Resumo da Semana

21 de September de 2008 | Por | 3 Comentários More
Mais uma semana sem promoções nacionais nas grandes cias aéreas. Parece que o cenário que desenhamos em vários posts em junho e julho está se confirmando. Vamos torcer para que as promoções voltem. Enquanto isso, as cias fazem caixa para pagar investimentos inadequados e para enfrentar a concorrência com o início das operações de mais uma cia aérea, a Azul.

A TAM vai ser a primeira na América do Sul a oferecer serviço de celular nos seus vôos. No futuro, o seu vizinho de assento poderá conversar o vôo inteiro ao seu lado….

Se você é cliente Smiles Gold e vai viajar para o exterior, então não deixa de passar na renovada Sala Vip do aeroporto de Guarulhos.

A United desistiu de cobrar por refeição nos seus vôos internacionais, mas resolveu aumentar as taxas de despacho da segunda mala. Já Continental iniciou a cobrança pelo despacho da primeira mala.

A Alitalia está em contagem regressiva. Tem 10 dias para resolver a sua situação, que a cada dia piora….. A Olympic deve acabar, mas a marca não…

As cias pelo mundo começaram a reduzir seus adicionais de combustível com a redução do preço do petróleo. Esperamos que a moda pegue. Pena que esse tipo de exemplo o Brasil não goste de seguir.

Um abraço a todos e obrigado pelas visitas. Uma boa semana a todos.

Category: Resumo da Semana

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Gabriel says:

    Bom dia Rodrigo,
    Primeiro, parabens pelo blog. Muito bom para quem quer viajar sempre e economizar uma grana. Eu sempre passo aqui para ver a novidades mas nunca tinha deixado um comentario, mas semana passada aconteceu um fato interessante que queria sua opnião.
    Eu vi (ninguem me falou ou me disseram, eu vi com meus proprios olhos!) no site da Tam em noticias na terça ou quarta-feira, sobre uma promoção que aconteceria final de semana das 6 hrs do sabado ate final do dia de domingo. Um amigo meu que é dono de uma agencia de viagens falou que recebeu um email sobre essa promoção tambem. Mas na sexta quando fui mostrar para um outro amigo meu que no site da tam estava falando que ia ter promoção a noticia não estava mais lá. Lembro que na noticia sobre a promoção a Tam dava um site sobre a promoção (www.megapromo.com.br) mas o site não tem nada.
    O que vc acha que houve? Será que a promoção pode ter sido cancelada ou foi adiada?
    Obrigado. E parabens pelo blog!

    Responder

  2. Jana says:

    Rodrigo,
    você sabe se eu posso comprar uma passagem de Fortaleza para Nova Iorque na classe econômica e fazer um upgrade para classe executiva em milhas? ou o contrário?
    Vou te encher de perguntas do tipo ,mas infelizmente(talvez pra vc e felizmente COM CERTEZA para nós) saber por você da menos trabalho 😀
    Obrigada pelo seu blog!

    Responder

  3. Rodrigo Purisch says:

    Gabriel,

    Difícil falar. Eu não vi essa promoção não. Pode ter sido erro do pessoal que administra o site ou mesmo un cancelamento temporário. Normalmente uma promoção de final de semana não pe anunciada até a sexta anterior…

    Vamos acompanhar.

    A tam tem um site de ofertas também:
    http://www.ofertastam.com.br/

    Jana,

    Poder você pode. Valer a pena já é outros quinhentos.

    Se for na TAM, você terá que comprar uma passagem na classe de reserva Q ou Y as mais caras ( quase o preço de uma executiva promocional) para poder usar milhas para fazer upgrade. Ai não vale a pena não. Ai voicê procura uma tarifa promocional da executiva para comprar mesmo e ainda acumula milhas e tem toda a facilidade para trocar datas e horários…

    Se for na Continental e você tiver milhas num programa da Skyteam pode valer a pena sim.

    Um abraço a todos

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

20 de January de 2008 | Por | 2 Comentários More
Começamos com as promoções. A Gol lançou a Contramão do Carnaval para vôos dentro do período do Carnaval (que continua valendo) e a TAM respondeu com mais uma Megapromo para venda apenas no final de semana passado. A promoção da TAM permitia compra de passagens até a Semana Santa. Ponto para a TAM! Mas que ela perdeu ao não preparar o seu site para receber os milhares de visitantes que estavam sofrendo com a ausência de promoções nas últimas semanas. Ela ainda perdeu outro ponto ao realizar um aumento disfarçado das tarifas durante a semana, justificando-o com o acordo assinado com a ABAV.

