Resumo da Semana

23 de November de 2008 | Por | 2 Comentários More

Sem promoções nas grandes cias, o jeito de descolar alguma passagem com um custo mais favorável é seguir a dica dos leitores de comprar passagens com dez ou mais noites de permanência no destino ou aproveitar alguma promoção de emissão de trechos com número reduzido de pontos no Fidelidade Tam.

Realmente não sei o que a Varigol pensa sobre seus clientes fiéis, os associados Smiles. O que poderia ser considerado um grupo de pessoas com potencial para continuar usando seus serviços é tratado da pior forma possível. O programa encolhe, reduz muito a possibilidade de emissão em vôos internacionais, inicia um embargo para reformulação do sistema e introdução da Gol no mesmo e ao final do processo, o associado passa a ser atendido de uma forma pior do que era antes. Muitos associados Smiles deixaram suas queixas neste post. Não importa se é madrugada, início da manhã, hora de almoço…, ser atendido pela Central Smiles passou a ser uma prova de persistência. Lembrando que quem paga a ligação é você associado! A Varigol poderia escrever uma cartilha ensinando como perder consumidores sem fazer esforço, se não fosse a dependência que temos dela. Não é à toa que vários leitores depositam toda suas esperanças na chegada da Azul (aqui falamos das novas rotas e início das vendas). Acredito que esse quadro só mudaria mesmo com a chegada ou reforço de outras cias no mercado nacional, aumentando a concorrência interna. Mas a mesma falta de interesse em desenvolver uma relação de respeito com o consumidor assola outras cias em nosso mercado. Se a assessoria da Varigol quiser se pronunciar, estamos abertos para publicar a sua resposta.

Falando em programas de fidelidade, os programas da Taca, Tap e Lufthansa estão como uma promoção de milhas bônus. Já o programa Executive Club da British está com uma promoção para emissão de passagens prêmio (50% de desconto das milhas normalmente necessárias) com duração de apenas 1 semana!

Mais uma cia deve iniciar operações no Brasil em breve. A Turkish planeja operar por aqui no primeiro trimestre de 2009.

A novela Alitalia chega ao fim com aceitação do Governo Italiano da proposta do consórcio CAI e posterior aceitação pela justiça. Agora deve iniciar-se outra com o início das operações da nova Alitalia prevista para dezembro.

Na Espanha as suas maiores cias vâo se concentrar sob as asas da Iberia.

A Star Alliance, que não para de crescer, já tem duas novas possíveis candidatas da América Central.

A Cubana pode voar para a Bolívia já no início do ano que vem.

No Canadá, obesos graves ganharam na justiça o direito de usar dois assentos pagando por um nos vôos domésticos.

A resposta aos comentários está atrasa. Vou ver se normalizo isso no início da semana.

Uma boa semana a todos e obrigado pelas visitas!

Category: Resumo da Semana

Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Bruno Motta says:

    Blog da Maria Inês Dolci, com post na capa do UOL sobre o tema (Varigol e Smiles)…

    http://mariainesdolci.folha.blog.uol.com.br/arch2008-11-23_2008-11-29.html

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    Bruno,

    Vai de encontro com o que falamos aqui no blog. Não gosto do termo passagem grátis, nos pagamos por ela. Por isso uso o termo passagem prêmio (prêmio pela fidelização).

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.