Resumo da Semana

27 de July de 2008 | Por | 8 Comentários More
Promoções estão em falta. Quem tentou comprar uma passagem nos últimos dias descobriu que com o mesmo que se gasta em um trecho nacional pode-se ir a um país vizinho…. Promoção só nos programas de milhagem mesmo. O Smiles e o Fidelidade TAM continuam com as promoções de emissão de trechos com um número de milhas/pontos reduzido.

Liberado code share entre Varig/Gol, Varig/Air Europa e TAM/Lufthansa. Teremos novidades na Varigol?

Foi só fazer um post sobre possíveis problemas operacionais nos próximos dias na Aerolineas e a realidade mostrou-se mais rápida que as especulações. Disputas políticas, empresariais, trabalhistas fazem o caldeirão da Aerolineas ferver. Um governo com pouco caixa disponível decidiu reestatizar uma cia aérea com problemas financeiros importantes, em parte causados por um congelamento de tarifas imposto pelo próprio governo e que ainda possui uma grande parte da sua frota parada para manutenção. Um país que não vê na concorrência uma forma de equilíbrio do setor fica na mão de uma única cia aérea. Consumidores e contribuintes pagarão o pato. Aconselho aos consumidores da Aerolineas ficarem de olho, acionarem seus agentes de turismo caso a compra tenha sido feita com eles (olha que querem retirar a responsabilidade das agências pelas vendas de serviços de terceiros, mas isso é tema para outro post) e torcer um pouco. Não adianta desesperar, já que é um problema que afeta um sem número de pessoas como você e nós sabemos com as coisas são resolvidas por essas bandas daqui. Como disse o Ernesto Lippmann (nosso amigo e advogado), se documente, retire fotos, guarde comprovantes de gastos por causa do caos, tente negociar com a cia aérea e se não conseguir nada, vá ao judiciário. A solução do problema pode demorar, mas pelo você está exercendo seus diretos de consumidor.

Caos! Esse é o mesmo quadro que os consumidores da Lufthansa podem enfrentar a partir de hoje a noite com a greve de seus funcionários e os brasileiros em geral a partir de quarta feira com uma possível greve na Infraero.

Air China deixará de voar para o Brasil.

Mudanças no acordo Brasil/Austrália e uma nova opção de vôo para a Austrália via Argentina.

Aumentos em breve nas passagens da Emirates.

Mais uma cia aérea se juntou a Star Alliance.

Fizemos um editorial sobre as vozes contrárias as quedas das bandas tarifárias no Brasil.

Tenho recebido muitas perguntas sobre El Calafate e Perito Moreno (que parece ser o destinos da vez) por causa deste post. Se você pretende viajar para lá no final do ano, vale a pena ir começando sua programação. Se puder opte pela LAN. Olha que o vôo São Paulo/El Clafate na LAN, com um possível stop nem Buenos Aires está valendo mais a pena que comprar as pernas isoladas – São Paulo/Buenos Aires e Buenos Aires/El Calafate. Outro alerta é para a locação de veículos na Hertz de El Calafate. Eu já tinha passado raiva lá, pois o atendente do aeroporto queria me empurrar para outra locadora e com um preço mais caro. Uma ligação para o escritório da Hertz Argentina ( feita por minha conta, já que o atendente não permitiu o uso do telefone da agência) salvou minha locação. Recentemente um leitor parece ter passado pela mesma situação.

Comentários respondidos. Peço desculpas aos leitores, mas tenho recebido um número grande de perguntas, neste final de semana foram 35 nos diversos posts do blog. Obrigado pelas visitas.

Category: Resumo da Semana

Comentários (8)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. FILIGRANA says:

    Rodrigo, alerto a quem esteja para voltar de Buenos Aires para o Brasil que vá com bastante antecedência para o aeroporto, pois a fila da imigração está longa e demoradíssima.
    Outro ponto em que as pessoas terão que ter paciência, há greve de controladores de vôo no Uruguai. Ontem para decolarmos esperamos 1 hora embarcados, pois os controladores de vôo determinaram a hora em que autorizariam sobrevoar sua área. Nosso vôo estava no horário, era um vôo Tam, deveríamos decolar às 13:00h e só autorizaram a saída às 14:00h. O comandante avisou que estava negociando, mas foi cumprido o horário que estabeleceram.

