Smiles: Sala Vip Internacional do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Galeão, GIG

15 de November de 2011 | Por | 39 Comentários More

A Sala Vip do Smiles no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim ou Galeão localiza-se no terminal 2 daquele aeroporto. Após passar pela área de segurança (Rx e controle de passaporte), vire à esquerda e siga reto até passar o duty free. À esquerda dele, existe uma escada rolante que dá acesso ao piso inferior aonde se localizam as salas vips. Já no piso inferior, vire à direita e você já verá a sala com entrada quase em frente a pequena lanchonete Viena.

O Espaço

É uma sala um pouco menor, com espaços menos definidos, com decoração mais clássica e com luz mais suave do que a sala Smiles de Guarulhos em São Paulo, que possui um estilo mais clean/moderno.

Logo na entrada se vê um buffet à direita e uma aérea para guardar malas à esquerda de quem entra. À frente do buffet, encontram-se algumas mesas.

O buffet segue o mesmo padrão da sala internacional paulista, oferecendo pequenas saladas, um caldo, pequenos salgados (quiches, pastéis e empadas), doces e mini mousses, frutas, biscoitos e pequenos sanduíches.

Ao final do buffet existem duas geladeiras com refrigerantes, suco, cerveja e água mineral. Você ainda pode se servir de um espumante (Salton), vinho branco e tinto, cachaça Germana, destilados importados (gim, vodca, whisky red label, Campari), além de uma máquina para expressos e achocolatados.

Segue-se um grande salão com vários conjuntos de sofás revestidos de couro e mais conjuntos de mesas e cadeiras. Nos extremos da sala, estavam instaladas algumas televisões. Nesse quesito, a sala paulista sai ganhando já que oferece um maior número de canais por meio de um conjuntos de tv cujo o áudio se tem acesso por meio de pontos para ligar fones de ouvido.

Mais ao fundo, encontra-se uma outra sala de médias dimensões com mais algumas mesas/cadeiras e conjuntos de sofás em um ambiente mais silencioso e propício ao trabalho.

A sala possui sanitários no interior da mesma e não possui nenhum espaço infantil.

O acesso à Internet Wi-Fi grátis se faz por meio de cartões da Vex que devem ser solicitados na recepção da sala. Cada cartão dá direito a uma franquia de 2 horas. Se você deixar a sala antes de duas horas, você ainda pode usar esse tempo (contado corrido) em outro hotspot da Vex no aeroporto.

Acesso

O acesso é permitido para os passageiros da Classe Conforto da Varig/Gol, portadores de cartão Smiles Gold e Diamante voando em vôos Varig/Gol, além de portadores de cartões de crédito Smiles Platinum (em vôos Varig e Gol) e Diners (independente do vôo). A sala ainda é usada por outras cias aéreas com quem o Smiles tem convênio.

Postadores de cartão Smiles Gold ou superior voando para destinos internacionais não atendidos pela Gol podem tentar acessar a sala. Não há isso escrito em lugar algum, porém nas minhas últimas viagens internacionais sempre usei o cartão Smiles para acessa-la mesmo voando em outras cias. Mas lembre-se isso não é regra e um dia isso pode acabar.

Portadores de cartões Diners devem prestar atenção na questão de acompanhantes. Enquanto o Diners não cobra por acompanhantes nas salas próprias, o site internacional do Diners alerta que cobra 25 USD por convidado nas salas Smiles. Apesar de alguns leitores já terem usado o serviço com acompanhantes sem terem sido cobrados por isso, considero que a regra é a cobrança de acompanhantes, já que é essa é a informação que consta no site do Diners.

Conclusão

Apesar de diferente da de São Paulo, acho que a sala agrada e atinge seu objetivo (fornece opções para trabalhar e descansar), principalmente diante das deficiências do próprio Galeão que só oferece uma lanchonete com preços salgados dentro da aérea de embarque internacional.

Meu protesto continua o mesmo, sinto falta do pão de queijo que sempre frequentou as salas vips Smiles e da cadeira de massagem, meu objeto de desejo nessas salas.

