Smiles: Promoção Permite Emissão de Trechos Restritos Usando 4mil Milhas Para Voar em Julho

16 de June de 2011 | Por | 25 Comentários More

O Smiles está com outra promoção de última hora envolvendo agora apenas vôos entre cidades do Sul e Sudeste, além de Brasília.

Você poderá conseguir emitir trechos usando 4 mil milhas ou usar a combinação de milhas mais dinheiro (onde 3 mil milhas só te dá 30% de desconto…) para voar de 28 de junho a 31 de julho de 2011.

Quando vejo promoções envolvendo milhas reduzidas em momentos tidos como de alta estação (neste caso, férias escolares de julho), eu sinto um misto de felicidade e tristeza.

Fico feliz porque vejo a oportunidade de voar usando bem menos milhas em um momento onde a demanda seria mais alta e os preços também.

Por outro lado, esse tipo de promoção pune quem planeja e compra com antecedência sua viagem principalmente em momentos de alta estação.

O interessante é que o consumidor que compra com antecedência suas passagens está entre os tipos de passageiros que as cias aéreas mais gostam.  Eles facilitam a programação de vôos e a estratégia de preços por parte delas.

Porém no Brasil, as repetidas promoções, em várias cias aéreas,  envolvendo vôos próximo às datas dos mesmos (mesmo em alta temporada) têm criado, ou melhor, reforçado a cultura de deixar para última hora a compra das passagens.

O mais comum pelo mundo afora é ver promoções envolvendo vôos a serem operados em um futuro não tão próximo (de 3 a 4 meses) ou em dias específicos ou envolvendo vôos a serem operados nos próximos dias ou na próxima semana, por exemplo.

Aqui as cias aéreas ficaram reféns de um ciclo vicioso que elas criaram. Os consumidores à espera de preços promocionais (que na verdade já formam uma tabela paralela diante da frequência com que se repetem) deixam suas compras para a última hora. Os vôos programados ficam vazios à espera das compras dos consumidores. As cias aéreas esperam até uma certa época para ver se a ocupação aumenta. Como a ocupação não aumenta, então colocam preços mais atrativos para poder operar os vôos sem prejuízo. Ai as vendas começam a esquentar e o consumidor aprende que ele deve esperar o máximo para comprar suas passagens e não cair na tentação de comprar com antecedência….

 

Tags: , ,

Category: Envolvendo Milhas, Para Voar Dentro do Brasil, Programas de Fidelidade Aérea, Promoção

Comentários (25)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Marcelo says:

    Prezado Rodrigo,

    Indo para um assunto que não tem nada a ver com o assunto aqui mencionado, gostaria de saber se vc conhece e recomenda 2 cias aéreas. Uma é a Thai, a outra é a Asiana. estarei na Ásia em setembro e tenho opção, dentro da minha rota, de voar pela Air China, Singapore ( em alguns trechos),Thai e Asiana. Existe alguma que eu deva, digamos, evitar?

    Obrigado,

    Abraços,

    Marcelo

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    A Asiana é super recomendada. Tenho muita vontade de voar com ela (econômica e executiva). A Thai é boa, no mesmo nível das melhores ocidentais, mas com uma delicadeza asiática. O problema é que ela sofre uma concorrência barra pesada na sua região (Cathay, Singapore, Malaysia…).

    Dessas, deixaria a Air China para um outro momento. Ela é claramente inferior as demais.

    Leia mais aqui: http://www.airlinequality.com/StarRanking/5star.htm

    Responder

    Marcelo respondeu:

    Rodrigo,

    Obrigado pelo comentário e pelo site. Vou fazer os seguintes trechos com estas cias. Acho que são todas boas então:

    HKG/SIN Singapore
    SIN/BKK Thai
    BKK/ICN Thai ( ou vc acha que seria melhor a Asiana)
    ICN/XYN Asiana
    XYN/PEK Air China
    PEK/HND ANA

    Vc acha que seria melhor fazer BKK/ICN de Asiana?? Ou na Thai estarei confortável. Todos os trechos farei em executiva com pontos da TAM.

    Abs,

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Marcelo,

    Você vai fazer uma série de vôos mais curtos. Para apreciar mesmo uma cia aérea os vôos mais longos são mais interessantes. Nessa região os vôos mais curtos sofrem uma grande concorrência das low costs locais como Air Asia e JetStar. Mas depois você conta o que achou.

    Se você tiver cartão Gold Star aliance não deixe de visitar a sala Vip da cia que tem Hub naquele aeroporto. Costumam ser as melhores salas delas. Mesmo que você esteja viajando de THAI vale uma visita a sala Star Gold da Singapore em Cingapura (é bem mais modesta que a sala vip da Singapore para quem viaja de Executiva nela ou e gold no programa dela). Só conheci a sala do T3 da Singapore, uma sala enorme. Se tiver tempo, passe nela para conhecer. Me lembro de ter lido que estão fazendo uma reforma na sala vip Singapore no T2 ou T1, não sei se já acabou ou qual é o terminal com certeza.

    HKG/SIN: Verifica se você não consegue voar no A380, a Singapore usa ele em um dos vôos dessa rota. Com milhas voar na Executiva do A380 da Singapore é muito difícil, ela disponibiliza muito pouco assentos.

    SIN/BKK: Já viajei na Thai e Singapore (econômica no passado nessa rota. O vôo é curto.

    Os vôos da Thai partem do T1 que está em final de reforma. Os da Singapore do T2. Como você parte de Cingapura, valeria a pena fazer esse vôo de Singapore (se for viável). A Singapore tem uma ótima estrutura local e o cartão de embarque dá alguns descontos em lojas no aeroporto. Se você tiver tempo, chegue com antecedência e visite a aérea pública do T3 (o terminal mais novo) e depois passeie pelas aéreas restritas dos demais terminais. Tem um trenzinho que liga os terminais.

    BKK/ICN Usando a mesma lógica usaria a Thai, porém é um vôo de 5 horas onde você poderia aproveitar mais os serviços da Asiana…. Cuidado porque alguns vôos com código da Thai são code share da Thai com a Asiana (vôo operado Asiana). Asiana é 5* e Thai 4* pelo Skytrax, mas devemos avaliar a rota e a aeronave também.

    Sugestão: vá nos sites da Asiana e da Thai e leia mais sobre as aeronaves que são usadas nos vôos que você escolheu e os serviços oferecidos. Ajuda a decidir se uma cia usa um avião mais moderno na rota.

    XYN? Não conheço esse aeroporto

    PEK/HND: Legal, você vai voar direto para o centro de Tóquio (só conheço Narita que fica mais distante) e de ANA. Procure voar no B767, já que outras cia usam 737 na rota. Cuidado pois existem vôos com código da ANA que são operados na verdade pela Air China (code share).

    Bela viagem.
    Um abraço

    Marcelo respondeu:

    Obrigado Rodrigo!
    Desculpe, o aeroporto é XIY, Xian.

    Abs,

    Marcelo

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.