Smiles: Problemas em Acumular Milhas Voando Air France?

21 de September de 2009 | Por | 99 Comentários More

Alguns leitores do Aquela Passagem, como a Ana Lucia, Isabele e Rodrigo Mattar,  têm relatado nos comentários uma dificuldade em conseguir creditar no Smiles milhas voadas na Air France.  Parece que o Smiles tem alegado que a classe tarifária de algumas passagens não permitiria acúmulo de milhas, mas não foi isso que ela publicou no seu site quando lançou a promoção! A página que continha as classes tarifárias válidas foi retirada do ar pelo Smiles, mas alguns leitores tem o print screen dela!

Mais algum leitor teve esse tipo de problema?

Essa confusão reforça a necessidade do consumidor imprimir e guardar todas as regras de qualquer tarifa ou promoção que você comprar ou participar!

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Category: Consumidor, Promoção

Comentários (99)

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  1. Cristina says:

    Também acho, Gabriel, 3 meses é muito desgaste. Mas agora garanti 2 passagens América do Sul – o pior foi ir ao correio, perturbar por telefone, dando espaços de tempo, nem foi desgastante. Acho que eles tentam mesmo.

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  2. Romulo Guerra says:

    Falou e disse!

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  3. maikel says:

    Lucia,
    pode colocar o numero de seu proceso aqui? usarei no processo que irei mover pelos mesmos motivos.

    A empresa poderia ter boa vontade em cumprir aquilo que anuncia,mas não o faz mesmo com todas as relcamações. infelizmente…

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    Lúcia Figueiredo respondeu:

    Oi, Maikel!

    O número do processo é 2009.209.029349-0. Boa sorte!
    Abçs

    Lúcia

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  4. renato says:

    tenho seis pernas da air france pra pontuar e acabei de receber a notícia pela central smiles, depois de 4 meses de espera, que nenhuma delas é elegível. é muito injusto pq no site do smiles, e eu tenho o print screen, eles não informam que determinadas tarifas da air france não pontuam. O QUE EU POSSO FAZER AGORA? ALGUMA SAÍDA?

    obrigado!
    renato

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  5. Lúcia Figueiredo says:

    Oi, Renato!Dê uma olhadinha nos comentários anteriores registrados aqui desde 2009. Tem td a saga q enfrentei! No meu caso, esgotei a esfera administrativa e entrei na justiça. Ganhei as milhas, é verdade, mas é um percurso chato, longo (+ de 1 ano desde q abri o processo) e relativamente caro. O nosso advogado era amigo e não recebeu nada, mas até seria justo que recebesse. O juiz não concedeu os danos morais e em peqs causas não cabem honorários advocatícios. Mas pelo menos resgatamos o que é correto e justo e isso dá uma sensação de bem-estar, de dever cumprido. A Gol não chega nem perto da antiga Varig e no que se refere às parcerias internacionais, eles não agem de forma transparente, o que contraria o princípio da boa-fé do CDC.
    Renato, caso opte pelo caminho da justiça, inclua no processo o regulamento do Smiles e tds esses depoimentos aqui transcritos. O argumento do juiz foi de que eu e meu marido não teríamos como saber que a passagem não dava direito a milhas, assim como você.
    Boa sorte!

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  6. maikel says:

    Pessoal,
    sempre coloquem números dos procesos. Se possível deveriamos ter publicado até um modelo de petiçao para o pessoal baixar.

    As coisas só irão mudar com ações na justiça.

    Estive pessoalmente no escritorio da AF e me diseram que por lá não há esse entendimento de que algumas pontuam e outras não. Disseram ainda que estranham muito esa conduta da smiles.

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  7. Lúcia Figueiredo says:

    Maikel, essa de ir à Air France é uma boa iniciativa, pq eu sempre disse que a parceira não devia saber que a Gol negava as milhas. Nós devíamos escrever uma carta para lá e relatar o que a Gol anda fazendo, dando milhas a seu bem prazer e sem ter critérios claros. …Em algs dias da semana só tem uma determinada classe, não tem outra. É econômica e pronto. Além do mais, a Air France pontua milhas pelo seu programa na mesma viagem que a Gol nos nega. Vc pode comprovar fazendo uma reserva no site. Vc ficará sabendo imediatamente o nº de milhas que irá receber. TERIA QUE SER ASSIM NA GOL TB !! Não fazem POR QUE? Abçs Lúcia

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    jefferson respondeu:

    Ola lucia
    estou com mesmo problema. qual estado que vc entrou com sua acao

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  8. renato says:

    Pessoal, muito obrigado pelas mensagens. É ótimo saber que não estou sozinho. Lúcia, a sua história me motiva a seguir em frente! Como vc disse, já não são só as milhas. É a sensação de justiça!

