publico um inicial para você com relação a TAP

    Responder

  4. Diogo says:

    Boa Rodrigão!! Show de bola esse post. O desfecho então, foi fantástico.

    Abração

    Responder

  5. Rodrigo Purisch says:

    Diogo,

    Obrigado pelos seus elogios e pelas visitas!

    Eu gosto de lembrar sempre essa questão das milhas. Tem gente que junta sofrendo as milhas e quando quer emitir uma passagem não consegue….

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.