    Responder

  2. Ana Paula says:

    Oi Rodrigo,
    Estou procurado passagem para itália em janeiro. Qual época vc acha melhor pesquisar?
    Quanto antes melhor ou tem uma data melhor para promoções?
    Outra pergunta: vc acha que agentes de turismo tem acesso à melhores preços ou é melhor procurar por conta própria?
    Obrigada,
    Ana Paula.

    Responder

  3. Anonymous says:

    Rodrigo

    Obirgado pela citação

    Ernesto

    Responder

  4. Felipe says:

    Será que no próximo fim de semana teremos o retorno das promoções nos vôos domésticos?

    Responder

  5. Rodrigo Purisch says:

    Majô,

    Só faltava greve no Uruguai também… Obrigado pelas informações!

    Ana,

    O ideal é 4 meses antes, mas com o preço do Petróleo subindo e com a redução de vôos anunciada pelas cias áereas para o segundo semestre, é muito difícil prever como as passagens vão se comportar. E ainda tem a cotação do dolar….

    Os agentes têm acesso as boas tarifas também, mas alguns não se interessam muito em pesquisar.

    Algumas poucas tarifas são restritas aos sites das cias aéreas. De qualquer forma vale a pena uma pesquisa por conta própria e comparar com o que o agente te apresentou.

    Ernesto,

    Eu é que te agradeço pelo texto escrito para o blog!

    Felipe,

    Futurologia não é meu forte. Se me lembro demorou um pouco mais no ano passado para o retorno das promoções. Na verdade elas devem estar examinando a resposta do consumidor ao aumento brutal das passagens e fazendo caixa para enfrentar a Azul. Vamos ter que aguardar para ver o que acontece.

    um abraço a todos

    Responder

  6. Ana says:

    Obrigada Rodrigo.
    Como tbém estou em BH, acho q vou usar a sua sugestão de agente (ainda bem q vc já deixou o tel.) para me ajudar e começar a pesquisar pela internet.
    Abç.

    Responder

  7. Rodrigo Purisch says:

    Ana,

    faça sua pesquisa e compare.

    Um abraço

    Responder

  8. Marcel says:

    Olá! Entre o final de julho e começo de agosto deste ano passarei 10 dias em Paris (já adquiri o pacote com os vôos de ida/volta inclusos). Estou planejando remarcar o vôo de volta para uma semana depois e aproveitar esta semana a mais para visitar Veneza e Roma. Isto significa que precisarei comprar passagens para os trajetos: Paris-Veneza, Veneza-Roma e Roma-Paris. Para estes trajetos o avião (voando low cost) sai mais em conta do que o trem, correto? Minha dúvida é como ou onde eu pesquiso e compro as passagens aéreas? Devo comprar direto da companhia aérea ou através de agência? Você indica alguma(s) companhia(s) e/ou agência(s)?
    Desde já agradeço a ajuda.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

27 de April de 2008 | Por | 1 Comentário More
Começamos como sempre com as promoções. A TAM promove ofertas inclusive com trechos por 49 reais em dias específicos os quais podem ser comprados isoladamente. Fato bem lembrado pelo Fabrício! A GOL com mais uma promoção com trechos por 1 real. A Varig com trechos de 99 a 259 reais.