Resumo, os preços estavam muito mais baixos que os praticados nas últimas semanas (proibitivos), mas nada muito fora dos preços usualmente cobrados nas promoções. Portanto, mais uma vez fica comprovado que uma grande e crescente parcela dos consumidores posterga ao máximo a compra de sua passagem à espera de uma promoção, sendo que muitos até já sabem o valor que usualmente é cobrado nelas! No último semestre, apenas algumas poucas promoções da TAM chegaram a oferecer preços realmente baixos (BH/Recife por 149 reais ida e volta sem taxas, por exemplo) e diferentes desses usualmente cobrados nas promoções.

Falamos da reação da ANAC aos atrasos nos aeroportos, os quais nos deixaram em evidência na revista Forbes. Por falar em ANAC, a sua presidente deu uma entrevista muito interessante na qual comenta vários pontos, entre eles a situação da OceanAir.

Por fim, falamos do caos, mas dessa vez no aeroporto de Ezeiza que acabou se refletindo em alguns aeroportos nacionais. Mais um capítulo da briga entre funcionários da Aerolineas e seus patrões, onde quem leva pior é o consumidor.

Vou tentar responder aos comentários dos posts anteriores hoje a noite!

Category: Resumo da Semana

Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Hideto says:

    Os preços e promoções das nossas cias aéreas são como a história das 3 famílias e o bode. Uma vez, em uma casa, viviam 3 famílias. Todos reclamavam por ter que morar apertados, junto com as outras famílias. Um dia, colocaram um bode dentro da casa. Aí foi um caos, todos reclamando do bode. Aí, em outro dia, tiraram o bode. As famílias comemoraram e se sentiram felizes por estarem morando “apenas” 3 famílias lá, sem o bode.

    Assim são nossos preços. As cias cobram preços impraticáveis em períodos normais, aí, quando vem as promoções, os preços continuam caríssimos, mas o pessoal acha os preços bons porque são promoções.

    Na promoção que a TAM fez no início do ano passado, paguei 599 na minha viagem CWB-BEL-CWB. O normal é essa viagem custar cerca de 1500. Desta vez, paguei 699. Pode parecer barato perto do preço normal, mas pagar quase 1.000 por um destino doméstico? Não parece razoável… Enfim, continuamos esperando até que chegue uma low cost… ou até que acabe a aviação civil no Brasil, aí ninguém viaja mais…

    Volando ao foco, comparando as promoções da GOL e da TAM, a TAM está ganhando em disparada. Nessa contramão do carnaval, a GOL só disponibilizou determinados vôos, em apenas em 3 períodos do calendário. A TAM, por sua vez, conseguiu abranger um período muti maior, e com preços melhores. A BEL-CWB estava aprox. 350 na megapromo da TAM, e 419 pela contramão da GOL. E a GOL, ainda pro cima, só tinah vôos de madrugada.

    O ponto negativo da TAM fica para o servidor do site, que não está preparado para a quantidade massiva de acessos. Se vão fazer a promoção, que preparem a equipe e o site…

    Concluo dizendo que não gosto de ser um usuário brasileiro de transporte aéreo. Essa política das cias de nos fazer planejar viagens em última hora e ficar rezando a milhares de deuses por uma promoção me parece um desrespeito. Parece que estamos jogando Zelda, onde os itens especiais só aparecem em determinados dias, em determinados locais e em determinados horários. Daqui a pouco vão querer que derrotemos monstros com espadas para ter direito às passagens promocionais…

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    Hideto,

    Infelizmente, isso é o resumo do que ocorre no Brasil! O Blog Aquela Passagem tem constantemente levantado e criticado essas mesmas situações que você citou.

    Concorrência é a única coisa que pode salvar o consumidor. Que venham as cias estrangeiras, já que as nossas não tem interesse em servir mais e melhor.

    um abraço e obrigado pelas visitas!

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

21 de October de 2007 | Por | 5 Comentários More
Vamos começar o resumo com uma festa! A comemoração do Blog Viaje na Viagem, do Ricardo Freire, que atingiu 1 milhão de visitas desde janeiro, quando mudou para o WordPress.

