Sempre Presente e Itaucard: Nova Mudança de Regras. Procurando Alternativas

30 de September de 2012 | Por | 61 Comentários More

O Sempre Presente e o Itaucard mais uma vez mudaram as regras do jogo e sem aviso prévio.

Seguindo a linha do desagrade seu cliente até ele te largar, o Itaucard que já tinha elevado para 5 mil o número mínimo de pontos para transferir para um programa de fidelidade, aumentou de novo. Agora o mínimo é 20 mil milhas. Aviso? Só de última hora e só no site do Sempre Presente… No extrato, na fatura do cartão e no home banking que você recebe ou vista com  frequência: nada!

Relação de transparência? Me senti ofendido!

Com as promoções das cias aéreas, tenho mantido minhas milhas/pontos dentro da conta do programa dos meus cartões até o momento em que aparecer alguma promoção interessante. É isso que o Itaucard quer impedir. Ele está cada vez mais reduzindo o poder de decisão do consumidor sobre como e quando usar seus pontos acumulados, desencorajando as transferências pequenas realizadas para aproveitar uma promoção de passagem nacional.

Tudo bem que algumas cias aéreas nacionais podem fazer pouco caso de seus clientes fiéis, pois a concorrência é baixa. Mas no caso dos bancos, a concorrência não é tão baixa e o cartão é apenas um dos serviços que eles oferecem. Perder clientes por causa do cartão não deve fazer bem nos tempos de vacas magras que sempre se seguem aos tempos de bonança.

Depois da alteração da cotação do dólar usado nas conversões, fechamento das salas vips, da suspensão de transferências para a Tap e depois o retorno das mesmas, além da alteração do mínimo de pontos para transferência, tudo sem comunicação prévia, eu já tinha colocado meu Itaucard para escanteio. Ele já foi o meu principal cartão e hoje deve virar a última opção depois desse novo aumento. Só não cancelo porque não pago nada de anuidade enquanto ficar no banco. Mas aumentei o uso do meu Diners, que também ameaça mudanças nas regras (uma nota na minha fatura alertava sobre isso), mas o site não explica nada.

Se eles podem tratar mal seus consumidores, eu também posso sair em busca de alternativas, como deve fazer um bom consumidor que dá valor ao seu dinheiro.

Se não fosse o infidelidade o único programa aéreo associado a um banco cooperativo (rede Sicoob) onde tenho conta (Credicom), apostava nele. Cambio honesto e meu pacote que me dá alguns saques internacionais sem cobrança de tarifa e  cartão de crédito isento de tarifa. Quem sabe não fazem uma parceria com o Lifemiles que me parece uma boa opção para quem voa para o exterior?

Muitos falam bem do cartão da Caixa, que inclusive continuou fazendo algumas promoções do tipo 2X1 para a Tap que o Itaucard deixou de fazer. Pena que o banco em si, não me atende.

Outros gostam do Santander, principalmente de seus cartões top. Tem também os amantes do Amex, BB (confesso, tenho dificuldades de relacionamento com esse banco) e Bradesco.

E você que tem Itaucard, fica aonde está ou vai partir para outra?

Obrigado a Andressa pela dica!

PS: O bom de ter um site, mesmo que meio abandonado (o Twitter não!), é poder desabafar em público! Parto em breve para merecidas férias, mas já sabendo que meu Itaucard só sai do bolso em último caso.

Tags:

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (61)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Pepe says:

    Hoje fui tentar transferir os meus pontos do Sempre Presente para o Multiplus, que até então era 1=1, e tive a desagradável surpresa que a partir de 01/03/2013 passou a ser de cada 1,25 ponto Itaú = 1 milha Multiplus.
    Ou seja sem prévio aviso desvalorizaram 25% das milhas. Eles podem fazer isso?
    Depois dessa realmente o Itaú decepcionou muito. Vou mudar amanhã mesmo para outro cartão.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.