Singapore Airlines Mais Perto do Brasil. A Qantas Ainda Estuda a Possibilidade
A Singapore Airlines conseguiu finalmente a autorização do Governo Espanhol para voar para o Brasil via Barcelona.
Atualmente, a Singapore voa 3 vezes por semana a rota Cingapura/Barcelona e queria estender o vôo até o Brasil. Para isso, ela necessitaria da permissão do Governo Esapanhol para poder vender passagens no trecho Brasil/Espanha. Assim, ela fez o pedido incluindo que a operação do trecho São Paulo/Barcelona seria em code share com a Spanair (cia que também faz parte da Star Alliance como a Singapore e Tam) para facilitar a liberação.
O tempo passou e nada da liberação sair. Já começavam a especular se influências políticas visando proteger a Iberia que pretende iniciar vôos ligando Barcelona a São Paulo ou Rio de Janeiro não seria a causa do atraso dessa liberação.
Enfim, o saiu a liberação e a Singapore pode então terminar seu planejamento de chegar ao Brasil.
Para quem não sabe (apesar de sempre citar essa cia aqui, a única que tenho realmente uma relação afetiva), a Singapore é uma das melhores, se não a melhor cia aérea do mundo. Do seleto grupo das melhores do mundo segundo o Skytrax, já temos a Qatar voando para o Brasil, e no futuro, espero que próximo, teremos a Singapore!
Voar para a Ásia e ainda ter a possibilidade de fazer um stopover em Barcelona e Cingapura é mais que um sonho para mim. Só ir para Barcelona direto em uma cia 5 estrelas já é uma viagem dentro da viagem para quem gosta de viajar de avião.
Outra cia que estuda voar para o Brasil é a Qantas. Existem especulações sobre uma possível troca de Buenos Aires por São Paulo ou Rio de Janeiro no futuro. Mas neste caso, a especulação supera ainda a realidade.
Obrigado ao Tony pela dica!
Related posts:
- Singapore Airlines: Mais Luxo na Primeira Classe, Executiva e Econômica
- Singapore Airlines Recebe o A380!
- Acordo Brasil/Austrália: Revisto e Novos Vôos LAN/Qantas
- Qantas: Mais Um Incidente
- Conac Estuda Flexibilização da Banda Tarifária, ANAC Ainda Não Sabe de Nada
Category: Cias Aéreas











Sao Paulo aguarda Malasia Airlines, Air Arik e Etihad. Virão logo, logo.
Eu particularmente gostaria de ver a Cathay e ANA voanda para cá, porém isso irá demorar muito ainda.
De qualquer maneira as Singapore girls já estão vindo.
sds
Responder
GIG-SYD non-stop com a QF seria muito bom! Eu já fiz os sofridos voos GIG-EZE-AKL-SYD com a AR, com pernoites não programadas em Buenos Aires e Auckland porque os aviões tiveram que sofrer manutenção. Por causa dessas duas noites perdidas a viagem acabou durando mais de 50 horas!
Outra companhia que eu gostaria de ver no Brasil seria a Air New Zealand, gostei muito do serviço dela. Como faz parte da Star Alliance, seria mais fácil ter uma parceria com a Tam. Mas 2 cias da Oceania aqui seria demais, certamente a demanda de passageiros não dá pra tanto.
Responder
Celso respondeu:
Setembro 8th, 2010 as 9:54
Não há aeronave com autonomia para executar a rota, GIG-SYD, sem escalas.
Responder
Marcelo Oliveira respondeu:
Setembro 8th, 2010 as 10:33
Há o A340-500 e o B777-200LR que são utilizados em voos de mais de 16 hs por companhias aéreas como a Singapore e Emirates.
