Smiles: Liberada a Tabela de Resgate em Cias Parceiras

19 de August de 2009 | Por | 77 Comentários More

O Smiles finalmente liberou a tabela que norteia o resgate de milhas para a emissão de trechos em cias parceiras. Os resgates para vôos Air France/KLM já podem ser feitos. Já os resgates para vôos American têm “previsão” de início em 01 de outubro de 2009.

Numa olhada rápida na tabela, o Smiles, no mínimo,  mantém os mesmos níveis de milhas solicitadas para emissão de passagens prêmio em vôos da antiga Varig. Se formos comparar os níveis atuais, com os níveis antigamente cobrados para emissão de passagens prêmio em parceiros, podemos notar que a tabela atual se mostra mais favorável que a anterior. Se você quiser comparar, neste post aqui, antigo e hoje desatualizado, da era blogspot, tenho alguns exemplos de pontuação cobrada pelo Smiles no passado.

Outro detalhe importante, é que, pelo menos foi o que entendi, poderemos emitir passagens one-way (só trecho de ida ou volta) em vôos desses parceiros.

Por outro lado, nas regras você deve ficar atento ao máximo de conexões possíveis (no caso das one way são 3) e das regras para realizar stopover (parada intermediária).

Apesar das regras de emissão de passagens prêmio internacionais em parceiras estarem muito mais claras no Smiles do que estão no site do Fidelidade Tam, não ficou claro se será mantida a possibilidade de combinar trechos Varigol com trechos da parceira para montar a passagem, coisa que era permitida antes no Smiles e que não é permitida no Fidelidade.

Até onde sabemos, será possível a emissão de passagens nas parceiras pelo Call Center, não necessitando ir a uma loja Varigol para isso. Confirmando-se isso, vai ser um benefício extra frente ao Fidelidade. Seguindo essa lógia, não haverá cobrança de taxa para emissão dessas passagens no Call Center, como ocorre na emisão das passagens Varigol dentro da América do Sul, já que não podem ser emitidas diretamente no site como as para voar Varig ou Gol.

Resta saber qual vai ser a disponibilidade de trechos nos parceiros para emissão no Smiles, para que não se repita algo muito comum na emissão de trechos em parceiros no Fidelidade Tam: tem, mas acabou! Lá essa emissão não envolve apenas persistência, mas também sorte.

Mais uma vez confirma-se o fato de que parcerias são piores que alianças, já que seu status elite (Prata, Ouro ou  Diamante), e por conseguinte seus benefícios, não é reconhecido nas parcerias.

No final das contas, posso falar que como minhas expectativas eram muito baixas, essa tabela me pareceu bem interessante e competitiva. Apesar de muitos gostarem das tabelas que possuem valores distintos para alta e baixa estação (semelhantes a do Fidelidade), gosto desse tipo de tabela que não penaliza quem voa na alta estação e que permite emissão de passagens com 1 ano de antecedência.

Obrigado ao Fábio que logo que viu a tabela, lembrou do blog!

Tags: , , , , , , ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (77)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rodrigo Purisch says:

    Eduardo,

    Poder até que pode. Valer a pena, já é outra coisa.. Neste link aqui você consegue a informação.

    Responder

  2. Marcus says:

    Então se eu emito uma passagem, por exemplo, Brasilia-Paris eu teria que gastar as 70000 milhas do trecho Am do sul – Europa MAIS o trecho interno no Brasil, mesmo que operado pela Gol?

    Porque aí ficam 90000 milhas, muito mais caro que a TAM que cobra 60000…

    Responder

    milon respondeu:

    A emissâo na gol permite tres escalas e stopover voce gasta somente as 70000 milhas do trecho brasil europa vamos supor que voce vá de brasilia para milao voce emite bsb-cdg-mpx e se quiser pode fazer ainda uma parada em paris, a tam não permitia stopover parece que agora depois da entrada na star alience parece que pode, a tam diferente do smiles trabalha com critério de baixa e alta temporada, logo na baixa necessita de menos pontos que no smiles e mais na alta, só que por experiencia própria tá mais facil de emitir passagem no smiles e parceiras que no fidelidade da tam

    Responder

  3. Marcus says:

    Obrigado pela resposta, milon, mas isso se aplica nos vôos da AF ou KLM? Porque fazer escala ou stopover em vôos inteiros pela Gol tudo bem, mas aí teríamos uma combinação Gol e AF/KLM…

