Resumo da Semana

7 de September de 2008 | Por | 8 Comentários More
Setembro chegou, mas as promoções ainda não. O que não falta é ameaça de aumento de passagens…A Gol até prometeu tarifas muito mais baratas para quem comprasse com antecedência, mas os leitores aqui do blog não conseguiram encontrar essas tarifas não.

A Trip conseguiu um novo e forte parceiro. Será que ela conseguirá implantar no Brasil a mesma estratégia que seu novo parceiro desenvolve com muito sucesso nos EUA?

A Varigol está mais perto de tornar-se realidade. Foi aprovado o code share entre a Varig e Gol. O pessoal da Gol está inclusive se mudando para as instalações da Varig no aeroporto de Congonhas.

A Azul já teria escolhido sua sede e as primeiras rotas. Já recebeu seu primeiro avião cedido da Jetblue, que além de ganhar uma fileira a mais de poltronas, já esta sendo pintado.

Em resposta a uma dúvida do Oldermar, publicamos as datas de início e horários dos novos vôos da American que partirão de Belo Horizonte, Recife e Salvador. Tem uma boa promoção nessas novas rotas. E não é que a Delta quer mais uma rota para o Brasil? Agora é a vez da rota São Paulo/Los Angeles que aguarda aprovação para início ainda este ano.

A TAP anda pressionada pelo aumento de custos, mas não pode reclamar do Brasil. Ela conseguiu em Portugal a exclusividade de ligação entre o país e o Nordeste do Brasil. Agora nem concorrência interna ela tem.

Nos EUA, a pressão por economia de combustível começa a gerar polêmica. Ela pode afetar a segurança?

A Pluna, que também sofre com a alta dos combustíveis cancelou sua única rota transcontinental, para Madri, mas planeja uma rota para Caracas…

A novela Alitalia entra em seus momentos decisivos. Foi pedido a concordata da empresa visando implantar uma saída a la Varig. Vamos ver como a história vai acabar e como os sindicatos e o governo vão se comportar daqui para frente.

Por fim, um editorial sobre os grandes anúncios de mudanças no setor aéreo feitos pelo governo e a quase ausência de transformação em realidade desses projetos. Controladores, radares, sistemas de fornecimento de energia para os aeroportos, ausência de redundância de equipamentos, entre outros problemas que ajudaram a transformar em caos o sistema aéreo nacional já são problemas resolvidos?

Como promessa é dívida (não é Maceu? rsrs), no máximo na terça a noite inicio a postagem sobre a estratégia para chegar em Miami via Bogotá.

Obrigado pelas visitas. Uma ótima semana a todos.

Category: Resumo da Semana

Comentários (8)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. PêEsse says:

    Rodrigo, talvez precise fazer nove horas de conexão em Bogotá. Alguma dica, quer para me ocupar com alguma coisa, quer para descansar? QUALQUER ajuda é bem-vinda.

    Responder

  2. Aliciane Fontenele says:

    Você acredita que possa acontecer alguma promoção até o fim do mês de setembro? Preciso viajar para SP em outubro e estou a espera de promoções pq os preços das passagens com “ANTECEDÊNCIA” independente da empresa, estão um absurdo!!! Detalhe, a cada dia ficam mais caras…

    PS. Moro em Fortaleza e preciso viajar dia 11 de outubro.

    Responder

  3. Layana Peixoto says:

    Oi amigo, tô tão aperreada para comprar passagens aéreas por conta de um concurso que vou fazer. seria de Fortaleza para Recife (sempre compro os dois trechos por R$ 180,00 com as taxas ida e volta), agora tá quase R$ 600,00. Você que entende do assunto, acha que devo esperar até o final de semana que vem ou promoção não vai ter? Obrigada!

    Responder

  4. Patricia says:

    Rodrigo, veja se consegue me ajudar, por favor.
    Estou querendo ir para França no final de Dezembro, e estava com esperança de conseguir uma passagem barata através da Air Europa, mas esta não opera mais no Rio. Acha que msm saindo de Salvador consigo uma passagem mais barata pela Air Europa? Estou achando as passagens mto caras, considerando que o dolar nem está tão alto. Devo esperar mais um pouco?

    Obrigada.

    Responder

  5. Rodrigo Purisch says:

    Pêesse,
    Que dia você vai? Vou fazer um mini guia de Bogotá para aproveitar a conexão por lá.

    Aliciane e Layane,

    Futurologia não é meu forte..rsrs As promoções são imprevisíveis. Tivemos uma overdose antes de julho e agora nada. Quem sabe com essa queda leve no preço do petróleo, elas não animam a começar as promoções? Nem a Gol que anda com a moral e ocupação dos vôos baixas tem arriscado promoção. Vamos aguardar.

    Patricia,

    Final de dezembro é alta estação e as passagens são mais caras mesmo. Até o dia 15 ainda tem umas tarifas melhorzinhas. As tarifas da Air Europa não não muito melhores que as da KLM saindo do Suldeste não. Acompanhe o site da Lufthansa, KLM e Air France. Parece que vai sair um vôo Rio/Londres na British e quem sabe não sai uma tarifa promocional?

    Mas realmente está na hora de começar a definir sua passagem, já que a disponibilidade de assentos deve cair muito daqui para frente. O senão foi que o dólar deu uma aumentada nos últimos dias…

    Responder

  6. Maceu says:

    Esse mini-guia de Bogota vai ser ótimo!!

