Rapidinhas Pré-Carnavalescas

14 de February de 2007 | Por | 2 Comentários More
As especulações entorno de uma provável compra de participação acionária da Varig pela LAN aumentam. Parece que executivos da cia chilena estariam fazendo uma análise da contabilidade da Varig para decidir sobre essa futura aquisição/sociedade . Enquanto isso, a Varig negocia acordos de code share em vôos internacionais com a LAN e deve focar no mercado doméstico.

Tomara que o associado Smiles possa, no futuro, gastar sua milhas na LAN usando uma tabela justa para emissão de passagens prêmios. Até onde essa especulação toda levará a um resultado prático é difícil dizer, pois isso tudo pode ser ainda uma forma de valorizar a Varig, já que a mesma pode ser alvo de aquisição pela GOL. As dúvidas quanto um possível retorno a Star Alliance só aumentam, já que a LAN faz parte da aliança Oneworld (American, British, Cathay, Ibéria, LAN, Quantas, Finnair e Malev, JAL, Royal Jordanian a partir de 01 de abril).

Apesar da Justiça ter garantido as rotas a Varig, da ajuda indireta do Governo durante o processo de leilão da Varig, a mesma continua reclamando dos preços das tarifas controladas pela ANAC!!!, que segundo a Varig estariam com uma defasagem de 30 a 40% . Definitivamente a Varig está empenhada em destruir sua imagem junto ao consumidor. Em breve a Varig deve perder mais um avião MD11 usado para rotas de longa duração….

A Gol deverá ter vôos em code share com a TAP até julho. Essas duas cias souberam aproveitar o vazio criado pela crise da Varig. A TAP que tem vôos saindo de várias capitais do Nordeste, além do Rio e São Paulo, deve adicionar Brasília em um futuro próximo. Parece inclusive, já ter garantido aeronaves para isso com a aquisição de alguns Airbus junto a Austrian, sua parceira de Star Alliance.

A briga entre os agentes de turismo e a Gol , iniciada após a redução do comissionamento sobre a venda de passagens aéreas, vai para na justiça. A Gol mantém lucros sobre lucros, mas pelo jeito não tem a intenção de repartir uma parcela dele com os agentes. Se a moda pegar, isso pode acabar sobrando para o passageiro, que terá de pagar ao agente de turismo por seu serviço ou terá a sua disposição para compra, nas agência, apenas passagens de cias que optaram por manter um comissionamento atrativo as mesmas. Isso será uma realidade, principalmente, para as pequenas agências, já que as grandes têm contratos com as cias aéreas que permitem bonificações diante de volumes de vendas pré-estabelecidos.

O índice de ocupação dos vôos da United saindo Brasil em janeiro foi de 91,5% enquanto a média mundial da mesma cia é de 78%. Isso reflete a demanda aumentada característica das férias escolares no Brasil, mas também concentração dos passageiros nas poucas cias que operam as rotas Brasil/EUA. A saída da Varig de Miame, Nova York e Los Angeles ainda não foi totalmente absorvida.

A American Airlines deve iniciar vôos diretos e diários de Salvador para Miami a partir de setembro de 2007. Ponto para a cia americana. Agora só falta o consulado americano fazer sua parte e melhorar o serviço e reduzir o tempo para emissão de visto.

Category: Notícias

Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rabicóvoador says:

    Salvador,como 3ª maior cidade do país,deveria ter seu consulado próprio,para servir ao Nordeste-Sul.Ter que ir pro Rio é foda.

    Responder

  2. Rodrigo says:

    Rabicóvoador,

    Concordo com você. Mesmo eu de BH, sofro, tenho de ir a São paulo para renovar visto…Imagina que é do Norte..

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.