Qual o Melhor Site para Comprar Passagens Aéreas? Comparativo Entre Sites da Internet: É Preciso Paciência e Perseverança.

13 de November de 2007 | Por | 28 Comentários More

Diversos são o sites nos quais podemos realizar nossa pescaria de boas tarifas. Para poder demonstrar que nenhum deles é perfeito e que a pescaria não pode se ater a apenas um ou dois deles, fiz esse comparativo onde simulei a cotação de duas passagens diferentes.

Foram envolvidos nessa simulação, os consolidadores Decolar, Submarino, Expedia, Travelocity e Zuji (sendo os dois primeiros nacionais); os agregadores Berzurk, Kayak e Skyscanner; o GDS ITA e os sites próprios das cias aéreas que apareciam nesses sites anteriores com os menores preços.

Lembre-se: os preços das tarifas são dinâmicos e podem variar diariamente (até mais de uma vez por dia), seja pelo fim da disponibilidade da classe de reserva ou tarifária, por competição entre as cias, pelo início ou fim de uma promoção e por aí vai. Por isso, os valores aqui citados foram levantados no mesmo dia para realizar esse comparativo. Portanto, uma boa tarifa hoje, pode não estar mais disponível amanhã. Esse é mais um fator complicador na busca e uma boa tarifa aérea. Tarifas mais baixas estão relacionadas a regras mais rígidas e envolvendo maiores multas para remarcação e cancelamento, impossibilidade de reembolso ou restrições de acúmulo de milhas/pontos nos programas de fidelidade aérea da cia que opera o vôo ou de uma das suas parceiras.

Vamos a parte técnica (os links dão acesso ao print screen das páginas pesquisas):

Primeira Cotação: Trecho Doméstico São Paulo/Belo Horizonte, ida dia 04/12 e volta 08/12/07

Clique aqui para amplia a tabela abaixo


A tarifa mais baixa encontrada na busca foi a de 228 reais, que envolvia vôos da Gol dentro de uma promoção existente do site da mesma. A escolha da data foi intencional, já que existia uma promoção vigente no momento da cotação. Essa tarifa foi encontrada apenas no site da GOL, que realizava a promoção, e pelo Skyscanner.

Nenhum dos sites, exceto o da própria cia aérea OceanAir, cotou a tarifa de 437 reais, que se apresentou como a segunda melhor tarifa.

Tanto o Decolar como o Submarino, além do GDS ITA , cotaram as passagens da Varig com preços idênticos aos encontrados no site próprio da Varig, apesar dessa tarifa ter se apresentado como a mais cara entre as pesquisadas (era a única com partida de Congonhas). O Decolar não cotou passagens da Gol e o Submarino apesar de ter cotado, o fez em uma tarifa superior a da promoção vigente naquele momento, mas mesmo assim inferior aos praticados pela TAM e Varig.

Tanto o Expedia (os demais consolidadores internacionais não cotaram o trecho), como os agregadores Berzurk e Kayak, além do ITA, cotaram as passagens da TAM com valores superiores aos oferecidos no site da cia aérea. Grave foi o fato do Kayak e do Bezurk apresentarem tarifas inicialmente mais baixas que a praticadas pela Varig e que no decorrer do processo de compra não estavam disponíveis.

Segunda Cotação: Trecho Internacional São Paulo/Tóquio, ida dia 04/02 e volta 14/02/08

Clique aqui para ampliar a tabela

A tarifa mais barata, 3441 reais, foi encontrada no site próprio da United para o Brasil. Um valor bem inferior aos dos demais sites. O Decolar por sua vez, foi o único a cotar uma passagem da JAL, por 2003 USD, a segunda tarifa mais barata. O Submarino também cotou as passagens da United com preço semelhante ao do Decolar, mas superior ao do site da United, e as da JAL com preço superior ao do Decolar. A JAL não cota as passagens em seu site voltado ao Brasil. Uma pena!

Nos sites da Continental e American apresentavam suas passagens em valores levemente inferiores aos encontrados nos consolidadores (Expedia e Travelocity), agregadores (Kayak) e no GDS ITA . Excetuando o Decolar e o ZUJI, em todos os demais agregadores, consolidadores e no ITA, as tarifas da Continental apresentaram-se com os valores mais baixos. Ponto negativo para o Zuji que cotou uma passagem da United com valores superiores aos dos demais e para o Bezurk que insistia em dar erro na cotação, já que alterava a data dos vôos por conta própria.

Já o Skyscanner não cota passagens em cias tradicionais de forma automática.