    Responder

  7. Danilo Hadek says:

    Realmente, o setor aéreo sempre foi de altos e baixo. Guiado pelo preço do petróleo, imagina né?! AGora, no Brasil o que polui e estraga não são as especulações das galera, mas nossos políticos e empresários… é frota!

    Aguardamos que esta “nova geração” – David Neeleman com a Azul e o Caprioli, da TRIP saibam guiar seus negócios e proporcionem melhores preços e ofertas de vôos para que os brasileiros possam viajar mais, curtir mais e conhecerem melhor este lindo e imenso Brasil!

    E claro, gerar emprego para nós, da aviação e do turismo… 😉

    Portal Meio AéreoComissários de Bordo

    Responder

  8. Rodrigo Purisch says:

    Danilo,

    Realmente nosso ambiente empresarial e político não é dos melhores, principalmente quando os dois dão-se as mãos na tentativa de se protegerem em conjunto.

    Só tenho minhas dúvidas se essa nova geração que você citou conseguirá manter-se imune as práticas de mercado atuais, já que todas essas cias tem pessoas em postos chaves oriundas de cias que já acabaram e que jogaram esse jogo por anos. Não adianta ter um visionário sem ter uma equipe com nova visão panoramica junto.

    Resta torcer!

    Um abraço

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

3 de August de 2008 | Por | 3 Comentários More
Promoções continuam em falta e preços estão em alta. Só com milhagem ou pontos dá para se fazer um bom negócio. O Smiles e o Fidelidade TAM continuam com as promoções de emissão de trechos com um número de milhas/pontos reduzido.

A Varigol deve nascer de fato. Falta apenas aprovação da ANAC. Mas o que o destino prepara para a Varig só a Gol sabe…

Falando em ANAC, depois ela não entende porque as regras não são cumpridas….

Devargarzinho a Trip, que comprou a Total, vai crescendo e ampliando seus destinos e frota. Até encomenda e jatos da Embraer já fizeram. E a OceanAir ficando para trás.

Durante a semana, falamos de uma possível ajuda do Lula a Aerolineas e acompanhamos o desenrolar da crise na Argentina. Mas não foi só a Argentina que viveu dias de confusão: Operação padrão de controladores uruguaios, greve de funcionários da Lufthansa em 3 posts (aqui, aqui e aqui) e greve relâmpago na Infraero.

A low Cost Spirit iniciou suas operações em Bogotá na Colômbia, onde os EUA está mais perto para quem tiver 20mil milhas/pontos no Smiles ou Fidelidade TAM.

Já tínhamos falado de um boato de joint venture entre American, British e Iberia. E não é que a British e a Iberia negociam uma fusão no futuro? Continuamos torcendo para que a Iberia assuma os padrões British e não o contrário.

Todo mundo tem a Varig que merece. A Alitalia foi tema de um post mostrando as dificuldades da cia aérea e os sonhos a la brasileira do governo italiano e os sonhos a la argentina dos seus sindicatos. Na semana que se inicia falaremos de como a realidade pode ser tão diferente desses sonhos.

Finalizamos com as novidades implantadas pela Emirates no seu novo A380. Na primeira classe não serão mais passageiros e sim hóspedes…

Comentários respondidos! Obrigado pelas visitas!

Category: Resumo da Semana

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. tew says:

    vc tem alguma idéia de porque há essa seca nas promoções? as passagens estão um tanto salgadas ultimamente.

    Responder

  2. Anonymous says:

    Na verdade, Rodrigo, as mesmas promoções das cias. européias para o outono europeu estão de volta para a primavera européia. Pelo menos AF/KL, IB, TP, e até BA! Dá só uma conferida!

    Responder

  3. Rodrigo Purisch says:

    Tew,

    Queda nos lucros, aumeto do pertróleo, necessidade de fazer caixa para uma competição futura e a proximidade da alta estação.

    Anônimo,

    Obrigado pelas dicas

    Um abraço

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

6 de July de 2008 | Por | 1 Comentário More
Fim de semana sem grandes promoções. Com o início da alta temporada as promoções tiram férias, pelo mesnos neste final de semana. Na mídia em geral só se fala de aumento de preços das passagens. O Smiles continua com a promoção de trechos por 2500 milhas que tem causado muita polêmica no blog. Muitos leitores reclamam que não conseguem os trechos desejados, outros relatam que conseguiram sim.

Falando em Varig, ela pediu autorização para voar para o Uruguai. Quem sabe não aparece mais uma oportunidade de gastar suas milhas até o final do ano.

A minha Belo Horizonte vai ganhar mais vôos internacionais em breve. Com destino a Cidade do Panamá, Paris e Miami.

Buenos Aires será ligada temporariamente a Maceió e Cabo Frio durante o período de férias do meio do ano. Não custa torcer para que esses vôos passem a ser perenes.

Os aumentos dos custos de operação têm levado a várias mudanças nas políticas de bagagem e nos programas de milhagem. São tantas as mudanças que vou deixar as coisas estabilizarem para poder alterar as tabelas da série que produzi sobre as franquias. Enquanto isso, é melhor sempre conferir as franquias internacionais nos sites das cias aéreas cujos links estão no início de cada post daquela série. Mudanças nos programas de milhagem da American, Delta e cartão American Express estão em curso. Durante a semana que se inicia vou falar um pouco delas.