Responder
Celso respondeu:
Setembro 8th, 2010 as 17:56
O flag ship da Qantas é o A380 e eles dispoe do 747-400ER. A frota não dispoe do A345 e do 77L, e os citados que possuem não tem autonomia para tal rota, GIG-SYD, 8446 miles via Pacífico.
sds
Marcelo Oliveira respondeu:
Setembro 8th, 2010 as 22:57
O A380 tem sim autonomia para o trecho. SYD-GIG são cerca de 13540 km e SYD-GRU um pouco menos. O A380, como você pode ver no site http://www.airbus.com/en/aircraftfamilies/a380/a380/specifications/ , tem autonomia para 15200 km com o número máximo de passageiros.
Responder
Celso respondeu:
Setembro 9th, 2010 as 0:16
Interessante seu comentário, mas vejamos:
Ao sair de Syd para o Rio a aeronave por lei internacional deve ter combustivel para ir ao GIG, + ao aeroporto alternativo caso o GIG esteja fechado e voar ainda mais 40 minutos.
Numa rota SYD – GIG como a rota mais curta é via Pacifico, o aeroporto alternativo seria GRU, mas não haveria reserva suficiente de combustível como determina a lei. A autonomia de 8,200 nm.imperial, ou seja, milhas naúticas britânicas não permitem esta rota. Ambos aeroportos estão a nivel do mar, e o consumo nestes casos e consideravelmente maior, além de outros fatores.
Somente como exemplo a própria Qantas voa a rota SYD-EZE, non stop. Apesar de possuir varios 744 nesta rota ela so voa com o 744 ER. A distancia entre Buenos Aires e Sidney é de 11759 km. A autonomia do 744 é de 13.450 km e do 744ER é de 14.205 km ( site Boeing ). Pois bem, inaugurada a rota por 3 vezes o comandante do 744ER pousou em Santiago por entender que não haveria combustivel para chegar a Buenos Aires. Este severo prejuízo suportado pela Qantas determinou restrições de carga nos voos para evitar que isto viesse a ocorrer novamente.
E convenhamos que a Qantas jamais irá operar inicialmente uma rota OCEANIA – BRASIL com o A 388.
abraço
As asiáticas tem que necessariamente fazer uma escala até a base. Singapore via Barcelona me parece uma ótima. Está aumentando a competição nas rotas para Ásia que tem tido um aumento importante de fluxo. Acho que seria natural a Qantas voar para o Brasil acho que seria GRU-SYD talvez nonstop, pouco provável que seja GIG-SYD.
Cathay seria ótimo e ANA quase uma necessidade mas concordo que no curto prazo parece improvável.
Responder
Dani Polis respondeu:
Setembro 8th, 2010 as 8:41
A competição tá aumentando para Ásia e para Espanha tb! Só ver que as cias estão indo todas para Espanha (Air China, Qatar e agora a Singapore). Com isso a Iberia tem que realmente ficar preocupada, ainda mais com cias aéreas de “luxo” e ótimo serviço.
Nós Brasileiros agradecemos! Ainda mais se a Singapore fizer uma promo parecida com a da Qatar, com passagens a menos de 400USD.
Responder
Esse voo da Singapore Airlines e uma verdadeira novela… Desde os tempos que moravamos la ja se ouvia a respeito desse voo ate o Brasil.. Muito se especulava que esssa conexao seria por algum pais africano.. Na epoca se comentava Dakar e Cairo.. Enfim a viagem continua muito comprida mas pelo visto ainda nao e viavel economicamente voar para a africa.. Temos que subir ate Barcelona para voltar ate Cingapura.. De toda forma fico feliz com a noticia.. Quem sabe o servico deles inspire outras companhias brasileiras…
Responder
Depois de viajar num A380 da Singapore, está difícil de outra companhia superar pra mim aquele serviço na econômica. Como ainda não voei de Qatar ou outra 5 estrelas..
Responder
Ótima notícia!
Desde que acompanho o blog vejo a admiração do Rodrigo pela Singapore Airlines e confesso que isso me deixa muito curioso em voar nela.
Recentemente encarei GRU-MAD com escala em Doha, pela Qatar. Apesar das quase 30 horas de viagem, foi uma boa experiencia, voar em uma cia que realmente oferece um serviço de qualidade faz as 30 horas ficarem muito mais suaves… e quando lembrava de quanto paguei na passagem eu nem ousava reclamar.
