Promoções Aéreas: Tem Que Saber Procurar!

23 de June de 2009 | Por | 37 Comentários More

A nossa mídia clássica é muito carente de pessoas entendidas de turismo e especialmente de passagens aéreas. Me assustei com matérias postadas na Folha de São Paulo e no G1, tendo como base uma nota da ANAC, que afirmavam que não houve redução das tarifas aéreas após início do fim das bandas aéreas em vôos internacionais. O leitor do Aquela Passagem, ao contrário, sabe que o número de promoções aumentaram e houve sim uma queda dos preços mínimos praticados nas tarifas internacionais. Exemplos dessa queda estão contidos neste post recentemente publicado aqui.

Mas algumas coisas devem ser esclarecidas aos menos entendidos desse mundo das passagens:

Primeiro: Promoções aéreas não são como promoções de supermercado! Não é porque existem uma tarifa promocional de 528 USD para Miami, por exemplo, que todas as passagens durante o período que envolve a promoção serão vendidas por esse preço. A lógica das tarifas aéreas é diferente. Em um mesmo vôo, vários passageiros terão pago valores diferentes (as vezes até 3 vezes mais que o outro) para voar muitas vezes sentados lado a lado. As tarifas aéreas iniciam-se num valor cheio (tarifa cheia ou Y na econômica, por exemplo) e sobre esse valor vão se aplicando descontos progressivos e ao mesmo tempo associando-se regras cada vez mais rígidas ou multas para alterações da passagem.

Cada cia determina quantos assentos de um vôo específico serão vendidos em cada tarifa e para isso leva em consideração uma série de fatores. Dessa forma, quem compra primeiro ou tolera um maior número de restrições paga menos, já que as tarifas mais em conta são as primeiras a sumir. As promoções são mais frequentes em períodos de cerca de 3 a 4 meses anteriores a data do vôo. Comprar com antecedência maior não garante um tarifa melhor (quem está disposto a pagar para garantir uma assento com tanta antecedência já é um consumidor  garantido no entender da cia aérea)  Portanto, não é porque você viu uma tarifa anunciada por “X” USD que você vai encontrar obrigatoriamente a mesma para venda a qualquer momento durante a validade da promoção. Quanto mais próximo da data do vôo, menores as chance de conseguir uma tarifa com maiores descontos.

Para quem acompanha as passagens, fica claro que as mesmas nunca tiveram preços próximos aos mínimos permitidos pela ANAC no passado recente e que em 2008 vimos um aumento das tarifas por causa do preço do petróleo.  O G1 e a Folha, em suas matérias,  cometeram esses erros de busca e de interpretação na hora de fazerem suas pesquisas! Se fosse fácil achar as tarifas superpromocionais não existira um blog como o Aquela Passagem ensinando como pescar essas tarifas ou  bons agentes de turismo que domiman os GDS oferecendo as mesmas aos seus clientes deixando outros agentes de turismo menos capazes a ver navios.

Segundo: Promoção antes de tudo é um tipo de propaganda, aqui no Brasil ou no exterior. As tarifas médias vendidas nunca serão próximas desses valores promocionais ou valore mínimos permitidos pela ANAC. As cias aéreas vivem de vender passagens aéreas e o público que sustenta a maior parte delas é formado pelos viajantes a negócios que precisam de maior flexibilidade nas suas passagens (mudanças de datas, horários, endosso…) e pagam mais caro por isso (muitas vezes por comprar passagens em cima da hora). A ANAC pode permitir desconto de 100% sobre a tarifa cheia que não vai fazer com que essas tarifas mais flexíveis e que realmente sustentam as cias caiam. Somente a concorrência pode fazer isso! Ficar vendendo ao consumidor que a liberação dos descontos sobre a tarifa cheia (queda das bandas) vão causar um imediata e generalizada queda de preços das tarifas é induzir o leitor ao erro e vender gato por lebre. Isso não ocorre em lugar nenhum do mundo. Não é a permissão de desconto que faz os preços caírem e sim a regra da oferta e demanda.