Dessa vez foi a Pluna que alterou sua política de franquia de bagagem.

Falamos sobre os aumentos de preços da Emirates.

Boatos falam de uma união entre American Airlines, British e Iberia. Será?

O fim dos cartões de embarque físicos está próximo…

Comentários respondidos!

Uma boa semana para todos!

Category: Resumo da Semana

Comentários (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anonymous says:

    Rodrigo, a TAM está vendendo trechos no mês de julho na promoção 3.000 milhas, comprei hoje BSB/NAT. Ótima opção. Rosa BSB

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

1 de June de 2008 | Por | Comente More

Fim de semana com promoções na GOL, TAM e OceanAir. A Varig está com uma promoção para Santiago onde o acompanhante paga menos.

Durante a semana falamos da suspensão do julgamento da compra da Varig pela Gol.

A Webjet devagarzinho vai acabar passando a OceanAir.

As cias americanas continuam aumentando os adicionais de combustível, aumentando preço das passagens e criando novas taxas, como a American que decidiu cobrar pela primeira mala despachada nos vôos domésticos. A cobrança pela segunda virou coisa normal e chegou até Frontier que está em recuperação judicial.

A British está lançando uma nova cia aérea, a OpenSkies e American anda reduzindo destinos e frequências.

Se você seu destino é a Argentina, então a paciência deve viajar com você, já que o tempo não tem ajudado.

Enquanto o processo de eliminação das bandas dentro da América do Sul entra na fase dois prometendo incríveis e improváveis 80% de desconto, a implantação de uma políticas dessas nas rotas para os EUA e Europa vai enfrentar muita resistência.

Category: Resumo da Semana

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

4 de May de 2008 | Por | 3 Comentários More

Fim de semana prolongado para alguns e recheado de promoções. Até quando elas vão durar? Essa pergunta foi o tema de um editorial aqui no Aquela Passagem.

Fizemos ainda um resumo das promoções de passagens para a Europa e escrevemos sobre uma promoção de milhas Flying Blue (Air France e KLM)

Novos vôos
Vôo Pluna saindo do Rio passando por Curitiba em direção a Montevidéu e nova frequência saindo de São Paulo. Se você já voou de Pluna deixe sua experiência nesta enquete aqui.

Por outro lado, a Air Europa irá parar de operar seus vôos de Madri para o Rio de janeiro e a Varigol definitivamente desistiu de seus vôos transcontinentais até 2012. Tomara que a Gol não desista da Varig até lá.

Internacionais
Falamos do fim das operações da EOS, das conversas entre Continental e a United, das novas conversas entre United e US Airways e do novo A380 da Singapore.

Aeroportos
A ANAC aproximou ainda mais o conceito de atraso usado nas estatísticas da realidade dos aeroportos.

Se não dá para aumentar as passagens, as cias aumentam as taxas e mexem nas franquias de bagagens: Mudanças na Ryanair e na American.

Category: Resumo da Semana

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Giancarlo says:

    Rodrigo,

    Acho que já coloquei em outro post mas só para reforçar, a Pluna está oferecendo voos a partir de SP para Bariloche e vice-versa aos sabados e domingos ao custo de U$370,00!! Os preços mais próximos das concorrentes são na casa dos U$500,00. O voo tem escala de 50 min em Montevideo e é, pelo menos na hora que fiz a reserva assim foi informado, nos novos Bombardier CRJ 900. Fica aí a dica.

    P.S. Embora estes voos já estejam a venda até no submarino, o inaugural será só em junho.

    Responder

  2. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens says:

    RODRIGO, um amigo meu comprou uma passagem aérea para LONDRES pela British Airways (vôo direto Rio-Londres-Rio) numa classe “econômica especial” que basicamente tem mais espaço entre as poltronas e seviço que tem padrão acima da econômica e da executiva. Custou cerca de 600 dólares a mais por pessoa (cerca de metade do preço de uma econômica normal) e eu fiquei super interessado e curioso. Você sabe de alguma outra cia. aérea que tenha esta classe especial? Além do espaço, a configuração da classe econômica desse equipamento é 3-4-3, sendo que nessa área “especial” é 2-3-2.

    Grande abraço, amigo!

    Responder

  3. Rodrigo Purisch says:

    Giancarlo,

    Vou postar sua dica amanhã. Obrigado!!

    Arnaldo,

    Essa é uma tendência. A United, ANA, British e uma série de cias estão criando essa economy plus (como a United a chama) Seria uma classe intermediária entre a econômica e executivas. Mas depende muito de cia para cia o que você leva a mais. Todas minha súltimas viagens na United foram na economy plus. A mais só espaço para as pernas. Mas em outras cias a poltrona ganha apoio de perna, tomada de força para notebook, espaço maior para as pernas. Em algumas cias, esses assentos podem ser ocupados/reservados por quem viaja na econômica mas tem cartão fidelidade com status eleite na cia aérea ou aliança (United http://www.united.com/page/article/0,6722,1314,00.html ).

    Aqui tem um pouco mais:
    http://www.seatguru.com/charts/premium_economy.php

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

2 de March de 2008 | Por | 3 Comentários More

Semana com duas promoções não muito animadoras. Uma da Gol e outra da Varig, essa última possui alguns preços menores que as da própria Gol. Para se lamentar temos o aumento generalizado das tarifas realizado pela Gol, seguindo o promovido pela TAM durante o anúncio da sua taxa de remuneração ao agente de turismo. Por falar em TAM, ela mantém a promoção de emissão de passagens prêmio dentro do Brasil com número reduzido de pontos Fidelidade e lançou uma promoção envolvendo pontos e dinheiro para vôos internacionais.