Com promoções em quase todas as semanas, passamos a viver a mesma situação vivida em certos momentos do ano passado. Preços promocionais tão frequentes que na verdade tornam-se uma referência para o consumidor. Mas muitos leitores ainda se queixam que não conseguem comprar passagens nessas promoções ou mesmo questionam que elas realmente existam. Vou re-postar aqui um comentário que fiz mais abaixo:

Por mais que eu queira, não há como negar que essas promoções são mais estratégias de marketing do que uma forma de popularizar as passagens aéreas. Em um fórum recente, a Gol e TAM disseram que a venda pela internet não ultrapassa 30% das suas vendas. Tendo isso em mente, as promoções atingem menos de 30% dos consumidores que buscam promoções pela web e apenas uma parcela consegue efetivamente comprar uma passagem, seja porque a oferta de assento tem um número não divulgado ou por não conseguir conciliar datas com os vôos disponíveis na promoção. Mas de qualquer forma essas promoções fazem o nome da empresa aparecer na mídia a custo zero. Mas de vez em quando se consegue um bom negócio sim! Ter persistência, comprar no primeiro dia, ter datas flexíveis e apostar nos horários e dias de menor demanda ajuda um pouco a ter sucesso nessas promoções. Mas não vamos nos iludir, as cias aéreas ganham dinheiro vendendo passagens aéreas e espaço para transporte de mercadoria. Trechos a 48 reais ligando o sul ao norte do país não podem ser a regra.

A TACA irá iniciar vôos ligando Rio de Janeiro a Lima no Peru. A LAN vai aumentar seus vôos para Lima facilitando conexões para Bogotá, Quito e Caracas.

Lembramos as mudanças de franquia de bagagens na Iberia, Airtran e Continental. Falamos ainda do aumento das taxas cobradas pela United. Mudanças nas franquias de bagagem e aumento de taxas devem ocorrer no futuro de forma mais frequente. Se não se consegue aumentar os preços das passagens, as cias tendem a reduzir serviços ou cobrar mais por eles diante do aumento dos preços do querosene de aviação.

A novela Alitalia continua…..e a situação piora….

Fizemos um alerta sobre uma possível greve na Air Europa em maio.

A semana não teve muitos posts, uma gripe e uma semana atribulada fizeram o blogueiro render pouco aqui no blog. Estou devendo umas respostas aos comentários. Peço um pouco de paciência, mas as respostas vão chegar!

Category: Resumo da Semana

Comentários (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Arnald FATOS & FOTOS de Viagens says:

    Amigo, passei aqui pra deixar um abraço. Queria comentar umas coisas por e mail….

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

27 de January de 2008 | Por | 4 Comentários More
Fim de semana de promoções. A TAM colocou passagens em oferta inclusive envolvendo datas dentro do feriado da Semana Santa. Se dessa vez o site não travou durante as buscas, o mesmo não aconteceu no processo de confirmação da compra de algumas passagens. Caso tenha comprado na TAM, verifique se você recebeu o e-ticket. Se não, entre em contato com o Call Center o mais rápido possível. Falamos ainda do desenrolar do acordo entre a TAM e a ABAV que resultou num aumento disfarçado das passagens. Agora até a ABAV está achando que ele não está funcionando como prometido.

A Varig também promoveu uma promoção que vai até essa segunda feira. Sem muito alarde, abaixou algumas tarifas no final de semana e permitiu que se combinasse as mesmas com as de 10 reais da promoção que ela fez questão de divulgar. Uma pena que não tenha incluído datas da Semana Santa. Pessoalmente, mesmo querendo voar Varig não tenho conseguido, seja porque não voa para os destinos que desejo ou por voar apenas poucas vezes para Congonhas a partir de Belo Horizonte. Somando o preço do caríssimo ônibus especial que liga Congonhas a Guarulhos (27 reais por menos de uma hora de viagem), as passagens da Varig perdem competitividade. Mas situação pior vivem os demais associados Smiles que residem em outras cidades que não voltaram a receber vôos Varig. Por falar em Smiles, existe mais uma Smiles&Money envolvendo vôos para Madri.

A Gol que mantém uma promoção bem mais ou menos envolvendo alguns poucos vôos em datas específicas no Carnaval, passou a incluir de forma corriqueira um seguro de vida no processo de compra das passagens no site. Fique atento para não comprar o que você não precisa.

A OceanAir também entrou na onda de liquidações.

Fizemos um alerta sobre o aumento nas taxas de despacho de malas da Low Cost/Low Fare (cia de baixo custo/baixa tarifa) Ryanair. As passagens nas Low Cost podem ser, muitas vezes, mais baixas que as das cias tradicionais, mas não deixe de adicionar as taxas extras e maiores deslocamentos para aeroportos secundários quando for comparar tarifas aéreas!

