Smiles Permite Emissão de Passagens em Parceiros pelo Site! Dicas Para Ajudar a Encontrar a Sua Desejada Passagem

26 de March de 2012 | Por | 49 Comentários More

Agora é possível emitir passagens para voar em parceiros do programa Smiles, que no momento são a Delta, a Air France/KLM e American (essa última deixa a parceria no dia 12 de agosto de 2012), usando o site do Smiles!

Os associados Smiles não aguentavam mais passar longos períodos esperando atendimento no call center ou ter que ligar no meio da madrugada, já que no início e fim dela já tinha fila para ser atendido no telefone…

A novidade passa bem desapercebida por quem acessa a parte restrita do site do Smiles. Os mais desavisados vão ver apenas emissão de passagens on-line abaixo da guia. Mas existe mais um item na coluna da esquerda do site aonde se lê agora Vôos Parceiras Aéreas, e abaixo dele está um link para Emissão de bilhete on-line.

A busca deve ser feita por datas exatas. Há a possibilidade de visualizar a disponibilidade em 3 dias anteriores ou posteriores a data escolhida, mas isso requer um grande número cliques e espera para o site retornar as informações. Como a disponibilidade de assentos nas parceiras é baixa, você pode facilmente passar um bom tempo tentando achar algo no site do Smiles.

Já demos essa dica no passado e não custa repetir: Faça buscas primeiro nos sites próprios das cias parceiras usando a facilidade da busca flexível (alguns sites oferecem de cara a disponibilidade nos 14 dias anteriores e posteriores a data selecionada) que o site Smiles infelizmente não oferece. Mas lembre-se, faça busca apenas por vôos totalmente operados pela cia parceira.

Para quem tem dúvidas de como fazer isso, escrevi textos passo a passo ensinando como emitir passagens na Delta, American e Air France/KLM usando milhas Smiles. 

As vagas disponibilizadas ao Smiles para emissão usando milhas Smiles são apenas aquelas disponibilizadas no site próprio da cia aérea parceira para emissão usando o menor número de milhas possível no programa de fidelidade dela.

Achando um conjunto de datas disponíveis para emissão no site da parceira (seguindo os critérios acima descritos), anote essas datas e faça sua busca no site do Smiles. É necessário primeiro logar no site usando seu número smiles e senha.

Não é possível associar trechos de parceiros diferentes, ou seja, ir de Delta e voltar de American. Você pode emitir uma ida na Delta e depois uma volta na American isoladamente, mas na volta pode ser cobrado o adicional de combustível que encarece a passagem (nas passagens iniciadas no Brasil é proibido a cobrança do adicional de combustível!).

Se você não achar um assento disponível para emissão com o mínimo de milhas na parceira, não adianta ficar reclamando do Smiles. Como pode ser notado acima, o Smiles usa a disponibilidade gerada pelo programa de fidelidade da própria cia parceira. Se você não encontra, o associado daquele programa também não conseguirá encontrar passagens para emitir uma passagem usando o mínimo de milhas possíveis nas mesmas datas que você procurou.

Ai você  entende que essa história de que milhas se transformam em passagens baratas quando você quiser é pura fantasia. Você encontra boas oportunidades sim, mas nem sempre elas estão disponíveis nas rotas ou datas que você que viajar.

Agora resta torcer para que o site consiga suportar a demanda e que você não tenha que ligar para o call center por causa de algum erro no site durante o processo. Comigo já ocorreu algumas vezes, infelizmente…

Obrigado ao JB BHPedro pela dica da mudança no site do Smiles!

Tags: , , , , ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (49)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. PêEsse says:

    Confesso que, apesar de vir aqui todo santo dia, não me lembrava desse post de 2010. De todo modo, para mim o diferencial veio mesmo com a possibilidade de verificar tudo pela Internet, reduzindo a necessidade de ligar ao mínimo. Antes, mesmo fazendo essa consulta, era complicado ficar um tempão ao telefone, pelas razões que disse em meu primeiro comentário.

    Você sabe como está a política da Delta em relação a volumes extras? Como faço para comprar dois volumes extras de até 32kg a mais (um para cada bilhete emitido)? Posso pagar isso antecipadamente, para viajar sossegado? O vôo de volta será na primeira quinzena de junho. Procurei nos sites americano e brasileiro e não encontrei nada claro a respeito.