    Responder

    milon respondeu:

    Se aplica em voos de parceiras(AA, Air France/KLM) + gol ou só parceiras, no caso de emissão só gol eu não li as regras ainda. Vamos supor que voce vai sair de florianopolis (FLN) e vai para Milao(MXP) e não é uma viagem ponto a ponto, voce vai passear, voce poderia com a mesma passagem conhecer Milao e Paris com um stopover, voce tira a passagem FLN-MXP com escals GRU e CDG, e voce faz uma parada stop over em CDG(charles D’gaulle), fica uns dias conhece paris e arredores depois segue viagem para Milao. Tudo isso voce pode fazer com 35000 milhas smiles(economica, 1 perna) ou 52500(executiva 1 perna) e voce ainda pode fazer a emissão open jaw da outra prena e voltar de outra cidade Europeia vamos supor Atenas-Amisterdam-SP-Floripa, faz outra parada e já conhece outra região embutindo o transporte em sua passagem principal com essa jogadinha voce economiza bastante em transporte no seu tour pela Europa.

    Responder

  4. Pedro Alves Bezerra Junior says:

    Pessoal,

    E o acordo da Gol com a Delta, será que sai? Vou viajar agora no final do mês e não queria pontuar no Skymiles. Gostaria de concentrar era no Smiles mesmo pra usar aqui dentro do Brasil

    Saudações.

    Responder

    milon respondeu:

    A previsão é para o segundo semestre mas não vi a data precisa ser veiculada ainda

    Responder

  5. Marcus says:

    Milon, muito obrigado pelo esclarecimento. Sempre usei milhas para bilhetes na américa do sul, o que não exige muito conhecimento, e agora entendi o esquema.

    Responder

  6. Pedro Alves Bezerra Junior says:

    Olá, pessoal, olá, milon

    Acredito que as coisas estão andando quanto à integração dos programas Skymiles (Delta) e Smiles. Estava navegando no site da Delta e vi que eles já mencionam a Gol como parceira para efeito de crédito de milhas.

    http://pt.delta.com/delta/enpt/?24;http://skymilesoffers.delta.com/airline_partners.php#GOL

    Entretanto numa simulação de compra de bilhete não foi possível inserir meu código Smiles. Já no site da Gol, também simulei uma compra e na tela de preenchimento de dados já é possível fornecer o código do programa de fidelidade da Delta, além dos da AA ou Air France. Quem estiver pra viajar pela Delta, é bom verificar no checkin se é possível fornecer o seu código Smiles.

    Grande abraço.

    Responder

  7. RODRIGO CAETANO says:

    EU TENHO 60.000 NO SMILES. QUANTO TEMPO ANTES DA VIAGEM POSSO OU DEVO SOLICITAR A EMISSÃO DO TICKET PELA AA.COM, POIS SE EU FOR TENTAR MUITO PRÓXIMO DA VIAGEM(MENOS QUE 2 A 3 MESES) PROVAVELMENTE NÃO CONSEGUIREI A EMISSÃO OU CONSEGUIREI???

    Responder

  8. MARCELO ALMEIDA says:

    consigo transferir minhas milhas da AA para smiles ???

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Não. Pode usar milhas AA para emitir vôos da Gol usando a tabela do Advantage e não do Smiles.

    Responder

    Alan Costa respondeu:

    Como fazer a compra de bilhetes GOL usando minhas milhas da AA? No site da AA, não há opções para emissão de bilhetes parceiros. Alguem sabe como se faz?

    Responder

  9. christoph says:

    como emitir bilhete smiles Brasil-Europa, alguém sabe?
    Hoje (03/03/2012) testei novamente o 4003-7001 do smiles e fiquei exatos 59 minutos ouvindo a música chata, nenhum aviso de “no momento todas as linhas encontram-se ocupadas” e muito menos de ” ___ lugar na fila” ou “tempo de espera estimado em ___ minutos (ou horas? dias?).
    O numero de reclamações 0800-887-0000 também não atende.
    Existe forma de transferir milhas smiles para TAM Multiplus e caso afirmativo isto vale a pena?

    Responder

  10. MARILIA DE FATIMA S MESQUITA says:

    É possivel viajar para a nova Zelandia usando milhas da Gol ou da Tam?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Sim, usando a Lan via Multiplus.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.