No rapidinhas falamos da compra de aviões anunciada pela TAM, do novo foco de atenção das nossas cias aéreas, do iminente aumento das tarifas da Emirates, de um possível impacto da crise política italiana na venda da Alitalia e da possibilidade de ver jatos da Turkish pousando no Brasil em 2008.

Continuamos comemorando chegada em fevereiro da TAP a Belo Horizonte, nas Minas Gerais. Que venham novos vôos servindo cidades fora do eixo Rio/São Paulo! Estamos esperando os tão falados vôos das cias americanas que partiriam do Nordeste em direção aos EUA.

Concorrência interna leva a queda dos valores das passagens da Air New Zeland. Como gostaria de isso pudesse ocorrer também no Brasil…

Ficamos assustados com os repetidos defeitos técnicos apresentados pela United em seus aviões que partem e chegam ao Brasil. Uma boa cia aérea que pode acabar se queimando por episódios como esses, principalmente junto aos executivos que são clientes fiéis dos seus serviços.

Como nem sempre voar é a melhor opção, “linkamos” uma matéria do blog Conexão Paris sobre passagens baratas em trem na França.

Ainda tivemos um editorial abordando a conduta do nosso governo frente ao caos aéreo que daria um filme chamado “A volta dos que nunca foram”….

Category: Resumo da Semana

Comentários (4)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Diogo says:

    Esse apanhado geral que fazes sempre é valios. Notícias que passaram batidas, como a da Varig por exemplo, voltam à tona 🙂

    To pensando em fazer essa loucura e passar uns 10 dias por lá. Só me questiono em função daquele problemão que tem dado com brasileiros lá na imigração em Madri. Sabes de alguma coisa?

    Abração

    Responder

  2. Caixeiro Viajante says:

    Rodrigo,
    A VARIG oferece gratuitamente um serviço de transfer entre CGH e GRU para passageiros em conexão.

    “Transfer Congonhas/Guarulhos
    Você que voa Varig e precisa fazer uma conexăo entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos em Săo Paulo, conta com a facilidade do transfer cortesia entre esses aeroportos.

    Este serviço foi criado para atender os clientes voando Varig, que chegam em Congonhas ou Guarulhos e possuem um vôo Varig de conexăo (troca de vôos) saindo de Guarulhos e Congonhas respectivamente.

    Veja como é fácil:
    Você deve solicitar o seu voucher do serviço de transfer (ônibus) ao se apresentar para o check-in no aeroporto de origem. Este voucher vale apenas para um trecho. Caso necessite do serviço também no vôo de retorno, este deve ser solicitado no momento do check-in da volta da viagem.”

    http://portal.varig.com.br/br/varig/I18NLayer.2004-05-25.0213589417/i18nlayer.2005-10-31.8028187231/i18nlayer.2007-02-28.5646423248/pt-br

    OBS: NÃO trabalho na VARIG! hehehe 😉

    Responder

  3. Rodrigo Purisch says:

    Diogo,

    Se você pode, então faça essa locura!

    Toda imigração na Europa tem uma certa tensão. Acho que na espanha o negócio aumenta por ser um destino onde a lingua favorece e pelo valor das passagens. A BRA tinha passagens muito baratas (promoções) nessa rota. Indo com passagem de ida e volta, seguro saúde, reserva de hotel e comprovante de capacidade financeira (cartão de créditoe dolares) não há razão para tanto estresse.

    Caixeiro,

    O problema é que esse serviço é grátis apenas para conexões Varig. Se tiver voando com outra cia em Guarulhos, ele não vale (informação da Central de Reservas e do Smiles coletadas ontem). Como os destinos Varig ainda são restritos, na maioria das vezes não dá para voar Varig a partir de Guarulhos. Uma boa seria oferecer o serviço como cortesia para todos os passageiros cujos destinos de origem não voam para Guarulhos. Não tenho a opção de voar para Guarulhos e quando quero voar pelo menos um trecho Varig (prestigiar a cia aérea e testas seus serviços) até São Paulo tenho que pagar ônibus de Congonhas para chegar lá.

