Smiles: Qual o Seu Futuro?

9 de June de 2009 | Por | 17 Comentários More

O Smiles, que vinha sendo relegado a um segundo plano pela Varigol, andou sofrendo algumas mudanças (lentas por sinal) nos últimos tempos. O tenebroso recadastramanento, a entrada da Gol e algumas alterações nas regras foram as primeira mudanças. Mais recentemente a parceria com a Air France/KLM melhorou um pouco o ânimo dos associados.

Agora, especulações na mídia dão conta da entrada de novos parceiros aéreos (American e a Iberia…) e de uma venda ou transferência de administração do programa para um grupo de bancos e administradoras de cartões de crédito.

A Gol passaria a ver o Smiles como uma fonte de lucro apenas e não mais como um programa que simboliza a cia aérea e “premia” com alguns mimos aqueles que são fiéis a ela. Tornaria-se um simples programa de trocas de créditos por prêmios, sendo as  passagens o grande atrativo. Bem ao modelo do Aeroplan da Air Canada.

Parcerias com cias de alianças diferentes deixam mais longe a entrada do Smiles em uma aliança aérea e os seus associados de poderem usufruir seu status elite em outras cias.

Para quem quer apenas trocar créditos por passagens, nada mudaria. Mas para quem vê o programa de milhagem de uma cia aérea como algo a mais, com certeza vai rever suas estratégias junto a Varigol caso esse cenário venha a se confirmar.

O pessoal do Fidelidade Tam não tem o que reclamar do Smiles….

Em tempo, a promoção que permite emissão de passagens com milhas Smiles reduzidas acaba agora em junho (válida para vôos até 30 de junho).

Tags: , ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (17)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Luciana M. says:

    Eu tenho um cartão Santander e acabei de receber um informativo dizendo que é possível trocar os pontos do cartão por milhas Smiles…

    Responder

  2. Luiz says:

    Agora não tenho dúvida, toda vez que eu viajar com a VArigol, se isso acontecer, vou creditar minhas milhas no Flying Blue.

    Responder

  3. Anonimo says:

    A Gol fez parceria com Bradesco e Banco do Brasil para o lançamento de cartões de crédito, nos mesmos moldes que a TAM tem com o Itaú e Unibanco. Nada demais, eu não me preocuparia com isso.

    Responder

    Fabio respondeu:

    Alguém confirma esta informação?
    Tenho Santander Varig Smiles, com este acordo com o BB e Bradesco, provavelmente ficarei a ver navios =(

    Responder

    Fabricio respondeu:

    Fábio, você poderia me dizer por que você ficará a ver navios?

    Estou bastante interessado em adquirir esse cartão do Santander, mesmo sabendo que tem anuidade de 150,00 (titular), o adicional paga 50% disso, além da taxa de transferência para o Smiles que está em R$40,00.

    Se você fize a transferência apenas quando for viajar, somando a despesa de anuidade, mais a taxa, o total acumulado de milhagem em um ano ainda valeria à pena!

    Responder

    Fabio respondeu:

    Fabricio, o cartão ao qual me refiro é este:
    http://www.santander.com.br/portal/gsb/script/templates/index.do?page=1199
    A pontuação é diretamente creditada na sua conta Smiles, não há nenhuma taxa para transferência.
    No primeiro ano a anuidade é com 50% de desconto. O adicional paga o mesmo valor. E no segundo ano R$150 tanto para titular como para adicional.

    Anonimo respondeu:

    não é boato não, pode confiar na informação.

    Responder

    Fabricio respondeu:

    Fábio,

    1. você é cliente do Santander de conta corrente? Pergunto isso, pois liguei em uma agência e me falaram que tinha abrir conta no banco. Liguei em outra, falaram que não precisa.

    2. Outra coisa, pensei que tinha tarifa para transferir para o Smiles, pois acessando a tabela de tarifas do Banco, consta informação dessa taxa no caso de transferência para programas de fidelidade: $40,00.

    Fabio respondeu:

    Na época que solicitei o cartão era, mas não há esta necessidade.
    O cartão é otimo, facinho, facinho, você alcança os 10.000 pontos (9.000 somente por bonificacoes do cartão).
    A taxa de transferencia é para os demais clientes que possuem outros cartoes do banco, que são enquadrados no Superbonus. Este cartão a trasnferência é automática. Sem taxas.

    Fabricio respondeu:

    Fábio,

    eu vi que esse cartão não está mais na lista de parceiros do Smiles!!! Por que será? Teremos novidades por aí? Será que influenciou a parceria BB e Bradesco?
    Não sei se faço esse cartão ou espero para ver o que será oferecido na parceria BB e Bradesco..

    Fabio respondeu:

    Fabricio, então, presumo que ele não esteja mais sendo comercializado.
    Muito embora ele continue no portifolio do Santander, é só pedindo e fazendo o teste.

  4. Magrineli says:

    Olá… gosto do seu site por indicação do Riq Freire…Sobre o tenebroso recadastramento… como sou do tipo esquecido e nunca me lembraria se tinha feito o cadastro original ou não fui lá e me recadastrei (sim eu já era cadastrado). Não chegou nenhum e-mail com meu número e senha, cartão nada… e eu continuo com passagens q fiz q me dariam direito a milhagens q não posso usar… alguém tem alguma sugestão????