Enfim, o Brasil está recebendo boas cias, só falta ter bons aeroportos e concorrentes locais que ofereçam serviços compativeis.
Responder
Mas que ótima noticia!
Se tiver uma promo, vamos reunir uma turmna e fazer uma Convenção dos amigos do “aqulea passagem” em Singapura?
Responder
Excelente!
Eles poderiam lançar uma promoção “Amigos do Pursich” para contemplar os leitores desse blog que sempre ficam na curiosidade ao ler os elogios do Rodrigo sobre a cia. rsrs. Ou via site no campo promocional a sigla “AP”.
Responder
Emilio respondeu:
Setembro 8th, 2010 as 20:09
Seria uma boa uma promoção “Amigos do Pursich”…rsrs
Tô dentro.
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Setembro 8th, 2010 as 20:42
Wilian,
Para a grande maioria das cias aéreas, Mídias Sociais no Brasil ainda são sinônimo de lugar onde não preciso esforçar para fazer propaganda de graça.
Elas focam única exclusivamente no agente de turismo que é único canal no qual sabem como trabalhar usando as velhas práticas. Se eu pedir uma tarifa agente (vou pagar uma tarifa com preço reduzido, não é de graça) para fazer uma matéria para o “AP” (ir em um dia e voltar no outro) não me concedem… Isso nem em cias que ajudamos a ficar conhecidas na web.
Portanto, nem quando eu pago para fazer propaganda, eu consigo…rsrs
Como não sou Amaury Junior que fez um especial bancado pela Emirates, não nutro esperanças de uma forcinha da Singapore do Brasil ao “AP”. Mas quem sabe conseguimos uma tarifa Singapore (a la Qatar para Madri) para a Tailândia com Stop em Cingapura.
Mas como sonhar não custa anda, podemos ainda sonhar com uma forcinha da Singapore (acho que só da Matriz que sabe menos que eu existo ainda..rsrs) para uma convenção.
Responder
Ernesto respondeu:
Setembro 9th, 2010 as 0:18
Rodrigo
Vamos juntar um grupo grande, e pedimos a sua na faixa, que tal?
Responder
Dani Polis respondeu:
Setembro 9th, 2010 as 11:45
Eita, que coincidência, Italo!
Tava pensando ir pra onde? Consideramos Cancun, por causa do Spring break. Você viu que na Revista Viagem e Turismo esse mês a reportagem de capa é sobre o Caribe?
Agora com certeza vamos esperar, vai que rola essa da Singapore?
A gente vai trocando figurinhas!rs
Dani Polis respondeu:
Setembro 9th, 2010 as 8:26
Rodrigo,
A gente manda um e-mail pro Amaury Jr pra ele te levar na próxima viagem…rs
Quanto ao assunto, é ótimo saber que a ásia está cada vez mais perto. Meu sonho ainda é conhecer o Japão!
Responder
Italo respondeu:
Setembro 9th, 2010 as 10:44
Podem me colocar nessa da Singapore, tb tenho muita curiosidade de voar nela só de ler os comentários do Rodrigo. Acho que não seria difícil organizarmos um grupo e conseguirmos uma boa tarifa. Quem sabe carnaval em Cingapura !! Na volta um stoppover em Barcelona.
Dani Polis respondeu:
Setembro 9th, 2010 as 10:52
Italo,
Eu pensei em passar o Carnaval no Caribe, mas se a oferta for boa, por que não? ahaha acho que sei de mais uns 3 que animaria!
Grupo do AP!
Italo respondeu:
Setembro 9th, 2010 as 11:26
Dani, meu plano inicial para o carnaval tb é para o Caribe, mas agora vou esperar essa história da Singapore ou a confirmação da promoção de milhas reduzidas pela TAP.
Wilian Delatorre respondeu:
Setembro 9th, 2010 as 14:33
Sim, seria de bom agrado essa tarifa para estimular uma nova e/ou novos clientes. Vamos torcer para que isso aconteça, que sigam o exemplo da Qatar.