As tarifas aéreas são muito voláteis, por isso não fique aguardando muito para comprar ao encontar uma boa tarifa! Pode ser quer ela não esteja mais disponível para venda ou que os assentos tenham se esgotado ao voltar depois!

Só para ilustrar as tarifas que o G1 e  a Folha não encontraram, fiz umas buscas rápidas (achar uma boa tarifa pode tomar um bom tempo e os horários que ando tendo livres não são muito propícios para isso) e salvei alguns print screens (essas tarifas pesquisadas no ITA já incluem as taxas!). Clique na rota para visualizar o print screen. Os preços estão em reais e são para voar em agosto de 2009. Vale ressaltar que nenhum dos dois veículos fizeram buscas por tarifas para Miami, destino que apresentou a maior queda de preços por possui alta concorrência…

São Paulo/Miami por 1332 na Tam e 1421 reais na Continental.

São Paulo/Nova Iorque por 1421 na Continental e 1449  reais na Delta.

São Paulo/Frankfurt por 1900 reais na Tam.

São Paulo/Istambul por 1842 reais na Turkish.

Tags: ,

Category: Planejar e Comprar, Promoção

Comentários (37)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Luciana M. says:

    Recebi a mesma mensagem, mas não parei para checar se valia a pena.

    Responder

  2. Pavan says:

    José,

    Voei Sky Airlines em fevereiro deste ano e gostei do serviço. Mas do Brasil só é possível comprar a tarifa B, mandando scans do passaporte e cartão de crédito para a central de atendimento.
    Eu arrisquei e deixei pra comprar lá em Santiago, 3 dias antes da minha viagem, e paguei o mesmo que pagaria aqui no Brasil. Se você tiver mais tempo, dá pra comprar lá no Chile por tarifas bem amigáveis mesmo.

    Boa Viagem!

    Responder

  3. GRAÇA says:

    Super parabéns, Rodrigo!
    Como adoro viajar e pesquisar estas infos são cruciais.
    Final de setembro farei um cruzeiro pelo mediterraneo, saindo de Chivitavechia. Alguma dica de áereo…..será que pinta alguma promoção para este período?
    Obrigada e amei o blog,
    Graça Salgado

    Responder

  4. Caio Braz says:

    Como sempre Rodrigo dando aula!!! Parabéns!

    Responder

  5. André Marcelino Pinto says:

    Olá pessoal do Aquela Passagem. Primeiramente parabéns pelo blog!
    Nunca viajei para exterior e me interessei bastante pelas informações do site, porém liguei em varias companhias aereas e nao consegui encontrar tarifas próximas a U$600 dolares para Miami. Alguem pode me ajudar como pegar essas promoções?
    Agradeço desde já a atenção!
    Grande Abraço!

    Responder

  6. GRAÇA says:

    Oi André! Por acaso recebi um e-mail de uma operadora com aéreo + diárias em Miami (boa promoçao) e tbm navegando no site tem o aéreo em 10 x U$ 77.
    Confira no site da nascimento turismo:
    http://click2.virtualtarget.com.br/index.dma/DmaPreview?758,659,31027,a51bf0a8f80f566dc3e4e090e2745b3a,2
    Abraços,
    Graça

    Responder

  7. Mauricio says:

    Tambem gosto muito do blog aquelapassagem é muito util e se ve que tem dedicacao!

    http://www.brasildestino.wordpress.com

    Responder

  8. Jackson says:

    Rodrigo,
    Criei uma conta no ITA, mas na hora enviar o itinerário por email, só vem “Undelivered Mail Returned to Sender”, basicamente porque “Sender address rejected: SPF fail –
    ita5mx1.itasoftware.com[65.211.98.38] is not allowed to send mail with the
    domain terra.com.br (in reply to RCPT TO command)”.
    Vc já teve esse problema também? Sabe como fazer para resolvê-lo?
    Obrigado

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Jackson,

    Isso nunca ocorreu comigo. Não tem algo relacionado com o bloqueio de spam do terra?

