Smiles Passa a Vender Milhas e Faz Promoção: Razão Para Ficar Animado?

26 de June de 2012 | Por | 23 Comentários More

O Smiles decidiu inovar e seguiu algo praticado a anos por outros programas de fidelidade pelo mundo, passou a vender milhas.

Normalmente, a compra de milhas deve ser usada apenas para complementar milhas já acumuladas para que você possa emitir de imediato uma passagem. Isso porque o custo para adquirir milhas diretamente na cia aérea costuma ser muito mais alto que o pago por parceiros interessados em repassar milhas para seus consumidores. Em algumas raras situações, a compra de milhas pode gerar uma economia na aquisição de uma passagem, mas lembre-se que uma passagem comprada normalmente te oferece mais flexibilidade de escolha de datas  ou mesmo maiores possibilidade de alterações que uma passagem emitida com milhas.

Muitas cias que vendem milhas, costumam fazer promoções vendendo milhas com bônus que costumam variar de 20% a 100% das milhas compradas. O LifeMiles da Avianca/Taca fazia isso com regularidade, mas não se sabe como será agora que o programa passou a integrar a Star Alliance. A Aadvantage da American fez uma promoção recente e o Mileage Plus da United e Copa tem uma promoção no momento. Nestes momentos, fica mais interessante comprar milhas para poder completar as necessárias para emitir uma passagem prêmio, mas em poucas vezes vale a pena comprar o total de milhas necessárias para emitir uma passagem prêmio (conduta que deve ser usada apenas pelos iniciados no tema milhas).

Uma empresa que compra milhas para repassar aos seus consumidores (empresas de cartões de crédito, hotéis, locadoras…) pagam cerca de 1 a 2 centavos de dólar por milha. Você consumidor, vai pagar muito mais.

Como funciona o sistema de vendas de milhas do Smiles?

O Smiles optou por uma fórmula um pouco mais complicada na venda de milhas do que o preço fixo praticado pela maioria dos programas de fidelidade que oferecem esse serviço. Mas isso não é uma novidade em se tratando do Smiles (vide as promoções Smiles&Money, que parecem ser feitas para economistas analisarem).

Você pode comprar blocos de 1 mil  a 40 mil milhas, mas o preço pago pelas milhas vai variar com a quantidade comprada:

Comprando 1 mil milhas, você paga 0,075 Real por milha

Comprando 2 mil, você paga 0,063 Real por milha

Comprando 3 mil, você paga 0,058 Real por milha

Comprando 4 mil, você paga 0,056 Real por milha

Comprando 5 mil, você paga 0,055 Real por milha

Comprando 6 mil ou 7 mil, você paga 0,054 Real por milha

Comprando 8 mil à 10 mil, você paga 0,053 Real por milha

Comprando 11 mil a 16 mil, você paga 0,051 Real por milha

Comprando de 17 mil a 40 mil milhas, você paga 0,051 Real por milha

A valores de hoje, as milhas estão sendo vendidas de 3 centavos de dólar a 2 centavos de dólar, isso tendo uma cotação em torno de 2,06 reais por dólar. O real se valorizando sobre o dólar, as milhas ficam muito mais caras em dólares.

Outro fato importantíssimo, as milhas compradas têm validade de apenas 1 ano. Assim, elas não tem a mesma validade das demais milhas acumuladas de outras formas.

A título de exemplo: Vamos dizer que você tem 10 mil milhas acumuladas e quer emitir uma passagem para os Estados Unidos. Você precisará comprar 40 mil milhas para ter nas mãos as 50 mil milhas mínimas necessárias para a emissão de uma passagem como essa. Para adquiri-las, você gastará 2040 reais. Assim sua passagem para os Estados Unidos sairá por 10 mil milhas mais 2040 reais. Hoje eu consigo comprar uma passagem com menos que isso fora da alta temporada e não precisarei de usar as minhas 10 mil milhas, sem contar que ainda vou acumular milhas com essa passagem comprada.

Assim reflita bem antes de sair comprando milhas.

A Promoção de Lançamento

Para comemorar o lançamento da venda de milhas, o Smiles está com uma promoção de vendas bonificadas. Quem compra 5 mil ou mais milhas ganha uma bonificação que varia de acordo com seu status no Smiles: 40% para os associados Diamante, 30% para os Ouro, 20% para os Prata e 10% para os demais.

Mas preste atenção: a promoção é valida apenas para compras até 31 de agosto de 2012 e você só poderá comprar 1 vez com direito a milhas bonificadas. As milhas e os bônus têm validade de apenas 1 ano.

E como está na Concorrência?

No dia de hoje:

No Aadvantage é cobrado 0,02 dólar por milha + 30 dólares de processamento + taxas.

No Mileage Plus é cobrado 0,035 dólar por milha + 7,5% de taxas ( até 2 de julho é possível comprar milhas pagando 0,028 dólares por milha)

No LifeMiles é cobrado 0,03 dólar por milha + taxas (já fez várias promoções com 100% de bônus)

No LanPass é cobrado 0,02 dólar por KM (1 milha é igual a 1,6 KM que dá cerca de 0,032 dólar por milha)

Tags: ,

Category: Envolvendo Milhas, Programas de Fidelidade Aérea, Promoção

Comentários (23)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ana Elizabete Britto says:

    Rodrigo,

    Comprei uma passagem ida e volta AA, em 06/05/2012, pra voar Chicago-Rio de Janeiro em 14/08/2012 e 12/09/2012 e qual não foi minha decepção quando ao solicitar o crédito do voo de parceira smiles recebi a resposta que a parceria da GOL/AA foi encerrada no dia 12/08/2012, sem nenhuma divulgação (não vi nada a respeito nem no site do smiles) e que por isso eu não tinha direito às milhas. Me senti lesada, passada pra trás… Voce sabe algo a respeito?

    Obrigada,

    Ana Elizabete

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Ana
    Divulgamos várias vezes aqui no Aquela Passagem. A American avisou primeiro e depois o Smiles colocou uma linha dentro do site na área que falava da parceria com a AA.

    Responder

  2. Keka says:

    Estou indignada! A Smiles não está abrindo possibilidade de troca nas companhias parceiras para Orlando,EUA. Forçando assim seus clientes a usarem as milhas com a GOL neste trajeto. Revoltante! Alguém tem alguma dica, para não cair nesta cilada?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.