E outra coisa Rodrigo, quem sempre acompanha o seu trabalho na condução desse blog de maneira imparcial e equilibrada sabe que você não faria propaganda num produto que você não teria o mínimo de experiência e contato. (ao contrário do Amaury Jr. que faz propaganda de todos que lhe paguem bem ou lhe beneficiem de alguma forma $$$).
Um grande abraço.
Responder
Estou programando uma viagem para a Europa no carnaval. Vou esperar o máximo possível antes de comprar as passagens.
Quero viajar pela Singapore!
Responder
Gente,
Eu vou junto nessa trip da Singapore e levo meu marido e filhota!
Ab,
Cinthia.
Responder
Ola amigos,eu já viajei pela Cathay Pacific,pela Singapore e pela Thay há alguns anos.Concordo com o Rodrigo com relação a Singapore.Realmente o serviço é muito bom,a atençao dos comissarios é grande,mesmo para quem viaja na economica(meu caso).Vamos torcer para que esse voo seja confirmado.Abc.George
Responder
Observei no link contido em sua notícia que eles tem autorização para iniciar os voos a partir da primavera, ou seja, a partir do final de setembro já haveria possibilidade de ter início as operações. Observei no site da empresa que eles dispõem de escritório no Brasil:
Reservations & Ticketing
Address
Praca Da Liberdade,130 – 1º Andar, Conj 17, Liberdade, Sao Paulo
Brazil – CEP: 01503-010
Phone
+ 55 11 3588-1777
Fax
+ 55 11 3588-1777
Operating Hours -
Email info@singaporeair.com.br
Responder
Tony respondeu:
Setembro 10th, 2010 as 14:39
Adriano, primavera, sim, mas do hemisfério norte. Outono no Brasil.
Responder
adriano andrade respondeu:
Setembro 10th, 2010 as 14:42
Vixe, é verdade!
Então a minha esperança em viajar pela dita cuja no carnaval foram por água abaixo. Fica para a próxima.
Responder
Tony respondeu:
Setembro 10th, 2010 as 15:01
Adriano, pensa positivo, mais tempo para organizar uma grande ação Aquela Passagem & Singapore Airlines!
Curiosidades sobre a tripulação da Singapore (que ouvi por aqui, de uma menina de Cingapura mesmo):
- O treinamento para ser comissária da Singapore leva 8 meses. E NÃO é remunerado.
- Se o passageiro te xingar, gritar ou reclamar de qualquer coisa, sua primeira reação deve ser um sorriso (ai ai, acho que não conseguiria, não tenho sangue de barata!!!)
Espero mesmo que a SQ comece a voar pro Brasil, será muito bom pros viajantes brasileiros experimentarem uma companhia boa de verdade que eu também morro de curiosidade em voar (e quem sabe os patrões aqui acordem um pouco também!) Abraços
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Setembro 11th, 2010 as 18:52
Aline,
Uma vez vi uma discussão acalorada no Airlines.net sobre as regras da Singapore para os comissários. Quem falava contra argumentava que as regras da Singapore eram muito rígidas e que conhecia um comissário que foi advertido apenas pela calça mostrar parte do ziper e outro por um botão da camisa. Dizia que aquilo não era trabalho, etc, etc.
Quem falava a favor argumentava que não era possível usar conceitos ocidentais para avaliar a questão. Dizia ele: ser comissário da Singapore era um sonho de muitos em Cingapura, que a maior parte conhecia essa “rigidez” e que na visão deles aquelas regras não era agressivas a sua moral, etc, etc.. Finalizava falando que ninguém era obrigado a trabalhar na Singapore.
Viajando cheguei a uma conclusão semelhante. Não podemos avaliar uma cultura sem conhecer as bases dela. Cingapura por muito tempo foi uma ditadura. Quando fui lá a primeira vez há cerca de 20 anos só via placas de multas por isso ou por aquilo… Mas não vi ninguém infeliz por causa disso, pelo menos não tive contato.