A boa notícia da semana foi o início do fim das bandas que controlavam as tarifas para vôos dentro da América do Sul. Mas o impacto ainda é incerto, mas listamos as possibilidades. Não houve profundas mudanças nos preços neste primeiro final de semana da nova fase que permite 50% de descontos sobre o preço padrão. A mencionar, apenas a Pluna que manteve os bons preços que já praticava no dia 29 de fevereiro e bem próximos da nova banda.

Fizemos um post falando das refeições especiais nos aviões. Nem sempre reservar é sinônimo de conseguir. Leia a caixa de comentários com experiências dos leitores, como o Isac de Curitiba.

Fizemos um alerta sobre a mudança das regras de franquia de bagagens em vôos United dentro dos EUA/Canadá em tarifas promocionais não reembolsáveis (as tarifas mais baratas).

Category: Resumo da Semana

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Gustavo says:

    Rodrigo, o seu blog é fantástico. Parabéns, vai me ser mto útil. Estou organizando uma viagem para a India, em outubro. Vc tem idéia das companhias que me ofereceriam vôos mais baratos? Vi que a Air France está fazendo ida e volta por mais ou menos 3000 reais (no site, eles não colocam em dólares) – foi o mais barato que achei até então. O problema é que gostaria de passar um pouco mais de um mês, e não sei qual é a lógica da Air France… com mais de um mês de viagem, a passagem de volta aumenta, no mínimo uns mil reais. Sabe o porquê disso? Estou na dúvida se vale a pena esperar um pouco mais ou comprar logo e ir parcelando. grande abraço.
    Gustavo.

    Responder

  2. Diogo says:

    Bom, eu como sempre, li tudinho no decorrer da semana. Mas como diz o poeta “recordar é viver” 🙂

    Abração

    Responder

  3. Rodrigo Purisch says:

    Gustavo,

    Essa l�gica n�o � da Air France � do mercado. Normalmente quanto maior tempo da passagem (perman�ncia) mais cara. Passagens que podem ter datas modificadas durante um ano tem as tarifas mais caras. Dependendo da cia a�rea, as melhores promo�es s� s�o para as passagens com perman�ncia de apenas 1 m�s.

    O Jap�o, �ndia, Cingapura e Tail�ndia sofrem com a demanda baixa e/ou com as bandas. S�o absurdos os preos cobrados a a partir do Brasil. Pa a India o pre�o est� mais ou mesno esse mesmo na KLM ou Air France. mas na minha r�pida cota�o os pre�os n�o subiram tanto assim para uma passagem com perman�ncia de dois meses na KLM, SWISS.

    Voce pode tentar somar duas passagens: uma para a Europa/EUA e outra at� India.

    As promo�es de v�os para �ndia dos EUA e Europa come�am 3 a 4 meses antes dos v�os (vigie os sites das cias a�reas regularmente). Se voc� associar duas passagens pode at� ser poss�vel fazer um stopover (parada) em outras cidades do caminho sem pagar mais por isso dependendo da passagem comprada. Cuidado com as mon�es.

    Leia mais aqui:
    http://aquelapassagem.blogspot.com/2007/02/como-planejar-e-comprar-sua-viagem-pela_23.html

    J� respondi a outra pergunta.

    Diogo,
    Obrigado pelas visitas e pelo apoio!

    Um abra�o aos dois

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

16 de February de 2008 | Por | 2 Comentários More
Primeiros as promoções: TAM com mais ofertas apenas neste final de semana, Varig com tarifas web e Gol com um trecho a 7 reais comemorando os 7 anos da cia aérea. Dessas consegui melhores preços na TAM. Mas não espere nada de sensacional ou fora do preço das promoções usais da cia aérea.

Por falar em TAM, entrou em vigor a primeira fase do acordo TAM/Lufthansa com possibilidade de acúmulo de pontos no Fidelidade e milhas no Miles & More.

Mais uma bola fora da Varigol: Gol cancelou os vôos diretos para Lima, Peru e Santiago, Chile sem aviso com antecedência a seus consumidores e ainda usou uma justificativa muito questionável.

A melhor notícia da semana é que o boato da chegada de uma JetBlue Brasil, ou seja lá como vão chamá-la, está ficando cada dia mais forte. Será uma luz no fim do túnel?

Fizemos um alerta Gira Mundo sobre as conexões TAP em Lisboa com direito a resposta da TAP. Comemoramos o início do vôos TAP partindo de Belo Horizonte.

Nas rapidinhas internacionais falamos das possíveis fusões que agitam o mercado aéreo americano, das reformas do aeroporto de Frankfurt, da Alitalia, da Olympic, da Air Jamaica e da Spanair. Falamos ainda do acordo de céus abertos entre EUA e Austrália e da paralisação de 72 horas que deverá ocorrer no site da Ryanair.

Aproveitei ainda para relatar algumas de minhas experiências vividas nas últimas viagens de Fim de Ano e Carnaval.

Category: Resumo da Semana

Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Felipe V. says:

    Po.. esse blog é um dos meus favoritos!
    Rodrigo, show de bola!!!

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    Felipe,

    Obrigado pelo incentivo!