    Responder

  2. AlexM says:

    Pessoal, no final de janeiro/12 consegui emitir 03 passagens de United First (25/jun GRU-ORD-MCO e 11/jul MCO-IAD-GRU) pagando 240 mil milhas, ou seja 80 mil milhas por pessoa na FIRST em plena alta temporada. Fiz tudo isso atraves de uma loja da TAM em Jundiai, sem fila, atendente educada, etc. Ate hoje so’ resgatei pelo TAM Fidelidade, sempre da’ um trabalhinho, precisa ter um pouco de paciencia pelo telefone, mas como tenho o fidelidade vermelho, acabo ficando pouco tempo em espera. E o mais importante, levo umas 02 semanas tentando, mas quase sempre consigo os trechos/datas muito proximas do que pretendo. Voces que conhecem tanto o Fidelidade quanto o Smiles, acham que vale a pena comecar a apostar no Smiles e deixar o Fidelidade? Apesar de achar o da Tam fraquinho, tenho muito receio de acumular as milhas no Smiles e descobrir que “era feliz na Tam e nao sabia”…rsrsrs. O que acham? Abracos, Alex.

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Como você mesmo disse Alex, é preciso um pouco de persistêcia para emitir com milhas. Já fui mais ferrenho em relação a TAM, mas depois que emiti 5 passagens tranquilamente com o menor n de milhas possiveis, revi os meus conceitos. BOm mesmo é sempre esperar a hora certa e enviar as milhas dos cartões no momento mais apropriado.

    O Smiles tem muito o que melhorar também. E com a perda da parceria com a AA vamos ver se a Delta dá conta do recado em direçao aos EUA. Abraço e parabéns pela conquista!

    Responder

  3. Luciano says:

    Alguém sabe se essa disponibilidade de voos com menor número de pontos na parceira também se acontece na Tam? Ou seja, se houver possibilidade de emissão na United com o valor mais baixo de pontos teoricamente também encontraria esse voo ao tentar emitir pelo Fidelidade?

    Ontem a atendente da Tam da loja do aeroporto de POA disse que no site da Star Alliance é possível acompanhar quando abre disponibilidade nas parceiras para emitir com o Fidelidade. Procurei mas não encontrei.

    Responder

  4. Luiz Araujo says:

    Rodrigo,

    Agradeço pelas dicas e pelo excelente serviço prestado. Após alguns minutos de leitura, consegui efetuar a troca de milhas do Smiles por 3 passagens de ida e volta entre GRU e JFK. Eu já tinha condenado o serviço do Smiles ao esquecimento, porque tinha um direito que não conseguia usufruir.

    Com o sucesso, me animei e passei algumas horas lendo e avaliando as diversas dicas. Você conquistou mais um admirador e um leitor.

    Abs.

    Luiz Araujo

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    A idéia é colaborar mesmo! Que bom que conseguiu

    Responder

  5. Amanda says:

    Persistência e antecedência são essenciais. Confesso que tenho que me redimir com o Smiles, que tanto critiquei. Logo que lançaram as emissões pelas cias parceiras online, fiz várias simulações e nada. Fiz umas vinte combinações com diferentes destinos e nenhuma deu certo.
    Estava planejando uma viagem para o Japão em dezembro deste ano, ainda nem ia tirar as passagens. Fiz uma simulação só para ver no que ia dar, pois para ir para Ásia o smiles é bem mais vantajoso, pois requer menos pontos. Eis que tinha disponibilidade ida e volta na executiva para 2 pessoas. Transferi os pontos com receio de que demorassem a cair, não houvesse mais disponibilidade e eu perdesse a chance de transferir para o fidelidade. Felizmente, deu tudo certo. Só não consegui tirar a ida a partir de Cuiabá. Mas colocando a partir de GRU deu certo. A volta consegui tirar até Cuiabá. Só não foi 100% perfeito porque queria voltar de Seoul, mas não tinha nenhuma disponibilidade para que eu chegasse a tempo de passar o Natal aqui.
    Tirei os trechos separadamente, pois queria chegar por Osaka e partir de Tóquio. Ambas as taxas foram iguais.
    Abs,
    Amanda

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Persistência, antecedência e um pouquinho de sorte também!
    Um abraço

    Responder

  6. maria says:

    olá, obrigada pelas dicas excelentes. mas acho que a smiles está agindo de má fé. nao sei se outra pessoa teve essa experiência, mas no site da klm, pela flying blue (no qual me registrei hoje seguindo a sua dica), há, sim, passagens com milhas nas datas pedidas e em outras. e no site do smiles nao há NADA! nos próximos 10 meses. alguma dica?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.