É Promoção ou Não é Promoção?

3 de October de 2007 | Por | 6 Comentários More
Essa questão rondou a cabeça de todos que passaram os finais de semana buscando tarifas nessas promoções das últimas duas semanas.

Para ajudar a responder suas dúvidas, o Aquela Passagem pesquisou nos sites das cias aéreas Gol, OcenAir e TAM as tarifas ligando uma série de destinos. Foram escolhidas as duas menores tarifas publicadas em cada site, quando existiam mais de uma tarifa.

As tarifas pesquisadas foram para vôos de ida no dia 23 de novembro e volta no dia 26 do mesmo mês. Ou seja, a ida seria numa sexta feira, dia de demanda alta principalmente no período da tarde e noite e a volta numa segunda feira. As datas dos levantamentos: 30 de setembro e 01 de outubro. O período dessa passagem não estava incluído em nenhuma das promoções vigentes, não sendo pesquisada a promoção de volta a 10 reais da Gol.

O objetivo era tentar montar uma tabela com os valores usualmente cobrados pelas cias aéreas fora das promoções.

A Varig não foi incluída devido a pequena malha aérea e por a sua controladora ter afirmado ao mercado que a mesma iria se posicionar como cia premium no mercado (não competiria em preço). Mas na hora de pesquisar a sua tarifa, não esqueça de pesquisar também na Varig e nas cias regionais como Total, TAF, TEAM e por ai vai.

Não foi incluída a Ponte Aérea Rio/São Paulo.

Resultado? Olhe a tabela e chegue às suas próprias conclusões. Os valores são apresentados em reais e para um trecho dentro de uma passagem de ida e volta.

Clique aqui para ampliar a tabela.

As minhas foram:

Pagamos muito caro pelas nossas passagens

A TAM briga por preço com a Gol e por isso deve estar tentando igualar o seu serviço ao da concorrente (ou seria melhor dizer ídolo).

A OceanAir possui poucas opções de vôos, mas boas opções de tarifas não promocionais comparadas as não promocionais das outras cias . Pena que tenha um dos piores sites entre as cias aéreas nacionais.

Voar de/para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília é mais barato do que de outras capitais entre si. Nós temos que avançar muito na descentralização dos vôos. Tarifas mais baixas em outros mercados geram demanda.

Voar de Manaus para qualquer destino sai muito caro.

E que dependendo do momento em que você compra sua passagem, deve ser melhor voar para o exterior que voar dentro do Brasil.

Tags: , , , , , , ,

Category: Comparativo, Promoção

Comentários (6)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Marcio Nel Cimatti says:

    Mais um serviço de utilidade pública. Só vc mesmo pra fazer essa mega pesquisa!

    Abs!

    Responder

  2. Cleverson Freitas says:

    Eu que o diga voar de Manaus para qualquer lugar. Sou de Curitiba, mas estou morando no Amazonas há alguns meses. Sai mais barato ir para Miami do que voltar a minha terra natal. Sem falar que para os EUA não tem conexão nenhuma, sem fila nos aeroportos.

    Responder

  3. Diogo says:

    Meu, irado esse trabalho braçal!!!

    Agora, me ocorreu um lance que te delego, para mais um serviço de utilidade pública: porque não fazer um cálculo de quanto é necessário gastar para “ganhar”uma passagem de milhas pela Varig/TAM?

    Tipo, quanto temos que gastar (ou quantas viagens, sei lá), para que tenhamos a chance de completar o número de milhas suficientes à ponto de ter direito de receber outra já. Sacou?

    Essa é boa né?

    Depois a gente vende esse case pras cias aéreas ameaçando contar TUDO ISSO no aquelapassagem, hehehehehehehe!!!

    Abração,

    Diogo

    Responder

  4. Rodrigo Purisch says:

    Marcio e Diogo,

    Obrigado pelos elogios!

    Diogo,

    Não é exatamente o que você sugeriu mas dá uma idéia :

    http://aquelapassagem.blogspot.com/2007/02/acumular-ou-no-acumular-milhas-eis.html

    Cleverson,

    Essa é a dura realidade da aviação brasileira. Espera que um dia a TAP chega antes que as nossas cias brasileiras a Manaus…..

    Responder

  5. Rafaela says:

    Rodrigo,

    Elogios nunca são demais, então, parabéns pelo fantástico blog! Você é uma prova de como o Brasil tem pessoas preciosas, que pensam “no coletivo”. Continue assim!!!

    Agora, caro blogueiro, gostaria de saber se tem notícia de uma velha amiga sumida…a promoção de passagens aéreas no Brasil!! Puxa, o que tá havendo?!

    Saudações!!

    Rafaela

    Responder

  6. Rodrigo Purisch says:

    Rafaela,

    Aumento dos custos (petróleo), prejuízo da Gol com a Varig, crecimento acelerado da TAM e as duas fazendo caixa para enfrentar a Azul no ano que vem… Um leitor chegou a ver no site da TAM uma anuncio d epromoção que sumiu.. Pode ser um prenúncio ou erro mesmo.

    Obrigado pelas visitas e pelos elogios.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.