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

12 de January de 2008 | Por | Comente More
Uma semana sem promoções maiores nas grandes cias aéreas (a Varig está com umas tarifas levemente promocionais e sem propaganda no site), fato que está elevando o nível de ansiedade naqueles que estão tentando montar uma viagem nos próximos dias. Apenas a OceanAir continua com as Tarifas One que são ofertas de passagens para voar na mesma semana da promoção. Com isso, o preço médio das passagens subiu. Por exemplo, um vôo BH/São Paulo que pode ser comprado por cerca de 180 reais nas promoções, não tem saído por menos de 360 reais (ida e volta sem taxas)…

Aproveitei a falta de promoções (devem estar de férias…) para postar mais um capítulo da série dos Direitos dos Consumidores de Passagens Aéreas. Desta vez abordei os direitos dos consumidores nos EUA. Mesmo que você não voe para ou dos EUA, vale a pena ler o texto, já que nele estão dicas que podem ser usadas de forma genérica em diversos destinos, inclusive no Brasil.

Falamos do início do acordo assinado entre a TAM e ABAV que instituiu uma nova forma de pagamento da comissão aos agentes de turismo. Agora é o consumidor que paga a comissão, ou melhor, paga pelos serviços prestados pelo agente diretamente. Mas até o momento não vi a redução anunciada para os valores no site e acredito ainda que houve um aumento disfarçado nas passagens aéreas da TAM.

Por falar em TAM, a mídia começou a divulgar a promoção do Fidelidade TAM que o Aquela Passagem tinha publicado já há algum tempo…

Você é Smiles Gold? Se for não deixe de ler essa dica sobre as salas Vip Varig. Não sei até quando estará valendo, mas não custa tentar na próxima viagem!

Postamos sobre as mudanças que estão ocorrendo nos mercados americanos e europeus com a aproximação da entrada em vigor da política de céus abertos entre esses dois mercados e sobre o primeiro incidente envolvendo o A380 em Cingapura. Por sinal, a Singapore Airlines recebeu seu segundo A380.

Ainda no exterior, noticiamos as mudanças nas regras sobre bagagem de mão na Inglaterra. Agora as regras são variáveis segundo o aeroporto usado = confusão!

Mais uma vez a OceanAir apareceu na mídia, mas por eventos obscuros. As investigações da ANAC sobre o ocorrido ainda estão em curso e a agência declarou que as explicações da cia aérea são insuficientes…..Mudar o nome para Avianca não ajuda em nada se ela não começar a ter uma política melhor de atenção ao passageiro/consumidor e der uma renovada no seu site! Acorda OceanAir!

Category: Resumo da Semana

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

1 de December de 2007 | Por | 7 Comentários More
Começamos o resumo com os posts falando sobre as mudanças na TAM. Ela está de presidente novo e deve anunciar mudanças no serviço de bordo e na estrutura das tarifas em breve. Existe a possibilidade de uma associação com uma aliança aérea ainda em 2008. Mas se você está procurando passagens, a TAM está com algumas tarifas promocionais nesse final de semana.

Outra cia que pode anunciar novidades em breve é a Varig, que estaria negociando um code share com a Air Europa. Na semana passada ela promoveu ainda uma promoção em alguns vôos com preços inferiores aos praticados pela Gol. E tem mais promoção nesse final de semana.

A OceanAir continua nos noticiários, mas desta vez por ter cancelado uma escala após o vôo ter partido…

A BRA deu entrada com seu pedido de recuperação judicial, já que os investidores ainda esperam ver a cia voando com os jatos da Embraer encomendados.

A TAP fez uma leve alteração na franquia de bagagens envolvendo apenas alguns vôos partindo do Brasil.

Falamos ainda sobre a cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, que tem atraído uma serie de vôos, sendo que vários deles internacionais.

Category: Resumo da Semana

Comentários (7)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. André Maranhão says:

    Oi Rodrigo..sou leitor assídiuo e diário do seu blog. É como se fosse uma “folha”…explico…depois da folha e do globo, passo ao VnV e aquela passagem!Parabéns! Queria aproveitar para perguntar se você tem alguma informação sobre a “TAF”(voetaf.com.br), companhia aérea que cobre parte do norte/nordeste e que agora “ameaça” chegar a aruba e curaçao. Não consigo achar os “benditos” vôos pro “Caribe”! Sabe se esses vôos vão sair do papel mesmo? Alguma perspectiva de crescimento dessa companhia? Sempre que entrei em um dos seus aviões, eles estavam lotados! A expectativa de aumento no número de cias. aéreas no br. me anima. Grande abraço e parabéns novamente

    Responder

  2. world soul says:

    Olá Rodrigo, obrigada pela visita! Volte sempre!!

    Queria aproveitar o ensejo para perguntar-lhe sobre passagens para Dubai… Já fez algum estudo sobre isso? Apesar da Emirates estar atuando com um vôo direto SP-Dubai, ouví dizer que fazendo a ponte pela Europa os valores são bem inferiores e a viagem claro, aumenta para 20 horas… Vc tem alguma dica para este destino?

    Abraços e obrigada! 🙂

    Responder

  3. world soul says:

    Oi Rodrigo, eu de novo!

    Desculpe, dei uma de “loira” te perguntando sobre Dubai antes mesmo de pesquisar no blog… achei milhões de coisas… obrigada!! :))

    Responder

  4. Arnaldo - Fatos e Fotos de Viagens says:

    Fazendo uma visita, lendo tudinho e deixando um abraço ao amigo!