    A atendente da Gol hoje me informou que, mesmo na Air France, eu não conseguiria acumular as milhas. No entanto, entrei no site da Air France e simulei vôos da mesma classe tarifária e vi que sim, receberia milhas Flying Blue.

    O que eu fiz foi enviar um e-mail para a Air France pedindo esta confirmação. Estou vendo que o caminho realmente vai ser a justiça. Uma pena…

    Obrigado a todos!

    Renato

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  9. Fernanda Bessone says:

    Oi Pessoal, infelizmente essa semana fomos, eu e meu marido, vitima desse mesmo descaso da Smiles. Voamos pela Air France e quando voltamos encontramos essa informação de milhas não elegiveis no nosso extrato. Não há qualquer informação no momento da compra, não há qualquer informação no site e nem mesmo os atendentes smiles sabem quais são as “tarifas elegiveis”, um total desaforo, propaganda enganosa mesmo. Vou sguir os conselhos (obrigada!) de todos e tentar conseguir esses pontos. So escolhi a Air France por causa da parceria com a Smiles e ela me vem com essa!!
    Obrigada!
    Fernanda

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  10. Fernanda Bessone says:

    Oi gente, encontrei no site da air france uma pagina onde lista as tarifas que são elegíveis para acumulo de milhas Smiles. E a tarifa L (ou Y) estão lá! mandei para a Gol que ignorou completamente, mas é uma prova irrefutável! Estou mandando carta para o jornal O Globo (atraves do site, na coluna defesa do consumidor), se outros fizerem o mesmo, pode ser que vire uma matéria no jornal e isso seria ótimo para nos ajudar a acabar com essa enganação e, quem sabe, receber as nossas milhas devidas. Segue o link da pagina da Air France http://www.airfrance.com.br/X02/pt/local/voyageurfrequent/flyingblue/fblue_gagner.htm#sommaire1

    Estou tentando ver uma solução que não seja entrar com um processo, mas está parecendo cada vez mais dificil.

    Obrigada a todos pelas informações,

    Fernanda Bessone

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  11. Marcelo Oliveira says:

    Como eu só viajo para América e Europa ou no Brasil mesmo, o programa Smiles me atende e, para mim, é o melhor programa de milhagem entre as companhias aéreas brasileiras. Mas o Programa Smiles deveria, numa atitude de transparência e respeito aos seus clientes, divulgar claramente em seu site uma tabela com a lista de tarifas válidas para acúmulo de milhas em voos com parceiros aéreos, assim como fazem os programas Flying Blue da Air France/KLM (http://partnersearch.ehn.klm.com/us_en/partner.jsp?pid=275265&q=gol&o=0&l=5&p=1&eb=all), AAdvantage da American Airlines (http://www.aa.com.br/intl/br/aadvantage/participantes/companhiasAereas/premiosG3.jsp) e SkyMiles da Delta Airlines (http://pt.delta.com/delta/enpt/?24;http://skymilesoffers.delta.com/airline_partners.php#GOL), que são companhias parceiras da Gol. A concorrente Tam também tem regras claras para o acúmulo de milhas.

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    Rodrigo Purisch respondeu:

    Essa questão já foi fonte de muita discussão aqui. Ela no início tinha essa lista e depois tirou do ar. Muita gente comprou tarifa que era válida pelo site depois não conseguiu pontuar.
    Também acho que isso é básico e acontece na maioria dos grande programas de fidelidade.

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  12. Rafael says:

    Passei pelo mesmo problema em voos pela Air France e KLM para Paris, Amsterdam, Genebra e São Paulo. Não creditaram meus pontos pois informaram que a classe tarifária não era válida. Estou pensando em entrar com uma ação contra o Smiles, tendo em vista que essa informação não consta no site e no da parceira Air France consta, da forma que o Marcelo colocou aqui, que a classe Y e L são sim elegiveis. Alguém aqui já entrou com esse tipo de processo?Leva muito tempo e dinheiro?Vale a pena realmente? Parabéns pelo blog e obrigado pelo espaço.