    Olha as configurações do seu email.
    um abraço

    Responder

  9. André BC says:

    Olá, vi um voo para Miami pela Continental no qual possui uma conexao em NYC e depois de 4 horas segue para Miami. Será q é possível eu remarcar esta conexao? Ai ficaria uns 3 dias em NYC e depois iria p/ MIA. Na volta seria o voo normal (MIA/NYC/GRU). Muito obrigado.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    André,

    O que você quer fazer é um stopover. Vai depender das regras da sua passagem. Pode ser impossível, pode ser possível com o pagamento de uma taxa ou sem cobrança de taxa. De qual quer forma você pagará as taxas de aeroporto. Procure nas regras algo sobre Stopover.

    Uma braço

    Responder

  10. Camila says:

    Primeiramente parabens pelo blog, é a primeira vez que acesso e realmente é muito util… Estou planejando uma viajem pra Porto Seguro agora em Setembro,porém os preços das passagens direto para lá sao mt caros, entao ficaria melhor comprar 2 passagens uma pra Salvador e outra pra Porto Seguro, no meu caso, saindo de Joao Pessoa ou Recife. Venho acompanhando as tarifas há um mes praticamente, e nesses utimos dias percebi um aumento exorbitante tanto da Gol quanto da TAM nos trechos Recife- Salvador ou Joao Pessoa – Salvador e Salvador – Porto Seguro, que é o que pretendo fazer. Gostaria que vcs me dessem dicas de como conseguir tarifas menores, se devo esperar mais um pouco por conta da época, se ainda posso comprar mais barato ou nao!? Vi alguns comentarios sobre o ITA e alguns outros termos que desconheço, esses seriam validos para o que estou procurando?
    Aguardo contato 😉
    Atenciosamente
    Abç..

    Responder

  11. Ricardo Perlin says:

    Olá,
    sou leitor assíduo do site e, principalmente, grande divulgador do mesmo entre os que conheço…
    Solidarizo com a colega de cima que os vôos sofreram de domingo para segunda um aumento (na verdade as tarifas promocionais mais baratas aparecem como não disponíveis). Alguém saberia o motivo? Alguns amigos falaram-me em período de férias, mas mesmo assim ta difícil de engolir
    Parece ser hora de gastar milhas..

    abraço a todos

    Responder

  12. Regina says:

    Tenho uma dúvida sobre tarifas;como pode a Air france cobrar quase mil reais a menos na passagem para os mesmos destinos que a Lufthansa,seria sao- praga(09/10)e Paris -sao( 24/10) Ou a Air france e menos rigorosa na manutenção ou a Lufthansa por ser Boeing esta se aproveitando do medo do airbus e se não for nada disso há realmente uma qualidade a mais na Lufthansa?Obrigada ,

    regina

    Responder

  13. Inquietos says:

    Como sempre Rodrigo dando aula!!! Parabéns! [2]

    Responder

  14. Fernanda says:

    Olá, gostei muito do site e principalmente da sua “mãozinha ” para nós ajudar rs..
    Eu gostaria de saber como procuro promoções, horarios? pois eu vou para Vitoria da Conquista BA e não encontro uma promoção boa!
    quero sair de Campinas -SP.
    Se puder me informar ficaria muito grata.
    Obrigada!

    Responder

  15. Aninha says:

    Olá!Parabéns pelas informacoes tao valiosas, eu quero comprar passagens para a Sao Paulo saindo da Cidade do Mexico,no mes de abril um agente de viagens me ofereceu uma passagem sem data para que eu viaje no dia que houver disponibilidade de assento, ou seja se o aviao nao encher eu viajo.
    Minha pergunta isso vale a pena? a passagem sai pela metade do preco?
    Como saber se em determinada aerolinha tem lugar disponivel?
    Porque ele me disse que eu tenho que ficar ligando pra saber quando vao poder me encaixar.O que vc me aconselha em quanto a isso sera que vale a pena?Ou é uma furada das grandes rsrs.
    Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.