    Responder

  5. Camila says:

    Que bom encontrar mais um mineiro por aqui! Seu blog é muuuuito bom! De uma utilidade imensa!!! 🙂 Vou sempre dar uma passadinha por aqui, já está na minha lista de blogs! Abraço!

    Responder

  6. Cynthia says:

    Oi Rodrigo
    Acabei de conhecer seu blog, através da indicação do Riq, da VnV, e adorei! Altas dicas, todas devidamente anotadas! Parabéns e obrigada!
    Abraço,
    Cynthia

    Responder

  7. Rodrigo Purisch says:

    André,

    Obrigado pelos elogios e visitas.

    A cearence TAF, como você mesmo disse, atua mais no Norte/Nordeste. Nunca tive experiência com ela, mas pelo que li, ela tem um serviço correto. Parece que ela está encomendando 14 aeronaves e deseja também atuar no Centro-Sul do Brasil. Também torço pelo sucesso da cia aérea.

    Ela anunciou em setembro esse vôo em code share, um pinga-pinga pelo Nordeste/Norte até Aruba e Curaçao. Parece que ele começou e parou. Pelo que li, ele volta a sair do papel em dezembro, mas não consegui um data certa.

    http://www.voetaf.com.br/empresa/site/not-2007-36.asp

    World Soul,

    A tedência é que o vôo Emirates GRU/Dubai seja mais caro que um outro via Europa. Essa é uma característica dos vôos diretos. Um vôo para Paris Air France é mais caro que um para Londres, mesmo tendo conexão na mesma Paris. Quem quer voar direto paga mais caro. Mas o intressante de Dubai é usá-la como conexão para a Ásia, África e Oriente Médio. Nesse caso as tarifas Emirates são competitivas, já que muitas vezes oferece um serviço melhor ue das concorrentes.

    Arnaldo,
    Por umas 3 vezes fui no Fatos e Fotos e ainda não terminei de ler os posts. Tenho que ler com a atenção que eles merecem. O assunto cruzeiros é muito interessante. Parece que vem mais Havaí por ai.

    Camila e Cynthia,

    Obrigado pelas visitas e elogios.

    Camila, Viva os blogs mineiros!

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

3 de November de 2007 | Por | Comente More
Começamos o resumo, dessa curta semana, com a promoção da Gol envolvendo vôos para Lima no Peru, na qual você só paga a volta, na compra de uma passagem tipo ida e volta. Vendas até 30 de novembro e vôos até 13 de dezembro. A Mô Gribel já garimpou uma passagem por 520 reais (sem taxas) saindo de São Paulo e outros leitores já relataram que encontraram as passagens procuradas. E você conseguiu aquela sonhada passagem? Dicas para uma viagem ao Peru? Dá uma passada no blog Idas e Vindas da Carla Portilho, que está tudo super explicado!

A TAM anunciou o início da parceria com o grupo LAN. Ótima notícia para os associados dos programas de fidelidade aérea de ambas as cias, mas será que a concorrência no cone sul pode sair perdendo?

A mesma TAM anunciou, também, o seu acordo com a ABAV, pelo qual, no próximo ano, vão constar nas passagens o valor da remuneração do agente de viagens, como vai passar a se chamar a atual comissão de venda. Mais transparência na relação entre agentes e consumidores e uma dúvida sobre o impacto do valor dessa remuneração nas vendas realizadas pelas agências, já que nas passagens compradas diretamente no site da TAM não pagam essa remuneração.

Já a BRA, Cancelou seus vôos internacionais por tempo indeterminado após acordo com a ANAC. Ela estava fretando aeronaves para cumprir alguns desses vôos. Agora, resta ao consumidor solicitar o reembolso do valor pago a cia aérea.

Falamos sobre o lounge infantil que a Lufthansa mantém em Frankfurt.

Será que estamos livres do caos nos aeroportos no final do ano? As manchetes não são muito animadoras.

Category: Resumo da Semana

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

6 de October de 2007 | Por | 6 Comentários More
Essa semana foi recheada, se você perdeu alguma coisa, então vai o resumo dos principais posts:

É promoção ou não é promoção? Tentando ajudar a responder essa pergunta, o Aquela Passagem fez um comparativo das tarifas praticadas em algumas rotas fora das intermináveis promoções. Segundo o Guilherme Lopes, que me deixa sempre informado dos press releases da Gol (já que ela não gosta de fazê-lo), a Gol está repetindo a promoção de 90% de desconto neste final de semana, apesar de não ter nenhum tipo de aviso no site. Ele conseguiu boas tarifas. Na dúvida, vá ao site e compare com as tarifas do comparativo.

Durante essa semana foi postado o comparativo entre as franquias de bagagem das principais cias africanas, asiáticas, do Oriente médio, da Oceania e do Pacífico. Em breve e fechando a série, um post sobre as regras de bagagem de mão.

A Varig já está vendendo passagens para Londres. Associados Smiles que têm milhas para gastar, eis aí uma nova oportunidade. Mas eu não deixava de ler antes sobre a promoção “Companion” do Smiles onde duas passagens para Roma ou Paris saem a partir de 75 mil milhas.

