Programas de Fidelidade dos Cartões de Crédito: Dois Exemplos de Ações que Geram Mais Dúvidas que Respostas

20 de June de 2011 | Por | 89 Comentários More

Nos últimos dias, dois foram os assuntos que mais geraram comentários no Aquela Passagem: O Pague Contas dos cartões do Itaú e uma promoção de transferência de pontos de um cartão Santander para o programa Victoria da Tap.

Se eu tivesse feito posts de imediato quando vi os primeiros alertas dos leitores, teria que ficar corrigindo os posts a todo momento. Isso porque as informações dadas pelos bancos, tanto nos seus sites como nos call centers não são claras. Instituições que deveriam primar pela transparência e pelo anúncio prévio de mudanças nas regras do jogo.

Pague Contas do Itaú

O pague contas do Itaú foi um dos maiores sucessos no Aquela Passagem e fez a alegria de quem gosta de acumular milhas mesmo tendo que pagar um pouco por elas.

O sucesso se deveu ao fato de que o serviço era cobrado pro rata e permitia o acúmulo de pontos no Programa Sempre Presente na operação. Funcionava como um empréstimo para o pagamento de contas (inclusive de faturas de outros cartões de crédito) que  gerava pontos baseados no valor total contratado e que quando quitado antecipadamente gerava um custo baixo pelas minhas acumuladas.

Depois o Itaú mudou as regras e passou a cobrar uma taxa fixa de 1,99% pelo serviço independente do tempo utilizado. Assim, não valia mais a pena quitar antecipadamente o “empréstimo” gerando um custo mais alto pela aquisição de milhas. Muitos continuaram usando o serviço, muitas vezes usando o pague contas para pagar faturas de outros cartões e maximizando o acúmulo de milhas, argumentando que dependendo do uso das milhas/pontos o valor pago seria compensador.

Recentemente, devido a mudanças de normas do Banco Central que decidiu padronizar as tarifas cobradas pelos bancos, o banco Itaú voltou a cobrar de forma pro rata o serviço. Isso gerou uma euforia danada entre os leitores.

O problema, que no caso do Itaú está virando regra, é que as alterações não foram comunicadas aos clientes de forma explícita e nem antecipada. Primeiro veio a dúvida se o serviço teria mesmo passado a ser novamente pro rata o serviço e agora vem a dúvida se o serviço continua ou não gerando pontos no programa de fidelidade do Itaucard.

O Pague Contas do Itaú tem muitos fãs, mas independente das mudanças serem positivas ou não, eles têm direito de serem corretamente informados sobre elas.

Assim que tudo estiver consolidado, fazemos um post. Enquanto isso, sugiro que se use o Pague Contas com moderação.

Leia mais sobre o Pague Contas em posts antigos:

Itaucard: Pague Contas com Juros Pro Rata Até Quando?

Pague Contas: Pagar Taxas Para Acumular Mais Milhas No Cartão de Crédito Vale a Pena?

e no Bankreview: Pague Contas Pro Rata no Itaú Voltou?

Promoção de Transferência 2X1 para o programa Victoria da Tap em Alguns Cartões Santander

Alguns leitores, como o Alexandre,  logo que receberam um encarte de uma promoção de transferência 2X1 para o Victoria, ou seja, você recebe o dobro transferido do seu programa de fidelidade do Santander para conta do programa de fidelidade da Tap, postaram a dica dessa promoção mais que interessante e que também já fez muito sucesso no passado.

O problema é que as regras não vieram claramente descritas. Na promoção, que parece ser restrita apenas a alguns portadores do cartão Santander Style, você deveria atingir um valor “X” degastos  entre determinadas datas de junho e  de julho para poder participar da mesma, além de ter um código promocional. A dúvida é se a promoção é válida para os pontos acumulados nesse período ou se ela aplicava-se também a todo o saldo no programa de fidelidade do Santander.

Tivemos informações desencontradas de leitores que entraram em contato com o call center do banco, coisa não aceitável para instituições como essas.

De qualquer forma, como a promoção é boa, vale a pena entrar em contato com a central do Santander, anotar o nome do atendente e o horário do atendimento e checar a validade da promoção.