Conclusões

Cuidado com os primeiros valores apresentados, já que alguns sites não apresentam o preço final da passagem com as taxas e adicionais inclusos. O valor das taxas e adicionais pode tornar uma tarifa inicialmente mais barata em uma passagem que não seja a melhor em preços. Atenção maior deve ser dada aos consolidadores e agregadores que atuam dessa forma, que no nosso comparativo foram o Submarino e o Bezurk, já que podem induzir a compra de uma passagem não tão boa. Essa foi a razão do fim da disponibilidade da pesquisa por tarifas por longos períodos de tempo (meses) no Travelocity, mas que permanece disponível no Zuji. Mas tendo em mente essa questão, essa característica do Zuji é muito interessante.

O Skyscanner, meu queridinho de longa data, se mostrou o único a cotar passagens promocionais da Gol, mas como ele não cota passagens em outras cias nacionais perde um pouco da utilidade dessa qualidade única.

Os sites das cias aéreas ainda são os melhores locais de pesquisa de tarifas aéreas, mas como são vários os sites, a pesquisa pode ser cansativa. Use os agregadores e consolidadores de sua preferência como fonte inicial de pesquisa e depois procure diretamente nos sites das cias melhores colocadas em termos de preços nessa pesquisa inicial. Não deixe de visitar os sites das cias de sua preferência pessoal o valor das tarifas, já que você pode descobrir uma tarifa com preço semelhante ou levemente superior, mas para voar em uma cia cujo serviço já é do seu agrado. Interessante foi que o Blog Airfare Watchdog chegou a mesma conclusão em matéria publicada recentemente. Nesse mesmo artigo, o blog americano discute o futuro dos consolidaores e agregadores, já que muitos deles não conseguem vender ou apontar as tarifas existententes apenas no site das cias aéreas.

No caso de vôos dentro do Brasil, infelizmente, vamos ter que visitar todos os sites das nossas cias.

Alguns consolidadores têm acordos com determinadas cias aéreas ou compram blocos de passagens para serem revendidas a seus consumidores, e por isso podem apresentar em alguns momentos tarifas inferiores aos praticados nos sites próprios das cias aéreas. Portanto, vale a pena uma busca nesse sites. Por outro lado, vários desses sites não têm acesso às tarifas promocionais disponíveis para venda nos sites próprios das cias aéreas, que possuem um maior número de restrições. Outra vantagem de alguns desses sites é o serviço de alerta por e-mail quando da queda do valor de uma determinada tarifa. O Travelocity, apenas para tarifas dentro dos EUA, e o Kayak possuem esse serviço.

Minhas sugestões

Cote suas passagens em vários sites. Encontrando uma boa tarifa, faça uma nova cotação no site próprio da cia aérea e junto ao seu agente de turismo de confiança. Se um desses conseguir o mesmo valor ou um valor muito próximo, opto por eles, se não opto pelo site, mas sem deixar de ler atentamente as regras do site quanto a cancelamento, reembolso, mudanças de datas e pagamento. Não deixe ainda de ler toda as regras associadas a passagem que você está comprando, a fim de saber se as mesmas se ajustam as suas necessidades, pois um descuido pode fazer o barato de hoje sair caro no futuro.

Não deixe de se informar sobre a cia aérea escolhida, principalmente se você não tiver contato frequente e recente com a mesma, ela pode estar passando por um mau momento e te fazer passar por um semelhante no momento da sua viagem. Não deixaria ainda de visitar regularmente o Blog Aquela Passagem!!

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Category: Comparativo, Promoção

Comentários (28)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Saulo says:

    MATÉRIA MUITO BOA ! PARABÉNS.

    Responder

  2. erick saldanha says:

    Ola amigo.. vou viajar em dezembro no dia 13 para o rio de janeiro e voltarei no meso dia.. apos cansativas pesquisar por sites. encontrei peça compania area trip o melhor preço – 2 adultos 478,65 incluso taxa de embarque.. gostei do preço e ainda parcelam em 8x no cartão.. como sou marinheiro de primeira viaje, estou inseguro.. é realmente confiavel comprar pela internet? como recebo a passagem? tenho que chegar quanto tempo ante? se ouderem me dar algumas dicas ficarei muito grato.. parabens pelo blog..

    Responder

  3. rita says:

    ola gostaria de saber com urgencia se este sitehttp://www.edreamsviagens.com.br e confiavel para comprar a passagem de florianopolis para frankfurt foi o melhor preço que achei mais estou com medo de por quase 3000 reais fora e chegar la e não ter minha reserva!!!obrigado desde ja….

    Responder

  4. Dias Brito says:

    Mais de uma vez já encontrei passagem mais barata no agregador do que no próprio site da Cia.
    Sempre pesquise nos agregadores, e sempre em mais do que um.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.