Smiles: Novas Regras e Recadastramento

17 de October de 2008 | Por | 24 Comentários More

A partir do dia 16 de outubro como já dissemos aqui, o Smiles deixou de ser Varig e passou a ser um produto Varigol. Com isso, um novo regulamento foi implantado e iniciou-se um período de recadastramento dos antigos associados de forma que eles passem a demonstrar que estão cientes das  com as novas regras. Sem o recadastramento não será possível emitir passagens Smiles a partir de 15 de novembro com o fim do embargo. Você deverá imprimir um cartão eletrônico para andar com ele junto com o antigo.

Mas o que muda?

A primeira mudança e mais importante é o fato de ser possível a partir de 16 de outubro acumular milhas também em vôos operados sob a marca Gol.

No antigo regulamento estava inscrito que todos os vôos Varig com tarifas publicadas e exceto algumas tarifas especiais (agentes de turismo, vôos charter, passe aeronáutico, etc) acumulariam milhas. Agora colocaram mais um parágrafo, sem apagar o anterior, no qual o Smiles poderá determinar quais vôos, classes e tarifas vâo ser permitidos o acúmulo de milhas. Na verdade a Varig chegou a oferecer tarifas promocionais sem direito acúmulo de milhas no passado, mas isso não tinha previsão no regulamento, mas agora tem e parece que vai ser mais frequente…

A emissão de uma passagem prêmio Smiles será permitida até 3 horas antes do vôo e poderá ser feita também nas lojas com marca Gol.

Não consta mais no site as tarifas pagas para mudanças de datas, cancelamento de passagem prêmio ou reitineração. Agora você só fica sabendo das mesmas após contato coma central Smiles. Não entendo o porquê de omitir esses valores no site, já que eram valores claros e de conhecimento da maioria dos associados.

O upgrade de classe econômica para a executiva poderia ser feito utilizando-se de 5 mil (se tarifa cheia) a 7 mil milhas (outras tarifas). Agora, para o upgrade para essa nova classe econômica plus (Confort) da Varigol será necessário o uso de 7 mil pontos independente da tarifa paga.

Os bilhetes Smiles passaram a ser oneway, ou seja ida ou volta. Portanto será possível a emissão de um trecho apenas no Smiles dentro da América do Sul (antes era só nos vôos dentro do Brasil) pagando-se por ele 10 mil milhas. Uma viagem de ida e volta será composta de duas passagens Smiles oneway e necessitará dos mesmos 20 mil necessários hoje. Isso é uma evolução para o associado.

O que não muda, mas que continua merecendo sua atenção:

Continua sendo proibida a comercialização de milhas ou de passagens prêmio Smiles.

Somente as milhas efetivamente voadas (milhas club) servirão de base para progressão ou manutenção de status elite (Silver, Gold e Diamond). As milhas bônus por voar na executiva ou na nova classe Confort e as ganhas como bonificação por ter um cartão elite não entram nessa conta, mas podem ser usadas para a emissão de passagens normalmente.

A validade das milhas continua sendo de 3 anos.

Continua havendo um número limitado de assentos para emissão de passagens prêmio Smiles por vôo.

As taxas de urgência para emissão de prêmios Smiles com menos de 15 dias de antecedência continuam lá, mas até hoje não tive conhecimento de que alguém tenha pago as mesmas. Será que agora vão cobrar ou deixarão essa carta na manga para usar quando tiverem necessidade? Atualização: As taxas de urgência misteriosamente sumiram do site Smiles. Será que alguém do Smiles leu o blog?

Continua sendo proibido o stopover (para intermediária) nos vôos dentro da América do Sul.

Vamos esperar agora que o Smiles anuncie suas parcerias com a Air France e American para facilitar a vida de quem não se restringe a América do Sul como a Varigol passou a se restringir…

Tags: , , ,

Category: Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (24)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rodrigo Purisch says:

    Ligar para a Central Smiles. Lá eles conseguem te ajudar.

    Responder

  2. Raimundo Carlos Góes Pinheiro says:

    Como faço para atualizar meu cadastro, ja tenho um cartão smiles com numeração, não lembro senha.

    Responder

  3. milma carvalho regis sampaio says:

    Como posso atualizar meu cadastro, já possuo cartao smiles , não recordo a senha.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Ligue para o Call Center do Smiles.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.