    Responder

  13. regina says:

    Ola Leticia! Fiz a mesma viagem que vc. mas foi em outubro de 2010, eu e uma amiga. A mesma coisa aconteceu, durante a ida e volta mostrei o cartão smiles para o registro da Air France, e no final nada foi computado. Conforme smiles informou o meu voo não é elegivel ao acumulo de milhas.
    Para vc. saber a regra entre no SMILES/GOL E FLYING BLUES AIR FRANCE/KLM- REGRAS DE ACUMULO DE PONTOS, aonde diz:
    ….. NA CLASSE ECONOMICA ACUMULA-SE MILHAS, MAS APENAS NAS TARIFAS COM CLASSES DE RESERVA Y,B,R,K,M.H,Q,V,R,X,L,T”.
    Entende-se que nos temos direito ao acumulo de milhas pela SMILES.

    Acredito que só na justiça teremos nossos direitos. Tchau.

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  14. Emilio says:

    Andrea Couto,

    Voei Guarulhos-Brasília no dia 12/06/2011 e forneci o número Flying Blue (apesar de ter Smiles), mas até agora não foi creditado no FB. Será que eles irão creditar ? Vou esperar mais um pouco. Depois irei tentar creditar no Smiles.

    Abraços

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  15. Rafael Galeno says:

    Tive esse mesmo problema … escrevi a reclamação no site http://www.reclameaqui.com.br
    Abaixo a minha conversa:

    Reclamação
    Fiz vários voos durante o último ano pela AirFrance. Escolhi a AirFrance porque a mesma dava direito a eu poder pontuar no programa Smiles da Gol. O problema é que alguns dos meus trechos não podem ser pontuados. A Smiles diz a seguinte mensagem: “não será possível o crédito das milhas pois o bilhete foi comprado numa classe não elegível ao acúmulo de milhas” A questão é que no site da Smiles não tem informação alguma sobre isso. Muito pelo contrário diz assim:”Temos uma novidade que vai mudar o seu destino. Agora, você, que faz parte do Smiles, terá a oportunidade de acumular milhas toda vez que voar pela Air France ou pela KLM” Fiz os seguintes voos: Rio-Paris-Rio: So pontuou a volta Paris-Amsterdam-Paris: So pontuou a ida Paris-Madrid-Paris: Pontuou od dois trechos Paris-Moscou-Paris: Não pontuou nada Paris-Toquio-Paris: Sem informação Eu trabalho em uma empresa aonde todos os funcionarios vão de 2 a 3 vezes por ano para Paris e podemos escolher se vamos de TAM ou de AirFrance. Geralmente escolhiamos a TAM por causa do pontos, mas depois dessa parceria da Gol com a AirFrance, passamos a viajar de AirFrance também. Mas sem ter esses pontos vamos passar a não viajar mais de AirFrance …

    Resposta da Empresa
    Terça-feira, 05 de Julho de 2011 – 15:01
    O Grupo Gol informa que os vôos válidos, de acordo com as regras de acúmulo da parceria, para o crédito em milhas realizados com a companhia Air France foram creditados desde 20/12/2010 pelo Programa Smiles.

    Estamos à disposição na Central de Relacionamento com o Cliente (CRC), pelo telefone: 0800 887 0000 (cartão Azul ou Prata) e 0800 887 0007 (cartão Ouro ou Diamante), ou pelo atendimento on-line, no site http://www.smiles.com.br.

    Réplica do Consumidor
    Quarta-feira, 06 de Julho de 2011 – 12:47
    Palhaçada essa resposta. Nem leu o que eu escrevi e muito menos checou no sistema deles. Se tivesse checado teria visto o que eu reclamei abaixo …

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  16. Maurice says:

    Minha reclamação é bem diferente.
    Há semanas, procuro opção de Fale Conosco com Smiles, e não acho.
    A pergunta é a seguinte:COMO FAÇO OU A QUEM ME DIRIGIR PARA PEDIR UMA 2A.SEGUNDA VIA DO CARTÃO SMILES PLATINUM. Para mim e para minha esposa
    Grato.
    Maurice.

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