    Gosto da Varig, mas não tanto a pagar muito mais para chegar a Guarulhos e ainda de uma forma não tão cômoda.

    Responder

  4. Caixeiro Viajante says:

    Concordo!

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.

Resumo da Semana

27 de October de 2007 | Por | 2 Comentários More
Começamos o resumo com o post onde fizemos um comparativo entre as possíveis rotas para se chegar a Cuba saindo do Brasil. Na caixa de comentários, há ainda uma análise da rota Brasil/ Belize. Em ambos os casos, infelizmente, é mais barato ir aos EUA do que visitá-los. Mais um dos efeitos da falta de concorrência nessas rotas.

No início da semana, a Varig lançou sua nova identidade visual (novo logotipo, pintura das aeronaves e uniformes). Ela aproveitou também para, mais uma vez, revisar o cronograma de inicio de vôos para a Cidade do México, Santiago do Chile, Montevidéu e Madri e falar sobre a suspensão temporária de vôos para Buenos Aires e na rota Rio de Janeiro/Frankfurt.

Quem vai reiniciar seus vôos, em breve, é a antiga Varig que ficou com as dívidas, imóveis, centro de treinamento e com a marca Nordeste. Ela irá operar usando a marca Flex, que também revelou sua identidade visual nessa semana.

A BRA continuou proibida de vender passagens internacionais e tem operado alguns vôos com aeronaves alugadas de empresas de charter, mas os problemas continuam. A ANAC está sugerindo uma readequação da malha internacional à disponibilidade de aeronaves dessa cia.

A TAM já está vendendo passagens para seus próximos destinos internacionais que são Montevidéu, Frankfurt e Madri. Ela ainda deve iniciar um vôo direto ligando Salvador a Buenos Aires e criar uma nova opção de vôo, agora via São Paulo, partindo de Belo Horizonte em direção a capital portenha. Espere também um vôo, mas da Varig, ligando Cabo Frio, via Rio de Janeiro, a Buenos Aires.

Quem deve começar a vender vôos de Salvador para a Madri, é a espanhola Iberia que irá realizar um code share com a Iberworld, que na verdade irá operar o vôo. Pena que o vôo não deve ser dos mais espaçosos para seus passageiros. O início será tímido e a opção de o fazer por meio de code share é questionável, mas é mais uma grande cia estrangeira apostando em vôos internacionais partindo fora do eixo Rio/São Paulo, já que as nossas não acreditam nessas rotas. Por outro lado, a TAP acredita muito nessas rotas (e colhe lucros) e estará aumentando as freqüências para Brasília, iniciando vôos para Belo Horizonte em fevereiro e deverá substituir de forma progressiva algumas aeronaves que operam as rotas Brasil/Portugal por outras maiores. Acho está na hora de abrirem uma TAP Brasil….

Você está cansado da falta de espaço nas poltronas da classe econômica? Então faça um passeio virtual por algumas das melhores Primeiras Classes do mundo na matéria da Concierge. Vamos sonhar um pouco, mas quem sabe um dia o sonho não vira realidade?

A boa United, que é muito tímida na sua expansão de vôos para Brasil, inicia no domingo a rota direta Washington/Rio de Janeiro. Esperamos que esse vôo sazonal se torne regular.

Por fim, a Lufhtansa,outra boa cia aérea, está com promoções em suas classes econômica e executiva em alguns vôos para a Europa. Se você gosta dessa cia alemã, então não perca as promoções, já que ela não gosta muito de brigar por tarifas no dia a dia e essas promoções podem tornar seus sonhos realidade.

Category: Resumo da Semana

Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Marcio Nel Cimatti says:

    Rodrigo,

    A migração para o “.com” foi super tranquila. Desculpe só te responder agora, mas estava viajando/trabalhando.

    Abs!!

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    No Stress Marcio!

    É sinal que seu serviço está fazendo sucesso.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.