Voltei mais 3 vezes e senti que a sociedade tem limites claros no que pode ou não se pode fazer, mas isso continua sem incomodar as pessoas.
Conversei com uma indiana que trabalhava na Mustafá que me disse que trabalhava cerca de 12 horas por dia e folgava 1 vez a cada 15 dias. Para mim aquilo era impensável. Mas fiquei chocado quando ela falou que não ligava, já que hoje tinha boa educação para os filhos, podia comprar o que queria…. Acho que aquele estilo de vida dela era mais do que ela sonhava em ter na India…
Assim, conclui que meus conceitos de felicidade não poderiam ser utilizados para avaliar a felicidade dela.
Acho que tenho a mesma idéia do pessoal da Singapore. É uma empresa que representa o pais e tem prestígio internacional. Lembro que ela transportava mais passageiros que a antiga Varig e servia a um país minúsculo. Uma boa parte de seus funcionários trabalham na Singapore não apenas pelo dinheiro, mas por algo mais que a cia agrega a cada um (prestigio ou afirmação pessoal ou nacionalismo….).
Eu sei que é difícil, eu acho que não conseguiria agir assim, mas responder uma agressão verbal com um sorriso não deixa de ser uma forma de abordar uma crise. É difícil não se desarmar quando você com razão ou sem razão agride uma pessoa e vê ela te respondendo com um sorriso (não sarcástico) ou um gesto de carinho. Mas isso não é para qualquer um. Talvez para parte dos orientais isso seja mais fácil de engolir, já que nasceram em algumas sociedades onde deve-se primeiro respeitar superior (seja da família, escola ou trabalho) antes de pensar em si próprio.
São apenas divagações de quem está fora da indústria…
Um abraço
Responder
Aline Lima respondeu:
Setembro 11th, 2010 as 19:46
Rodrigo, você está certíssimo. Não temos como medir a felicidade dos outros com a nossa própria régua.
Meu sonho era trabalhar para a Varig, mas aqui estou, na Emirates – que aliás, acho que faz milagre para manter as 4 estrelas no Skytrax, já que a tripulação é toda misturada, com gente de tudo quanto é lugar. Uma tripulação homogênea como a da SQ, ANA, JAL além de ser muito mais fácil de ser controlada, costuma seguir os standarts da empresa e ser consistente no que faz. Aqui sofremos com o problema de consistência no que fazemos (os comentários no Skytrax não me deixam mentir).
Mas sou infeliz aqui? Não sou, muito pelo contrário. Acho até engraçado quando encontro com tripulações de outras companhias aéreas nos hotéis e aeroportos e eles acham absurdo certas coisas que são normais pra gente (“O quêêêêêê? Vocês atendem call bells e andam com bandeijas cheias de copos com água e suco para servir os passageiros entre os dois serviços de bordo??).
Tem gente que sonha em trabalhar para TAM, gente que sonha com a Emirates, gente que sonha com a Singapore… Feliz é a Singapore que usa isso à seu favor e mantém os funcionários motivados para manter os standarts lá em cima (claro que ameaça de punição/demissão também colabora para que ninguém faça o que não deve). E sorte de quem voa por eles para experimentar tal excelência, que em breve deve chegar ao Brasil.
Abraços
Responder
Romulo Guerra respondeu:
Setembro 11th, 2010 as 23:11
Oi Aline/Rodrigo boa noite.
Em relação as Cias 4 ou 5 estrelas vejo que as Cia´s aéreas são parecidas com time de futebol, todos os jogadores de times menores sonham em jogar em um time GRANDE e quando entram em um time de ponta não querem mais sair.
Fico até curioso de voar pela singa…não que eu seja cliente potencial pra eles, eu sou do tipo pagando bem(pouco), mau não tem hehe
Mas se tiver uma promo a la qatar pela singapore nem precisa formar um grupo pra tentar a do Rodrigo grátis, a gente faz uma vaquinha que é justíssimo..hehe e se faltar gente pra vaquinha eu pago a do Rodrigo numa boa…Depois que eu conheci o AP devo estar viajando o dobro com o mesmo que eu gastava antes!!