A Delta poderá iniciar vôos para Recife em um futuro próximo. Espera-se que a American faça o mesmo em Salvador. A mesma Delta estaria interessada em realizar vôos ligando Belo Horizonte a Atlanta e a Cidade do Panamá.

A Emirates iniciou seus vôos para o Brasil. O primeiro vôo contou com uma co-piloto brasileira, que se tornou a primeira mulher a voar pela Emirates.

Parceria da TAM com a Lufthansa só em junho de 2008….

OceanAir vai abrir agência na Favela da Rocinha no Rio de Janeiro.

Webjet deve dobrar sua frota até o final do ano.

Ryanair: Vai ampliar em 70 suas rotas e aposta em aeroportos fora das capitais.

Novo terminal do aeroporto de Pequim terá o tamanho dos 5 terminais de Heathrow, em Londres, juntos! E tem gente comemorando que Guarulhos é o terceiro melhor aeroporto da América Latina…

Se você vai emitir seu visto para os EUA na Embaixada de Brasília, então leia o post sobre algumas alterações que serão implantadas por lá (infelizmente não é para facilitar a sua vida….).

Finalizando, se você ainda não leu, não deixe então de ler os primeiros posts da série Viagem com Bebês no Gira Mundo. Ótimos textos e de uma delicadeza impar!

Category: Promoção, Resumo da Semana

Comentários (6)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Marcio Nel Cimatti says:

    OI Rodrigo!!!

    Vou comentar aqui no resumão.
    Vc postou muita coisa interessante essa semana.
    Aqui para Europa, gostei da notícia da Ryanair eles tem tarifas muito baixas. Mas saindo de Amsterdam ainda são poucas opções. Vou esperar que aumente o número de destinos mesmo.

    A notícia da Delta se acontecer mesmo será ótimo. Muitas opções novas.

    Minha mulher adorou a notícia da Co-piloto brasileira na Emirates.

    Um abraço e pode deixar que quando for à BH te aviso. Obrigado.

    E quando vier para Amsterdã me avise também. Será bem recebido por aqui tbm!

    Responder

  2. Mari Campos says:

    Rodrigo, além do seu blog ser incrível – eu sei, você já está cansaaaado de ouvir isso…rsrsrs -essa sua idéia de colocar o resumão da semana é mesmo ótima para quem não consegue navegar por aqui todo dia. Parabéns!

    Responder

  3. Eduardo Luz says:

    Rodrigo, grato pela passagem (sem trocadilho !) e pelo elogio. E partilho do pensamento que foi uma grande idéia colocar um resumão semanal pois assim conseguimos enxergar mais claramente o que aconteceu. E as milhas do AMEX já foram transferidas pra TAM. Amanhã começa o meu calvário na tentativa de conseguir as passagens pra Miami. Abração.

    Responder

  4. Paulo Sérgio says:

    Rodrigo, tenho quarenta mil pontos na Tam e pretendo viajar para Los Angeles, São Francisco OU Las Vegas em abril de 2008. É possível ir de milhas, agora que a parceria com a AA tem data certa para acabar, ou vou ter mesmo de pagar US$ 1.100? Toda ajuda é muito bem-vinda…

    Agradeço desde já.

    Paulo

    P.S.: sei que é chover no molhado, mas parabéns pelo cada vez melhor blog.

    Responder

  5. Eduardo Dubó says:

    Maneiríssimo esse resumão da semana. Além de juntar todo o conteúdo, dá uma visão conectada das diversas idéias postadas na semana. Gostei muito! Parabéns!

    Falando em bebês, essa semana o Idéia Guia se dedicará às crianças, viajando no mundo dos Desenhos Animados.

    Se puder, vote em nossa enquete para definir a próxima idéia guia. Você está convidado!

    Grande Abraço!

    Responder

  6. Rodrigo Purisch says:

    Obrigado a todos pelos elogios e pelas visitas.

    Esse resumo é claramente copiado do realizado pelo Tony do De Viaje a Brasil. É uma ótima idéia, apesar do trabalho extra que dá.

    Paulo,

    Você pode tentar voar de American e emitir a passagem até o dia final da parceria. Mas as passagens para fora da Am. do Sul no fidelidade só tem validade por 6 meses = no máximo, pode-se emitir uma passagem para voar 6 meses depois da data de emissão.

    Outra possibilidade é esperar o fim da parceria com a American e o início da parceria com a United (que não tem data confirmada, mas espera-se que seja logo após o fim da com a AA). Mas a United tem muito menos vôos partindo do Brasil do que a American. A United vai te ajudar a fazer conexões nos EUA.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

22 de September de 2007 | Por | 8 Comentários More
As boas vindas do Aquela Passagem a Emirates.

“Promoções” neste final de semana: Gol e TAM.

Varig: Cronograma de rotas, uma boa promoção do Smiles e volta dos serviços na Argentina.

Foi dado o primeiro passo para iniciar a concorrência tarifária na América do Sul.

Se você ainda não leu, então leia sobre a superpromoção do programa de fidelidade da TACA. Olha que dá vontade de se associar.