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Magrineli,

    Infelizmente você vai ter que entrar em contato com a central Smiles por telefone. Muitos estão esperando a senha até hoje… Após o contato normalmente a senha vem rápido!

    Responder

  5. Fabio says:

    Rodrigo, o Smiles esta com uma nova promoçaõ de milhas reduzidas para voos realizados pelas cidades da região sul, sudeste, Brasília e Goiânia.
    Vale conferir:

    http://www.smiles.com.br/smiles/content/promocoes/promocao_ferias_smiles.htm?site_lang=pt-BR

    Responder

  6. Gisele Nara says:

    Olá!
    Smiles / bilhete por 2.500 milhas
    Gostaria de compartilhar com vocês a nova promoção de milhas reduzidas do Smiles válida para viagens entre 01/07 e 31/07 para algumas localidades do centro-sul:
    01 – Brasília 02 – Goiânia 03 – São Paulo 04 – Campinas 05 – Presidente Prudente 06 – Rio de Janeiro 07 – Vitória 08 – Belo Horizonte 09 – Uberlândia 10 – Porto Alegre 11 – Caxias do Sul 12 – Florianópolis 13 – Navegantes 14 – Joinville 15 – Curitiba 16 – Foz do Iguaçu 17 – Londrina 18 – Maringá

    Abraços e boa viagem!

    Responder

  7. Fabio says:

    Rodrigo, a TAM esta no mesmo caminho nas parcerias.

    Saiu na Folha de São Paulo de hoje:

    Cliente TAM poderá trocar milhas por produtos no varejo

    Compra em lojas parceiras dará pontos no programa de fidelidade; em tempos de crise, setor adota promoções

    VERENA FORNETTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    A TAM anunciou ontem a ampliação do seu programa de fidelidade. O principal benefício para os clientes será trocar pontos acumulados em voos da companhia aérea por produtos em lojas de varejo ou por serviços oferecidos por empresas que se tornarem parceiras. Compras feitas nessas empresas também darão direitos a bônus, que poderão ser trocados por passagens aéreas.
    Em ano de crise e vendas mais fracas, as companhias aéreas investem na divulgação de programas de milhagens para estimular a compra de bilhetes.
    A Gol anunciou, em abril, parceria para aumentar a atratividade do seu programa de milhagem. Os passageiros passaram a ter direito de resgatar créditos do programa Smiles em forma de passagens para voos intercontinentais operados pela Air France/KLM.
    De acordo com a ação lançada pela TAM, agora o programa TAM Fidelidade integra o Multiplus Fidelidade, braço de negócios que, no futuro, deve ser transformado em uma empresa independente.
    Desde ontem, clientes da empresa podem acessar o site http://www.multiplusfidelidade. com.br e sugerir companhias e segmentos (como livrarias, postos de combustível e farmácias) para participar do programa conjunto de acúmulo de pontos. As empresas em que os clientes poderão gastar seus pontos e acumular créditos para trocar por passagens não foram definidas. Segundo a companhia, as negociações com alguns parceiros está adiantada.
    Os clientes cadastrados no TAM Fidelidade terão os pontos automaticamente transferidos para o Multiplus Fidelidade. Não há data definida para começar a trocar os pontos por produtos. Por enquanto, é possível trocar bônus por pacotes na TAM Viagens. Isso pode ser feito por passageiros que tenham, no mínimo, 35 mil pontos acumulados.
    Em cerca de 30 dias, os pontos também poderão ser trocados por diárias em hotéis da rede Accor. Em agosto, será lançado um site em parceria com uma rede de varejo eletrônico, ainda não revelada, para que os clientes possam trocar seus pontos por produtos como eletrodomésticos e livros.

    Responder

  8. Fabio says:

    Gol negocia integração de milhas com companhias americanas

    JANAINA LAGE
    DE NOVA YORK

    A Gol negocia acordos com companhias aéreas americanas para a integração de programas de milhagem. Na prática, isso permite que o cliente do Smiles, programa de fidelidade da companhia, use milhas para trechos operados por outras empresas em voos internacionais.
    O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, afirmou em entrevista à Folha que está conversando com empresas dos EUA, da Ásia e Oriente Médio e que anunciará acordos neste ano. “Vamos priorizar o mercado americano”, disse, após participar do dia da Gol na Bolsa de Valores de Nova York.
    Em abril, a Gol já havia anunciado um acordo desse tipo com a Air France. A partir de 1º de julho os sistemas já estarão integrados, o que permitirá o acúmulo de milhas em trechos operados pela companhia europeia e também a troca de milhas por bilhetes em destinos operados pela Air France.
    A Gol mantém acordos menos abrangentes com Delta, American, JAL e Iberia, entre outras. Segundo Oliveira Júnior, a companhia está conversando com essas empresas para fechar a parceria. A estratégia é aumentar a atratividade do Smiles.

    Fonte: Folha de S. Paulo

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2506200928.htm (para assinantes do jornal e UOL)

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.