Resumo da Semana

8 de June de 2008 | Por | 2 Comentários More
Fim de semana com promoções na Varig, GOL, TAM e Webjet. A única a incluir vôos em Julho foi a Webjet. Se você já teve alguma experiência com essa cia não esqueça de deixar sua opinião nos comentários deste post.

A Azul aproveitou para apresentar sua identidade corporativa. Dando sequência a política de sempre se manter na mídia, ela já anuncia interesse em realizar vôos para o exterior a partir de 2012.

A TAM anunciou que deve iniciar vôos para Lima, Peru, no segundo semestre. Mais uma cia numa rota onde a Gol disse ser desinteressante.

A OceanAir foi parar de novo nas manchetes. Mas dessa vez, o episódio, alem de evidenciar uma falta de planejamento da cia aérea, traz mais uma vez a tona o descaso do Governo com a aviação regional.

E não é que a novela da venda da antiga Varig voltou aos jornais? Todo mundo sabia que existia um interesse político econômico nessa venda. Mas agora aparecem versões de como ele se manifestava. Difícil é saber de onde vem a verdade. Vamos acompanhar.

Como as cias aéreas não tomaram a frente da discussão de um projeto de proteção aos seus consumidores e o governo anda a passos lentos, o Senado anda encaminhando projetos de lei com pesadas multas as cias que desrespeitarem o consumidor. Se você não toma a iniciativa, outros podem tomar por você e as vezes com medidas mais agressivas que as que você desejaria…..Da Câmara vem um projeto lei para obrigar as cias a instalarem telefones nos aviões….Nem tudo é perfeito…

A ANAC por sua vez deve passar por uma auditoria. Fique tranquilo, eles já foram informados e até o início dos trabalhos vai estar tudo preparado.

O Governo continua criando uma cia aérea estatal, mas para suprir suas próprias necessidades. Ninguém merece esses aeroportos e seus atrasos, mas como eles são um pouco mais iguais que os demais brasileiros, acabaram dando um jeito de sair dessa furada.

Atuando em um mercado com regras trabalhistas menos rígidas, com um passado recente de crise, com uma dependência econômica importante do petróleo e uma moeda enfraquecida, as cias americanas United (que desistiu de uma fusão coma US Airways) e Continental incluíram em seus planejamentos cortes importantes de pessoal e retirada de serviço de várias aeronaves menos eficientes em termos de consumo de combustível.

A Silverjet, que operava vôos com apenas assentos na executiva parou de funcionar seguindo a sina das concorrentes.

Do outro lado do Atlântico, a sangria da Alitalia continua….

Finalizando, a aliança Oneworld deve lançar um brinquedinho para os loucos por viagem. Um programa online que permite a construção de uma viagem de volta ao mundo que vai verificando a disponibilidade de assentos e já calcula o preço final da viagem. Vou dar uma conferida, nem que seja para somente para sonhar com uma viagem dessas.

Comentários respondidos!

Category: Resumo da Semana

Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Lucas Welter says:

    Rodrigo, recentemente utilizei o programa da Star Alliance para a tarifa round-the-world. Funciona bem legal e embora a Lufthansa tenha feito outra reserva na hora de emitir, me enviaram um email com os preços (eles trabalham só com 3 preços dependendo da milhagem percorrida e é tudo na classe tarifária M), reserva de assentos e tudo mais. E a viagem transcorreu perfeitamente.

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    Lucas,

    Eu conheço esse programa e já “brinquei” muito com ele. Estou esperando para ver esse sistema da Oneworld porque:

    Nos programas convencionais construimos a viagem dentro de uma milhagem pré definida e enviamos ao agente ou cia aérea. Ela verifica a disponibilidade dos vôos, faz a reserva e cota o preço final (tarifa RW + taxas). Esse programa promete já pesquisar a disponibilidade de assentos e montar o preço final com taxas on-line. Os preço pode variar muito com as taxas dependendo das conexões e da cia usada (cada uma cobra um adicional de combustível diferente por exemplo). Isso é que seria a grande revolução (ser tudo instantâneo).

    Um abraço

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.