Tags: , , ,

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea, Sala Vip

Comentários (39)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Pedro says:

    Há apenas uma pequena incoerência, digna de nota. A sala está localizada no terminal 2, enquanto a GOL opera no terminal 1. Então, se você voar apenas pela GOL, você NUNCA terá acesso a sala Smiles nessa condição.

    A única vez que consegui acesso à sala foi quando voei para Guarulhos (o vôo ia para Londres) e consegui acesso sem problemas. O único comentário que a recepcionista me reportou foi que ela não avisa a hora do embarque do vôo.

    Responder

    Pedro respondeu:

    Informando que voei de TAM.

    Responder

    nmarotta respondeu:

    Eduardo dos Santos 18:17:36Olá NADJA ! Bem vindo(a) ao Programa Smiles. Em que posso ajudar?
    NADJA 18:17:51Boa Noite
    NADJA 18:17:58 Adquiri no Banco do Brasil o cartão de credito SMILES PLATINUM por orientação de vocês no site e onde diz que posso usar a sala vip no galeão do RJ
    NADJA 18:18:19 A sala vip smiles no galeão RJ é no terminal 2, como vou usar se a gol só tem vôos no terminal 1
    Eduardo dos Santos 18:18:45Sra. Nadja, boa noite!
    Prezado participante, informamos que o número do protocolo de seu atendimento é:5430398-01.
    NADJA 18:18:48Por favor me orienta como vou poder usar a sala vip smiles no aeroporto internacional do RJ. Meu vôo é para Buenos Aires pela gol
    Eduardo dos Santos 18:20:05Sra. Nadja, apresentará o seu cartão para entrar na sala Vip.
    NADJA 18:20:53mas eu posso entrar no terminal 2 sem embarcar no terminal 2? pois a sala pelo que li fica depois do RX
    Eduardo dos Santos 18:21:54Sra. Nadja, deverá verificar no aeroporto o procedimento.
    NADJA 18:22:29já perguntei na Gol e eles falaram que eu deveria perguntar a voces
    NADJA 18:23:29ninguem até hoje teve essa duvida para voces já saberem a resposta?
    Eduardo dos Santos 18:25:27Sra. Nadja, se ouver disposição poderá utilizar, caso não, apenas quando for utilizar o terminal 2.
    NADJA 18:26:50O que é SE OUVER DISPOSIÇÃO??? quem viaja pela gol só vai estar no terminal 1
    NADJA 18:28:29terminal 2 são de outras companhias e ai não vou poder usar. Afinal a sala é para quem? gostaria de entender quem pode usar a sala do terminal 2 da smiles
    Eduardo dos Santos 18:31:37Sra. Nadja, poderá, se houver disposição.
    NADJA 18:32:42por favor, me explique o que é ter disposição. De um exemplo pois não entendi
    Eduardo dos Santos 18:33:57Sra. Nadja, a sala no momento está fechada desde 21/10/08 devido transferência do embarque doméstico para o terminal 1.
    NADJA 18:34:45continuo na mesma, li na internet que a sala esta aberta

    Responder

    Luiz respondeu:

    POxa.. vc fez uma pergunta dificil de ser respondida…. Fugiu do padrão a que essas atendentes estão acostumadas a responder.kkkk.
    Isso mostra o despreparo dos atendentes do call center…e da propria cia…
    Sabado no check inn da Gol em Guarulhos, fiz uma pergunta basica: ate que horas fica aberta a sala vip smiles da ala internacional?…. ninguem sabia responder!!!!! Se os proprios funcionários do aeroporto não sabem o que esperar do call center.

  2. GabrielP says:

    Eu sei que é o assunto é um pouco fora desse post, mas não encontrei algum lugar mais adequado onde perguntar (espero que alguém consiga me ajudar).
    Vou passar pelo Uruguai no início de dezembro (conexão de 4h). Usualmente, em viagens, utilizo as salas do priority pass, mas percebi que o programa não mantém convênio com nenhuma sala no aeroporto de Montevideo. Como minha namorada tem o Dinners, acredito que ela consiga acessar a sala sem maiores probleas; eu, entretanto, teria que entrar como convidado. O problema é que não encontro a política dessa sala específica para acompanhantes de portadores do Dinners. Alguém sabe se existe alguma política global quanto a valores de cobranca (USD 27 ou outro valor) ou se a decisão sobre a aceitação ou não de acompanhantes, assim como o respectivo valor cobrado, é uma decisão exclusiva de cada sala?