Category: Resumo da Semana

Comentários (8)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. caio01 says:

    Rodrigo, eu vi um comentário seu no blog do Riq e queria saber mais informações. Vc disse que ficou no hotel GOYA em Barcelona. Estou indo para lah dia 25/11 e queria saber se vale a pena mesmo? Bem localizado? Banheiro Privativo? Ainda não fiz a reserva nele. Só fiz num Best Western (Regina) por 130 euros a diária. O Hotel Goya está por 90.
    Obrigado
    Caio

    Responder

  2. Rogério says:

    Rodrigo,
    A BRA voltou com a promoção “Viaje Bem Acompanhado”, onde o acompanhante paga apenas as taxas nas viagens entre 1/10 e 16/11, nacionais ou internacionais, nas compras até o dia 30/9. Está no site da BRA : http://www.voebra.com.br

    Responder

  3. Diogo says:

    Eu, que retornei de Buenos Aires ontem, adoro esse teu apanhado geral da semana, porque facilita aos que, como eu, não tiveram como vir aqui ler as tuas news during the week 🙂

    Fantástico!

    Abs

    Responder

  4. Anonymous says:

    Rodrigo

    Off topic, mas interessante, e veio do newsletter da OAB

    Sugeridos pela OAB, os juizados especiais cíveis deverão ser instalados em caráter experimental em cinco aeroportos brasileiros no dia 8 de outubro. O objetivo desses juizados é resolver, com base na conciliação, conflitos entre passageiros e empresas aéreas. Cinco postos devem ser instalados nos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Tom Jobim e Santos Dumont) e Brasília. E deverão funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, nos horários de maior movimentação.

    De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, os juizados “funcionarão em caráter provisório até que a crise aeroportuária se resolva”, atuando em situações já previstas em lei, como indenizações em caso de cancelamento ou atrasos nos vôos, overbooking (venda de passagens em número superior ao de assentos nos aviões) e outros.

    Pode postar, fique a vontade!

    Ernesto

    Responder

  5. Anonymous says:

    Caro Rodrigo,
    Este seu blog e um verdadeiro servico de utilidade de publica!
    Parabens!
    Grande abraco

    Responder

  6. Anonymous says:

    Caro Rodrigo,
    Este seu blog e um verdadeiro servico de utilidade de publica!
    Parabens!
    Grande abraco
    Nomade

    Responder

  7. Rodrigo Purisch says:

    Caio,

    O hostal funciona em um prédio ocupando 2 andares do mesmo. quando me hospedei lá eles estavam terminando de reformar os quartos. Eu fiquei em 2 quartos diferentes e todos os dois novos e com banheiro privativo. Existem quartos sem banheiro. Os quartos eram pequenos, porém bem decorados e com tudo bem novo. Não havia frigobar, cofre (pode ser depositado na recepção) ou televisão no quarto e a vista dos meus quartos era inexistente. O hostal é tipo uma pousada urbana tem uma sala de televisão cheia de guias para consulta. estavam instlando um computador naqueles dias. O pessoal foi muito atencioso.

    O hotel fica a 1 quateirão e meio da Plaza Catalunia (onde chega o ônibus do aeroporto e de tmbém onde se inicia as Las Ramblas), do El corte Ingles, tem estação de metrô próxima e um restaurante (lactuces) interessante para o dia a dia. Você estará proximo das las Ramblas e do bairro Gótico.

    Eu achei o lugar muito interessante e prático. Mas não espere nada demais do hostal. Um lugar para dormir, tomar banho e bem localizado.

    Eu acho que paguei menos que isso na época e fiquei com muita dúvida entre esse e o Hostal ópera que não cheguei a conhecer. Devo ter algumas fotos do hostal.

    Diogo,

    O resumo da semana é claramente inspirado, digo copiado, De Viaje a Brasil do Tony. A idéia é ótima.
    Vamos ter notícias portenhas em breve no Destemperados!

    Nômade, Obrigado.

    Ernesto, vai virar post!

    Responder

  8. Rodrigo Purisch says:

    Rogério,

    O Aquela Passagem não combina com a BRA. Até ela se posicionar de forma clara ao consumidor, eu evitarei em postar essas promoções da BRA/PNX. Outra que evisto postar promoções é a Alitalia devidso a situação financeira da cia aérea. Muitos passageiros podem não saber dos riscos.

    Mas obrigado pela dica

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

11 de August de 2007 | Por | 2 Comentários More
Esta semana foi recheada de posts interessantes. Se você não leu, então não deixe de ler:

Indo além dos 20.000 milhas/pontos : Um especial orientando como usar suas milhas para ir além da América do Sul. Na primeira parte tem EUA, Europa e Caribe.

Um post muito interessante sobre a máfia que atua no aeroporto Ezeiza em Buenos Aires. Uma pedrinha que temos que pular para ter acesso a Argentina querida.

Varig e Governo Argentino: Briga suspende vôos da Varig para lá. Cada um tem sua versão.

As melhores tarifas para o Japão

Por fim, uma reflexão sobre as últimas medidas anunciadas pelo governo para acabar com o caos aéreo.

Aproveitando o Dia dos Pais, que tal programar uma viagem com o seu? Nem que seja para a cidade vizinha!

Category: Resumo da Semana

Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Hugo says:

    Quem sabe me informar como anda o acordo da TAM com a TAP? A previsão era para começar a operar em Julho, mas até hoje, nada…

    Abraços.

    hugobentes@bol.com.br

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    Hugo,

    Me fizeram essa pergunta semana passada. estou de olho, mas parece que a TAM está dando um tempo na imagem dela e as parceiras não devem estar querendo associar suas marcas com a da TAM antes da poeira baixar.

    Quando tiver alguma notícia posto aqui no aquela Passagem.

    Um abraço

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.