Os mineiros também comemoram o anúncio do vôo da TAP ligando Belo Horizonte a Lisboa, a ser iniciado em Fevereiro de 2008. Se você for voar com a TAP nos próximos dias, então preste atenção, já que existe paralisações programadas pelo Sindicato dos Pilotos Portugueses em outubro.

Por falar em BH, ela, Londrina e Maceió estão envolvidas na promoção Você Faz a Festa da Gol.

Promoção, a TAM tem também neste final de semana, compras até as 23:59h de domingo. Mais TAM: o acordo com a United deve sair em breve.

No Smiles, tem promoção Smiles&Money para Londres.

Noticias internacionais: A Star Alliance vai receber novos membros que vão ampliar ainda mais seus destinos e fazer sua viagem de volta ao mundo ainda mais fácil. O citigroup venceu o leilão para a compra da Mexicana. A Lufthansa e a Air France ainda estão interessadas na Alitalia. A British analisa possibilidades de aquisição da BMI e de uma fusão com a American. Enquanto isso a boa Vueling anda passando por maus momentos. A Delta e a Air France/KLM firmaram uma joint venture para operar vôos transatlânticos, que deve estar assustando a concorrência. O primeiro A380 a ser operado por cia sul-americana deve ser da Aerolineas Argentinas.

Mais A380: A queridinha Singapore Airlines recebeu seu primeiro A380 que brevemente entrará em operação na rota Cingapura/Sidney. Não deixe de ver o vídeo mostrando as novas suítes da primeira classe implantadas pela Singapore no A380. A dona da idéia das suítes nos aviões, a Emirates, que além de anunciar vôos diários para o Brasil no próximo anos, anuncia a vinda do A380 para passear no Brasil.

Os preços das passagens subiram neste ano ao contrário do ano passado onde diante da concorrência se viu uma que acentuada das tarifas. Fato preocupante.

Finalizamos com a suspensão dos vôos internacionais da BRA pela ANAC. Se não gosto de publicar as promoções da BRA, também não gosto de publicar esses problemas recorrentes dessa cia aérea, já que quem sofre com eles é o consumidor de passagens aéreas, que por sua vez é o foco principal do blog.

Category: Resumo da Semana

Comentários (5)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Renata says:

    Rodrigo,
    cheguei aqui pelo Riq, já faz algum tempo, e suas dicas sempre me ajudam, tanto que nem preciso de comentários..rsrs
    mas tem uma bendita passagem que nunca consigo resolver – como faço para chegar em Havana? só mesmo pela copa e cubana? uma delas, ouvi falar, agora só voa da argentina. tudo que tento orçar fica completamente fora do meu orçamento… posso pedir uma ajudinha?? thanks thanks!!

    Responder

  2. Hugo says:

    Oi Pessoal, to indo para Milão pela TAM, pegarei um voo da Alitalia de Milão para Madrid e depois um voo da AirEuropa para Vigo. Irei despachar uma mala e levarei como bagagem de mão uma malinha com rodinhas e uma mochila. Será que eles me cobrariam algo para levar a mochila como bagagem de mão, ja que so é permido um volume como bagagem de mao?

    Abraços.

    Responder

  3. Jorge Bernardes says:

    Olá Rodrigo,

    Eu comprei bilhetes da ponté aérea para o feriado de Finados para o Rio. Uma das pernas foi a R$ 100,00, o retorno não teve desconto. Olha, a ponte tá tão cara que eu até me animei quando vi que no feriadão tinha ao menos uma perna a R$100,00, mas é aquilo que vocês falam, isso não é bem promoção, não.

    Responder

  4. Rodrigo Purisch says:

    Renata,

    amanhã sai um post para você.

    Hugo,

    Não vale arriscar. Dixa um espaço na mala que vai na cabine. Se eles falarem algo, você coloca a mochila dentro dela. Cuidado com o peso das malas, pois são várias as cias aéreas. Olhe a franquia de cada uma. Para aliviar o peso, costumo colocar os papéis (que custumam pesar) em uma scola plastica reforçada de forma a passar como material de leitura….

    Jorge,
    Somando as duas sai pelo preço que cobravam no primeiro semestre….

    saudades da promoções de trechos por 50 reiais combináveis entre si…..

    Responder

  5. Hugo says:

    Valeu pelas dicas Rodrigo, como sempre, muito atencioso.

    Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.