    Abs

    Responder

  3. Milton Lucio says:

    Só não entendo porque a sala Vip do Smiles fica no Terminal 2, se os balcões e o embarque da Gol e das cias. parceiras (American, Air France, etc.) ficam no Terminal 1 do Galeão !

    Responder

  4. Rafael Bahia says:

    Dá para acessar o terminal 1 pelo terminal 2 na hora de embarcar?

    Responder

    Leandro respondeu:

    Passou pelo controle e raio-x, não tem como acessar.

    Responder

    Luiz respondeu:

    No aeroporto de SP em Guarulhos e possivel poistem um corredor interno que liga os dois terminais. No Rio é impossivel!!… Apesar que o Galeão esta uma vergonha. Como esta mal feito e cheio de falhas….fui embarcar pela TAM as 8h e so operava um RX e um guiche da imigração…

    Responder

  5. Lacerda says:

    Pessoal,

    se eu for viajar de Tam partindo do galeão – voo domestico – posso acessar essa sala vip e aguardar meu voo com meu Smiles Platinum?

    Responder

  6. Marcelo says:

    Pois é, voando GOL, que é a dona do smiles, não tem como acessar a sala. Também nunca entendi essa incoerência. Na verdade, a sala era da executiva da VARIG ( no mesmo hall de entrada, executiva à direita e a da first, hoje fechada, à esquerda) que operava no TP2. Também não entendo pq a GOL mantém essa sala. Enfim, saudades da VARIG!

    Marcelo

    Responder

    Rafael Bahia respondeu:

    Quem usa essa sala afinal de contas??

    Responder

    Marcelo respondeu:

    Qualquer pessoa que não esteja voando GOL!!!!rsrs

    Responder

  7. Danilo says:

    Hoje passei por GIG, não sabia que a sala era somente para embarque internacional, acabei usando a sala “vip” da Dinners mesmo. Achei muito pequena, a internet não funcionou no meu celular, e tirando algumas bolachas, não tem opção de comida, apenas bebidas. Quebra bem o galho, mas esperac bem mais. P/ compensar o serviço de transfer oferecido pela Dinners é excelente, vans confortaveis e pontuais.
    Hoje voei webjet, e fiquei surpreso pq agora as poltronas não reclinam, nada(!). Chegou no limite, webjet agora só em promoções de R$9,90 p/ ir p/ alguem lugar que eu não preciso.

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Isso você não verá mais na WEBJET. Os preços dela estão maoires do que a da GOL. Essa fusão matou a vantagem competitiva da cia.

    Responder

  8. Wescley says:

    Fugindo um pouco do assunto. Vou fazer uma viagem internacional e chegarei no GIG bem antes do meu embarque(ficarei quase 7h até o embarque internacional). Será que consigo fazer alguma coisa no Rio(não conheço nada da cidade)? Pois a sala vip smiles deve ser boa, mas será que dá para aguentar 7h?

    Responder

    Gabriel Dias respondeu:

    Arriscado e corrido. Não recomendo!
    Não há nada de interessante perto do aeroporto.

    Responder

    Wescley respondeu:

    Obrigado Gabriel. Minha outra opção seria chegar faltando 52 minutos para o embarque internacional, mas acho que ficaria muito próximo, além de correr o risco do voo doméstico atrasar e como eu vou comprar o trecho doméstico separado não teria como reclamar depois. Assim, acho que terei longas 7h de espera. Abraços.

    Responder

  9. milon says:

    Voces viram a recente aquisição de 3% da gol pela Delta, ouvi rumores de fusão dos programas de fideliade, será que o smiles que esta funcionando muito bem com as empresas parceiras vai piorar, pois as tabelas do skymiles são escorchantes, alem de perdermos a possibilidade da AA, air france/klm já é skyteam mesmo deve continuar no pacote.

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    A tabela de emissão no SkyMiles da Delta é uma piada – de mau gosto. Espero que não mude o rumo do programa Smiles, mas a tendência não é essa.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.