Tags: , , ,

Category: Cartões de Crédito

Comentários (89)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Felipe says:

    Sou client Van Gogh e possuo visa platinum e recebi a mala direta que possuia um codigo a ser informada pelo telefone. Mas era necessario consumir entre 15/06 e 15/07 o valor de R$ 5480,00 . Eu liguei hoje para o santander e. A atendente me informou que poderia transferir qualquer quantia de milhas, e seriam computadas em dobro no caso eu possuo 83000 milhas , ira ser transferido para o TAPVICTORIA 166000. Nao pude realizar a transferencia hj por que o sistema estava fora do ar . Mas amanhã , vou fazer a transferenci e digo maiores informacões

    Responder

    Dorivan respondeu:

    Você recebeu quando esta mala-direta????
    Até o momento não recebi nenhuma, vou saber se minha mãe recebeu.

    Valeu pela informação Felipe

    Responder

    Gabriel Dias respondeu:

    Também já fui informado dessa promoção.

    Responder

  2. Felipe says:

    Recebi essa mala direta acho que no inicio de julho. lembro-me que até achei ruim por que já tinha perdido 15 dias para poder efetuar compras com o Visa platinum. por sorte gastei o que eles exigiam. entrei em contato ontem com o Santander e efetuei a transferencia de 83000 , agora estou esperando aparecerem no site da TAP para acreditar que terei 166000.
    Fiquei na dúvida se transferia todas as minhas milhas , visto que queria ir a um congresso no próximo ano nos EUA, mas achei mais vantajoso transferir para TAP.
    A propósito, estou querendo usar essas milhas e ir para a Oktoberfest em munique, e só encontro o trecho disponível de ida ou de volta , no site tapvictoria. queria comprar o trecho de ida e usar as milhas na volta. há como fazer isso? no site não é possível, e se coloco comprar apenas um trecho , a passagem sai mais cara do que ida e volta !
    Abraços

    Responder

  3. Lincoln says:

    Quem sabe algum dia essa promoções passam realmente a valer…
    E quando os bancos serão realmente honestos com seus clientes…

    Responder

  4. Consegui efetuar a transferência dos meus pontos do programa super bonus para a promoção milhas em dobro da TAP. Eu poderia transferir todo o meu saldo. Transferi 40 mil que viraram 80 mil. Antes do prazo de 8 dias úteis as milhas já estavam creditadas na TAP. Transferi dia 17 e dia 22 já estavam lá.

    Sem perder muito tempo, como eu já tinha férias agendadas, já corri e emiti Brasilia/Roma/Brasilia com essas milhas desembolsando somente 74 euros de taxas de embarque.

    Vou até pensar duas vezes antes de chamar o Santander de Satãder. Nunca 40 mil pontos valeram tanto.

    Responder

  5. Felipe says:

    Para concluir, consegui transferir dia 16/08 minhas milhas para TAP e depois de 3 dias foram realmoente creditadas em dobro 83000 viraram 166000 . Liguei para o tap victoria 3 vezes antes de conseguir emitir minhas passagens mas me espantei como o atendimento foi excelente… No fim das contas gastei 90000 p ir para oktoberfest em setembro… C trecho rec/gru/frankfurt/muc/lis/rec
    Para mim a promocao valeu

    Responder

    Thiago respondeu:

    Eu também consegui transferir antes de ontem 82.000 pontos em dobro (164.000) pela promoção do Superbônus. Estou apenas aguardando serem creditadas no Tap Victoria. Foi uma bela promoção! Espero que hajam outras, com todo mundo participando.

    Responder

  6. Márcio Antônio Estrela says:

    BB criou agora em novembro de 2011 um multiplicador para pontos/milhas em seus cartões Ourocard.

    Se ultrapassar determinados valores NA FUNÇÃO CRÉDITO na fatura mensal, recebe-se até 2,2 milhas/pontos por cada USD1.

    Mas nem tudo são flores: os cartões do BB passam a não conceder pontos/milhas para pagamentos antecipados de fatura.

    Ou seja, para quem paga valores antes do fechamento da fatura, não receberá crédito de milhas sobre este valor antecipado.

    Essa informação consta na página do BB e aparece no momento em que se registra um título/boleto para pagamento no cartão BB e foi confirmado pela gerencia do BB informando ser prática de mercado, o que não é verdade.

    O Itaú credita milhas pelo total de gastos movimentado no mês, independentemente de qual é o saldo mensal da fatura (se pagou tudo antes, mesmo assim ganha milhas) e no Santander recebe-se pontos/milhas por cada pagamento feito.

    Para o BB poder usar o multiplicador, o modelo Santander não seria aplicável, mas o do Itaú, sim.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.