Mais uma vez meus parabéns para a imparcialidade do site, diferencial que certamente me faz cliente assiduo dele, enquanto o Amaury Jr, pra num dizer q eu nunca assisti, uma vez baixei no youtube ele entrevistando aquele 171 que se passou por filho do dono da gol enquanto ele babava o maior ovo hehehhe…muito boa essa, li quase o livro todo deste cara numa livraria em gru, enquanto esperava um voo!
Responder
Eu também entro na lista para pagar a passagem do Rodrigo pela Singapore Airlines.Eu já voei com ela e posso falar,é muito boa.Abc
Responder
.
Responder
Celso respondeu:
Setembro 17th, 2010 as 21:05
Esta correndo um boato que a Singapore irá inaugurar a rota ainda em 2010, deixando dedicado na rota um NEW 77W, 3 x por semana.
Sera?
Responder
Esta correndo um boato que a Singapore irá inaugurar a rota ainda em 2010 com um NEW 77W dedicado, 3 x por semana.
Sera?
Responder
Beto respondeu:
Setembro 22nd, 2010 as 20:49
Putzzzz torço para que isso seja anunciado logo!!!! Tenho uma TRIP para Asia no inicio do ano 2011 e quem sabe ja voo direto!!!
Tksss
Beto
Responder
Celso respondeu:
Setembro 22nd, 2010 as 21:38
É, mais é bom voce ficar esperto , pois tem muiiiiiiiiiiiita gente de olho, para emitir no ato.
sds
Responder
Que pena,só três vezes por semana?E não será com o A 380?É como vc diz,com milhas não da para conseguir tudo do jeito que queremos .Mas uma duvida:se eu quiser ir para Tallin ou Estocolmo por exemplo,não poderei viajar pela Singapore?
Responder
Celso respondeu:
Setembro 18th, 2010 as 12:54
Depende,
1- No SMILES a origem e o destino é engessado pelo sistema, ou seja, ainda que voce preencha as condições a rota e os voos são pré-definidos pelo sistema. Não é permitido montar rotas.
2- No TAP VICTORIA, além do pré definido pelo sistema, pode ser montada rota desde que sejam preenchidos todos os requisitos da emissão. Porém, existem exceções, por exemplo: a Singapore NUNCA libera disponibilidade em FIRST para emissão com milhas apesar do premio ser previsto. A Singapore ainda não libera para emissão com milhas voo com o A380 em rotas que alem do A380 voe outra aeronave, ……… Existem rotas específicas, concordo que são raríssimas, onde não há emissão com milhas.
Em principio GRU-BCN-ARN-TLL é possível com a Singapore e SAS/SPANAIR, em round trip.
sds
Responder
George respondeu:
Setembro 18th, 2010 as 13:24
Cada dia mais eu me surpreendo com os seus conhecimentos.Por ex,a Singapore NAO permite emissão com milhas na First Class?Nao permite emissao com milhas no A 380 nas circunstancias que vc mencionou?
O meu plano B continua em pé,emitir pela executiva com as milhas da TAP/Star na Singapore GRU X BCN/RIX/TLL/OSL/ARL/CPH/BRU/CDG X BCN/GRU.É certo quando há somente a conexão escrever como eu fiz: GRU X BCN/…?
Abc
Responder
Eu não sou FF Krisflier, mas para parceiras da STAR não permite emissão em FIRST com milhas…….
Sim, é aceito somente conexão ser indicado assim.
Veja que a C do 77W é a melhor do mundo, melhor inclusive que a C do A380 da Singapore.
abs
Responder
Onde vc viu essa informação,no Skytrax?C do 77W é a classe executiva do 777 ?Quais as outras letras que designam a classe executiva?E a primeira classe é só letra F?E W é wide range?Daqui a pouco eu já saberei quase todas essas siglas.
Abc
Responder